Paranóia a sindrome do medo

Paranóia a sindrome do medo Stella Carr

Resenhas - Paranóia: a Síndrome do Medo

Andréa 06/10/2012

Um dos melhores livros da autora
Stella Carr soube como poucos escrever para adolescentes e ainda hoje ela é uma de minhas autoras favoritas. Ler Paranóia, em uma fase adulta, me fez voltar a ser aquela mesma adolescente ávida por uma boa história de mistério pois o livro traz elementos que ainda hoje me atraem, uma cidadezinha envolta em um grande segredo, mortes misteriosas e alguém disposto a desvendar todo o segredo. A trama é bem construída, desperta o interesse logo no início e nos prende a cada capítulo; da vontade de devorar cada página o mais rápido possível para saber logo o final. Mesmo que pouco conhecida do grande público, Stella Carr é para mim, junto de Marcos Rey, a melhor autora de aventuras policiais da nossa literatura infanto-juvenil.
Cynthia L. 22/06/2015minha estante
Adoro Marcos Rey! Meu favorito é Meninos sem pátria, da coleção vaga-lume. Ainda não conheço Stela Carr, mas valeu a indicação.

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
Neste livro, um professor de Psicologia é encontrado morto com um olhar aterrorizador. Um grupo de estudantes começa a investigar e descobre fatos assustadores.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Leeh 30/12/2020

Paranóia a sindrome do medo
Achei que seria uma leitura infanto juvenil bobinha,mas descobri uma leitura cheia de assuntos sérios. Me surpeendeu.

Linhares 26/09/2021

Esse ano tive a oportunidade de reler esse clássico da minha pré-adolescência. A primeira vez que li estava na 6° ou 7° série.

O livro é um ótimo suspense infanto juvenil ambientando numa cidadezinha pacata do interior, daquelas que muitos gostariam de morar, o desfecho da estória pode não agradar a todos, mas o desenrolar e o clima de suspense são fantásticos

É uma ótima pedida pra você presentear seu filho, para que ele se apaixone pelo fantástico mundo da leitura.

Pablo 22/12/2022

Um Mistério do Interior Paulista
Um dos livros que mais me pegou de surpresa. Quando comecei a ler, não sabia o que se tratava, apenas gostei da sinopse na contracapa. Me deparo com um livro infanto-juvenil de suspense policial, com um mistério quebra-cabeça como os clássicos Sherlock Holmes, mas que aborda questões de exclusão social e bioética em diálogos entre adolescentes.

A narrativa se fixa em elementos de suspense e como se cada página uma parte do labirinto era descoberto. No entanto, em alguns momentos, acaba pecando na repetitividade de alguns elementos típicos de mistério, como o ato de questionar absolutamente tudo, que deixa a narrativa previsível e maçante, entre outras ferramentas literárias.

Ainda assim, é divertido, tem cenas chocantes para um infanto-juvenil e um desenvolvimento envolvente, mesmo que simples.

Brunna 04/05/2012

Vou ser bem sincera:
O livro no começo é ótimo, a curiosidade de saber o por quê de sua morte me despertou, o segredo da cidade que tanto é encoberto, me despertou a vontade de querer lê-lo.
Mas não, não foi exatamente o que eu esperava, e nao consegui descobrir o que eu mais queria(não vou comentar sobre partes principais do livro). Ela sabe muito bem como abordar os fatos, explica-los sem detalhar demais e nao torna-lo cansativo de se ler.
Tiveram partes que eu achei que ela poderia alongar e em vez disso deixou como estava, exemplo bem simples são os jovens que pertubam os alunos de fora, achei que eu poderia ver o final destinado a eles, mas nada.
A história é bem compreensiva e muito viajante, que vale a pena ser lida, mas que eu esperava mais dele.

Saory.Emanoelle 26/02/2020

Podia ser melhor
Quando comecei a ler o livro achei bastante interessante. No entanto, durante o livro todo senti que faltava alguma coisa... E acho que isso se deve por eu não ser o público alvo desse livro. Achei o desenvolver da história muito rápido e raso. As soluções surgem com muita facilidade para os protagonistas e o fim me deixou bastante insatisfeitas. A primeira metade foi ótima e me fisgou para ler o resto, mas em certo momento eu só queria entender logo o que estava acontecendo para acabar o livro e não por estar curiosa de fato.

Talvez um livro bom para adolescentes ou para quem esteja iniciante na leitura, mas pessoalmente não me agradou muito.

thais g. 25/11/2010

Um professor de Psicologia morador de uma cidadezinha no interior de São Paulo, é encontrado morto em sua casa com um olhar aterrorizado e muitas coisas suspeitas ao seu redor. Um grupo de estudantes e uma aluna em especial começam a investigar este caso e descobrem fatos assustadores sobre aquele lugar e uma rua em especial. Determinada rua, escondia um segredo macabro. O prefeito, o delegado e o juiz, acobertavam vítimas de experiências terríveis, feitas com consentimento deles.

Milla 17/05/2011minha estante
Faz um tempão que eu li este livro e na época me lembro de ler e ficar super assustada!
Excelente,pena q pouco conhecido!

