O Mundo de Quatuorian

O Mundo de Quatuorian Cristina Pezel

Resenhas - O Mundo de Quatuorian

Kah 14/09/2022

Gostei muitíssimo mais desse segundo livro, mais ação, mais fluido, melhor experiência de audiolivro.

Gostei das revelações e do crescimento dos personagens

Quennick 05/07/2021

Blog Eureka Mundo
Neste livro, eventos finais do primeiro volume são relembrados e podemos conhecer melhor o lado do vilão, isso mesmo a história por trás do vilão Vorten. Ele além de ter agora um imenso poder e autoridade sobre o mundo de Quatuorian, Nossos três heróis são obrigados a compreender tudo o que está acontecendo em sua volta e principalmente encontrar uma saída para salvar o mundo a qual pertencem das guarras de Vorten. Um livro repleto de ação, novos personagens e muita aventura que se eu continuar falando sobre ele sai uns spoilers lindos!!! Mas, será que Teriva, Julenis e Vinich conseguirão salvar Quatuorian? Será que a profecia dada se cumprirá? Quem é esse imperador que está prestes a retornar? Essas e outras perguntas vocês conseguem responder conhecendo essa mega obra! Com uma escrita envolvente e um enredo eletrizante, a autora te prende do inicio ao fim nessa maravilhosa fantasia nacional! Não deixem de embarcar no mundo de Quatuorian.

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/07/o-mundo-de-quatorian-volume-ii-o.html

Pedro 25/03/2021

Uma boa aventura, mas com heróis perfeitos demais
Como seria difícil resistir à vontade de ler o segundo livro dessa série após o final aberto do primeiro, fiz questão de ler logo em seguida. Todo o conflito que o primeiro livro introduziu explode aqui e vi o momento em que planos e profecias culminam.

De início, preciso elogiar o vilão. Ele é perigoso e frio, mas sem ser caricato. Começamos o livro lendo sobre sua infância e foi uma das melhores partes, tornou-o um personagem muito interessante. Outros momentos de destaque são quando a história mostrava a vida de pessoas comuns, tentando sobreviver em meio à opressão que tem início. Por mais que sejam simples e curtas, essas narrativas conseguem cativar e sensibilizar.

Por outro lado, os protagonistas são a parte mais fraca. Eles são muito poderosos e perfeitos, não senti interesse em acompanhar suas jornadas ou torcer por eles. O que não significa que eles sejam detestáveis, só desinteressantes mesmo. Eles não passam por nenhum grande desenvolvimento pois já têm caráter perfeito. Não precisam treinar para ficarem fortes porque já possuem poderes predestinados. Não há conflito ou nada que os humanizasse. O que é uma pena, já que a autora mostrou que sabe construir personagens com o vilão e com as curtas narrativas dos cidadãos comuns. Mas, decidiu que a história seria protagonizada por heróis perfeitos.

Eu adoraria ler mais histórias ambientadas nesse mundo, que foi claramente construído com muito carinho. Mas, espero que a autora repense se protagonistas assim são os mais interessantes de se acompanhar.

Crônicas Fantásticas 15/09/2020

O Mundo de Quatuorian Vol II – O Retorno do Imperador
Resenha por Brena Gentil

Título: O Mundo de Quatuorian Vol II – O Retorno do Imperador | Autor: Cristina Pezel | Editora: Mundo Uno | Gênero: fantasia épica infanto-juvenil | Páginas: 240 | Ano: 2018 | Nota: 4,8 / 5

Como prometido na resenha de O Mundo de Quatuorian VOL. I – Cheiro de Tempestade (acesse aqui!), peguei meu exemplar do VOL. II – O Retorno do Imperador na CCXP 2018 e agora, trago-lhes a resenha.

Este segundo volume finaliza a duologia de O Mundo De Quatuorian. A obra é dividida em:

Prólogo
Parte III – O Império
Parte IV – O Retorno do Imperador
Mas antes disso há ainda a conversa com o leitor, e nela a Cristina faz um resumo do primeiro volume. Para os esquecidos como eu, foi excelente. Aconselho outros autores a fazer o mesmo, devia ser obrigatório em sagas! Isso não faz o primeiro volume ser dispensável, pois sem ele não somos capazes de aprender o sistema que envolve Quatuorian nem de se familiarizar com o desenvolvimento dos personagens, pelo menos não de forma natural e contagiante. Ademais, há um apêndice com todos os personagens e qualquer outro fato relevante, é o apêndice do primeiro livro incrementado; até explica o funcionamento dos pombos-correios!

