Providence  - Volume 2

Providence - Volume 2 Alan Moore...

Resenhas -

Manu 26/08/2021

Acho que deu pra mim
Eu não costumo fazer resenha das leituras que não gosto, mas acho válido deixar o aviso. (Não vou nem marcar como spoiler porque esse aviso deveria vir na capa.)
Demorei pra ler, li de qualquer jeito só pra acabar e não estou com vontade de ler o resto. Eu estava ok com o fato de ser uma história construída e narrada de um jeito bem confuso e que não seja fácil de ler superficialmente (não tive muita paciência pros longos trechos em forma de diário, com aquela fonte cansativa de ler, mas foi o que esclareceu a história em alguns pontos). Mas acho que dá pra construir enredos visualmente assustadores sem cenas explícitas de estupro, e foi ali que eu perdi completamente o interesse no restante dessa história. Acredito que seja uma baita história legal, mas existem muitas outras baitas histórias legais por aí que valham mais o meu tempo e a minha energia.

EduardoCDias 08/04/2022

Genial
Misturando contos de H. P. Lovecraft a história vai se desenvolvendo na busca do repórter pela irmandade Stella Sapiente e seus mistérios.

Lótus 15/10/2020

Fiquei bem em crise nesse volume... é aqui que a história ganha fôlego e engrena de vez, mas também ficou claro para mim algo que já estava aparecendo no primeiro volume: o Moore trata muito mal as personagens femininas nessa história (em outras tb, mas enfim..). Algumas passagens me incomodaram muito - e não aquele incômodo ?bom? do horror, que faz a gente perder o fôlego e se sentir chocado e impressionado - e foram difíceis de ler. Foi de longe o volume que mais demorei na leitura, enrolei um tanto.. e embora algumas passagens tenham me deixado muuuuito impressionada e empolgada com o rumo da história, muito do efeito foi quebrado por essa questão das personagens. Eu amei o quadrinho e fiquei um tanto frustrada ao mesmo tempo..

André 01/02/2023

O providencial meio
Talvez por influência do mundo de Wold Newton, de Phillip José Farmer, um experimento de crossover literário, completar mitologias é um tema constante na carreira de Alan Moore, como pode-se perceber n' "A Liga Extraordinária", na sua história clássica "O Que Aconteceu Ao Homem do Amanhã", e mesmo no seu esboço d' "O Crepúsculo dos Super Heróis".
Nesse meio da narrativa de Providence, fica claro que o bardo de Northampton está propondo, através da jornada de horror de Robert Black pela Nova Inglaterra de Lovecraft, uma unidade mítica ao que ficou conhecido pela posteridade como o Cthulhu Mythos, - que ironicamente não é uma mitologia, pois lhe falta coerência e completeza (não existe um final, como o Ragnarok) - costurando diferentes elementos e explorando incoerências da obra do autor. Paisagens oníricas, política americana, e o puro horror de Moore.
Recomendada a leitura de "The Thing in the Doorstep", "Os Sonhos na Casa da Bruxa", "Herbert West - Reanimator", "A Cor vinda do Espaço", "O Modelo de Pickman", "A Busca Onírica pela Desconhecida Kadath", "O Depoimento de Randolph Carter", "The Unnamable", " The Shadow out of Time", "The Street", e "Beyond the Wall of Sleep", de Lovecraft.

Monica.Ramos 24/10/2022

Com toda sinceridade, foi difícil essa HQ, li de qualquer jeito a parte do diários do protagonista, aquela letra é muito cansativa e confusas por vezes. Acho interessante como a história está indo, mas para mim foi uma leitura cansativa. E também acho ruim como o autor mostra a mulheres, como são representadas, mesmo que a história passe em outro período...

Leonam.Loureiro 23/03/2024

Alan Moore Cósmico
Providence é certamente a melhor adaptação que já li sobre as historia de Lovecraft. Jamais esquecerei dessas páginas de medo e loucura.