MMMMM - Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica

Manuel Filho

Resenhas -

Panariello 30/03/2021

Nostalgia
Em primeiro lugar eu quis esse livro, por causa dos personagens da minha infância.
Segundo lugar, não iria perder a oportunidade de ler uma criação do Maurício de Souza junto com o Ziraldo.
E pessoal, para quem ama esses autores e suas turmas, esse livro faz jus a memória afetiva, mas também incentiva novas leituras, por conter "easter eggs" de outros livros.
E para finalizar super indico a leitura para crianças, mas não somente para elas!!!!

Raquel.Euphrasio 31/08/2020

Foi como voltar no tempo.. para a sala antiga da minha casa rodeada de Gibis, eles ainda eram chamados assim, rs. Nostalgia e ótimas lembranças resumem essa minha leitura!

Jubspeixoto 05/01/2021

Aquele crossover nacional
Duas gerações que se encontram nesta história que traz equilíbrio e não considero que apague o brilho dos personagens.
É o crossover nacional e de gerações que acompanham os gibis do Menino Maluquinho e da Turma da Mônica.

Soph 26/12/2020

Recomendo o livro para quem gosta do Maurício e do Ziraldo como eu.
Adoro as histórias deles desde bem pequena e tenho vários livros dos dois.
Adorei as ilustrações e a história

Jack 10/09/2018

Um encontro fofo aguardado por gerações de brasileiros
O aguardado encontro das duas turminhas que marcaram a infância de gerações de brasileiros finalmente aconteceu no fofo livro “MMMMM: Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica”, lançado pela Editora Melhoramentos na Bienal do Livro São Paulo 2018 e gentilmente cedido ao EntreLinhas Fantásticas no kit de imprensa.

Com uma premissa aparentemente não tão original, um concurso com bilhete dourado - sim essa história mesmo - que levará o ganhador mais quatro amigos para uma viagem à montanha mágica, o livro vai se revelando, a princípio, aquilo que aprendi com o querido Pedro Bandeira ser uma predileção infantil: uma releitura. Crianças adoram histórias que são contadas e recontadas de maneiras diferentes, misturando as peças que mais lhe agradam e resultando em um quebra-cabeças diferente para alimentar a imaginação. Assim a mesma premissa que estranhei a princípio, quando vista através dos olhos de uma criança, passa a compor o charme da narrativa e então, algo mais.

A história traz clássicos elementos fantásticos do imaginário infantil e alguns dos personagens mais queridos do Brasil numa aventura leve e divertida que é uma aposta certa pra conquistar pequenos leitores. Um livro não muito extenso e com uma diagramação primorosa, MMMMM tráz algumas das mais lindas ilustrações para preencherem as páginas e olhos do leitor. É realmente uma publicação linda de se ver.

Mesmo eu já não sendo tecnicamente o público do livro, comecei a leitura baseada na crença de que a criança que existe em mim ainda é e não posso negar que aguardei esse encontro com certa expectativa. Uma experiência que dividi com meu afilhado de onze anos, também fã dessas turminhas, que adorou o livro.

MMMMM capta a pureza da amizade infantil, a maneira descomplicada como crianças instantaneamente se tornam amigos de uma vida inteira, e essa sensação que acalenta o coração traz ao leitor mais “maduro” uma nostalgia gostosa, enquanto ao leitor mais jovem, ao qual a obra é de fato destinada, uma veracidade cotidiana e invejável. Correndo o risco de parecer muito mais velha do que gostaria, a primeira definição que dei pro livro permaneceu comigo e é a de que “é uma graça, ver as crianças fazendo amizade” e de fato é, traz um sorrisinho ao rosto e boas memórias.

site: http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2018/09/mmmmm-monica-e-menino-maluquinho-na.html

CRIS LI 29/03/2020

Bonito, mas em pouco abstrato demais...
Não sou o público alvo desse livro, mas comprei por causa do crossover e dá para notar que não tem a identidade do Ziraldo nem do Mauricio. É uma história cheia de referências, com imaginação e aventuras, sim. Mas achei meio desconectadas entre si e se perguntasse a uma criança, acho que ela não saberia me dizer qual a história do livro
É muito bonito, colorido e bem desenhado. Tem passagens divertidas, mas não consegui entender muito bem qual a história, apesar de mostrar a amizade entre os 2 autores e seus personagens.

Ceci 01/07/2020

MMMMM
Eu ganhei esse livro de natal e ele fala da aventura da Mônica e sua turma na montanha mágica com o menino maluquinho também com sua turma

Milena @albumdeleitura 12/10/2020

MMMMM
Dois dos personagens mais marcantes da literatura infantil brasileira se encontram pela primeira vez em um mesmo livro.

