Guia Suno de Contabilidade para Investidores

Guia Suno de Contabilidade para Investidores Tiago Reis...

Resenhas - Guia Suno De Contabilidade Para Investidores:

Cristian.Alves 18/04/2024

Uma introdução?
O livro começou muito bem apresentando os conceitos básicos de contabilidade. Fiquei entusiasmado pelo fato do livro ter uma parte de análise de empresas a partir dos conceitos ensinados mas quando chega nessa parte a velocidade aumenta e pra conseguir acompanhar bem o raciocínio é preciso voltar todo tempo ou prestar muita atenção nas tabelas, o que deixa a leitura travada.
O livro é bom porém se melhorasse isso seria um livro excelente.

nenos 29/09/2023

Contabilidade é, nas palavras de Warren Buffett, a linguagem do negócio.
O entrelaçamento entre formas de ganhos extraordinários e histórias como as das maiores crises financeiras, ensinam lições valiosas para o investidor empenhado. Lições que culminaram em norteadores sustentáveis para o Mercado de Capitais (Bolsa de valores, sociedades corretoras e em outras instituições financeiras) e que necessariamente, andam de mãos dadas com a análise fundamentalista para identificar o valor intrínseco e com a paciência para esperar retornos razoáveis ao invés de extraordinários.
Entendendo a importância dos fundamentos que prevaleceram por séculos, podemos dar o próximo passo: Contabilidade. Assim como analistas bancários recorrem aos documentos contábeis para analisar a capacidade de pagamento das empresas, estabelecer taxa de juros e prazos, é aconselhável ao investidor, que contabilize seus investimentos para que haja uma tomada de decisão mais racional, assertiva, responsável, e que seja fruto do pensamento crítico.
Com a ajuda desse livro introdutório, os Senhores Tiago Reis e Jean Tosetto da Suno Research nos auxiliam, de forma acessível, a interpretar documentos contábeis e encorajam o bom investidor a fazer uma análise investigativa nos resultados financeiros. Com os conceitos comentados, fica claro que tais interpretações e análises investigativas, se feitas de forma correta, contam histórias sobre determinados períodos, disponibilizam evidências para elucidar discrepâncias situacionais e determinam a rentabilidade das operações.
Quando falamos em saúde financeira, a abordagem tradicional envolve subtrair o lucro bruto dos custos operacionais. No entanto, o desafio reside no fato de que as publicações financeiras padronizadas não refletem um ambiente controlado, onde o resultado do EVA é evidente. Em vez disso, elas espelham ciclos financeiros que precisam ser mensurados com indicadores de rentabilidade como o ROE, indicadores de eficiência como o EBITDA, indicadores de produtividade como a gestão do CAPEX, indicadores financeiros como a liquidez corrente e outros indicadores como socioambientais.
Os autores concluem a obra com estudos de casos que correlacionam os diversos conceitos aplicados em empresas com diferentes estratégias e políticas. Casos como a recuperação judicial da PDG Realty e a liderança absoluta exercida pela Ambev ficam fáceis de entender com o simples Valuation. O mesmo Valuation que reforça as palavras de Ben Graham: Quando o cálculo ou a álgebra mais elevada são introduzidos, você poderá considerá-los como um aviso de que o operador está tentando substituir experiência por teoria e, em geral, também dar à especulação uma fachada enganosamente disfarçada de investimento.

Link com meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1p50ASXEc7uKXmPB270qcOyKhEeOVABk3/view?usp=sharing

Maria Fernanda Greiner 16/07/2023

É um livro bem introdutório que elenca os principais fatores contábeis que devem ser considerados ao avaliar uma empresa, tem a qualidade e clareza presente em todos os guias da suno, mas como ja tive algumas matérias de contabilidade não posso dizer que me trouxe qualquer informação nova.

