Direitos Máximos, Deveres Mínimos

Direitos Máximos, Deveres Mínimos Bruno Garschagen

Resenhas - Direitos Máximos, Deveres Mínimos

Sammy 02/02/2024

É interessante como muito pouco mudaria muita coisa. As pessoas insistem no erro e insistem em sistemas falhos e irracionais unicamente pra manutenção do seu lado na guerrinha ideológica do Brasilzao polarizado.

manuellagiusti 17/01/2024

Desde os benefícios imensuráveis do nosso Congresso, passando pela vida boa do judiciário, até os ?privilégios? (para o autor) de programas sociais e minorias, o livro traz uma verdadeira patifaria da distribuição de dinheiro público - o único ponto que vale a leitura -. Fiquei impressionada pela capacidade do Brasil de inchar a máquina pública. Não concordo com boa parte (pra não dizer quase tudo) que está nessas páginas, especialmente nos assuntos como direito das mulheres, grupo LGBTQIA+. Há várias (e graves) fragilidades argumentativas, além de parcialidade e conservadorismo.

Carlos_e_Bianca 11/12/2023

O show de privilégios que assola o Brasil
Neste livro, o autor demonstra, pelo menos em parte, os privilégios absurdos que existem no nosso país. Desde os três poderes constitucionais, passando pela burocrática máquina pública, analisando também, as regalias que alguns setores da sociedade, como ONGs e grupos de militância, conquistaram.

A obra serve como um choque de realidade para o brasileiro médio que ama criticar os problemas do país sempre de maneira muito incipiente mas busca uma vantagem ou outra desse sistema gigantesco e impagável.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 26/01/2023

Dever de quem? Meu é que não é!
Neste livro, o professor Bruno Garschagen oferece uma perspectiva indagadora em relação ao cenário político-social brasileiro, no qual ele traz à tona uma perigosa realidade que permeia o Brasil: a depuração da responsabilidade individual em relação aos desafios cotidianos.

Nesse sentido, o autor não condena ou justifica as reivindicações de direitos, mas busca demonstrar, mediante notícias e argumentos, que determinados privilégios obtidos amplamente por diversos grupos sociais junto à ordem jurídica os quais extrapolam as condições básicas da vida (educação, saúde, alimentação, moradia, etc.) prejudicam o fornecimento dos direitos necessários àqueles que de fato necessitam deles (os hipossuficientes e os grupos vulneráveis).

A título de ilustração, o Estado brasileiro confere inúmeros privilégios institucionalizados a certos funcionários seus (juízes e deputados), de modo a tornar o Poder Executivo brasileiro um dos mais dispendiosos do mundo, mas também um dos mais precários. Assim, de maneira paternalista, o Estado passa a fornecer TUDO o que os cidadãos precisam, atitude a qual, a longo prazo, constrange a emancipação dos próprios cidadãos que frequentemente buscam a ajuda do Estado. Nesse cenário, a responsabilidade individual diminui proporcionalmente à medida do quanto de nossas responsabilidades pessoais terceirizamos ao Poder Público.

Sergio330 12/08/2022

Necessário
Finalizado esse livro esclarecedor. Ele nos mostra que não só políticos e alguns servidores públicos possuem privilégios; ele nos leva a refletir que cidadãos comuns possuem privilégios camuflados em " direitos" . Vale a leitura.

@Kalik 19/05/2022

Judiciário do nosso país é uma vergonha! !
Um mar de privilégios !
Excelente autor .
Pretendo ler mais obras dele !

Jaque Belo 12/05/2022

O Estado é um pai ausente.
Esse livro aborda tantas pautas que não tenho nem como colocar em palavras o quanto ele me fez refletir e questionar tantas coisas. O principal questionamento, sem dúvida, foi pensar que aqueles que tanto afirmam se importar com a desigualdade são os mais causadores dela.
Não é a esfera privada que cria uma divisão na sociedade, e sim a pública. São inúmeros privilégios, ou seja, injustiças que o Estado causa e ao mesmo tempo alega ser aquele que vai suprir todas as necessidades do povo. Que engano! O Estado é como um pai ausente, cheio de promessas não cumpridas.

laura.brunca 20/01/2022

direito máximos (privilégios)
eu facilmente indicaria esse livro,alem de alertar a realidade e explica-la ,ajuda a entender o próprio papel dentro da sociedade

Marcella.Pimenta 10/01/2022

Você é privilegiado sim, basta olhar
A ideia que norteia o livro é a diferença entre privilégio e direito. Enquanto os direitos são inerentes ao ser humano (não importa a sua condição social, seu sexo, sua idade... É gente? Você tem!), os privilégios são benefícios concedidos a determinados grupos ou indivíduos (é necessário possuir uma condição específica). A partir daí, o autor faz um resumo dos privilégios dos 3 poderes e da sociedade.