Eduarda 16/10/2014

Sinceramente, eu achei a leitura fraca e entediante, só não abandonei o livro porque era meta de leitura da escola.
Achei o final muito previsível.
Apesar de tudo, esse não é o pior livro que eu fui obrigada a ler pela escola.
Uma das coisas que mais me irritaram neste livro é a linguagem. Esse livro foi escrito já ha algum tempo, então, possui algumas gírias que já não são mais usadas.
A única coisa que não me deixou odiar este livro foi o fato de a autora ter conseguido manter o suspense, porém, como já disse antes achei o final previsível. Talvez tenha me expressado mal, a autora conseguiu manter a confirmação de minhas suspeitas para o final nos últimos capítulos, mas, como disse anteriormente, foram só confirmações e nada que me surpreendeu.
Não fui a única de minha classe a ter essa opinião.

Crøw 17/01/2015

Terror psicológico S-I-N-I-S-T-R-O
Eu tava na casa de um amigo sozinho esperando ele e do nada me deparei com esse livro na estante dele, comecei a ler e simplesmente fiquei com muito medo, sério, uns frios na barriga e tal ahahaha a história é ótima, o suspense nem se fala, realmente pra assustar qualquer um, embora eu não tenha curtido muito o final e a explicação dos fatos iniciais é um dos melhores livros que já li :)

Gustavo.Nazario 03/09/2016

Muito bom!
Minha professora me indicou esse livro, e a historia dele é muito boa, muito bem construída!

Aventura de aprender 23/10/2017

Lembro que o livro foi bastante marcante e surpreendente por tratar de assuntos meio pesados pra uma literatura infantil, tais como a definição de terror, vazio existencial, experimentos secretos, conspirações de governo...

Além disso, a história é totalmente surpreendente porque existe sim um mistério, mas não é o que parece no começo. Como vou explicar? Deixa um ar de surpresa e ao mesmo tempo de tristeza...

O terror é imprevisível? De onde ele vem e como se infiltra nas pessoas?
Tudo o que sabemos é que, uma vez dentro de nós, o terror age como uma doença: percorre o corpo através das fibras dos nervos, penetra na medula dos ossos, perfura as células e incha dentro delas, até que se tornem esponjas monstruosas.
Uma vez instalado, o terror produz larvas, que devoram nossas entranhas e caminham na direção do cérebro, até alcançar as fronteiras do equilíbrio mental.
Atravessando essa linha, o terror finalmente devora a sanidade, mas não mata. Ele continua arrastando a vítima através do pesadelo vivo, pelos caminhos do delírio, para além da loucura!
Esses são os sintomas físicos do terror em seu último estágio. É possível evitar isso? Quais os estágios que antecedem o terror?
Hipótese: estágio 1 – MEDO
estágio 2 – PAVOR
estágio 3 – TERROR

Sem dar muitos spoilers, mas nos faz pensar no quanto podemos ser enganados através da ilusão e poder de controle sobre a natureza. Hoje é cada vez mais claro que quando o homem resolve brincar de ser Deus somente podemos esperar tragédias como resultado de tamanha insanidade.

“É em situações comuns, na rotina do dia a dia, que se instala de repente do fenômeno do medo. Este sentimento, a princípio não é levado a sério pelas pessoas atingidas. É visto como excesso de fantasia, causada por imaginação desenfreada ou extremo cansaço.
Se não for controlado ou bloqueado, esse medo evoluí de sensação incômoda para um sentimento de angustia. Aos poucos ele cresce, vai ganhando um peso físico e contamina toda a atmosfera que cerca o indivíduo.
Nesse estágio de desenvolvimento, o fenômeno do medo pode conduzir uma pessoa equilibrada, sem que ela perceba, para a armadilha de um funil. A passagem vai se estreitando, até que a vítima entre pela única abertura que vê a sua frente e fique encurralada dentro de um túnel interminável, escuro e sem alternativas.
É o estágio do pavor!”

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/44858444-livros-lidos-em-2014

LeonardoGS89 07/05/2019

Bom livro, recomendo.
Gostei da leitura, é bem construída e interessante, mas achei o final previsível, pois conforme vai passando as páginas já dá para desconfiar o que acontece na Rua Mercedes e aconteceu na cidade há 30 anos atrás e também foi meio sem emoção o desfecho como se nada aconteceu e tudo continuaria a mesma coisa, nem foi citado sobre os jovens que pertubam os alunos de fora, achei que poderia ter um final destinado a eles, talvez uma punição, ou mudança de atitude, mas nada, mas é um bom livro, vale a pena ler.

Gostei dessa citação:

O terror é imprevisível? De onde ele vem e como se infiltra nas pessoas?
Hipótese: estágio 1 ? MEDO
estágio 2 ? PAVOR
estágio 3 ? TERROR

LAzaro14 26/10/2023

Muito bom, mas...
Esse é aquele tipo de livro que tem um título tentador de se ler, vc aos poucos vai entrando no mundo em q se foi criado na história do livro e tal. Mas achei q no finalzinho deu aquela acelerada do nada, sem motivos. E que também o final não foi lá essas coisas. Acredito que se quisesse fazer um volume 2, daria pra concluir essa história.