O Anel do Nibelungo

O Anel do Nibelungo P. Craig Russell

Resenhas -

Michel Borges 06/02/2024

Ja tinha assistido o filme "A Maldição do Anel", de 2004, onde conta a historia do anel. Excelentes ilustrações, ainda nao li a opera, mas vou ler... Historia rica em mitologia nordica, e sem sombra de dúvida, a maior inspiração de Tolkien na criação de O Senhor dos Anéis. Vale a pena a leitura.

Juju 07/01/2024

Linda adaptação
Sabia da história só de ouvir outros comentarem. Não fazia ideia do seu conteúdo, apesar de ter conhecimento da ópera. O que posso dizer é; que adaptação maravilhosa e rica. Desenhos muito bem feitos, história linda e que te prende do início ao fim. Bem colorida e de fácil entendimento, nem um pouco confusa e segue um ritmo constante em sua narrativa. Amei!

André 24/12/2023

O amarelo é a fraqueza do Anel
P. Craig Russel se especializou em produzir quadrinhos com forte temática mítica - seja literalmente mitológico, como nessa obra ou aspirante à mitológico como nas aventuras de capa-e-espada do Elric de Melniboné de Moorcock, ou algo mais mítico-popular, como nas adaptações dos contos de fadas de Neil Gaiman (Coraline, O Livro do Cemitério, Caçadores de Sonhos, Ramadã) - com uma qualidade que remete quase que mais ao livro ilustrado que mais propriamente à história em quadrinho.
Nesse "O Anel do Nibelungo", temos a adaptação da ópera de Wagner, que por sua vez é uma adaptação dos mitos do Ciclo de Edda da mitologia nórdica para a veiculação das temáticas e problemáticas que ocupavam o romantismo alemão - como o dilema pensamento vs. ação, a natureza da virtude e da criação artística, e a oposição entre o indivíduo enquanto força criadora e enquanto sujeito às restrições da lei/palavra/sociedade.
Assim, acompanhamos na ópera a encenação de alguns dos principais mitos da Edda sob uma ótica bastante contemporânea (ao século XIX), com, por exemplo, Wotan e Brünhilde instanciando o dilema da obediência ou Siegfried como o herói romântico instanciando pura virtude (em um sentido bem diferente do cristão usual).
A obra é perfeita para acompanhar a ópera durante a leitura, fornecendo um complemento perfeito uma a outra - até para acompanhar a história para quem não entende alemão!
A graça de aprender mais tanto sobre a Edda quanto a própria ópera é entender melhor a raiz de muito da literatura (e cinema, e vídeo-games, quadrinhos, etc.) ocidental, tanto pela apropriação (brilhante) explícita de seus elementos em um Senhor dos Anéis, de Tolkien, quanto pelos ecos menos óbvios desses elementos: o que é o verme de areia de Duna, protetor de reservas inestimáveis de especiaria, senão um dragão a proteger seu tesouro?

Cleber 28/09/2023

O senhor do anel
Peguei para ler pq a obra original foi muito importante para que o Tolkien construísse do se universo. É muito legar notar várias características, acontecimentos e diálogos que influenciaram o autor do Hobbit, acho que não peguei todas as referências, mas são várias.

"Aonde você vai Sam?" 04/08/2023

A Valquíria e sua turma aprontando altas confusões...
O anel, o plano, o roubo, o trato;
A Valquíria, a vontade da Valquíria, a cavalgada das Valquírias;
A espada, o dragão, a donzela;
O destino, o sangue, o ódio, a vingança.

O Nibelungo é idiota
Os deuses estúpidos
Os gigantes débeis
O herói um canalha...

É tanto personagem desgraçado e que a Valquíria, orgulhosa, arrogante e irascível consegue ser a melhor personagem dessa fauna.
Dessa história assombrosamente poderosa!

Rodrigo 11/03/2023

O Anel
Adaptação em quadrinhos da ópera de Richard Wagner que inspirou e influenciou Tolkien na construção do universo de O Senhor do Anéis.

Se tiverem a oportunidade, leiam essa HQ.

A edição da Pipoca e Nanquim traz extras no final em que o autor explica as técnicas que utilizou para conseguir fazer a difícil adaptação de uma ópera.

