Irmãos

Irmãos Gabriel Feltran




Resenhas - Irmãos


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Brenno.Soares 07/11/2023

Livro fantástico, muito honesto em retratar a realidade das periferias brasileiras de uma forma factual. O autor se distancia das emoções e se prende aos fatos para trazer uma perspectiva ampla e muito bem embasada sobre o impacto da atuação da maior facção criminal do país no dia a dia da população.
comentários(0)comente



Vincent 31/05/2023

Bom e ruim
Livro excelente na explicação que o autor consegue passar do que seria o PCC, e muito da "ideologia" que eles seguem. Isso se dá tanto no início como no final. O meião do livro que complica. Muito bajulação do crime e generalização exagerada das más práticas policiais. Ademais, não resiste em tentar manipular um leitor mais desavisado com a visão política do autor em vários momentos. Entre dez e zero, ficou na media.
comentários(0)comente



Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Irmãos: Uma História do PCC", de Gabriel Feltran, tem como objetivo trazer uma análise sociológica sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa que surgiu nas prisões de São Paulo na década de 1990. O autor buscou realizar uma pesquisa etnográfica, se aproximando do universo dos membros da facção e analisando as relações estabelecidas dentro e fora da prisão.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, o autor discute o surgimento do PCC, sua estrutura organizacional e a relação com o sistema prisional brasileiro. Na segunda parte, Feltran se aprofunda na análise das relações entre os membros da facção, mostrando a complexidade dos laços afetivos e de amizade que se estabelecem entre eles. Por fim, na terceira parte, o autor aborda as relações do PCC com o Estado brasileiro, especialmente no que se refere à política de segurança pública e ao sistema prisional.

O livro apresenta como principais conclusões a afirmação de que o PCC é uma organização social, e não apenas uma organização criminosa, e que sua estruturação interna é baseada em relações afetivas e de amizade, em contraposição à imagem de uma organização baseada em interesses econômicos. Além disso, o autor aponta a relação de dependência entre o PCC e o Estado brasileiro, que se retroalimentam mutuamente na manutenção do atual sistema prisional.
Por; Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Leandro.Cortese 02/01/2023

Ótimo trabalho acadêmico
Se você, como eu espera um compilado de histórias do PCC pode se decepcionar. O livro é um documento das pesquisas do autor que documenta muito bem o surgimento, expansão e funcionamento da facção.
comentários(0)comente



luanivea 06/12/2022

Achei esse livro muito bem escrito, o autor vai contando toda a história do PCC de forma bem dinâmica.
Foi o meu primeiro contato sobre a história dessa facção e deu pra esclarecer muitas coisas.
O autor traz reflexões e provocações muito pontuais durante a narrativa.
Recomendo!
comentários(0)comente



Leonardo 27/04/2022

Teorização do PCC
O livro é mais uma teorização sobre o PCC do que uma fonte de informações dessa organização criminosa. Em última análise, o autor faz uma reflexão sobre a natureza do PCC, bem como das consequências de sua atuação.
comentários(0)comente



Letícia 30/01/2022

Uma pesquisa excelente e necessária
"Irmãos: uma história do PCC" é um livro para sair da caixinha. Gabriel Feltran fez uma pesquisa gigantesca e muito importante para entendermos os impactos da atuação da facção em todo o Brasil, especialmente no estado de São Paulo.

O PCC é muito mais do que é descrito na mídia, muito mais do que é pintado pela segurança pública. Não estou defendendo a atividade criminosa - mas é muito complicado encaixarmos o PCC dentro de um espectro binário de certo e errado, bom e mau, mocinho e vilão.

Estamos falando de milhares de pessoas que fazem parte de uma organização política, econômica e social. O PCC fez cair drasticamente o número de homicídios em cadeias, fez parar a circulação do crack (em "Estação Carandiru", o Dráuzio Varella fala muito sobre isso) e leva como lema principal a PAZ, JUSTIÇA, LIBERDADE, IGUALDADE e UNIÃO.

Outra coisa interessante pra mim é que ter lido "Abusado", do Caco Barcellos, me fez entender bastante o funcionamento do CV do Rio de Janeiro. Já "Irmãos" não só me mostrou que as facções são muito diferentes como o próprio Gabriel faz comparações entre os dois grupos.

Eu sei que as pessoas que precisam ler esse livro - aquelas que dizem que bandido bom é bandido morto e não se esforçam para quebrar os estereótipos em que acreditam - não vão ler esse livro. Mas espero que essas informações cheguem até eles de alguma forma.
JurúMontalvao 30/01/2022minha estante
?
Sua resenha faz ter vontade de ler


Letícia 30/01/2022minha estante
É excelente, Ju! Recomendo muito


Kellynha 30/01/2022minha estante
Que interessante Leticia!! Nunca tinha lido sobre este livro.


