Superman: Identidade Secreta

Superman: Identidade Secreta Kurt Busiek

Resenhas -

pqpestela 02/02/2024

é bom, nn sei mais oq falar KKKKKK

meio que o clark kent normal e MDS virou superman, isso é daora ele ter virado superman dps em vez de ser um alienígena mas pensei se teria a explicação para essa transformação enfim é isso

Beth 05/08/2023

Amei
Uma história do superman que não é o superman, que não sabe de onde veio e que era apenas um homônimo do Clark Kent (e sofria bullying por causa disso). Surpreendentemente legal!

Miguel 22/11/2021

Ideal para conhecer mais sobre o Super
Acho que essa é uma HQ ideal para quem tá começando e não conhece muito sobre esse universo. A história é leve, divertida, o roteiro é ótimo e os desenhos também são sensacionais. Ótima porta de entrada para quem quer conhecer mais sobre o Superman/Clark Kent.

AndradeGabriel 13/05/2021

Aqui somos apresentados a Clark Kent, sim, mas não o azulão Kriptoniano que já conhecemos, Identidade Secreta é um quadrinho sobre Clark e Superman, mas não sobre Kal-El.

Como seria se o Superman fosse real? É com essa proposta que Kurt Busiek trabalha o roteiro, e aqui vemos uma história que é uma grande homenagem ao maior super-herói de todos os tempos e se passa em um mundo onde os heróis só existem nos quadrinhos.

A historia se passa em Picketsville, uma pequena cidade do Kansas, onde a família Kent e seu filho Clark vivem.

Clark é um adolescente normal que vive sendo zoado pelo nome ao qual foi batizado, o que gera uma rejeição por parte do garoto ao que o super herói representa. Mas um dia, enquanto ele acorda e descobre que tem os mesmos poderes do heróis dos quadrinhos.

O roteiro é maravilhoso, ele explora muito bem como o garoto lida, quando inexplicavelmente ganha poderes. A história abrange toda a vida de Clark, nos apresentando os desafios que um super-herói teria na vida real.

Outra qualidade a se ressaltar é a arte do quadrinho, Stuart Immonen manda bem demais aqui. A arte retrata de forma mais real as cenas, bem como fotografias, a arte é linda, cheia de detalhes que te fazem parar e observar melhor as cenas, isso sem falar das Splash Pages lindas.

Gostei demais da história,o roteiro flui muito bem, recomendo sem nenhuma duvida, principalmente a novos leitores por ser uma história fechada.

Carlos531 17/04/2021

Que incrível!
Gente! Que quadrinho é esse!? É incrível! Não tem outra palavra!

A história é muito, muito, muito boa! A narrativa é muito boa, você consegue se sentir na história. É um quadrinho muito contemplativo, você entende os sentimentos do personagem, e não é cansativo. É muito agradável de ler.

O interessante da história do Clark é que ele tem todos os medos, inseguranças, de uma pessoa normal, porque ele é uma pessoa normal! E quase todos nós passamos por alguma situação que ele passou.

Não posso falar muito para não dar spoiler, mas eu recomendo que todos que puderem leiam. Leiam este quadrinho, vocês vão gostar muito! É uma linda história!

Abraço para todos, boas leituras e até a próxima!

Cristiano.Cruz 16/12/2020

Superman existe
Foi a primeira vez em quadrinhos - a exceção tinha sido os filmes estrelados por Christopher Reeve -, que um autor fez com que sentisse medo pela persona do Superman; que me preocupasse com um personagem praticamente invulnerável, indestrutível.
E Kurt Busiek faz isso alicerçado nos incríveis traços de Stuart Immonen. O modo como ele desenha, arte-finaliza e colore as estórias, deixa o personagem mais humano, mais crível. E esses dois autores conseguem passar isso para os leitores.
Ao menos comigo deu certo e esta nova leitura se mostrou uma das melhores interpretações do personagem.
E a Panini fez um ótimo trabalho, com exceção do texto pós-crédito, que conta com um letreiramemto minúsculo, que dificulta a leitura, mas é imprescindível para quem quer saber mais sobre como o autor chegou ao formato final de Superman Identidade Secreta.