Igor.Banin 07/03/2023

Ótimo
Primeiro contato que tive com a obra de Wagner e adorei. Vejo muitos dos Arquétipos de outras obras aqui. Óbvia inspiração para Tolkien.

Rodrigo 17/02/2023

Que obra! Que leitura incrível!
Há tempos eu tinha vontade de ler essa história e hoje percebo a minha tolice em adiar por tantos meses. Um clássico que inspirou grandes clássicos da cultura pop, recheado de revira voltas, personagens odiaveis no mesmo nível que são amáveis, e um desenrolar totalmente inesperado.

Apesar da leitura mais lenta por conta da sua escrita épica, não sentia o tempo passando, tudo nessa obra é cativante e a cada página você anseia por mais aventuras. Simplesmente não dá para parar de ler.

Fiquei completamente apaixonado e poder visitar o que inspirou tantas das minhas obras favoritas é indescritível, vale totalmente a pena, eu diria ser obrigatório para absolutamente todas as pessoas.

Leiam!

Fabiana.Ferreira 18/09/2022

História da mitologia nórdica, boa leitura, não decepciona. Não conhecia o trabalho do autor. Traços lindos e final bom

Laertte 01/07/2022

O Anel do Nibelungo
Não consegui gostar dessa história. Não me importei com nenhum personagem. Acredito ser uma boa adaptação, porem achei tudo muito apressado.

Nina 31/05/2022

Uma das melhores GN que eu já li
Achei uma excelente adaptação da ópera de Wagner. Belo e profundo além de nós fazer querer conhecer o mito.

Um daqueles livros que eu quero ler e reler.

Michael 26/05/2022

Uma ótima oportunidade para conhecer um clássico.
Lançada em 14 edições entre 2000 e 2001, "O Anel do Nibelungo" é uma minissérie vencedora do Eisner que adapta a opera de Richard Wagner (que por sua vez, narra as aventuras épicas da mitologia nórdica em 4 grandes óperas).

Já vi referências ao Anel do Nibelungo em muitas obras/conteúdo que consumi durante os anos (Cavaleiros do Zodíaco, Senhor dos Anéis...) mas era ignorante sobre essa lenda até agora.

Nessa edição caprichada da editora Pipoca e Nanquim, acompanhamos as intrigas, traições, amores e tragédias que envolvem deuses, semi deuses, criaturas místicas e humanos quando um anão/gmono/elfo decide roubar um poderoso ouro para se vingar daqueles que nunca lhe deram amor. Ele cria o anel do título que dá poder para quem o possuir. Os quatros atos da história (cada um inspirado em uma das quatro óperas) giram em torno das consequências da criação do anel e de todas as reviravoltas envolvendo os personagens que o querem possuir. Os personagens são bem desenvolvidos e causam a emoção que deveriam causar (aqueles que nos encantam, os que odiamos, os que admiramos...).

O texto tenta se manter fiel ao lirismo de uma ópera e lembra muito os textos de peças shakespearianas.

Definitivamente uma ótima leitura. Vale a pena!

site: https://www.instagram.com/p/CdCVYAUj-9s/

Greice 19/03/2022

Final um pouco confuso
A arte é muito bonita e dinâmica, mas há bastante diálogo escrito em uma linguagem grandiosa, por isso a leitura acaba se tornando bastante lenta. Não é o tipo de quadrinho para ler de uma vez só. Há muitas reviravoltas que deixam a leitura surpreendente. Seria importante conhecer um pouco sobre literatura nórdica para entender melhor a história. Ainda assim, ainda estou tentando decifrar o que aconteceu nesse final.
caio.lobo. 07/06/2022minha estante
Leia ouvindo trechos da ópera, que vai encaixar muito bem. Os textos são próprios do libreto de Wagner.

Alessandro 06/02/2022

Uma obra de arte
Adaptação estupenda da obra do músico Richard Wagner, encanta pelo roteiro, belos desenhos, com cores vivas! Dá para sentir o ritmo musical transcrito para o papel... aqui temos deuses que interferem na vida dos homens e seres encantados que tecem seus destinos... há amor, aventura e o forte drama no destino das personagens...por fim... um trabalho incrível!!! Sem falar na qualidade Pipoca&Nanquim!!!

Virginia Barros 23/01/2022

A história da ópera famosa de Wagner, toda em quadrinhos, as ilustrações são incríveis, acessível sem perder o seu valor