Os desafios da escrita

Os desafios da escrita Roger Chartier

Resenhas - Os desafios da escrita

Kácio 10/01/2024

Reflexivo
Mais uma vez Roger Chartier nos guia pelo mundo maravilhoso da história da escrita, fazendo-nos refletir sobre as mudanças que as tecnologias e as relações do leitor com o livro, e de todos o que trabalharam para fazer o livro.

Adriana1161 21/11/2023

Ensaios
Ensaios que tratam da história da escrita.
Fala da linguagem e literatura no digital, em contrapartida com as publicações tradicionais, e o próprio conceito de livro.
Fala sobre a possibilidade da digitalização provocar o esvaziamento de livros da biblioteca.
Corrigir um texto o transforma em outro?
Levanta a questão do papel do tradutor também.
O autor tem mais controle nos textos manuscritos do que nos impressos. Essa é a sensação que se tem.
Conversa com outro livro que li "O mundo da escrita" .
"O presente e o futuro do livro e da escrita são personagens centrais destes ensaios cintilantes"
@driperini

Giovani.Pagliusi 04/02/2018

Chartier faz uma desconstrução com a história da forma do livro navegando através de suas consideráveis mudanças de estrutura e publicação. O objetivo paralelo é investigar todos os processos de leitura ao longo da história do livro, para assim, tentarmos entender os paradigmas que o momento da leitura virtual estabelece na sociedade contemporânea. Livro indispensável para editores, tradutores, tipógrafos, livreiros e gostadores de livros.