Após os eventos do primeiro livro, nossos heróis encontram-se espalhados por diversas partes de Quatuorian, mundo que sofre com a nova política imposta pelo suposto imperador. Os acontecimentos estranhos e o aparecimento de criaturas sombrias intensificam-se. Chegou a hora da profecia interceder.

A apresentação do paradeiro dos personagens converge para a trama central da obra. Achei espetacular a segurança da autora para fazer isso e a fluidez da leitura mesmo sem um fator de suspense a cada fim de capítulo.

Finalmente conheceremos Koleso, o imperador lendário. Mas não se engane, ele não é garantia de vitória. Há muitos obstáculos a serem enfrentados! Também conheceremos o desfecho do triângulo amoroso iniciado no primeiro volume e teremos uma batalha épica contra um inimigo que não imaginávamos.

Aqui, o teor de fábula que citei como característica da obra antecessora é intensificado, temos claras “lições” no fim da trama. A leveza da escrita da Cristina e sua decisão em contar uma estória fantástica tradicional do Bem X Mal deu muito certo. Ela não foge dos clichês, mas emociona. Ela escreve para um público juvenil, mas a construção da obra apetece os adultos também.

É relevante falar do zelo da editora com a obra. Edição física primorosa e cheia de ilustrações.

No mais, acho que teremos novidades sobre o universo construído pela Cristina Pezel. Uma HQ, uma nova história sobre o passado de Koleso… Quem sabe? Eu gostaria mundo de viver as emoções da era do Koleso!

O Retorno do Imperador pode ser adquirido aqui, ou na loja virtual da autora.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2019/03/25/o-mundo-de-quatuorian-vol-ii-o-retorno-do-imperador/

Brena 22/04/2020

“O Mundo de Quatuorian Vol. II – O Retorno do Imperador” é a continuação e finalização de “O Mundo de Quatuorian Vol. I – Cheiro de Tempestade” (leia aqui a resenha).

A obra é dividida em:
Prólogo
Parte III – O Império
Parte IV – O Retorno do Imperador

Mas antes disso há ainda a conversa com o leitor, e nela a Cristina faz um resumo do primeiro volume. Para os esquecidos como eu, foi excelente. Aconselho outros autores a fazer o mesmo, devia ser obrigatório em sagas! Isso não faz o primeiro volume ser dispensável, pois sem ele não somos capazes de aprender o sistema que envolve Quatuorian nem de se familiarizar com o desenvolvimento dos personagens, pelo menos não de forma natural e contagiante. Ademais, há um apêndice com todos os personagens e outros elementos importantes - é o apêndice do primeiro livro incrementado, e até explica o funcionamento dos pombos-correios!

O livro é composto por capítulos bem curtos, onde mostra o que está acontecendo com alguns personagens. Justamente por isso, a narrativa dá mais espaço aos coadjuvantes e deixa o protagonismo de Teriva um pouco de lado. Um ponto alto do livro é que, logo nos primeiros capítulos, somos apresentados à história de Vorten, a seu passado e a suas motivações. E sobre a história de Vorten Mibos, há uma HQ-Livro só pra ela (leia a resenha aqui).

É relevante falar do zelo da editora com a obra. Edição física primorosa e cheia de ilustrações, assim como a primeira parte de o Mundo de Quatuorian.

site: https://etsurvive.com

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 03/05/2019

Excelente!!!
Escrito pela escritora carioca Cristina Pezel, o livro foi publicado pela editora Mundo Uno em 2018 e segue o ritmo do primeiro volume (Cheiro de Tempestade), o mundo fictício de Quatuorian que é um mundo pré-industrial com características de nosso mundo medieval. Tudo é bem exótico com sua natureza única e um sistema sócio-econômico bem elaborado e original.

Nesse segundo volume (O Retorno do Imperador) logo no começo, temos o resumo da revelação ocorrida há mil cento e onze anos, junto com a história dos jovens protagonistas, Teriva, Julenis e Vinich que se entrelaçam a essa profecia.
O prólogo em seguida é simplesmente fantástico onde é relatado o passado do antagonista Vorten Mibos. Só aí já temos a noção maravilhosa da história que estar por vir.

A escritora fecha bem todos os pontos da trama em capítulos curtos e bem montados, deixando a leitura bem agradável e empolgante a cada página. Tudo flui perfeitamente e é quase surpreendente como a história deu um passo certo a cada curva no caminho, fora as cenas de batalha, magias e criaturas que são relatadas de forma magnifica e épica.

A arte do livro, tanto da capa como as ilustrações internas, são de uma perfeição única dando uma qualidade sem precedentes a esta obra que a meu ver, é uma das melhores do gênero aqui no Brasil.

