O Imbecil Coletivo

O Imbecil Coletivo Olavo de Carvalho

Resenhas - O Imbecil Coletivo

Albuquerque 05/12/2018

Nem um gênio, nem um louco.
Esse é o segundo livro que leio do Olavo de Carvalho e resolvi escrever uma resenha somente após a leitura deste último. O que dizer? Quando se trata do Olavo de Carvalho o que se houve são dois extremos: ou é louvado como um gênio ou depreciado como um lunático. Apesar de minha orientação política à direita tentei ler a obra com o máximo de isenção. Pois bem, cheguei à seguinte conclusão (E tenho certeza que devo desagradar aos dois lados do espectro político): Olavo de Carvalho é muito inteligente, sem dúvida, mas não é nenhum gênio. Em boa parte do livro ele fala coisas triviais, mas que se tornaram tabu por conta do domínio marxista na nossa cultura. Sem dúvida é um cara muito instruído e profundo conhecedor de filosofia, mas há algo na sua maneira de expor seu conhecimento que não me agrada. A estrutura dos dois livros que li, uma sucessão de artigos muitas vezes sem conexão um com o outro, não é o tipo de leitura que me apraz. Gostaria de ler um livro com seu pensamento estruturado em uma sequência mais lógica (alguém, por favor, indique um livro nesse formato). Outro ponto que não me agrada em sua narrativa são as abordagens agressivas, muitas vezes questionando com termos depreciativos seus "adversários". Muitos artigos no livro são contestações a publicações de outros pensadores. O autor parte de um pensamento enunciado por outrem e o critica no seu artigo. E existem casos no livro onde há a tréplica de Olavo ao outro autor, mas não há a publicação da réplica! Ou seja, você fica apenas com a versão do Olavo!
Agora, dizer que é um louco é impossível. Olavo é muito inteligente e entende o mundo como ele é em 80% dos casos, na minha humilde avaliação. É um estilo duro e direto que pode fazer com que os mais sensíveis se afastem, mas não é porque não há "enfeites" que deva ser desconsiderado. Sua leitura do cenário "intelectual" brasileiro está correta, ao meu ver, principalmente no que diz respeito aos jornalistas e "formadores de opinião".
Concluindo, é uma obra importante para o cenário político e cultural brasileiro e deve ser lida por todos os interessados, mesmo os marxistas (principalmente por estes, que ficam alienados em um só tipo de literatura) para que se possa entender um pensamento que está se tornando cada vez mais aceito em nossa sociedade.
Ale Nagado 25/12/2018minha estante
Olá. Gosto muito de acompanhar o Olavo, mas há muitos pontos que me incomodam, e nem é o estilo casca-grossa. Gostaria de recomendar o livro "O Jardim Das Aflições", que inclusive é o favorito do autor. É uma obra bastante densa e abrangente e me arrisquei a escrever uma resenha para o leitor comum, definição na qual me incluo:

Se gostar, em meu blog há outra resenha, abordando o livro "O Mínimo que Você Precisa Saber...":

Albuquerque 26/12/2018minha estante
Obrigado pela indicação Ale Nagado, vou procurar o "Jardim das Aflições" para ler. Vou dar uma olhada na sua resenha no Blog. Um grande abraço!

Julindgri 28/07/2019minha estante
Comecei a ler a pouco e já concordo com vc em tudo

Tiago.Thuram 19/02/2021minha estante
Jardim das Aflições e uma livro bom nesse ele teve tempo de escrever, estrutura todo o livro e teve o incetivo de Bruno Toletino

Albuquerque 19/03/2021minha estante
Vou ler, então! Valeu pela dica!

Guilherme Brasil 21/07/2022minha estante
Estou lendo o livro agora e tive a mesma sensação que você. Com certeza vou levar a leitura até o fim, mas realmente a estrutura que o Olavo concebeu para expor suas ideias ficou um pouco bagunçada ao meu ver.

Mi Giavoni 08/01/2023minha estante
Esse livro é um conjunto de artigos dele. Não tem começo meio e fim.

