Direitos Máximos, Deveres Mínimos

Direitos Máximos, Deveres Mínimos Bruno Garschagen

Resenhas - Direitos Máximos, Deveres Mínimos

Matheus 19/05/2020

A tirania dos privilégios
Um livro pra ser lido com raiva. Se você não sentir isso desde as primeiras páginas, você leu errado. A parte final, uma reflexão a partir de Viktor Frankl, é absurda de tão precisa e tão boa. Excelente.

Dani Felipelli 14/02/2020

Mais um livro sensacional do Bruno Garschagen, deveria ser leitura obrigatória nas escolas!

Livinha 03/05/2020

Que livro! Todos deveriam ler... sempre achamos que os outros possuem privilégios demais e que nós não os possuímos. Esse livro joga esse pensamento por terra, quantos privilégios temos e nem nos damos conta porque os chamamos de ?direitos?. Amo esse tipo de livro que abre a minha mente e modifica o meu modo de pensar. Recomendo a leitura!

mariaeugeniaantello 27/05/2021

Cada capítulo foi um ódio diferente. No Brasil sobram privilégios de todos os tipos e falta responsabilidade individual

Valmor 07/07/2020

O país dos privilégios
Nessa obra o autor destrincha o festival de privilégios disfarçados de direitos que existem no Brasil, em geral acredita-se que a classe política que desfruta de tais, sem dúvida, é a principal beneficiada, mas ele demonstra nessa obra o quanto isso se estende as mais diversas classes, desde judiciário, servidores públicos, empresários, entre outros. Cada um tem sua parcela de privilégios.
Além de demonstrar com exemplos que nos geram revolta, o autor vai além e discute as causas e reflexos dessa política na nossa sociedade. Uma excelente leitura

Rodrigo 14/11/2018

Excelente!
Grande livro, Garschagen demonstra em seu livro a mentalidade esquizofrênica brasileira do "Farinha pouca, meu pirão primeiro". Verdadeira tragédia cotidiana.

Marcella.Pimenta 10/01/2022

Você é privilegiado sim, basta olhar
A ideia que norteia o livro é a diferença entre privilégio e direito. Enquanto os direitos são inerentes ao ser humano (não importa a sua condição social, seu sexo, sua idade... É gente? Você tem!), os privilégios são benefícios concedidos a determinados grupos ou indivíduos (é necessário possuir uma condição específica). A partir daí, o autor faz um resumo dos privilégios dos 3 poderes e da sociedade.

Então nos damos conta que, justificadamente ou não, todos somos agraciados com privilégios que amamos receber e que já "normalizamos" ao ponto de não os considerarmos como tal, em razão da nossa falsa percepção de que todo mundo me deve algo, mas eu não deveo nada a ninguém.

As referências a autores clássicos e contemporâneos enriquece o nível das ideias e nos dá uma visão abrangente da realidade brasileira.

Recomendo principalmente a todos que trabalham na área do direito, mas é surpreendente pra todos que estão vivos e vivem no Brasil.

laura.brunca 20/01/2022

direito máximos (privilégios)
eu facilmente indicaria esse livro,alem de alertar a realidade e explica-la ,ajuda a entender o próprio papel dentro da sociedade

Aline 17/09/2021

Todo brasileiro deveria ler.
Todo brasileiro, repito, absolutamente TODO brasileiro deveria ler essa obra e entender a dimensão do quão somos roubados pelo Estado. Posso afirmar com todas as letras que é algo estarrecedor. O autor consegue definir exatamente quais os maiores problemas que enfrentamos nas maiores castas da nossa elite e o quanto somos iludidos pela percepção de que necessitamos cada vez mais de privilégios.

É perceptível o trabalho de pesquisa no conteúdo dessa obra que dividida em quatro partes, consegue nos transportar em cada detalhe dos maiores privilegiados do país, dando exemplos específicos sobre situações tão absurdas que fica difícil de acreditar (e impossível de não se revoltar).

Desde os benefícios imensuráveis do nosso Congresso, passando pela vida boa do Judiciário, até os privilégios de alguns programas sociais e grupos de minorias, somos apresentados para uma verdadeira patifaria da distribuição do dinheiro público, que, pasmem, acaba tornando a sociedade cada vez mais desigual.

Os maiores pontos de indignação para mim foram com certeza os privilégios dos criminosos que quase sempre superam ou equivale aos privilégios de suas vítimas e também, na vida mansa dos benefícios de juízes que passavam a bagatela de ganho de 100 mil reais. Somos impactados com a descrição de como o Brasil consegue inchar cada vez mais a sua máquina pública, tornando-a inevitavelmente ineficiente.

Na última parte do livro, o autor explana de forma grandiosa, como o sentimento de obter privilégios povoa a mente da sociedade brasileira e como o ato de ter responsabilidade individual ainda é escasso em nossa cultura nacional, o que comprova que o problema é mais complicado do que a gente imagina. Um livro que todo conservador, ou melhor, todo cidadão deveria ler.

Adilson22 13/12/2021

Muito bom! Recomendo. É um livro de fácil leitura e que deixa o leitor incomodado com tantos privilégios.

Anderson 19/10/2018

Por Mais Responsabilidade e Menos Privilégios
Neste livro o autor desmascara a narrativa criada pelos autointitulados defensores dos oprimidos, que, em nome da luta pela "justiça", defendem com unhas e dentes o que é injusto. Saiba como o Estado brasileiro é uma máquina de conceder benesses a uma minoria de privilegiados a custa de todos, tudo em nome dos mais belos ideais de justiça, igualdade e defesa dos mais pobres, justamente os mais prejudicados.
Livro fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e próspera, ou seja, sem privilégios.

Sammy 02/02/2024

É interessante como muito pouco mudaria muita coisa. As pessoas insistem no erro e insistem em sistemas falhos e irracionais unicamente pra manutenção do seu lado na guerrinha ideológica do Brasilzao polarizado.

Cassio 11/08/2020

O livro que todo brasileiro deveria ler
"Se você não gosta de política, está fadado a ser governado por quem gosta". Nesse livro, Bruno Garschagen, nos mostra todos os pontos negativos dessas afirmação. Revelando os inúmeros privilégios, tratados pela sociedade como direitos, o autor expõe um preocupante cenário e revela a importância de nos livrarmos da mentalidade política atual, que promete impossibilidades e nos torna "crianças mimadas e preguiçosas" diante do paternalismo de pai ausente do Estado.

isaaa 17/02/2021

Muito bom!
Conteúdo muito relevante para o cenário político brasileiro acompanhado por uma escrita bem fluida e humorada do Bruno Garschagen.
Consegui ler uma média de 70pgs/dia sem aquele sofrimento do livro não andar ou ser super cansativo.
Espero em breve ler o outro livro dele.