Que venha mais sobre o Mundo de Quatuorian!

site: https://bandeirabooks.blogspot.com/2019/05/o-mundo-de-quatuorianvolii-o-retorno-do.html

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 03/05/2019

Excelente!!!

Que venha mais sobre o Mundo de Quatuorian!

Diogo.Torvak 26/04/2019

Bom livro de fantasia infanto-juvenil
Gostei bastante do livro é bem escrito, tem uma mitologia original, personagens cativantes. Único ponto fraco do livro pra mim foi as batalhas nisso a escritora ficou devendo um pouco elas poderiam ser mais emocionante. De 0 á 10 minha nota é 8.

Lina DC 07/04/2019

Extraordinário!
"O retorno do Imperador" é o desfecho triunfal da autora Cristina Pezel sobre Quatuorian, um mundo cheio de magia que tem deixado os fãs arrebatados.
Nesse volume, vamos acompanhar a Parte III - O Império e a Parte IV - O retorno do rei.
A história é narrada em terceira pessoa e dá prosseguimento aos acontecimentos de "Cheiro de Tempestade". Vorten conseguiu o que tanto desejada e foi coroado Imperador, o que fez com que Quatuorian virasse do avesso. A Feira de Jucundus sofre ataques constantes e os novos "guardas" nada mais são do que mercenários que se aproveitam e causam ainda mais sofrimento ao povo.
Os mestres tornam-se alvo desse vil império e cabe a Julenis e a Vinich tornarem seus protetores enquanto Teriva depara-se com uma profecia que pode ajudar a todos a encontrar a paz que todos sonham.
O incrível desse livro é que a autora vai expondo de forma clara e coerente algumas informações essenciais que nos ajudam a compreender o quadro inteiro.
Temos a história do próprio Vorten, onde percebemos sua infância turbulenta e todos os acontecimentos que o transformaram em quem ele é no presente. Temos a trajetória de seu filho Traghor, que começa a questionar o seu papel nisso tudo e seu relacionamento conturbado com o pai, através da busca interminável por aprovação.
O leitor também fica ciente da história de Smarat, um alquimista que teve um papel fundamental nos planos de Vorten e o que o motivou a trabalhar com uma pessoa tão cruel.
A própria história de Teriva e sua família é desenvolvida no livro, de forma que tudo se encaixa perfeitamente. Alia, sua mãe, tem um passado que irá alterar tudo o que o jovem Teriva conhece e acredita.
O livro é uma aventura fantástica, mas também trabalha temas como a amizade, a honra, a valorização dos mais velhos e o apreço pela vida. É impossível terminar de ler a obra e não elogiar a escrita da Cristina Pezel. Seu texto é muito bem construído, a leitura flui e a criatividade ao criar todos os elementos de Quatuorian é extraordinária. A autora até mesmo realiza uma recapitulação dos principais acontecimentos do primeiro livro para ajudar o leitor antes de iniciar a leitura dessa continuação.
Também merece destaque o trabalho que a Mundo Uno realizou. O livro ilustrações lindíssimas, mapas, sumário e todo um cuidado especial na diagramação e revisão. Nota-se logo na primeira página o esforço da editora em tornar o livro único.

Paulo 10/03/2019

Esta é a segunda vez que eu leio O Mundo de Quatuorian completo. Na primeira eu li quando a Cristina ainda publicava de forma independente. Quando o livro passou para as mãos da editora Mundo Uno, o volume 1 já teve um enorme aumento na qualidade da escrita. Isso porque a Cristina teve tempo de repensar determinados plots e como amarrar certas cenas para produzir algo mais coeso. Fora que o livro passou pelas mãos de uma revisora que pôde ajudar a nossa autora com correções e melhorias. Se eu puder dizer logo de cara onde houve mais mudanças, sem dúvida alguma foi neste segundo volume.

Pensando a respeito da escrita da Cristina eu percebi um fato bem curioso. A autora começa a escrever sua narrativa de fora para dentro. Podem perceber que a primeira metade do livro trabalha mais personagens que estão de fora percebendo os acontecimentos que se sucedem no núcleo da história. Ela vai amarrando esses pontos pouco a pouco e voltando a perspectiva para os personagens até colocá-los como centrais para a narrativa. É como se fossem círculos concêntricos. Esse método da autora é uma espada de dois gumes: por um lado, ela faz crescer e muito o desenvolvimento do universo narrativo que ela está criando, oferecendo detalhes e sendo mais explicativa sobre como os acontecimentos são percebidos pela população em geral. Por outro lado, isso tira o foco que deveria estar nos protagonistas. Aqueles que deveriam ser os personagens principais acabam atuando menos como protagonistas.