Maikon 23/02/2023minha estante
A referida obra é de uma excelência quase inexistente em tudo que já foi escrito sobre os temas abordados até então. Sua queixa em relação a aparente desconexão em relação aos textos deve-se ao fato de vc não ter prestado atenção ao prólogo e ao prólogo do prólogo. A referida abra não foi escrita para ser um livro. Diversos textos escritos em diversos momentos e motivados por temas distintos foram reunidos em um livro por evidenciar aquilo que o livro Revolução Cultural alarmava o que poderia vir a acontecer e o que o Livro Jardim das Aflições comprova não apenas já está acontecendo e por meio de quem.

Os textos desse livro apenas corroboram, na prática, a imbecilidade no meio Cultural não apenas como fonte de inspiração mas também como o próprio fundamento dessa inteligêntsia de nossa intelectualidade

Vitor146 10/08/2023minha estante
Não li o livro ainda,porém acho que tenho algo para acrescentar no comentário. Em uma entrevista (ou alguma aula de um dos cursos do olavo) ele explica que quando apresentou o livro para alguns amigos dele nos estados unidos (onde morou antes de falecer), eles também ficaram confusos com a forma que o livro foi elaborado. Afirmavam que olavo "misturava diferentes estilos". Enfim, na entrevista(ou palestra) ele explica mais ou menos o porque criou o "Estilo do imbecil coletivo", deixando claro que a forma como o livro foi construído tem um propósito específico.

Alias_Comics 31/01/2024minha estante
Mana, que porra de domínio marxista é esse na nossa cultura? Domínio nenhum tem deles

Zaqueu 19/10/2023

Mais que atual.
Ler Olavo de Carvalho é mais que necessário num cenário como hoje, onde temos tantas opiniões vagas de vários assuntos e polêmicos, onde o relativismo se tornou voga.

Joel Premiani 16/03/2021

Argumentos cirúrgicos
Olavo de Carvalho não só é um pensador brilhante, como também é um escritor sem frescura, pois vai direto ao ponto sobre os itens que quer enfatizar. Os assuntos que ele traz são na verdade um show de obviedades, mas que a mídia e parte da sociedade são policialescas do politicamente correto para amordaçar argumentos que não lhe agradam. Olavo de Carvalho dá uma “banana” para ambos, dizendo tudo aquilo que pensa e que também pensamos (no meu caso) e nem sempre conseguimos converter em palavras. Força e vida longa Olavo!

Gabrielli 18/07/2023

Retrato da intelectualidade brasileira
O Imbecil Coletivo reúne uma série de artigos que tratam especialmente dos "intelectuais" brasileiros, que mostram os rumos que o país vem tomando há muitas décadas. Escrita irônica e tranquila de ler.

Duda 20/07/2020

O Imbecil Coletivo
O imbecil coletivo representou a fissura na barragem do imaginário intelectual brasileiro, fissura essa que se propagou e hoje toma forma de corpo contraditório, posição crítica que faz companhia agora a uma intelectualidade atrofiada por décadas de solipsismo que converteram o que é alta cultura num espectro medonho carregado de vícios e automatismos caipiras.

O avançar tecnológico monstruoso das últimas décadas foi acompanhado de equivalente queda na produção de alta cultura, este último aspecto foi diagnosticado por diversos intelectuais de todos os espectros ideológicos nas décadas de 80 e 90 do século XX, mas só um teve a disposição de apresentar isso de forma enfática, pelos seguintes motivos: não ter compromisso algum assumido com a sinecura acadêmica, justamente por estar desvinculado desde meio; ter visto de perto a imoralidade de certos agentes no meio cultural.

Olavo de Carvalho apresenta aqui casos que servem de exemplo das consequências geradas pelo declínio qualitativo da intelectualidade. Em "O Jardim das Aflições" são apresentadas as causas numa adaptação para livro mais bem acabada.

Aquele que tem curiosidade deve seguir em frente e ignorar os críticos que criticam obra sem ler ou não entendem nada do que estão lendo, são bobalhões que vomitam bobagens. O livro contém muitos textos interessantes sim.

Mah 20/02/2020

Compilado de textos escritos por Olavo de Carvalho
O livro trás reflexões criticas e interessantes a respeito da decadência da análise intelectual no Brasil.
Mesmo sendo um livro que teve sua 1ª edição lançada em 1996, algumas de suas criticas continuam pertinentes.
Vale a pena a leitura.
alexnietzsche.z 01/05/2020minha estante
... só é pena o autor ser crentalho católico, minorizar a crueldade da Inquisição, ser condescendemte com o terraplanismo,e pretender difamar a obra de Nietzsche....
mas sim vale a pena a leitura... tem passagens dignas de partilhar (infelizmente poucas, todavia geniais)...

