O Imbecil Coletivo

O Imbecil Coletivo Olavo de Carvalho

Resenhas - O Imbecil Coletivo

Lucas Anschau 11/04/2024

Parece ser escrito pelos Sofistas que o Sócrates tanto nos avisava
Li 150 páginas do livro antes de abandonar... Parágrafos bem longos, com muitas críticas e pouca profundidade. Fiquei ofendido diversas vezes.

Kethelyn 30/12/2023

Surpreendente.
Li porque um amigo queria que eu lesse para mudar minhas opiniões sobre o Olavo, e como ele emprestou o livro, aceitei encarar esse desafio. O livro trás diversos artigos dos mais variados temas como jornalismo brasileiro, sociedade e política, além de sempre abordar filosofia e literatura. O autor é muito inteligente isso fica claro em poucas páginas e faz referências a inúmeras obras e obtém conclusões muito interessantes, nos faz repensar sobre muitas coisas. Embora eu ainda não concorde com vários posicionamentos do autor ao ler esse livro percebe-se como os indivíduos o deturpam e denigrem a imagem do Olavo. Acredito que vale a leitura, principalmente para conhecer antes de criticar e ter uma nova visão sobre muitas coisas.
Kethelyn 30/12/2023minha estante
Ps. Ao decorrer das páginas parece que o livro foi escrito nos últimos anos, o que não foi, o que para mim ressalta a inteligência do autor.

mari freitas 28/11/2023

Li tanta, mas tanta coisa maluca ao longo desse livro que ?fui obrigada? a ler para utilizar em um debate, que comecei a questionar se a louca não era eu.

Zaqueu 19/10/2023

Mais que atual.
Ler Olavo de Carvalho é mais que necessário num cenário como hoje, onde temos tantas opiniões vagas de vários assuntos e polêmicos, onde o relativismo se tornou voga.

Tatiane 31/07/2023

Proceder corretamente, abster-se do mal é por definição um dever de todos, um dever absoluto e incondicional. Desse dever decorre a obrigação de cada qual se dominar a si mesmo, sondar e julgar severamente suas próprias intenções antes de torná-la dogmaticamente como boas e, investido da convicção da própria pureza sair berrando contra a injustiças alheias. Denunciar quem age errado é um ato fundamentalmente ambíguo que só se torna bom em determinadas circunstâncias especiais e que no mais às vezes deve ser evitado.

Ler Olavo de Carvalho não é fácil, mas para quem tem um espírito humilde e muito desejo de aprender não verá obstáculos.
Apesar de serem apenas artigos publicados e não publicados por jornais, os argumentos apresentados são valiosos.
Recomendo para aqueles que tem fome de aprendizado.

Gabrielli 18/07/2023

Retrato da intelectualidade brasileira
O Imbecil Coletivo reúne uma série de artigos que tratam especialmente dos "intelectuais" brasileiros, que mostram os rumos que o país vem tomando há muitas décadas. Escrita irônica e tranquila de ler.

Carol 30/05/2023

O velho é polêmico, irônico e muito engraçado!
Uma das características marcantes do livro é o estilo enfático e provocador de Olavo de Carvalho. O autor utiliza-se de um tom sarcástico e irônico para expor suas opiniões sobre a cultura e a política brasileira, com críticas contundentes aos intelectuais e artistas de esquerda.
No que diz respeito ao conteúdo, o livro abrange uma ampla gama de temas, desde a análise da cultura brasileira até discussões sobre educação, religião e filosofia. Olavo de Carvalho apresenta sua visão conservadora e crítica em relação ao pensamento dominante nas universidades e instituições culturais, argumentando que há uma hegemonia esquerdista que impede o desenvolvimento de ideias contrárias. Ele expõe sua preocupação com a influência do marxismo e do politicamente correto na sociedade brasileira.
É uma obra polêmica que desperta reações diversas. Independentemente da opinião sobre Olavo de Carvalho e suas ideias, é importante reconhecer que a obra possui um papel significativo no contexto intelectual brasileiro, contribuindo para debates sobre cultura, política e educação.

Daniel.Lourencin 18/05/2023

O Imbecil Coletivo: uma análise sagaz da queda da inteligência nacional.
Olavo, mais irônico do que nunca, aponta os dedos para os tontos que têm voz no cenário político nacional e não se cala diante dos que acham que somente a leitura de uma obra do último vencedor do Prêmio Nobel da paz basta para existir intelectualmente.

