As razões de Cris

As razões de Cris Maria Freitas

Resenhas - As razões de Cris

1 | 2 | 3 | 4

Koala Leitora 18/01/2023

Aprendi mais do que pensei que seria possível
Cristiana passou a infância e adolescência sendo massacrada pelo bullying sofrido na escola, por ser uma garota negra e gorda a jovem sofreu muito nas mãos dos colegas que, embora não soubessem devido a moça mostrar ser bem resolvida, estavam destruindo aos poucos sua autoestima e amor próprio, até a chegada de Pedro e Regina que vieram a se tornar seus melhores amigos.
Mas como nem tudo são flores, a vida de Cris deu várias guinadas bruscas e com essas reviravoltas a jovem acabou perdendo mais do que gostaria e com isso a sede de vingança virou sua amiga mais íntima.

?Nenhuma criança deve ser sozinha. Solução é algo muito triste e tristeza não combina com infância.?

Cris poderia ter feito qualquer escolha, mas para uma garota machucada como ela, sua única opção era seguir o caminho da raiva, mas será que ela fez certo?
Cheio de dores, amores, recomeços e erros, esse livro está carregado de algo que o ser humano ainda não venceu: o preconceito. É um livro para quem de fato tem estômago, pois carrega gatilhos capazes de ferir a alma.

?Só existe uma coisa mais triste do que ser usado: ter que usar alguém.?

Como eu já tinha recebido vários avisos da autora, acabei me preparando psicologicamente para sofrer o que me ajudou a não sofrer tanto e isso foi o melhor para conseguir concluir essa história dolorosa e que infelizmente ainda é a realidade de muitas jovens.
Maria escreveu uma dor profunda e difícil de se curar, mas não impossível e com isso nos mostra o quanto precisamos melhorar como seres humanos, pois o caminho da raiva nem sempre é o amor, na maioria das vezes é um ciclo vicioso de causar dor ao outro sem fim.

Nem preciso dizer que recomendo essa história, não é mesmo? Mas ela foi reescrita e lançada em uma nova versão, então se quiserem saber mais corre na Maria e ela te conta.
Eu vou ficando por aqui, fazendo um convite a você de melhorar como pessoa e ao invés de julgar ajudar quem precisa da sua atenção, a gente pode não ver, mas a dor do outro é real e precisa de atenção.

Luciene 21/09/2022

O que faltava pra entender
Fui lendo os contos fora de ordem e acabei me perdendo na história. Com esse livro, consegui me localizar e entender o que de fato aconteceu com esse trisal

Lethycia Dias 07/02/2022

Uma pessoa machucada
Faz muito tempo que tenho "As Razões de Cris", o primeiro livro de Maria Freitas, no meu Kindle. Mas foi só depois de ler o conto "Mas... e se?", que apresenta um final alternativo para essa história, que eu fiquei com muita vontade de ler esse livro. E uma das minhas decisões para esse início de ano foi priorizar esta leitura.
Aqui, conhecemos Cris Souza, sua amizade com Pedro Xavier numa cidade do interior de Minas Gerais e amor com o cantor Henrique, numa história sobre auto ódio, inadequação, traição e vingança, em que uma amizade de infância confrontada com preconceitos, sonhos e ambições acaba transformada em depressão, solidão e muita mágoa.
Cris conta sua história como se desabafasse para um amigo, se dirigindo diretamente a quem lê. A história é contada na ordem cronológica, desde antes de Cris e Pedro se conhecerem ainda crianças, até a vida adulta, quando Cris coloca tenta colocar em prática seu plano de vingança.
Cris é uma mulher muito machucada, mas é fácil compreender sua dor. Ao mesmo tempo, ela também nos permite entender Pedro, um homem que ainda não se conhece direito e que sente culpa pelo que fez. Outros personagens também têm papel importante e vão nos conquistando aos poucos, como Henrique, que têm seu próprio livro e estou doida para conhecer melhor.
Tudo é narrado com linguagem bem simples e informal, que dos muito natural para a ambientação da história. Fiz uma leitura muito rápida, não só por ser um livro curto, mas também porque a minha curiosidade para saber como esses personagens se conheceram era grande.

