O que é interseccionalidade?

O que é interseccionalidade? Carla Akotirene

Resenhas - O que é interseccionalidade?

Giovanna 20/09/2022

debate interessante e reflexões pertinentes, mas achei que algumas partes poderiam ter sido mais desenvolvidas

Jennifer.Ernesto 13/05/2022

O que é interseccionalidade?
Desde 2014 eu acompanho as primeiras aparições do termo Interseccionalidade no feminismo brasileiro, popularizado pela Filósofa Djamila Ribeiro em diversas palestras, cursos e discussões.

A construção do termo proposta por Carla Akotirene é maravilhosa, uma vez que ela traz as controvérsias acadêmicas, os usos pelo liberalismo, o questionamento das filósofas de áfrica e assim por diante.

Não é porque um termo cunhado num contexto sofre alterações, que não saíremos em defesa dele e da sua profundidade. É natural que na sociedade neoliberal os termos e conceitos acabem se esvaziando de significado e virando slogans. No entanto, o estudo tem a finalidade de resgatar e manter vivo o conceito.

Algumas das principais citações:

"... o branco LGBTQI, a mulher dita ocidental, a classe trabalhadora e o brasileiro mestiço, jamais declaram que são brancos no Brasil, e deixam de analisar a branquitude auto invisibilizante para se travestirem de ora de esquerda, ora de não binários, ora somente de humanos, tend em vista biologicamente raça inexistir."

"[...] alguém situado socialmente no lado oprimido das relações de poder não significa que vai pensar epistemicamente a partir do lugar epistêmico subalterno."

"A descolonialidade está na moda acadêmica, portanto, sem a radicalidade feminista negra escolonial, ela apoia contradições históricas marcadas pelas diferenças e silenciamento de pontos de vistas."

"O racismo do negro não é igual a gordofobia da mulher branca, menos ainda homens negros não são menos oprimidos que mulheres negras. Precisaríamos prestar atenção à matriz da coloização antes de impormos às mulheres negras a condição de mais oprimidas na diáspora, pois homens negros não são algozes das mulheres negras, nem protegidos pela concepção mulherista, existe sim, a compreensão do racismo ser a ideologia central na subalternidade umana, sendo o credor de práticas coloniais que nem cabem ser chamadas de 'discriminação'."

vasilisamorozko 03/01/2021

Um Tema Que Precisa Ter Mais Atenção

“Precisamos do horizonte enquanto os navios estão atravessando, mas a fome de justiça depende da vida garantida agora.”

#07 - Meio repetitivo falar que qualquer livro do Feminismos Plurais é necessário mas mais uma vez eu direi que a leitura desse livro é incrivelmente necessária.
A senhora Akotirene trouxe para nós em poucas páginas um tema que precisa ser debatido com mais força. Recomendo fortemente esse livro - mesmo que a leitura seja um pouco difícil - como qualquer outro desse projeto.

Isabela 09/07/2020

Necessária
Carla Akotirene é brilhante na sua apresentação do conceito de Interseccionalidade, termo cunhado pela intelectual negra estadunidense Kimberlé Crenshaw, e da aplicação pelos feminismos. Dona de uma escrita poética, atravessa o Atlântico demonstrando as repercussões da diáspora africana para as pessoas negras ocidentais e para o que hoje chamamos de feminismo negro.
Ao longo do livro é analisado os perigos do uso tendencioso da Interseccionalidade por feministas brancas neoliberais que, muitas vezes omitem a raça em seus projetos imperialistas e coloniais e promovem a perseguição de homens negros, sempre mantendo um diálogo constante com Angela Davis, Patrícia Hill Collins e intelectuais que buscam a descolonização do pensamento feminista como Sueli Carneiro e Jasbir Puar.
Grata por esse orí.
Inaiara.LAbo 10/07/2020minha estante
Carla Akotirene é pura potência! Que mulher!

Isabela 10/07/2020minha estante
Sim!

Adriana Scarpin 05/12/2018

Melhor livro da coleção Feminismos Plurais até aqui - isso numa coleção cheia de grandes livros - o que mais me chamou a atenção foi o tapa na cara que levei, sou branca e sempre defendi um feminismo interseccional do alto dos meus privilégios, esse livro finalmente me fez ver que a questão é muito mais complexa e profunda em relação à especifidade do feminismo negro e a questão colonial, com embasamentos de coisas que eu ignorava ou simplesmente não queria ver. Obrigada, Carla Akotirene, por abrir-me os olhos.

Jacqueline 02/12/2018

Um importante conceito
Carla Akotirene tem uma escrita poética, diaspórica e didática para falar de um importante conceito para pensar as relações étnico raciais e de gênero, a intersccionalidade. Com esta leitura aprendi que o conceito é mais do que múltiplas identidades que sofrem múltiplas opressões.
A autora enfatiza a centralidade do feminismo negro na organização deste conceito que é também uma metodologia nascida paara compreender e combater a forma como mulheres negras são discriminadas por raça, gênero, orientação sexual (lesbofobia) e classe.
Carla também nos contempla com importantes críticas feitas a intersccionalidade , que apesar de tudo não menosprezam a importância deste conceito no combate às desigualdades.
Apesar da Coleção Plurais ter um caráter """"introdutório"""" a leitura foi densa em diversos momentos e autora traz uma miríade de intelectuais negras que podemos ler para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto. Achei a leitura super valida.