Patrão Bruce 02/09/2020

Essa é pra mim a melhor história sobre o personagem, como seria o Superman no mundo real? A questão é respondida aqui, e muito bem diga-se de passagem, Kurt Busiek e Stuart Immonen entregam um verdadeiro clássico do personagem, história e arte irretocáveis!

Pimentel 29/07/2020

SM Identidade Secreta
Neste encadernado nos é mostrado como um de nós reagiria ao descobrirmos ter os poderes do Superman, aliás tendo o mesmo nome Clark Kent dado por nossos pais pela simpatia ao herói das Hqs. Vivendo em nosso mundo real sem vilões como Lex Luthor ou Darkseid, apenas terroristas, catástrofes naturais e a perseguição do governo.
Lidando com nossas conquistas, família, trabalho e a velhice que ao contrário do homem de aço seus poderes vão diminuindo no decorrer dos anos.
Uma visão bem sensível e pé no chão, com uma mensagem bem positiva sobre o decorrer da vida.

Senhor Aragorn 24/04/2019

Das Hqs ao Mundo Real
Sou muito pretensioso em acreditar que Jerry Siegel e Joe Shuster, se emocionariam ao lerem Identidade Secreta. Eu não estava esperando uma grande narrativa, um épico heroico, nada do tipo, até porque a história não se trata desse velho e conhecido Homem de Aço. Ela se trata de Clark Kent, mas não desse que veio a anos luz do planeta Krypton, enviado por seu pai Jor - El. Esse não é Kal-El, esse é apenas Clark Kent. Um garoto que igual eu e a você, não é a prova de balas e nem pode voar ao redor do globo, tão alto como uma estrela. E esse rapaz passa pelos mesmos problemas que muitos passam na adolescência e seu nome chamativo, facilita ainda mais os atos de deboche dos colegas ao redor. Crescer e conviver parece algo que apenas um homem de aço pode aguentar inabalável... Redondamente um engano.
O nosso Clark até então um humano como qualquer um, de repente descobre se tendo os poderes do incrível personagem da Dc, o Superman. É de tirar o fôlego vê lo voar, é como um reflexo de nós mesmos se ganhassemos poderes. Ao mesmo tempo, que Clark tenta lidar com o grande mistério de como ganhou seus poderes, ele lida com muitas questões da vida. Uma namorada, seu trabalho, o amadurecimento, as críticas sociais... Filhos. Esse Clark Kent, ele não é aquele que está pronto para vencer um Lex Luthor e fazer uma pose diante do Sol. Esse Clark, é aquele trabalhador que chega em casa após um longo dia de trabalho, é o sujeito que pensa no amanhã e se sente desesperado por não saber o que fazer. É a moça que está esperando um filho e não sabe como contar aos pais, a mulher que deseja uma vida feliz, o menino que não quer perder o pai e nem ver o tempo passar.... Esse Clark é humano. Esse Super Homem é vida.

Paulo 20/10/2018

AFINAL, DO QUE SE TRATA SUPERMAN IDENTIDADE SECRETA?

"(...) Clark detesta o próprio nome. Ele não aguenta mais ganhar revistas, bonecos, camisas, canecas e trocentas outras coisas com o logo do Homem de Aço. Não suporta mais as piadinhas no colégio. Também está cansado de explicar aos nerds que não, ele não entende nada de revistas em quadrinhos, DC ou cronologia. Ele costuma, para fugir disso tudo, acampar nas montanhas sozinho. E é numa dessas viagens que ele descobre que, de uma hora pra outra, tem todos os poderes do personagem de HQ cuja identidade secreta é seu homônimo.
Como aconteceria com qualquer pessoa normal, ele vai do espanto ao êxtase. Se enche de dúvidas e de medo. E termina se focando em uma questão básica: o que fazer com esses poderes? Ao longo de seu caminho, encontra complicações com as quais o Superman real nunca teve de lidar: uma carreira, uma esposa, filhos... Uma vida de verdade.Afinal, como é que alguém que guarda o maior dos segredos convive com o cotidiano da vida? Qual seria a reação do governo quando eles descobrissem que existe um ser super poderoso entre nós? O que fazer quando se tem filhos e uma identidade secreta?
A história segue Clark ao longo de décadas enquanto esse poderoso homem tenta provar que pode transformar o mundo sem ter que sacrificar tudo o que tem."

