A Queda de Gondolin

A Queda de Gondolin J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Gondolin

Nado 02/05/2021

Essa edição foi uma publicação póstuma de Tolkien que foi produzida pelo filho dele, Christopher Tolkien, que reuniu seis versões do conto original que dá título ao livro. Nesse exemplar são apresentados curiosidades e textos de apoio que agregam valor histórico e significativo para a obra. Entre as páginas há as incríveis ilustrações de Alan Lee que deixam a leitura ainda mais imersiva.
O enredo principal conta a história de Tuor que parte para a cidade de Gondolin, conhecido como o último refúgio élfico do Rei Turgon, que ainda estava a salvo das garras de Morgoth. A cidade de Gondolin é escondida dos olhos dos viajantes e para ser encontrada é preciso ser orientado além da sorte para chegar até ali.
No decorrer das páginas o leitor acompanha detalhes sobre esse local construído para ser um grande forte indestrutível, com detalhes que enchem aos olhos e à imaginação do leitor. O Inimigo Sombrio envia seus seres malignos até o local, que após o leitor descobrir sobre as 12 Casas que formam uma grande aliança, tem sua iminente queda. A descrição do local, das casas e das alianças formadas, acabam sendo maiores do que as cenas da destruição da cidade, o que não tira a qualidade da obra. Por mais que sejam curtas, são cenas que prendem o fôlego e deixa tenso quem está lendo.
É preciso reafirmar que esse é um texto, que apesar de ser indicado a todos, é direcionado aos fãs do autor e do mundo da Terra Média, pois um leitor desavisado que nunca acompanhou nada do universo, pode ficar perdido em meio a tantos nomes, locais e casos que se entrelaçam na narrativa.
Essa é a quarta leitura do projeto ?10 Meses com Tolkien? do grupo @jornadatolkien, que é composto por amigos que promovem os mais acalorados debates, somados aos vastos conhecimentos sobre essas histórias tão ricas escritas por Tolkien.

Fenrir 27/02/2021

Bom, mas é cansativo
Aconselho a você ler este livro somente se quiser aprofundar-se no universo criado pelo Tolkien , e se você já leu O Silmarillion , não vale a pena ler este ... eu de verdade aconselho a ler somente Silmarillion pois aqui neste livro, você terá a história principal e depois algumas compilações do que você já leu e explicações. Repetindo , leia somente se você quiser mergulhar de cabeça neste universo .

Léo 04/09/2020

Repetitivo demais
Livro muito repetitivo. Várias versões do mesmo conto, com pouquíssimas variações. Chega a ficar chato e cansativo de tanta repetição. Indicado mais para quem quer estudar à fundo a obra de Tolkien.
Darlan12 25/10/2020minha estante
Mas a ideia é essa. Pra quem quer entender a evolução dos contos do mestre

Léo 02/11/2020minha estante
Sim, sei que a ideia é essa, mas não é por isso que irá agradar à todos. Assim como não me agradou.

Darlan12 02/11/2020minha estante
Mas quem disse que a intenção é agradar à todos?

Léo 02/11/2020minha estante
E onde eu disse que a intenção era essa?

Darlan12 03/11/2020minha estante
No seu comentário acima, amigo.

Léo 03/11/2020minha estante
Fico preocupado com o que você interpreta em suas leituras.

Rodrigo 28/02/2021minha estante
Pode voltar a ler Diário de um banana

Sandro.Menoncin 06/08/2023

Ah como é bom ler Tolkien
Simplesmente mais uma incrível obra do Tolkien, foi o meu conto favorito dos 3 grandes contos, toda a história pelo que nosso protagonista Tuor passa me cativou muito ao ler o livro, todo o formato criado pelo editor Christopher Tolkien fazem o livro ser muito completo desde o início da criação da história até a sua versão final nunca finalizada pelo autor infelizmente, uma leitura pra quem ama a Terra-média indispensável.

Fernanda1156 22/04/2021

Que história minha gente, que história!!!
Nossa, a cada capítulo que tem detalhes sobre a queda de Gondolin que é o reino oculto, quanto o capítulo que conta como foi a caminhada de Tuor até o Reino Oculto como mensageiro do Senhor das Águas, Ulmo. Nossa que preciosidade Tolkien nos deixou com todas estas histórias sobre a terra média, chego a ficar emocionada!!!!

Este é o conto mais difícil mas também é o mais grandioso, assim como a sua edição da HarperCollins que tem uma qualidade surpreendente, se alguém tinha alguma dúvida da genialidade do mestre Tolkien, neste conto acabam todas as dúvida. Neste livro temos várias ilustrações lindíssimas de Alan Lee que soube dar vida para a história.