Então nos damos conta que, justificadamente ou não, todos somos agraciados com privilégios que amamos receber e que já "normalizamos" ao ponto de não os considerarmos como tal, em razão da nossa falsa percepção de que todo mundo me deve algo, mas eu não deveo nada a ninguém.

As referências a autores clássicos e contemporâneos enriquece o nível das ideias e nos dá uma visão abrangente da realidade brasileira.

Recomendo principalmente a todos que trabalham na área do direito, mas é surpreendente pra todos que estão vivos e vivem no Brasil.

Cath 10/01/2022

MUITO BOM!!!
O livro traz uma abordagem maravilhosa sobre os privilégios que assolam o Brasil, e, ainda, com uma linguagem fácil e divertida.

Eu achei que seria só mais um "livro chato" e me enganei. A forma de escrever do autor dá vontade de ler o livro todo em um dia.

Além disso, a obra serviu para eu refletir bastante nos políticos que "nos governam" afinal, somos nós que o colocamos eles no "poder", e são eles que criam as leis. E também na questão "o que é privilégio?", já que deixamos passar tanta coisa só porquê nos beneficia.

É um livro muito bom. Recomendo para todos.

Adilson22 13/12/2021

Muito bom! Recomendo. É um livro de fácil leitura e que deixa o leitor incomodado com tantos privilégios.

Aline 17/09/2021

Todo brasileiro deveria ler.
Todo brasileiro, repito, absolutamente TODO brasileiro deveria ler essa obra e entender a dimensão do quão somos roubados pelo Estado. Posso afirmar com todas as letras que é algo estarrecedor. O autor consegue definir exatamente quais os maiores problemas que enfrentamos nas maiores castas da nossa elite e o quanto somos iludidos pela percepção de que necessitamos cada vez mais de privilégios.

É perceptível o trabalho de pesquisa no conteúdo dessa obra que dividida em quatro partes, consegue nos transportar em cada detalhe dos maiores privilegiados do país, dando exemplos específicos sobre situações tão absurdas que fica difícil de acreditar (e impossível de não se revoltar).

Desde os benefícios imensuráveis do nosso Congresso, passando pela vida boa do Judiciário, até os privilégios de alguns programas sociais e grupos de minorias, somos apresentados para uma verdadeira patifaria da distribuição do dinheiro público, que, pasmem, acaba tornando a sociedade cada vez mais desigual.

Os maiores pontos de indignação para mim foram com certeza os privilégios dos criminosos que quase sempre superam ou equivale aos privilégios de suas vítimas e também, na vida mansa dos benefícios de juízes que passavam a bagatela de ganho de 100 mil reais. Somos impactados com a descrição de como o Brasil consegue inchar cada vez mais a sua máquina pública, tornando-a inevitavelmente ineficiente.

Na última parte do livro, o autor explana de forma grandiosa, como o sentimento de obter privilégios povoa a mente da sociedade brasileira e como o ato de ter responsabilidade individual ainda é escasso em nossa cultura nacional, o que comprova que o problema é mais complicado do que a gente imagina. Um livro que todo conservador, ou melhor, todo cidadão deveria ler.

Ste 11/06/2021

Você precisa ler esse livro!
Bruno Garschagen escreve em seu livro os mais diversos direitos que existem nas leis hoje em dia no brasil, e que são uns absurdos, todos querem direitos mas ninguém quer cumprir com seus deveres como cidadãos. Ele mostra com todos os dados o quanto custa caro para nós sustentar todos esses privilégios que assolam o brasil. Você irá sentir raiva e indignação a leitura toda, mas vale a pena cada página. Essa deveria ser uma leitura obrigatória por todos os brasileiro.

mariaeugeniaantello 27/05/2021

Cada capítulo foi um ódio diferente. No Brasil sobram privilégios de todos os tipos e falta responsabilidade individual