Camis 13/12/2021

Estão prontos para dúvidas, ponderações e certezas?
Este é um livro intenso, que começa despretensioso,e de mansinho ganha sua atenção, seu envolvimento, suas emoções.

Maria segue sendo uma escritora maravilhosa! O universo é pouco pra o que essa mulher merece, gente!
Leiam As razões de Cris, com total atenção aos avisos, as indicações que ela nos dá em seus relatos, pq eles literalmente cumprem o que prometem. Não duvide disso!

Se procura um clichê água com açúcar, saiba que esse livro passa longe de ser resumido a isso; pois é visceral, e perfeito em cada imperfeição de seus personagens, em cada verossimilhança com o mundo real...

Por fim, apreciem; pq uma escrita como a dela deve ser apreciada e reconhecida como é devido: plenamente!

Ana Carolina Andrade 10/09/2021

Li depois de ?Mas? e se??, então imagina o meu baque
Seguindo uma das personagens do conto ?Mas? e se?? (e ?As razões de Henrique?), esse livro foi escrito antes, mas eu só o descobri depois de ler toda a coletânea. Não sabia que aquele conto se passava em um universo paralelo a esse livro, então o baque que senti ao terminar foi o de um planeta me esmagando.
A evolução desse livro para ?Clichês em Rosa, Roxo e Azul? é nítida. Dá para ver que a escrita desse livro é mais amadora (afinal, foi o primeiro da autora), com digressões um pouco confusas e informações sendo apresentadas de maneira um pouco súbitas. Ainda assim, a leitura é super envolvente e me deixou curiosa para entender melhor as tais ?razões?.
Como li o conto alternativo, que tem um clima bem mais leve, antes desse livro, foi angustiante ver até onde a Cris ia para alcançar seu objetivo de retaliação, e o quanto isso envenena a própria felicidade dela, de tantas maneiras diferentes. Vim esperando uma historinha levinha que me deixaria de coração quentinho, mas encontrei uma obra surpreendente de vingança que mostra que nada bom pode sair daí.
Comecei a leitura querendo ?As razões de Pedro? para completar a trilogia, mas agora estou até com medo do que a autora poderia aprontar.

Julye.Rib 02/08/2021

Cris
As razões de Cris se passar no universo da Maria em que não teve pandemia, só pra deixar claro. Eu amo todo o Mariaverso, esse livro foi ótimo, foi envolvente, tão esclarecedor, a Cris é uma grande personagem, grande mulher, forte, guerreira, inspiradora, queria eu ser metade dela, Cris fez tudo, pra quem deve ter lido os contos no Kindle vai adorar conhecer mais a a Cris, e todas as suas razões
ana 09/11/2021minha estante
obrigada por esclarecer!! do doida tentando entender o multiverso kkkkkk

Gabi 30/07/2021

É um livro bem envolvendo, a escrita é daquelas que você quer ler mais e mais. Gostei da representatividade, das descrições das personagens, só não gostei muito do desfecho rs mas recomendo.

Eloísa 02/06/2021

Tem um olho na minha lágrima
Fique destruída, muito bom.

Sam 10/05/2021

chocada
uma dica, não leiam o conto ?mas... e se? antes de ler esse, você chora muito se for o caso, eu fiquei chocada n tava esperando, leitura ótima pra curar a ressaca

Silmara Cunha 18/04/2021

Não foi pra mim
Não vou me prolongar com relação a história em si, somente sobre como me senti ao ler. No início eu estava empolgada com a narrativa e talvez tenha depositado alguma expectativa, porém quanto mais avançava na leitura, mais cansada da trama e dos personagens eu ia ficando. Terminei por terminar e fiquei com a sensação de ter perdido tempo. Infelizmente..

1 | 2 | 3 | 4