The Midnight Lie

The Midnight Lie Marie Rutkoski

Resenhas - Fall Like Thieves

Dani 22/03/2020

Muito bom!
Fiquei encantada com Nirrim e Sid. Geralmente não gosto que o romance seja o foco nas minhas histórias de fantasia, mas os livros de Marie Rutkoski conseguem ser uma exceção.
Eu, pessoalmente, ainda prefiro a trilogia do vencedor ( ainda penso em Kestrel e Arin, anos depois de ter finalizado a história), mas a autora não decepciona nessa nova história.
O difícil agora vai ser esperar 1 ano pela continuação.
Ariel 22/03/2020minha estante
Já foi publicado no Brasil??

Dani 22/03/2020minha estante
Ainda não. Acabou de ser publicado lá fora. Acho q se chegar aqui no Brasil só ano que vem, mas não ouvi falar nada : (

Ariel 23/03/2020minha estante
Ah :'(

Lauraa Machado 29/12/2021

Uma fantasia única e intrigante!
Livros de fantasia costumam ser tão parecidos em algumas coisas, que é bem difícil encontrar um único e surpreendente. Este é um deles, uma dessas joias raras com um mundo tão inédito e intrigante, que você nunca consegue adivinhar nada que acontece. É também daqueles livros que não te explicam nada na cara, que vão dando migalhas de informações e que você tem que ir construindo a história aos poucos. Ou seja, meu tipo favorito.

A escrita da autora é muito bonita e interessante, o que te faz querer ler muito de uma vez só e ajuda a entender um pouco melhor o contexto. Também fiquei com vontade de reler, agora sabendo como a cidade funciona, que tipo de pessoa a Nirrim é e a direção que ela está tomando.

Gostei demais, demais mesmo, da interação dela com Sid, desde como se conheceram até suas decisões no final! Também adorei ver a evolução da história da Nirrim, as reviravoltas e revelações. Parecia que o livro era um botão de rosa pequeno que do nada desabrochou em tantas pétalas, tantas camadas, que o universo dele se expandiu muito mais do que eu achava que seria possível! A conexão que a autora criou e que explica a capa também foi brilhante! Foi o que mais me empolgou para essa duologia!

Outra coisa que eu achei muito interessante e inteligente da autora foi desenvolver a relação abusiva da Nirrim com quem a criou e como ela aprendeu a ser invisível. Nirrim tem tanta profundidade, e a autora realmente a aborda aos poucos, sem magicamente a mudar do nada, mas a desenvolvendo devagar até o pico do final.

Eu nunca poderia ter previsto o final, mas confesso que foi a única parte da história que me deixou com um pé atrás. Acho que talvez tenha levado o enredo numa direção muito inesperada e diferente da vibe de antes, mas pode ser algo mais pessoal.

Recomendo demais o livro! E depois recomendo que leiam a trilogia do Vencedor da mesma autora, que eu amo e se passa no mesmo universo que esse (ainda que super distante e mal dê para ver a conexão).
gglendo 29/12/2021minha estante
meu deus queria tanto no brasil aaaaaaaaa

Lauraa Machado 29/12/2021minha estante
Seria tão incríveeeeel! Precisam trazer!

Carous 30/12/2021minha estante
Ainda estou lendo este livro da LC uahuaha

Lauraa Machado 30/12/2021minha estante
Haha eu acho que você ia gostar bem, mas tem que ler bastante de uma vez

Ludmila 16/09/2022

Nesse livro, o leitor precisa ser persistente: o início é beeem arrastado, mas do meio para o final, fica simplesmente sensacional.
Vc vai querer bater em Anirrin, vai amar Sid de cara e ficar encantada com os personagens secundários.