Mas, brincadeiras à parte, esse autor é muito talentoso. Não é difícil se envolver na leitura, seus textos fluem tão bem que deixam saudade quando acabam. Além disso, ele é um verdadeiro alfabetizador político, lendo “O Imbecil Coletivo” eu aprendi muito e comecei a estudar com muito mais maturidade.

Sobre a escrita, insistindo novamente: seu estilo ácido e agregada à assuntos densos e complexos torna o aprendizado fácil e divertido. Afirmo com leve espirito que, o autor se tornou referência nesse sentido.

Rodrigo 20/02/2023

Não sei o que pensar
Ler os livros do Olavo, vc precisa abrir muito a mente. É divertido, é uma viajem. Ele é irônico, sarcásticos. As vezes fala besteira, e as vezes fala coisas que arrepia a espinha.
Recomendo a leitura.

Allan Diego 26/11/2022

Reflexões sobre a intelectualidade brasileira
Traz muitas observações ao longo dos anos, em relação a quem "comanda" o debate intelectual no Brasil (Universidade, mídia e artistas), demonstra a quase total dominância da esquerda nestes ambientes e o resultado disso até os dias de hoje em nossa cultura.

Joel Premiani 16/03/2021

Argumentos cirúrgicos
Olavo de Carvalho não só é um pensador brilhante, como também é um escritor sem frescura, pois vai direto ao ponto sobre os itens que quer enfatizar. Os assuntos que ele traz são na verdade um show de obviedades, mas que a mídia e parte da sociedade são policialescas do politicamente correto para amordaçar argumentos que não lhe agradam. Olavo de Carvalho dá uma “banana” para ambos, dizendo tudo aquilo que pensa e que também pensamos (no meu caso) e nem sempre conseguimos converter em palavras. Força e vida longa Olavo!

Inalda 02/03/2021

O imbecil coletivo.
Um livro político que trás críticas sobre a mídia , filósofos , elite.....
Com abordagem voraz ele questiona vários assuntos polêmicos. Faz alusão a vários filósofos e fala o que pensa.

Cris 21/02/2021

O imbecil coletivo
Publicado em 1996, o imbecil coletivo explicou o Brasil daquela época, mas também, ao lê-lo, percebemos que ele explica o Brasil de hoje (assim como explicará o Brasil de amanhã).
Qualquer um que tenha o mínimo de inteligência é capaz de entender o que ele pretende informar no livro, já que ele é um compêndio de textos, publicados ou não, do Olavo, onde, na maioria das vezes ele critica - e com razão - o sistema, a mídia, escritores, jornalistas, etc., demonstrando o por quê estão errados e como suas ações estão ajudando no caminho para chegarmos cada vez mais perto (e mais rápido) a um estado totalitário.
Olavo é um pensador brilhante, com uma visão ímpar do mundo! Vale a pena lê-lo!

Josue.Costa 18/11/2020

Excelente livro..
Tal obra voltada para filosofia política é de extrema importância...

Duda 20/07/2020

O Imbecil Coletivo
O imbecil coletivo representou a fissura na barragem do imaginário intelectual brasileiro, fissura essa que se propagou e hoje toma forma de corpo contraditório, posição crítica que faz companhia agora a uma intelectualidade atrofiada por décadas de solipsismo que converteram o que é alta cultura num espectro medonho carregado de vícios e automatismos caipiras.

O avançar tecnológico monstruoso das últimas décadas foi acompanhado de equivalente queda na produção de alta cultura, este último aspecto foi diagnosticado por diversos intelectuais de todos os espectros ideológicos nas décadas de 80 e 90 do século XX, mas só um teve a disposição de apresentar isso de forma enfática, pelos seguintes motivos: não ter compromisso algum assumido com a sinecura acadêmica, justamente por estar desvinculado desde meio; ter visto de perto a imoralidade de certos agentes no meio cultural.

Olavo de Carvalho apresenta aqui casos que servem de exemplo das consequências geradas pelo declínio qualitativo da intelectualidade. Em "O Jardim das Aflições" são apresentadas as causas numa adaptação para livro mais bem acabada.

Aquele que tem curiosidade deve seguir em frente e ignorar os críticos que criticam obra sem ler ou não entendem nada do que estão lendo, são bobalhões que vomitam bobagens. O livro contém muitos textos interessantes sim.