Essa pequena introdução, adaptada do site planetamarveldc, resume a premissa básica da minissérie Identidade Secreta, lançada em 2004 nos EUA, escrita por Kurt Busiek, e magistralmente ilustrada por Stuart Immonen. Essa é uma daquelas edições de elseworlds, histórias totalmente livres da cronologia oficial da editora, que têm total liberdade para brincar com os personagens e colocá-los em situações e mundos diferentes. Kurt Busiek decide responder a pergunta “o que aconteceria se o Superman existisse?” em nosso mundo, e se tivesse a mesma personalidade e bondade inata do icônico personagem da DC?

PORQUE SUPERMAN IDENTIDADE SECRETA VALE O SEU TEMPO?

Superman Identidade Secreta é um minissérie que dificilmente não irá mexer com você. A história escrita por Busiek é dividida em quatro momentos da vida de Clark – adolescência, o início da vida adulta e o começo da carreira, o casamento e a chegada dos filhos e a velhice já com os filhos criados –, e usa da iconografia do Superman para analisar uma vida, para explorar os conflitos que todos nós encaramos, não somente como adolescentes, mas também como jovens adultos, como parceiros de alguém, como pais e etc. Segundo suas próprias palavras, é um conto que toma o conceito da identidade secreta e o usa como metáfora para nosso eu interior, a parte de nós que a maioria do mundo não vê e que compartilhamos somente com algumas pessoas durante a vida. E é justamente por deixar de lado super-vilões ou aventuras espaciais, que Identidade Secreta é a melhor história que você vai encontrar por aí sobre o homem por trás do uniforme com um “S” no peito. O que importa na obra de Busiek é o grande aqui e agora que é a vida real, o que faz com que qualquer um se apaixone por Clark e seus dilemas. O personagem é trazido tão perto do leitor que é possível imaginá-lo a nós mesmos, ou como um amigo, um irmão, um pai. Ou então tudo junto.
E uma das coisas que tornam essa história indispensável é que o autor aproveita para refletir sobre dramas que existim na vida de cada um de nós: amadurecimento, relacionamento, paternidade, velhice. Ao longo das quatro edições, acompanhamos a vida de um ser humano especial tentando viver em meio às pessoas comuns. É um quadrinho muito sensível. Me emocionei diversas vezes, e me identifiquei muito com o personagem. Parecia que eu estava ali, vivendo tudo ao dele. No final, parece que é a nossa própria vida, de certa forma. E o final é realmente emocionante. A última edição é particulamente tocante, e eu estava emocionado ao fechar a última página. Emocionado, mas feliz.

O VEREDICTO

Palavras do próprio Kurt Busiek: “As pessoas costumam pensar nas histórias de super-heróis como algo inerentemente adolescente, resultado do desejo e sonhos de poder dos jovens: ser capaz de tudo que não podem por serem marginalizados e impotentes. Mas enquanto a maioria das pessoas que argumentavam isso usava o fato para exemplificar as limitações do gênero dos super-heróis, eu insistia que era capaz de enxergar o fato como prova do poder deste tipo de HQ. Ali estava algo muito humano e pessoal, algo que grandes públicos podiam facilmente se identificar emocionalmente, apresentado como metáfora, como um conto gigantesco e abrangente. Bom, se os super-heróis eram capazes de discutir isso, porque não outras coisas? Sobre a adelescência feminina? Sobre maturidade? Velhice? Se os super-heróis eram capazes de encarnar a adolescência, poderiam encarnar a idade adulta, a paternidade, a velhice? Porque não? Em cada estágio da vida, há uma diferença em como o mundo nos vê, e quem a gente acha que é – quem nosso eu secreto é, bem lá no fundo. Porque não olhar para outros estágios dessa forma?”
E é por isso que a história escrita por Kurt é uma obra-prima, e uma celebração e homenagem ao personagem. Mas não importa se você é fã do Super-Homem ou não, Identidade Secreta é uma história feita para aqueles que admiram a vida e uma boa leitura, e trata-se de umas das melhores, se não a melhor, leituras que já tive no gênero super-heróis.