sofs 04/12/2021

The midnight lie
Livro muito bom, no começo o livro é meio parado mas o ritmo vai aumentando ao longo do livro.Os plot twist foi oque realmente me fez gostar muito do livro, alguns eu acertei, outros eu fiquei chocada.
O casal tem muita química e é bem fofo por mais que eu tenha achado que demorou pra acontecer algo entre elas.O final, sério que final eu não esperava que a Nirrim ficaria assim.A protagonista é maravilhosa e amei ver ela descobrindo seu valor!
Recomendo muito pra pessoas que gostam de livro com muitas reviravoltas!

duck 06/04/2022

best way possible to start a duology
this book this world building is INSANE it was incredible to meet those characters i instantly feel in love with... i loved every second, even when i was almost ripping my hair out in some scenes.

Bruna 11/11/2021

A mentira da meia-noite
Uff, que livro minha gente.
Comecei a ler The Midnight Lie na minha atual procura alucinada por livros de fantasia protagonizando personagens LGBT+ e estava com boas expectativas neste, ainda sem a certeza do que encontraria.
Marie Rutkoski é autora de uma trilogia (A trilogia do Vencedor, que veio para o Brasil) que se passa no mesmo universo fantástico de The Midnight Lie. Eu não li essa trilogia e nem planejo ler, não é do meu interesse mesmo, e não atrapalhou nem um pouco na leitura de The Midnight Lie. Na verdade pelas informações que minerei sobre a trilogia, parecem histórias muito diferentes em vários aspectos.
Aqui em The Midnight Lie conhecemos Nirrim, uma half-kith que viu o Elysium Bird em sua janela numa manhã e teve sua vida chacoalhada. Os half-kith como ela são a camada mais explorada da sociedade de Herrath, tendo que trabalhar diariamente para fornecer bens para os Middling (a camada comerciante e intermediária) e tithes, que são uma forma de punição/imposto em forma de partes do corpo deles: sangue, cabelos, cílios, pernas, órgãos, enfim, qualquer coisa que esteja no corpo mesmo. Essas tithes são enviadas para os high-kith, a última e mais rica e privilegiada camada social de Herrath, que usam e abusam dos tithes para o próprio prazer e necessidade.
O Elysium Bird é um pássaro praticamente mítico, que pode enriquecer um half-kith de formas inimagináveis, e portanto transforma a Warden (o local onde os half-kith vivem) numa caça ao pássaro.
A escrita de Rutkoski é maravilhosa. Muito intimista e um tanto lírica, ela parece uma afluente, te guiando pelas páginas do livro. O começo pode ser um pouco confuso, por conta da não-sincronicidade, mas, para mim, aos poucos a narrativa foi se encaixando ao passo que eu me acostumava com ela.
A história me convenceu muito, adorei o worldbuilding e toda a camada de lendas e mitos que guiam a trama. A Sid é maravilhosa, ai, não dá. Eu amo ela. A Nirrim é muito complexa e bem trabalhada, ela hesita, reflete, é confrontada por seus princípios e suas crenças. Foi uma ótima protagonista de se acompanhar e pontos para Rutkoski para a precisão em retratar relacionamentos tóxicos da forma como ela fez.
Há pontos na história que eu acredito que poderiam ter sido melhor explorados, sim. Algumas partes me deixaram confusa, principalmente envolvendo uma característica importante de Nirrim que eu não posso abordar por ser um tremendo spoiler.
Mas as gays desse livro são lindas e eu fiquei muito feliz de acompanhá-las. É estupidamente refrescante ter tido contato com um YA bom como esse com um casal tão gostosinho. Recomendo bastante a leitura.

wonderr 23/02/2023

Fantasia f/f igual todo mundo quer
Esse livro me conquisto do início ao fim (e confesso que principalmente no fim). a protagonista se desenvolveu tão bem e a história aconteceu de maneira tão boa, eu não conseguia abandonar o livro. a resolução final deve ser uma das coisas mais satisfatórias que eu já li e me deixou tão eufórica que eu juro q nao dormi direito de tanto q eu tava pensando nesse livro. meu padrão de leitura é exatamente esse, não aceito menos

bruna 16/03/2020

sid e nirrim contem comigo pra TUDO.