Neste crossover que foi o sonho de infância de muita criança que, assim como eu, cresceu ouvindo/lendo as histórias do Maurício de Sousa e do Ziraldo, virou, finalmente, realidade!

Inspirado em um passeio que fez quando era pequeno junto com o avô, Manuel Filho reúne essa turminha pra lá de especial e os leva para a Montanha Mágica!

Na história, está rolando um concurso que premiará dois sortudos, dando-lhes o direito de conhecer um lugar espetacular, onde todos os sonhos podem ser realizados, e o melhor: ainda poderão escolher quatro amigos para embarcar nessa fantástica aventura. Os felizardos? A Mônica e o Menino Maluquinho, que vibraram intensamente ao encontrar os tão sonhados bilhetes dourados em suas barras de chocolate. Ops, acho que já ouvi essa história antes...

Tendo como referência "A Fantástica Fábrica de Chocolate", de Roald Dahl, e "A Montanha Mágica", de Thomas Mann, a releitura de Manuel Filho aliada às ilustrações dos cartunistas mais amados do Brasil (Ziraldo e Maurício de Sousa) ganha vida através de Cebolinha, Cascão, Magali e Franjinha (que não poderia deixar de levar consigo o cachorro Bidu), escolhidos por Mônica; e Julieta, Junim, Bocão e Lúcio, sorteados pelo Maluquinho e que juntos vivem uma aventura repleta de mistérios e perigos, fazendo uma descoberta aqui, outra ali e selando uma amizade eterna, com direito a um desfecho surpreendentemente genial.

"O que um livro tem de valor está gravado em suas páginas, e qualquer um pode pegar, basta querer."

Ler esse livro foi como voltar no tempo e despertar a criança que existe dentro de mim. Pude revisitar os protagonistas da minha infância, que me inspiraram e me apresentaram ao maravilhoso mundo da leitura. MMMMM é uma leitura deliciosamente nostálgica e brilhante. Um verdadeiro presente para os leitores dessa turminha que conquistou uma legião de fãs pelo Brasil inteiro.

site: https://www.instagram.com/p/CGLvkcnjVsr/

Fofinhams 03/12/2023

Coelhada
Não achei tão bom quanto os gibis da turma da Mônica, eu nunca li menino maluquinho. Mas posso afirmar uma coisa, essa é uma história maluquinha de quem levou umas coelhadas.

Fimbrethil Call 22/08/2018

Gostei!
Gostei, é um livro fofo, as duas turmas numa aventura divertida.

Priscila 15/04/2019

Muito amorzinho!!
Hoje é mais um dia de resenha, e hoje vou falar sobre uma HQ/livro ilustrado muito amorzinho, e traz um dos melhores cross over da vida dos quadrinhos brasileiros. Sim, estou falando da HQ #mônicaemeninomaluquinhonamontanhamágica ou #mmmmm do @ziraldooficial com o @mauricioaraujosousa com a @editoramelhoramentos .
E essa HQ/livro ilustrado traz a história de um concurso onde as crianças terão de encontrar um bilhete dourado nas barras de chocolate (já vi isso antes..hahaha), para visitar a incrível Montanha Mágica. E quem encontra os devidos bilhetes dourados?? Sim, a Mônica e o Menino Maluquinho, e claro que a turma dos dois não poderiam ficar de fora. E as duas turmas vão viver uma aventura bem bacana.
Pensa em uma leitura bem gostosa?? Então, essa HQ/livro ilustrado é assim. A leitura é bem tranquila, e podemos, claramente entrar nessa aventura com eles. Adorei tudo na história e achei a mesma uma mistura bem boa…hahaha. E os traços e colorização são excelentes.
Recomendo muito a leitura!!!

site: http://www.instagram.com/uniterario

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

M.m.m.m.m
Monica Menino Maluquinho na Montanha Mágica
de Manuel Filho
Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788506084052

Rciteli 01/07/2020

Ficou abaixo da expectativa, e o final não foi muito bom . Fora isso gostei

Karine437 04/09/2020

Nostalgia pura!
Além de ser uma história com as turminhas mais queridas do Brasil, tem vários 'easter eggs' de outras histórias que foram da minha infância. Mesmo tendo crescido mais com a Mônica do que com o Maluquinho, aproveitei e favorito a história! Recomendo!!!

Maria Clara 22/08/2021

Esse foi mais um dos livro que tive o prazer de ler para o meu trabalho!
Foi incrível ver o encontro desses dois personagens icônicos (Mônica e Menino Maluquinho) que faz e fizeram parte da infância de várias pessoas!
Adorei a história, achei leve, divertida e super recheada de referências!