Irmãos

Irmãos Gabriel Feltran

Resenhas - Irmãos

Letícia 30/01/2022

Uma pesquisa excelente e necessária
"Irmãos: uma história do PCC" é um livro para sair da caixinha. Gabriel Feltran fez uma pesquisa gigantesca e muito importante para entendermos os impactos da atuação da facção em todo o Brasil, especialmente no estado de São Paulo.

O PCC é muito mais do que é descrito na mídia, muito mais do que é pintado pela segurança pública. Não estou defendendo a atividade criminosa - mas é muito complicado encaixarmos o PCC dentro de um espectro binário de certo e errado, bom e mau, mocinho e vilão.

Estamos falando de milhares de pessoas que fazem parte de uma organização política, econômica e social. O PCC fez cair drasticamente o número de homicídios em cadeias, fez parar a circulação do crack (em "Estação Carandiru", o Dráuzio Varella fala muito sobre isso) e leva como lema principal a PAZ, JUSTIÇA, LIBERDADE, IGUALDADE e UNIÃO.

Outra coisa interessante pra mim é que ter lido "Abusado", do Caco Barcellos, me fez entender bastante o funcionamento do CV do Rio de Janeiro. Já "Irmãos" não só me mostrou que as facções são muito diferentes como o próprio Gabriel faz comparações entre os dois grupos.

Eu sei que as pessoas que precisam ler esse livro - aquelas que dizem que bandido bom é bandido morto e não se esforçam para quebrar os estereótipos em que acreditam - não vão ler esse livro. Mas espero que essas informações cheguem até eles de alguma forma.
JurúMontalvao 30/01/2022minha estante
Sua resenha faz ter vontade de ler

Letícia 30/01/2022minha estante
É excelente, Ju! Recomendo muito

Kellynha 30/01/2022minha estante
Que interessante Leticia!! Nunca tinha lido sobre este livro.

Thamires 19/02/2022minha estante
Li há quase 2 anos e ainda me pego pensando nesse livro. Uma pesquisa incrível mesmo e que mostra que num julgamento, não é a pessoa que é colocada à prova, mas o crime que ela praticou. A questão é que o tribunal do crime é muito mais célere e fatalista que o tribunal "comum".
Excelente livro!

Thamires 24/03/2020

Muito mais que apenas uma organização criminosa
Ler "Irmãos: Uma História do PCC" não foi fácil. Leitura arrastada, que exigiu uma boa dose de análise e interpretação. Em muitos pontos, eu precisava fechar o livro para digerir o que tinha lido. Cenas brutais, intensas, que despertavam os mais diversos sentimentos: desde a curiosidade pela maior facção do país à condescendência pelas diversas famílias pobres das periferias que tiveram suas lutas relatadas.

O trabalho de Gabriel Feltran é excelente e minucioso. Ele relatou coisas que eu só tinha conhecimento mais básico. Lembro dos atentados de 2006. Meu pai falava sobre o Massacre do Carandiru ocorrido em 1992. O sequestro do repórter da Globo. Mas ler sobre isso numa pesquisa aprofundada, sob o viés científico e sociológico, foi bem diferente e interessante! Uma das minhas grandes surpresas foi o relato detalhada de como é o Tribunal do Crime; é impressionado o quão célere é a justiça do PCC, una organização que batalha pelo que é certo dentro do errado. Pra fazer o certo por ser certo, ainda que por caminhos controversos. Que abomina os "vermes", como estupradores, pedófilos, os corruptos, caguetas, entre outros. O Estatuto do PCC é a Carta Magna da facção.

E sabem o que foi bem bacana: ouvir e ler as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno, do Racionais MC's, raps que tratam da realidade nas periferias e mostram muito do que os "Irmãos" vivem.

Esse é um livro de não-ficção para ser degustado, desvendado, desmistificado, afinal uma organização secreta como o PCC não é efêmera, mas secular. Prato cheio!

Sheyla.Batista 09/05/2021

"Ele queria explodir a bolsa de valores"
"A reputação do PCC e de seus líderes deveria se encaminhar para algo similar àquela notabilizada pelo Cartel de Medellín, na Colômbia dos anos 1980."

Brenno.Soares 07/11/2023

Livro fantástico, muito honesto em retratar a realidade das periferias brasileiras de uma forma factual. O autor se distancia das emoções e se prende aos fatos para trazer uma perspectiva ampla e muito bem embasada sobre o impacto da atuação da maior facção criminal do país no dia a dia da população.

Hamlet 25/01/2021

Bom material para conhecer a origem da facção
O livro é muito bem apurado, sendo perceptível o vasto trabalho de entrevistas e documentos que se resultaram no livro. Em alguns momentos a leitura pode acabar densa demais, mas vale a pena investir o tempo para conhecer sobre o processo de formação do PCC e como sua atuação reflete no cotidiano brasileiro.

