A Terra Devastada

A Terra Devastada Daniel Pedrosa

Resenhas - Retirantes

"Ana Paula" 14/01/2019

Retirantes foi uma grata surpresa para mim pois, além de ser um nacional, trás um dos gêneros que mais gosto, distopia.
Assim que comecei a leitura, fiquei encantada com a riqueza de detalhes que este conto possui. Mesmo com as poucas páginas, que eu teria terminado em algumas horas não fosse a necessidade de ir trabalhar, o conto é complexo e completo, garantindo entretenimento ao leitor e atiçando nossa curiosidade.

"Mas, antes que ele pudesse terminar, ou mesmo que os homens percebessem sua presença, tudo mudou. O som de asas batendo preencheram os ouvidos de todos, seguido por um revoar de pássaros negros que ocuparam o céu em um voo desesperado. Joaquim foi o primeiro a perceber, mas não demorou até que os outros dessem conta... eles estavam chegando."

Retirantes não é somente, um conto apocalíptico, é também a realidade contada no viés de fantasia. Quantas famílias largam seu lugar de origem e partem em busca de algo melhor, enfrentando diversidades pelo caminho? Ainda mais sendo no Nordeste brasileiro, onde a escassez de água e o sol escaldante sempre se fez presente. Nesse contexto, Joaquim e sua família farão o impossível para manterem-se vivos e chegar, quem sabe, a um local onde possam recomeçar suas vidas longe das sombras mortais que assolam a terra.

Gostei muito de como o autor deixou a leitura fluída e em como, em momento algum, deixei de ficar curiosa com o que viria a seguir. Os ganchos nos finais dos capítulos foram os melhores, me peguei repetindo "só mais um capítulo" durante toda a leitura.

"A fome, a dor e o medo estava transformado as pessoas em animais e isso estava acabando com o mundo que ele conhecia. Parecia um futuro inevitável, mas ele ainda tinha as crianças, e enquanto estivessem a seu lado, ele faria de tudo para lutar contra este futuro."

O personagem principal, Joaquim, é um homem humilde e que quer salvar seus filhos acima de tudo. Joaquim não chega a ser o herói que todos nós procuramos nos livros - com a escassez de alimento e água, a família está passando por um grave processo de desnutrição - mas isso não o impediu de ser pai e um homem bom e corajoso quando foi necessário.

Do mais, indico sim a leitura. Estou bem ansiosa para conferir a segunda parte que deverá ser publicada em breve. Se você é um leitor ávido por novas descobertas e quer embarcar em uma jornada que vai fazer você se desligar do mundo, leia Retirantes. Tenho certeza que você não irá se arrepender.

"Inconscientemente, a humanidade havia criado um monstro capaz de destruir tudo o que haviam construído. Cidades, pessoas, animais e até mesmo lugares como aquele. Em sua sede por riqueza, tornara o mundo um lugar devastado, cheirando a morte. Mas a esperança havia chegado pelas mãos de um homem simples e por isso ainda era possível acreditar."

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2019/01/resenhando-contos-retirantes-parte-1.html