Daniel.Lourencin 18/05/2023

O Imbecil Coletivo: uma análise sagaz da queda da inteligência nacional.
Olavo, mais irônico do que nunca, aponta os dedos para os tontos que têm voz no cenário político nacional e não se cala diante dos que acham que somente a leitura de uma obra do último vencedor do Prêmio Nobel da paz basta para existir intelectualmente.

Mas, brincadeiras à parte, esse autor é muito talentoso. Não é difícil se envolver na leitura, seus textos fluem tão bem que deixam saudade quando acabam. Além disso, ele é um verdadeiro alfabetizador político, lendo “O Imbecil Coletivo” eu aprendi muito e comecei a estudar com muito mais maturidade.

Sobre a escrita, insistindo novamente: seu estilo ácido e agregada à assuntos densos e complexos torna o aprendizado fácil e divertido. Afirmo com leve espirito que, o autor se tornou referência nesse sentido.

Andréa 02/01/2019

Muito bom para outras referencias de leitura e conhecimento, porém não indicaria.
Talvez eu tenha me equivocado com o tipo de livro, já que eu pensei que seria mais algo contínuo e não vários 'artigos'. Eu já não gostei muito por este motivo, mas daí a culpa é toda minha rs

Eu concordo com muitos dos pontos levantados, mas o que eu não gostei muito foi o fato do autor se julgar muito superior a todas as outras pessoa, num modo geral. Pelo menos foi isso que me pareceu. Ele mesmo crítica alguns outros autores, filósofos, jornalistas e a ideologia de esquerda de não aceitarem criticas e se julgarem superiores sem ser, porém dedica páginas e páginas da edição que eu tenho apenas para críticar quem o criticou. Ora, pessoas pensam diferente e temos que aceitar, nesse caso achei o sujo (o critico que critica quem não gosta de ser criticado) falando do mal lavado (criticando os criticos que os criticaram).

Além de tudo eu detesto pessoas que misturam línguas na escrita. Eu falo inglês fluente, moro fora do país assim como o autor e nem por isso eu fico misturando as línguas ainda mais em um livro focado no Brasil e para brasileiros. Achei extremamente desnecessário até pelo fato de serem termos que seriam facilmente traduzidos - entendo usar termos que não tem traduçao, mas 'last not the least'? 'Rebels without a cause'? Desnecessário na minha opinião e eu acho que isso é parte do espírito de vira lata que ele mesmo comenta.

Eu sei que essa resenha vai contra muitos que idolatram o Olavo de Carvalho e antes de mencionarem que eu sou de esquerda e por isso critico esses pontos, na verdade eu sou de direita também.
alexnietzsche.z 01/05/2020minha estante
condiz com o autor ser crentalho católico, minorizar a crueldade da Inquisição, ser condescendemte com o terraplanismo e pretender difamar a obra de Nietzsche...

Igor Almeida 15/05/2020minha estante
Procurei algumas resenhas antes de ler o livro e encontrei a sua. Me pareceu ser aberta ao debate. Se me permite um comentário despretensioso, que nada tem relação com o livro, mas que acho pertinente: é aquela história, julgue a ideia, não o indivíduo; sem culto à personalidade. As pessoas não são inteiramente boas e nem inteiramente ruins. Se eu julgo uma ideia não por si mesma, mas pelo interlocutor, corro o risco de aceitar ideias ruins de pessoas boas e, da mesma forma, de rejeitar ideias boas de pessoas ruins. Você olhou para as ideias deste livro e as enxergou com certo teor negativo, apesar de concordar, pela maneira do autor de ser (agressivo, arrogante, etc). Note que sua resenha inteira foi dedicada a criticar a figura pessoal do autor, seus maneirismos, mas não suas ideias. Não é fácil, mas é importante ter esse tipo de filtro. Quem sou eu pra dizer o que você deve ou não fazer (rs), mas eis uma ideia para refletir...