Thamires 19/02/2022minha estante
Li há quase 2 anos e ainda me pego pensando nesse livro. Uma pesquisa incrível mesmo e que mostra que num julgamento, não é a pessoa que é colocada à prova, mas o crime que ela praticou. A questão é que o tribunal do crime é muito mais célere e fatalista que o tribunal "comum".
Excelente livro!




victoria 29/01/2022

Genial!
O livro me prendeu, acabei o devorando pois é um assunto que me atrai muito. O autor, nos apresenta o sistema do PCC com uma visão que muitas vezes não temos por causa da mídia, nos mostra a importância da facção nas periferias e a luta contra o sistema. Por ser de periferia, senti o autor muito empenhado na pesquisa, sensação de pertencimento, achei interessantes as referências de músicas e a atenção as gírias usadas.
comentários(0)comente



Vinicius.Dias 25/01/2022

Gabriel Feltran consegue trazer nessa obra aspectos da complexidade da estruturação do crime organizado e como se dá a relação do crime com a população e com o Estado. Obra importantíssima para quem deseja compreender sobre segurança pública e criminologia.
comentários(0)comente



Sheyla.Batista 09/05/2021

"Ele queria explodir a bolsa de valores"
"A reputação do PCC e de seus líderes deveria se encaminhar para algo similar àquela notabilizada pelo Cartel de Medellín, na Colômbia dos anos 1980."
comentários(0)comente



Storil 13/04/2021

Irmãos
Uma pesquisa de PRIMEIRISSÍMO nível de um dos maiores sociólogos da atualidade. Gabriel Feltran é de fato um grande estudioso, e suas pesquisas etnográficas que já duram mais de 20 anos estão, de certa forma, "resumidas" nesse livro. Digo resumidas pois é evidente que o assunto não foi esgotado aqui, ainda há bastante a amadurecer (essas são palavras do próprio autor). É uma extensa pesquisa de campo nas periferias de São Paulo, e uma forma original de interpretar uma das maiores facções já criadas no país: o Primeiro Comando da Capital.
comentários(0)comente



Hamlet 25/01/2021

Bom material para conhecer a origem da facção
O livro é muito bem apurado, sendo perceptível o vasto trabalho de entrevistas e documentos que se resultaram no livro. Em alguns momentos a leitura pode acabar densa demais, mas vale a pena investir o tempo para conhecer sobre o processo de formação do PCC e como sua atuação reflete no cotidiano brasileiro.
comentários(0)comente



Sarah 11/12/2020

Uma excelente etnografia do PCC
Gabriel Feltran produziu uma obra excelente sobre o funcionamento do PCC como uma sociedade secreta que regula as relações sociais e a moralidade das periferias e do sistema carcerário de São Paulo e outras unidades da federação. Através de um trabalho de campo que mostra o quanto o pesquisador foi capaz de se integrar aos espaços analisados, podemos observar o cotidiano de uma parcela muitas vezes esquecida da nossa população. O livro é muito bom, o autor desenvolve análises sociológicas interessantíssimas a partir de episódios corriqueiros. O livro nos traz várias reflexões fundamentais! Recomendo!
comentários(0)comente



Thamires 24/03/2020

Muito mais que apenas uma organização criminosa
Ler "Irmãos: Uma História do PCC" não foi fácil. Leitura arrastada, que exigiu uma boa dose de análise e interpretação. Em muitos pontos, eu precisava fechar o livro para digerir o que tinha lido. Cenas brutais, intensas, que despertavam os mais diversos sentimentos: desde a curiosidade pela maior facção do país à condescendência pelas diversas famílias pobres das periferias que tiveram suas lutas relatadas.

O trabalho de Gabriel Feltran é excelente e minucioso. Ele relatou coisas que eu só tinha conhecimento mais básico. Lembro dos atentados de 2006. Meu pai falava sobre o Massacre do Carandiru ocorrido em 1992. O sequestro do repórter da Globo. Mas ler sobre isso numa pesquisa aprofundada, sob o viés científico e sociológico, foi bem diferente e interessante! Uma das minhas grandes surpresas foi o relato detalhada de como é o Tribunal do Crime; é impressionado o quão célere é a justiça do PCC, una organização que batalha pelo que é certo dentro do errado. Pra fazer o certo por ser certo, ainda que por caminhos controversos. Que abomina os "vermes", como estupradores, pedófilos, os corruptos, caguetas, entre outros. O Estatuto do PCC é a Carta Magna da facção.

E sabem o que foi bem bacana: ouvir e ler as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno, do Racionais MC's, raps que tratam da realidade nas periferias e mostram muito do que os "Irmãos" vivem.

Esse é um livro de não-ficção para ser degustado, desvendado, desmistificado, afinal uma organização secreta como o PCC não é efêmera, mas secular. Prato cheio!
comentários(0)comente



João Bruno 22/01/2020

Alguns momentos o livro se torna acadêmico demais, com análises sociais muito profundas o que torna a leitura um pouco difícil e cansativa.
Mas o que achei mais importante, é que em nenhum momento do livro se faz apologia ao crime organizado ... Conhecemos características importantes da organização mas de modo totalmente imparcial.
Um livro escrito por um verdadeiro profissional, não um simples escritor entusiasta.
Cansativo ao meu ponto de vista, talvez o problema seja eu e não o livro, mas muito bem feito acima de tudo.
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR