As razões de Cris

As razões de Cris Maria Freitas

Resenhas - As razões de Cris

1 | 2 | 3 | 4

Joyce 18/10/2020

"Percebi que havia transferido pra você o amor que deveria sentir por mim mesma."
Uma leitura muito envolvente, não queria parar de ler e li em um dia. Não imaginei que gostaria tanto dessa história, os personagens são tão humanos e consequentemente falhos. Mesmo com tantos erros que um ser humano é suscetível a cometer, eu senti muito a química dos personagens principais, Cris e Pedro. Claro que há outros personagens também amáveis, como o Henrique, Regina, Dani etc. É um livro que tem muita representatividade, pois é narrado por uma garota negra e gorda, que infelizmente sofre muito por não estar dentro do padrão da sociedade. Devido a tudo que ela sofreu, ela só tem o desejo de se vingar de quem a fez sofrer tanto, e aprende uma lição muito importante: a vingança nunca é plena.

becka 29/01/2021

Eu entendi que muitas das escolhas da autora foram propositais, como os preconceitos mostrados e etc, mas não consegui ver o ponto em uma narrativa que além de fazer a vida de uma personagem adulta girar em torno de uma vingança ridícula contra alguém que conviveu na adolescência ? e isso ser retratado como ela sendo apenas uma pessoa indo pelo caminho errado, ao invés de algo sério e surreal, já que ela passou bastante dos limites que qualquer pessoa normal iria ?, encaixa a personagem que é preta em uma narrativa estruturalmente racista, onde a personagem entra naquele estereótipo de pessoa preta raivosa/agressiva/vingativa, achei o livro extremamente estereotipado, além de encaixa-la nisso, ainda usando o fato dela ter sofrido preconceito como base pra enfiar ela nessa narrativa; a personagem em nenhum momento demonstrou existir fora do que as pessoas faziam com ela, a narrativa acabou focando tanto nessa história de ?até onde coisas que te aconteceram podem te levar? que esqueceu de fazer a personagem ter uma personalidade; um jeito, os poucos momentos em que pude me relacionar com ela foi quando a autora descreveu momentos que praticamente toda pessoa preta já sofreu na vida, como sentir que era negra demais em um ambiente branco demais e etc, e descrever isso apesar de me fazer relacionar com a personagem, não é descrever uma personalidade pra ela.

Não achei que a história proporcionou momentos de tensão suficiente ou conseguiu me levar a ver como a Cris chegou no ponto que chegou, porque sim ela sofreu decepções na adolescência, mas... e? É isso? Ela fez toda a vida girar em torno de acontecimentos da adolescência? E a noção de consequência também é bem mal retratada, Pedro fez o que fez e não sofreu nenhuma consequência por isso praticamente, e não acho que o final concluiu nenhuma das perguntas que foram abertas sobre ele.

E a história constrói certo momento de tensão(pra não dar spoiler)pra... não fazer nada e só falar que nada aconteceu no epílogo, é como se você lesse o livro inteiro esperando ou uma resolução ou que ela de fato faço algo pra no final não fazer nada e também não ter uma desconstrução, só um ?engole isso? no epílogo e você não vê os personagens crescendo/mudando no decorrer da história, racismo é abordado quando conveniente e de forma bem superficial na minha opinião, com o plus da narrativa tratar a personagem de maneira BEM duvidosa.

Will 12/03/2021

Por um acaso li primeiro o conto E se... me apaixonei pela história da Cris, do Pedro e do Henrique, então corri para ler As razoes de Cris. Não deveria ter feito isso, não por que a história não é boa, mas por que me matou e então só aí entendi o por que o conto se chama E se...
A autora está de parabéns pela história, como a personagem sofre como cada problema, que é a realidade de muitas pessoas, como a nossa visão de mundo afeta como nos achamos que os outros nos veeem.
Mas o final me destruiu. Acabei de ler e fiquei horas sentido uma dor grande no coração, então não leiam E se... se você não leu As razoes da Cris.

Gabi 30/07/2021

É um livro bem envolvendo, a escrita é daquelas que você quer ler mais e mais. Gostei da representatividade, das descrições das personagens, só não gostei muito do desfecho rs mas recomendo.

DaniMartLivros 31/08/2020

Esse livro me roubou uma madrugada!
Porque foi isso, li em um único dia, varando a madrugada, rindo e chorando (muito!) com essa história maravilhosa! Eu queria ser amiga da protagonista. Queria defendê-la. Quis bater no crush dela! Ai, ai... Não tem como não amar cada pedacinho desse livro. Obrigada por compartilhar essa história. E parabéns por ela.

site: http://www.instagram.com/danimartlivros

lewhoviana 21/12/2020

Odiei e amei
Eu não sabia bem o que esperar do livro - não li sinopse, nem ninguém falando, fui na fé - mas eu claramente não esperava isso. Foi tiro atrás de tiro, comecei achando que seria um clichê gostosinho, depois imaginei que seria como os treze porquês, chorei, senti raiva e, no fim, amor. Apesar de ainda está sofrendo com o livro, não posso não maar essa história , não levar pro lado pessoal toda esperança que criei conhecendo Cris e que foi destruída em pedacinhos.
Estou destruída.

Carina 27/03/2020

Vingança
É um livro adolescente a meu ver. Que mostra que tudo que a gente planta a gente colhe maior e mais doloroso. Cris, tinha tudo para ser o que quisesse, andar o mundo, estudar, ter uma posição social de destaque. Porém, ela preferiu se ligar ao passado de tal forma a vive-lo para sempre. É triste isso. Sei que ela teve depressão e decepção e se achou no direito infantil de querer dá o troco. É infantil, pois todo mundo sabe que coisas ruim só trazem mais coisas ruins e não coisas boas como paz de espírito.

Digs 16/02/2021

Até onde a dor pode nos levar
Cris é uma mulher preta e gorda e é impossível não notar sua presença, sempre alto astral e não se deixando derrubar por visões preconceituosas, quando ninguém tá vendo ela se deixa levar. Eu sou apaixonado por Cris, Pedro, Regina, Henrique, Daniella e todos os outros personagens desse Universo. Eu sofri com Cris todas as dores que ela pode sofrer, e ainda sim acreditei nela e no melhor, mas é claro que a Cris não sou eu e tem suas razões. O livro tem algumas coisinhas que talvez precisem ser revisadas sobre bissexualidade, e não, eu não considero o final canônico (me processa), em realidade, o final parece ser um pouco apressado e não há tempo pra absorver o que acontece de fato. Mas... e se esse não fosse o final?
Stephanie 17/02/2021minha estante
Eu poderia passar dias lendo suas resenhas

Lito 31/07/2018

Razões para ler.
''? Cê sabe que eu nunca vou amar ninguém igual eu amo você, não sabe?

? Eu sei. ? Sorri de volta. ? Olha só Henrique, eu sei que você não está em uma fase pegador e tal. Mas eu quero que você seja livre para seguir seu coração e suas vontades.''

Ainda na infância, Cris construiu um castelo para proteger seu coração. Quando estava na terceira série, conheceu Pedro, um garotinho gordo, assim como ela. Juntos, os dois descobriram os encantos de uma infância no interior e sonharam em conquistar o mundo.

Pedro e Cris constroem uma amizade linda, até mesmo com os empecilhos da vida. É uma amizade do tipo: Chaves e Chiquinha, o livro também conta com diversas referencias do seriado da Televisa escrito por Roberto Gómez Bolaños. Em meio aos desafios da escola, lidar com os problemas diários, Cris ainda é prestativa a ponto de ajudar uma família vizinha que acabou de se mudar para sua cidadezinha.

Cris só não contava que seu castelo começaria a ruir por dentro, justamente pelas mãos de quem ela permitiu que entrasse.

Cris sempre foi a garota que sofria bullying na escola, tinha que aturar sempre um garoto chamo satiricamente por ela e Pedro de Rick cabeça de Ovo, o apelido é justo, já que o menino chamava a dupla de oito.

O livro trata questões como gordofobia, machismo, racismo e homofobia de maneira brilhante. As razões de Cris é dividido em duas partes. A primeira é um sopro de felicidade e a segunda um furacão de emoções.

Não quero dar muitos spoilers sobre o enredo, basicamente você terá que se aventurar com Cris em sua bicicleta rosa pela cidade de Santa Má e descobrir todas as razões de Cris.

A mulher que conta essa história já não é mais a mesma garotinha destemida de antes. 20 anos se passaram e Cris deseja se vingar. Mas de quem e por quê?

Você vai ter que ler para descobrir!

Helena 14/09/2018

O livro é maravilhoso! Uma das coisas que mais gostei é que, para alguns personagens, o leitor gosta, odeia, depois gosta de novo! Uma bagunça de sentimentos! É mais comum acontecer isso com o Pedro, mas senti pelo Henrique também (antes de me encantar *risos*), até mesmo pela própria Cris! Por vezes a gente quer gritar pra ela desistir logo dessa vingança e procurar aproveitar as coisas boas que aconteceram pra ela, apenas ser feliz. Mas ela acreditava que só poderia ser feliz depois de se vingar. E isso piorou tudo.

Acho que a personagem mais sensata (divertida e amiga) é a Regina. Ela é realmente uma daquelas pessoas que a gente quer ter por perto. E que bom que ela entrou na vida da Cris, que aquela "amizade de banheiro" realmente durou. Os personagens mais odiados foram o Rick e o Júnior, não tenho nem palavras para descrever.

É um livro bem realista, pessoas com vários problemas, conflitos externos e internos, com direito a risos, choro, xingamentos. Durante toda a leitura podemos fazer várias reflexões, especialmente no final do livro (depois de se recuperar, é claro). A Cris é uma garota realmente muito forte, passou por coisas pesadas, sempre procurando se reerguer. Uma penas ela ter sido "contaminada" e querer se vingar de todos que a feriram. Mas todos os personagens enfrentam algo em sua vida.

Esse seria um bom livro para ler em escolas, talvez fizessem os adolescentes serem mais conscientes, porque é um choque de "realidade" bem interessante. Parabenizo a autora por criar uma história tão amorosamente e dolorosamente incrível! Agora estou ansiosa para saber quais são As Razões de Henrique.

site: https://ramificandoideiaserealidade.blogspot.com/2018/09/resenha-as-razoes-de-cris.html

Lis 19/11/2018

Maravilhoso!
Ao ler as primeiras páginas de As Razões de Cris, tive a certeza que se tratava de um romance adolescente, bem conduzido e com um final romântico, quase que cinematográfico. Ledo engano. As Razões de Cris não fala exclusivamente sobre romance, tampouco tem um final cinematográfico estilo Nicholas Sparks. As Razões de Cris é muito mais profundo, quase tão real que as feridas da Cris viram as suas feridas. Deixe-me explicar:
O livro narra várias etapas da vida de Cris, mas começa, especificamente, com ela criança. Uma garota negra, gorda, que fala com todo mundo, apesar do bullying e preconceito que sofre na escola. Certo dia, Pedro, um garoto bem mais introvertido, chega na sala de Cris, em Santa Maria Madalena, Minas Gerais, onde grande parte da história se desdobra. Ela estica a mão em direção ao garoto que, imediatamente, vira alvo de bullying e é a partir daí que a amizade dos dois se inicia. Não pretendo me alongar em mais detalhes ou, caso contrário, corro o risco de soltar algum spoiler. Mas ?As Razões de Cris? vai te fazer viajar e repensar em inúmeras atitudes da sua vida: o quão longe você iria para se vingar de alguém? Você já se apagou em um relacionamento? Quem são suas verdadeiras amizades? As Razões de Cris está longe de ser um mero romance adolescente. Ele fala, sobretudo, a respeito de amizade, amor, depressão, preconceito, LGBTs, luto, racismo, machismo, gordofobia, abandono e tantos outros temas. As Razões de Cris é uma chuva de representatividade. Uma chuva que todos nós precisamos nos permitir sentir sem guarda-chuva. (Resenha disponibilizada no Instagram @antesdos30th)

S. G. Conzatti 09/12/2020

Gostei bastante do modo como o livro é apresentado. O narrador em primeiro pessoa (Cris) conversa com o leitor. Por vezes sendo um pouco engraçado, e na maior maior parte de modo tocante. Os personagens são complexas. Nos deparamos com situações muito tristes de bullying, pobreza, preconceito, ao mesmo tempo, de descobertas, amor e amizade.
Contudo, como a autora deixa claro, no início, é um livro sobre vingança. E gostei bastante como a história foi levada até 70% do livro. Não gostei do modo como as coisas se resolveram no final, tirando personagens do caminho para que algumas coisas emocionais se resolvessem. Mas recomendo muito a leitura, ótima escrita e de grande qualidade.

site: https://www.instagram.com/autorasgconzatti/

Bia 13/12/2020

Suas escolhas traçam o seu caminho
Eu me apaixonei por esse livro. Eu li tão rápido que quase não conseguia processar as palavras que estava lendo de tão empolgada que fiquei. Mas quando cheguei no final, foi como se um buraco tivesse se aberto no chão e eu tivesse caído até acabar o mundo. Eu fui pega tão de surpresa pela reviravolta da história que só depois de alguns dias refletindo consegui perceber que todas as informações estavam na minha cara o tempo todo, mas o livro é tão bem escrito que não deixa você perceber pra onde ele está te levando. É a mistura perfeita de completamente revoltante e absurdamente envolvente.

Livia1429 27/11/2020

Acabei indo ler esse livro por um acaso sem saber muito bem o que esperar e terminei me surpreendendo positivamenre. A Cris é uma personagem super interesante, não é nada dificil se conectar com ela e isso fez com que tomasse um pouco das dores dela, tornando muito facil entender o porque ela faz o que faz, independente de isso poder ser considerado certo ou errado.
Além disso, as mensagens passadas são, em um geral, muito boas, ainda mais levando em consideração a vibe mais adolescente do livro. Toda forma como se fala sobre vingança e perdão, e o que ambas podem trazer, é boa pra qualquer um que lê a história, independente de idade.
Posso até ter me encomodado com um ou outro detalhezinho da narativa, mas definitivamente não é nada que acabasse por estragar minha experiencia e me impedir de recomendar a história.

ana 26/03/2021

Gostei muito da escrita, muito mesmo. A história não me fisgou tanto, o que me fez demorar bastante a terminar a leitura. Mas foi boa de ler mesmo assim. Me fez refletir sobre algumas coisas. Algumas situações e ações achei difícil de compreender, mas algumas compreendi até demais e senti bastante.

(Tô bem confusa com o final. Eu li ?Mas... e se?? primeiro e agora não to entendendo nada, meu deus)

1 | 2 | 3 | 4