O fundamentalista 08/08/2022

Guia suno de contabilidade para investidores
O livro é muito bom para quem está iniciando no mercado de investimento é composto por diversos exemplos e um bom glossário. Porém quem estiver interesse em um conhecimento avançando recomendo outro livro.
É abordado assuntos como: IASC, SIC, IFRIC, EBIT, ROIC.

revel 30/05/2022

Eu já leio sobre investimentos há um bom tempo e me sinto familiarizado com o tema. Por isso gostei deste livro, principalmente dos capítulos 6 e 7 com estudo de caso de empresas na prática. A proposta é realmente boa, resume tudo o que você deve procurar nas demonstrações financeiras. Muitos trechos são ótimos. Mas dei 3 estrelas pensando nos iniciantes...

Para iniciantes alguns assuntos eu imagino que não ficarão tão claros. Mas é um bom material de auxílio, com o tempo, o estudo e a prática esse livro se tornará muito útil para revisões e consultas rápidas. Estudar é assim, no começo tudo é novo e temos dúvidas, depois nos especializamos e dominamos os assuntos.

Dito isso, vale a pena ter esse livro. Até porque sempre foi muito difícil achar um livro no Brasil que te mostre uma visão geral sobre os principais pontos de atenção numa análise de balanço patrimonial, demonstrativo de resultado e demonstrativo de fluxo de caixa.

Henrique_ 26/04/2022

Fonte rápida de consulta
Bom guia para conhecer os balanços contábeis de empresas como Balanço Patrimonial - BP, Demonstração do Resultado do Exercício - DRE e Demonstração do Fluxo de Caixa - DFC. Há um esforço em traduzir os significados dos diversos demonstrativos, ensinando como interpretá-los para compreender a saúde financeira de empresas. Porém considero importante procurar outras fontes a fim de se familiarizar com os indicadores e categorias contábeis.

Josiano.Lima 08/03/2022

Introdutório
O livro é bom, mas em alguns momentos me pareceu um glossário. A leitura é válida por conta dos estudos de casos, mas a parte da exposição da contabilidade é fraca.

Michel.Nascimento 14/12/2021

Bom conteúdo para quem deseja investir em ações sem especulação. Baseia-se na análise fundamentalista. Demonstra como analisar as empresas através do seu ramo de atuação, gestão indicadores de desempenho, etc. Este livro não deve ser somente lido, e sim estudado.

Gustavo616 25/11/2021

Guia de relevância
A realidade é que não acho ele de todo prático, mas tem seus excelentes momentos, principalmente nos estudos de caso.
Acho a contextualização, a parte de criar empatia com o assunto um pouco fraca, mas compensa por se tratar de um livro rápido (que eu ironicamente demorei ler, mas por questões pessoais de foco mesmo).

Indico.

Sabrina382 01/09/2021

Guia Suno de contabilidade para iniciantes
Os livros da sequência Guia Suno são muito didáticos e ajudam o leitor a ter uma noção boa sobre o tema apresentado (voltado para a área financeira).

Esse livro trás alguns conceitos sobre análise de contabilidade mais focado no leitor que quer conhecer melhor os termos, o que significa alguns conceitos e como funciona de um modo geral nas empresas.

É um livro interessante para quem quer ?começar por algo?, porém pra mim não funcionou muito pois alguns temas ficaram vagos. Mesmo assim, vale a pena por ser uma leitura rápida e simples.

Tauã 10/05/2021

Para estudo
Um livro muito bom que tem q ser lido com calma porque a informação que ele transmite precisa ser acompanhada por um material de estudo, uma leitura bastante técnica porém simples de entender.

Mateus 17/04/2021

Muito Bom
Excelente livro pra quem quer saber um pouco mais sobre a contabilidade das empresas. Belo trabalho da Suno e toda a equipe.

Gabi 12/03/2021

Um livro curto que ajuda os investidores iniciantes a avaliar uma ação/empresa. Traz alguns exemplos que contribuem bastante.

Henrique Morais 16/02/2021

Para Fundamentalistas
Livro essencial para aqueles que desejam se aprofundar em Análise Fundamentalista.