Kethelyn 30/12/2023

Surpreendente.
Li porque um amigo queria que eu lesse para mudar minhas opiniões sobre o Olavo, e como ele emprestou o livro, aceitei encarar esse desafio. O livro trás diversos artigos dos mais variados temas como jornalismo brasileiro, sociedade e política, além de sempre abordar filosofia e literatura. O autor é muito inteligente isso fica claro em poucas páginas e faz referências a inúmeras obras e obtém conclusões muito interessantes, nos faz repensar sobre muitas coisas. Embora eu ainda não concorde com vários posicionamentos do autor ao ler esse livro percebe-se como os indivíduos o deturpam e denigrem a imagem do Olavo. Acredito que vale a leitura, principalmente para conhecer antes de criticar e ter uma nova visão sobre muitas coisas.
Kethelyn 30/12/2023minha estante
Ps. Ao decorrer das páginas parece que o livro foi escrito nos últimos anos, o que não foi, o que para mim ressalta a inteligência do autor.

Cris 21/02/2021

O imbecil coletivo
Publicado em 1996, o imbecil coletivo explicou o Brasil daquela época, mas também, ao lê-lo, percebemos que ele explica o Brasil de hoje (assim como explicará o Brasil de amanhã).
Qualquer um que tenha o mínimo de inteligência é capaz de entender o que ele pretende informar no livro, já que ele é um compêndio de textos, publicados ou não, do Olavo, onde, na maioria das vezes ele critica - e com razão - o sistema, a mídia, escritores, jornalistas, etc., demonstrando o por quê estão errados e como suas ações estão ajudando no caminho para chegarmos cada vez mais perto (e mais rápido) a um estado totalitário.
Olavo é um pensador brilhante, com uma visão ímpar do mundo! Vale a pena lê-lo!

Rodrigo 20/02/2023

Não sei o que pensar
Ler os livros do Olavo, vc precisa abrir muito a mente. É divertido, é uma viajem. Ele é irônico, sarcásticos. As vezes fala besteira, e as vezes fala coisas que arrepia a espinha.
Recomendo a leitura.

Guilherme942 20/02/2019

O empobrecimento cultural produzido pela Esquerda
Livro extremamente necessário, certamente o melhor livro que li sobre a avaliação político-social do Brasil. Olavo, não deveria ser esse escritor - filosofo ou qualquer que seja a forma de nomear-lo. aonde as pessoas como um todo temem em ler, a leitura desse livro é fluída, portando uma linguagem acessível a qualquer pessoa, penso que, ele teve essa responsabilidade em escrever dessa forma, diferentemente de autores de ensaios de esquerda que em sua maioria brinca com a linguagem para esconder uma tese mal feita.

A avaliação cultural é o que mais me apetece nesse livro que, também tem muitos pontos nos quais discordo totalmente, mas não vou me pautar em destacar-los, pois talvez cause a dúvida se deve ou não ler.

Vou me atar a dois pontos, mas são inúmeros os quais quero dialogar com todos que estiverem dispostos a deixar o conformismo da esquerda de lado.

O primeiro, é sobre o ''preconceito'' como forma de silenciamento. Olavo diz, não importa o quanto sua tese está bem construída, fundamentada, basta te acusar de preconceito para não ter que te responder sobre o tal assunto. Qualquer pessoa que já presenciou ou até mesmo participou de um debate em que se envolve a esquerda, já entendeu que as palavras de ordem, ''racista'' ,''machista'', ''homofóbico'' e por aí vai, são muito usadas após uma tese apresentada, como resposta simplista, e denúncia a falta de capacidade dos interlocutores de resposta. Eu mesmo por exemplo já passei por várias, quando digo que não concordo com a teoria queer, a anulação da biologia, por um sentimento metafísico para se definir como o outro sexo. A partir daí as respostas são: transfobico, transfobico, transfobico. O interlocutor não tem a capacidade de lidar com sua própria emoção e, rebater a tese de forma intelectual.

