A Metafísica dos Costumes

A Metafísica dos Costumes Immanuel Kant

Resenhas - A Metafísica dos Costumes

Cristiano130 10/07/2023

Finalmente terminei essa obra! Posso dizer com a maior leveza de que se trata de uma leitura muito densa, principalmente se você não está habituado com literatura filosófica (como eu). Em vários momentos do livro me peguei pensando em outras coisas ao invés de prestar atenção na leitura, isso se evidência pelo fato de que muito do livro é difícil de entender. Com certeza não é uma literatura para "diversão". Com o pouquíssimos que pude compreender do livro, afirmo que há sim momentos muito interessantes de fácil entendimento, como por exemplo quando Kant fala sobre o ?dever com o próximo?, ou sobre a questão moral e ética do amor (que inclusive foi minha parte favorita do livro). Para encerrar esta breve resenha, vou resumir este livro com a seguinte sentença: Na Física temos leis universais que explicam fenômenos da natureza, Kant tenta encontrar, ou melhor, explicitar estas leis universais, contudo dessa vez não para a natureza, mas sim para com a moral e ética do ser humano. Colocando em prática o questionamento dos princípios dos costumes sociais, bem como a origem e a finalidade destes em uma sociedade.

Movio 30/06/2023

Leitura difícil, porém conforme o assunto é desenvolvido torna-se mais fácil a leitura e a compreensão. Os temas abordados são interessantes e complexos. Gostei muito. Foi um desafio prazeroso.

PCesar 11/02/2022

Aula de direito e ética
Este livro é um dos melhores do pequeno imenso homem de Konigsberg.

Ler Kant é ter uma aula de organização, sistematização. Em tudo vemos uma ordem, que é a própria ordem da vida do pensador.

Contam que, em sua cidade, a população aguardava a passagem de Kant para o ajuste do próprio relógio uma vez que esté passava em seu passeio vespertino sempre na mesma hora exatamente.
PCesar 04/06/2022minha estante
Se leu me conta que achou. Admito eu pus o babador. Iniciei com medo por ser KANT.
Frescura de Luc Ferry dificultar tudo.