Storil 13/04/2021

Irmãos
Uma pesquisa de PRIMEIRISSÍMO nível de um dos maiores sociólogos da atualidade. Gabriel Feltran é de fato um grande estudioso, e suas pesquisas etnográficas que já duram mais de 20 anos estão, de certa forma, "resumidas" nesse livro. Digo resumidas pois é evidente que o assunto não foi esgotado aqui, ainda há bastante a amadurecer (essas são palavras do próprio autor). É uma extensa pesquisa de campo nas periferias de São Paulo, e uma forma original de interpretar uma das maiores facções já criadas no país: o Primeiro Comando da Capital.

Vincent 31/05/2023

Bom e ruim
Livro excelente na explicação que o autor consegue passar do que seria o PCC, e muito da "ideologia" que eles seguem. Isso se dá tanto no início como no final. O meião do livro que complica. Muito bajulação do crime e generalização exagerada das más práticas policiais. Ademais, não resiste em tentar manipular um leitor mais desavisado com a visão política do autor em vários momentos. Entre dez e zero, ficou na media.

LG 02/10/2018

O Professor Gabriel Feltran traz um descrição e analise minuciosa sobre a Violência e o crime em todos os seus níveis. O Seu protagonista, nesse livro, e o PCC, facção criminosa que destoa dos outros modelos que conhecer usualmente. Nao e um livro somente acadêmico, mas sim uma cronica sobre a historia do PCC e os desdobramentos de sua criação e expansão.

Guigui 20/01/2019

Ler para conhecer
Terminei de ler o livro, Irmãos uma história do PCC de Gabriel Feltran, um livro bastante longo, mas com uma linguagem de fácil entendimento, o bom é que ou autor conta um pouco sobre as histórias do morros cariocas, sobre a influência das musicas de Jorge Ben Jor sobre todas essas longas histórias de guerras das facções cariocas, que não se inicia apenas com o CV, existia outras formas de "lutas". Fala sobre Adoniran Barbosa e como surgiu a saudosa maloca e o trem das onze, do nosso rei do baião (nenhum dos citados acima, tinham ou tem comprometimento com o crime, apenas alguns moravam nas áreas de "riscos"). Outro fato que achei interessante no livro é do autor relatar que; "um irmão da facção PCC, cheirou um milésimo de grama de cocaína que tinha sobrado no prato...foi punido por menor que fosse a quantidade era para o sustento da 'irmandade' e ele agiu errado...". Fiquei pensando, "NOS NOSSOS CONGRESSISTAS". Outro fato muito interessante é da percentagem de esclarecimento homicídios no Canadá e no Estados Unidos; Canadá 80% esclarecido e prisão efetuada e Estados Unidos 66% esclarecido e prisão efetuada, e no Brasil só no Para 96% nem é investigado. A triste realidade que me veio a cabeça até agora, "há mais democracia entre criminosos do que no nosso País".

Sarah 11/12/2020

Uma excelente etnografia do PCC
Gabriel Feltran produziu uma obra excelente sobre o funcionamento do PCC como uma sociedade secreta que regula as relações sociais e a moralidade das periferias e do sistema carcerário de São Paulo e outras unidades da federação. Através de um trabalho de campo que mostra o quanto o pesquisador foi capaz de se integrar aos espaços analisados, podemos observar o cotidiano de uma parcela muitas vezes esquecida da nossa população. O livro é muito bom, o autor desenvolve análises sociológicas interessantíssimas a partir de episódios corriqueiros. O livro nos traz várias reflexões fundamentais! Recomendo!

victoria 29/01/2022

Genial!
O livro me prendeu, acabei o devorando pois é um assunto que me atrai muito. O autor, nos apresenta o sistema do PCC com uma visão que muitas vezes não temos por causa da mídia, nos mostra a importância da facção nas periferias e a luta contra o sistema. Por ser de periferia, senti o autor muito empenhado na pesquisa, sensação de pertencimento, achei interessantes as referências de músicas e a atenção as gírias usadas.

Leonardo 27/04/2022

Teorização do PCC
O livro é mais uma teorização sobre o PCC do que uma fonte de informações dessa organização criminosa. Em última análise, o autor faz uma reflexão sobre a natureza do PCC, bem como das consequências de sua atuação.

luanivea 06/12/2022

Achei esse livro muito bem escrito, o autor vai contando toda a história do PCC de forma bem dinâmica.
Foi o meu primeiro contato sobre a história dessa facção e deu pra esclarecer muitas coisas.
O autor traz reflexões e provocações muito pontuais durante a narrativa.
Recomendo!

Ju Ragni 13/10/2019

Excelente trabalho de jornalismo
O autor acompanhou durante muito tempo a realidade do funcionamento e formação da temida facção, e fala com propriedade sobre o assunto, esclarecendo idéas pré-concebidas e erradas que a mídia e as autoridades do sistema de segurança incultem à sociedade. Esclarecedor.

João Bruno 22/01/2020

Alguns momentos o livro se torna acadêmico demais, com análises sociais muito profundas o que torna a leitura um pouco difícil e cansativa.
Mas o que achei mais importante, é que em nenhum momento do livro se faz apologia ao crime organizado ... Conhecemos características importantes da organização mas de modo totalmente imparcial.
Um livro escrito por um verdadeiro profissional, não um simples escritor entusiasta.
Cansativo ao meu ponto de vista, talvez o problema seja eu e não o livro, mas muito bem feito acima de tudo.