Essa segunda edição de Quatuorian deu espaço para a Cristina ampliar ideias que ela já tinha para os personagens. Dividir em dois volumes, afinal, foi uma decisão acertada (sim, preciso reconhecer que foi... até porque eu fui um dos defensores do volume único e estava errado). Por exemplo, ela pôde explorar as motivações de Vorten ao mostrar detalhes sobre a infância do personagem. Quais as engrenagens que motivam o vilão e o que o fez entrar para o mundo das trevas? Mas, este é apenas um dos vários pequenos detalhes explorados pela autora neste volume final. Julenis e Vinich acabam recebendo um pouco mais de atenção com a menina sendo aquela impetuosa e corajosa e ele sendo o rapaz meio atrapalhado, porém bondoso. São as pequenas ações que acabam contando para formar o caráter deles como um todo. Mas, preciso dizer que o Teriva acabou recebendo menos espaço. Ele demora a aparecer e suas cenas são bem escassas e não exploram tanto o seu heroísmo e a sua ligação com a mãe e Julenis. Somente mais para o final que vemos como isso o motiva e o leva a ser uma pessoa melhor.

Os capítulos curtos feitos pela Cristina são muito úteis para dar uma enorme velocidade para a narrativa. Lembro de ter lido este volume em dois dias, mas poderia ter facilmente lido em um. Para um público infanto-juvenil, isso é excelente porque não é uma leitura agarrada ou com palavras difíceis. A autora conseguiu também criar vários pequenos ganchos para possíveis outras aventuras. Aos poucos ela foi deixando pequenas sementes, algo que ela não tinha feito na primeira edição do livro simplesmente porque ela não havia pensado necessariamente em continuar. Gosto de como a Cristina pensa o mundo de forma sólida e ela tem sempre certeza das informações que fornece ao leitor. Nada é jogado de forma aleatória; tudo tem um propósito para existir.

Os temas que tanto me fizeram me apaixonar pelo livro estão presentes aqui: bravura e heroísmo. A autora não se arroga de pertencer a uma forma clássica de escrever fantasia. Enquanto alguns autores sentem quase vergonha de serem tradicionais, a Cristina abraça com força isso e produz uma narrativa inesquecível. Temos um personagem trilhando o caminho do herói, uma personagem feminina forte e decidida e um amigo que tem seu amor rejeitado, mas tira forças para seguir em frente. Os momentos finais são repletos de grandes cenas como a batalha na fortaleza de Vorten ou o combate singular contra uma criatura super poderosa. Nos momentos mais calmos, os personagens principais, mesmo passando por momentos difíceis, não perdem a capacidade de perdoar e de dar uma segunda chance. Afinal, a aventura em Quatuorian não tem a ver com quantos inimigos os personagens mataram, mas quantas vidas foram salvas.

Este segundo volume da duologia está ainda melhor do que a primeira edição. A autora teve espaço para aparar as arestas e teve seu trabalho revisado o que ajudou muito na narrativa. Sua construção de mundo ficou sensacional, mas senti falta de um protagonismo maior dos protagonistas. Estes acabaram ficando um pouco de lado em prol de uma visão maior sobre os acontecimento ocorrendo no cenário. A edição também ficou lindíssima, com uma formatação muito amigável e várias ilustrações dos personagens ou das cenas. De qualquer forma, Quatuorian é uma série recomendadíssima para todas as idades.

site: www.ficcoeshumanas.com

Vanessa Boedermann 05/03/2019

O Mundo de Quatuorian. O Retorno do Imperador | Blog Corredora Literária
SAUDAÇÕES, CORREDORES LITERÁRIOS!

A resenha BR de hoje é do livro O Mundo de Quatuorian. O Retorno do Imperador, livro este que é continuação do livro O Mundo de Quatuorian. Cheiro de Tempestade. Vale lembrar que se trata de uma duologia com começo e fim!

Se você ainda não leu a resenha do livro 1, pare de ler este post por aqui mesmo e leia a resenha do vol. 1 antes de ler a resenha de hoje! Depois, continue a ler a partir deste ponto, e podem ficar tranquilos que mesmo sendo um livro sequencial não haverão spoilers!

A editora Mundo Uno caprichou demais nas duas obras da autora, é perceptível o carinho que tiveram na escolha da ilustrações e cores das capas e também nas ilustrações internas.