Giovana.Cobe 14/07/2021

Vim pelo romance, mas foi muito além.
Livro com um universo interessante e diferente, bem desenvolvido e intrigante. Um pouco confuso no inicio mas logo a pessoa pega o jeito.
Personagem principal cativante, do seu jeito. O leitor se sente tocado ao ver a história e sente um impeto de proteger de toda violência e abuso que a personagem ja sofreu.
Romance MUITO cativante. Fiquei muito intrigada com o casal e me apaixonei. As cenas são bem escritas, passam intensidade sem serem explicitas. Os diálogos são pontos cruciais.
Os mistérios da trama são fáceis de adivinhar, e apenas as ultimas paginas foram realmente uma surpresa grande quanto a isto. E eu desejava que fosse mais alongado quanto ao que foi revelado.
Um final aberto, interessante e de reflexão.

Vim pelo romance, mas não me decepcionei com o plot. Fiquei muito intrigada pelo conceito de AMOR nesse livro, e como AMOR e ABUSO podem ser confundidos, principalmente quando a mão que acaricia, também bate.

Muito bom, vale a pena.

It's Gi (Taylor's version) 11/07/2022

Completamente viciante
Esse livro é surpreendente, em nenhum momento ficou desinteressante, pelo contrário, fiquei viciada.
A autora construiu com excelência o ambiente e os personagens, com um adendo maior às personagens principais, que nem sempre acertaram e ao decorrer da história fica muito claro a evolução que tiveram. Fico feliz que já tenha saído o segundo livro.
Em resumo, indico muito a leitura para quem procura uma fantasia incrivelmente bem escrita e ainda tem a parte do romance entre Nirim e Sid.

Evelin 05/12/2020

"Sometimes it can feel so good to give someone what they want that it is the next best thing to getting what you want."

lari 05/03/2023

Que livro BOM! que universo bem criado, que personagens profundos e que casal lindo! ??
no começo, foi difícil me acostumar com a escrita e demorei pra passar dos 10%, mas quando consegui, foi incrível. Li os 90% que restavam em um dia.
Vi muita gente falando que se irritava com a Nirrim durante o livro, mas em nenhum momento eu senti isso. Sempre entendi as motivações dela, apesar de tudo. Seu desenvolvimento foi incrível. Assistir ela entendendo ela mesma e o mundo ao redor dela foi muito especial
A Sid é encantadora desde a primeira página que ela aparece.
Foi um universo muito bem feito e às vezes me pegava divagando sobre sozinha, tentando desvendar o mistério do livro.
Muito ansiosa pra ler o segundo livro e ver como a história da Nirrim vai continuar

macarolina 27/07/2021

a protagonista é ótima e isso me manteve bem envolvida pra ver onde iria a história, e posso falar que foi pro caminho que em nenhum momento imaginei que iria, o que também fez sentir falta de algumas páginas a mais pra desenvolver algumas coisinhas.

ainda bem que o próximo livro sai em Setembro!

Sassenach 19/02/2024

"A memória vai doer, mas será minha."
"Eu queria dizer a ela que às vezes você não consegue explicar uma coisa sem explicar tudo. Às vezes, uma resposta não é tão fácil quanto sim ou não. Às vezes, a verdade se perde mesmo quando você diz a verdade."

Mirella | @readingmirella 25/03/2023

Esse livro tem um hype absurdo no tumblr, então fiquei bem animada, pois as loucuras deles costumam me agradar, mas nossa...quase abandonei ele várias vezes, só fui gostar mesmo depois da metade, antes disso pareci um enrola enrola e não sai do lugar. depois disso realmente é um livro INCRÍVEL, mas valeu todo o tédio que passei? não sei. só sei que não me animei muito para ler a continuação.