O segundo, trata-se sobre a literatura na escola, mas vou contemplar a cultura como um todo. Olavo diz que tem muitos escritores que não são aprendidos na escola, na verdade, eu, aluno de escola pública minha vida toda, posso dizer que, jamais um professor pediu leitura de um clássico. Vejo todos esses adolescentes de classe média dizendo: ''Eu li tal livro por que a escola mandou'', as escolas públicas e fundamentação da mentalidade dos professores brasileiros é uma porcaria. Talvez tenha sido esse o maior erro da esquerda, acreditar que o pobre é burro, incapaz de transgredir, aonde a condição socioeconomia, seja uma forma de definição de capacidade intelectual.

O coitadismo, destruiu a educação brasileira, o pobre sempre na posição de oprimido. ''Não podemos dar Machado para eles, coitados, já quase não comem em casa, não vamos pedir muito para esses pobres coitados.'' As vezes penso que deve ser isso que passa na cabeça dos professores e fundamentadores dessas ideologias de baixa cultura. A esquerda interpreta a cultura como mera antropologia, a cultura não é somente o que um povo produz, mas a cultura serve para avaliar o nível de sofisticação de um povo. O nível do Brasil é baixo, por que tratam os brasileiros como patetas em potencial.

Olavo nessa mesma parte diz a importância de se ler Hilda Hilst na escola, ora... mas ele não é conservador? Hilda Hilst é um escândalo. Sim, um escândalo de inteligência e capacidade intelectual, coisa que nenhum desses atuais cronistas da famosa esquerda caviar sonha em chegar, estão fixados em si mesmo e em como são bonzinhos pensando nos pobres e nos miseráveis.

Mais um episódio sobre a atual escola pública, aconteceu com minha irmã, no 5 ano... Ela havia terminado de fazer a tarefa que estava no quadro quando pegou seu livro e estava lendo, quando a diretora, sim, direitora, chegou e começou a GRITAR com ela, ''Menina por que está lendo um livro tão grande? isso não é para você ler!!!!'' seguidamente tomou o livro de suas mãos e levou consigo mesma. A pergunta é o seguinte. Será que essa senhora leu quantos livros em sua formação? Será que seus professores lerão quantos livros em suas formações? E o por que de seu odeio pela leitura e pela cultura?

Os atuais projetos de se educar seus filhos em casa, não me parecem uma má ideia, diante ao tamanho despreparo do estado para consolidar a educação de uma criança.

A leitura do Olavo seria muito bem vinda para o presidente Bolsonaro, um analfabeto, tanto quanto o Lula, um homem sem cultura é um homem sem capacidade de governar o Brasil, e principalmente de ter um projeto de educação para o Brasil. Escola militar pode dar segurança nas salas, mas o mais importante na educação é o conteúdo aprendido.

''Olavo tem razão'', sim, em muitas coisas.

Pedro 31/05/2019

Ácido!!
Obtive bons momentos de gargalhadas e, também, outros em que meu coração ficou peludo; lendo as evidências das asneiras relatadas dos que se proclamam ?intelectuais? no Brasil. A leitura deste livro deveria ser objetivo de todos neste país para tirar os antolhos da face, permitindo ao cidadão a clareza de que o ?rei está nu?...

Eduardo Garcia 04/04/2019

Verdade Oculta
Desde a década de 90, Olavo diagnosticou um Brasil com um futuro sombrio, amarrado em corrupção e falsas ideologias, com um estado de direitos e privilégios, onde a conta disso tudo seria cobrada só 20 anos depois. Uma leitura indispensável para quem quer entender o Brasil e sua atual cultura. Amado e odiado, um professor de filosofia que demonstra que a titularidade acadêmica não é necessária na produção de grandes obras e que o autodidatismo engrandece o ser.
Fabio.Henrique 28/06/2019minha estante
Quantas qualidades as instituições de ensino do Brasil desperdiçam... Há uns dois meses atrás eu vi um post do professor falando o seguinte: "Se um menino brasileiro é superdotado, o máximo que ele pode esperar da vida é a morte". A cultura de imbecialização está no mais altos níveis, também andei lendo algumas teses de mestrado/doutorado e fiquei sem acreditar.

Joaozinho, Artista 14/07/2020

Um estudo sobre o coletivismo
Em seu livro o professor Olavo fax um estudo sobre a cultura brasileira atual e a adoração pela que a população tem pela superficialidade transvestida de intelectualidade pelos ditos intelectuais brasileiro, que nada mais são que charlatões querendo mídia e os egos afagados pela imprensa e o pessoal do show business.