Na Conversa com o Leitor a autora Cristina Pezel faz um resumão do livro I, com isso, mesmo que você não tenha lido o primeiro livro da para começar pelo segundo, porém mesmo assim sugiro que leia ambos para não perder nenhuma das partes importantes do livro I.

Sem dúvida a jornada do herói não está ultrapassada, muito pelo contrário, nas mãos da autora Quatuorian nasceu e foi destrinchado possuindo um mundo intrínseco, incluindo animais, religião, política e economia.

Neste segundo volume em certo momento do livro temos a oportunidade de ter toda a visão e compreender a motivação do nosso antagonista Vorten Mibos, conhecendo sua história familiar desde criança.

Como todo bom livro de fantasia ambos são acompanhados pelo mapa de Quatuorian, fazendo o leitor imergir ainda mais nessas histórias fantásticas. Além disso temos várias ilustrações internas aguçando ainda mais nossa imaginação e criatividade.

Em O Retorno do Rei nossos protagonistas já são jovens, tem suas personalidades bem definidas e aprenderam muito bem como utilizarem de seus poderes em suas missões. E aquele triângulo amoroso irá ter um desfecho.

Além disso um personagem muito importante e carismático que acabou sumindo no livro I vem a tona trazendo uma imensa surpresa, deixando qualquer leitor de boca aberta. Reviravoltas é o que não faltam nesta história e tudo está muito bem entrelaçado pela autora.

As cenas de magia são incríveis e a cena da batalha final me tirou o fôlego, me senti lá no meio sem saber para que lado correr e encantada diante de tanta beleza e minuciosidade.

O Mundo de Quatuorian é uma leitura para todos os tipos e idades de leitores! Essa duologia merece com certeza ser sua próxima leitura!

Siga as redes sociais da autora Cristina Pezel
www.cristinapezel.com.br
facebook.com/cristinapezel

Compre pelo site utilizando o cupom: CORREDORA10 e ganhe 10% desconto!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Acervo do Leitor 18/01/2019

O Mundo de Quatuorian – O Retorno do Imperador – Vol. 2 | Resenha
RESENHA – O MUNDO DE QUATUORIAN – O RETORNO DO IMPERADOR

O Mundo de Quatuorian é um dos universos mais ricos da Literatura Fantástica Nacional, Cristina Pezel construiu com sua criatividade um compêndio recheado de tudo àquilo que buscamos quando nos debruçamos sobre um livro. Seu primeiro livro – Cheiro de Tempestade – serviu para nos introduzir a personagens fantásticos, com motivações factíveis e um misto de sentimentos. Como diz o nome, através dele sentimos que algo de grandes proporções está por vir, é verdade que há pouca ação, mas a base para construção de todo enredo e personagens foi seu ponto alto. Em O Retorno do Imperador, a autora carioca nos transporta de volta a este mundo incrível, cheio de possibilidades, mas não se engane, se em outrora a tempestade estava por vir, aqui ela chegou, e chegou com grandes revelações.

Há mil anos existiu um Imperador que prometeu seu retorno quando as trevas se fizessem presente, e é neste momento, quando o mal escancara suas garras ferozes, que sua iminente presença se faz necessária, mas calma lá. Há muito mais por trás dessa história. Na realidade, O Retorno do Imperador, serve para costurar para as pontas soltas deixadas em seu antecessor e nos leva a uma grande sensação de perigo, com uma boa dose de ação e reviravoltas certeiras. A escrita da autora mais uma vez é um deleite aos fãs do gênero.

Se em seu primeiro livro a autora pincelou e montou um contorno de belíssimo quadro, neste livro ela pinta de uma maneira que somente os artistas conseguem. Eu tive a oportunidade de ler a primeira edição desta história, que juntava respectivamente o primeiro e o segundo livro em um único volume, e agora tive o prazer de retornar a este mundo, e afirmo categoricamente que a autora fez muito bem em dividi-lo, e não somente isso, ela podou as arestas soltas tornando toda sua edição muito mais límpida, isso sem falar nas artes contidas no livro e nas capas fenomenais.

SENTENÇA

Cristina Pezel consolida-se como um dos grandes nomes da Literatura Fantástica Nacional, com sua escrita mágica, o carisma de seus personagens e a leveza de uma história em um mundo tão minuciosamente construído, fazem deste um livro indispensável aos amantes do gênero. E detalhe, não importa sua idade, apenas leia. O Mundo de Quatuorian é imenso e tenho certeza que muito ainda está por vir. Mas por enquanto, este belíssimo quadro precisa ocupar o espaço em sua estante.

site: http://acervodoleitor.com.br/o-mundo-de-quatuorian-resenha-3/