A narrativa conta em detalhes como foi a destruição da cidade de Gondolin. Começando pela jornada de Tuor, que é primo de Turin Turambar do conto de Os Filhos de Hurin, rumo à cidade secreta de Gondolin, que é o refúgio élfico do povo do Rei Turgon.
A cidade de Gondolin é protegida dos olhos dos viajantes e para encontra-la é necessário muito mais do que sorte ou boa orientação.
Conta também como os dragões, os orcs, os balrogs, e outras bestas de Melkor atacaram e destruíram a cidade e como os batalhões das 12 casas defenderam Gondolin e seu povo.

O que o conto de Beren e Luthien tem de apaixonante e triste e o conto de Os Filhos de Hurin tem de triste e trágico, a queda de Gondolin tem de triste e sangrento. Mas todos são encantadores a sua maneira e se como eu é também um fã de Tolkien não pode deixar de estudar estes contos viu.

Vamos continuando, mesmo que lentamente, com o projeto de releitura de Tolkien.

Este é o primeiro conto da Terra-Média escrito por Tolkien e foi escrito em 1917, em 1920 ele leu o conto pela primeira vez em público.
Neste livro Christopher Tolkien que é o mantenedor das obras de seu pai, apresenta todas as 6 versões deste conto onde podemos acompanhar a evolução tanto da estória quanto da escrita do mestre Tolkien.

A melhor parte do livro sem sombra de dúvidas é "A última versão", nossa como é linda a história da jornada de Tuor filho de Huor até o Reino Oculto, desde quando ele recebe instruções do Senhor das Águas que é Ulmo para que Voronwe seja seu guia até às portas do Reino Oculto! Para entrar tem que atravessar 6 portões. É uma longa caminhada para quem já está debilitado pelo cansaço e pela fome. Nos últimos portões 5 e 6 temos os desenhos das Árvores Telperion que é a da lua e Laurelin que a do sol, posso imaginar, esta é uma linda história que podemos encontrar no Silmarilion. E nas outras histórias do livro conta em detalhes sobre a queda do Reino Oculto que se da por meio de uma traição, onde Maeglin entrega a sua localização para o maior inimigo de todos ? Melkor, conhecido também por Morgoth.

?Tu chegaste ao Último Portão. Sabe, pois, que qualquer estranho que o atravesse jamais há de sair outra vez, exceto pela porta da morte.?
Nimrod 22/04/2021minha estante
Glorfindel contra o Balrog em Cirith Thoronath... me arrepio só de lembrar, não queria que ele morresse, seria um dos maiores elfos da Terra Média se permanecesse vivo.

Vic 22/04/2021minha estante
Depois dessa resenha me deu ainda mais vontade de ler

Fernanda1156 27/04/2021minha estante
Nimrod ? foi muito sangrento. Vic tenho certeza que vai amar e se emocionar assim como eu e não esquece os outros contos não viu, todos valem muito a pena!!!!

Ícaro 05/08/2021minha estante
Nimrod Glorfindel reencarna, até salva Frodo e a galerinha do anel dos Nazgul, no conselho de Elrond ele se senta ao lado deste e de Gandalf, como os seres mais poderosos do lado do bem. Elrond não quis enviar ele, pois seu poder poderia chamar muita atenção, Gandalf preferiu enviar 4 Hobbits haha

RafaelM 10/04/2021

Um dos três grandes contos.
O livro conta com a "história original" de Gondolin, além de esboços e ideias do grande mestre Tolkien.
Relacionada em toda sua extensão desde a "intenção" de Eru Iluvatar ao caminho que segue ao seu desfeixo, no "fim de tudo".
Versões diferentes da mesma história, modificações de nomes e personagens entre suas etapas, contém a história e a história "entre" a história rs.. Valeu a leitura como forma de aprofundar um pouco mais nesse vasto mundo entre eras de Tolkien.

Alzira Feitosa 02/05/2021

O livro é maravilhoso para quem admira o mundo de Tolkien. Nos faz viajar em todas as vertentes criativas que passaram na cabeça do escritor.

Alex 27/05/2022

O último dos grandes contos da primeira era
Se você leu o Silmarilion, mas não leu os grandes contos, está perdendo.

Este, que é o último dos três grandes contos da primeira era, conta a história de Tuor, primo de Turin, Turambar. Que torna-se proscrito, portador da palavra de Ulmo, e pai de Earendel.

É um conto cativante, que tem seu ritmo muito bem cadenciado, e enriquece sobremaneira a mitologia desta era.

Por outro lado, é um livro também de estudo, caso você queira se aprofundar, nele constam mais de 3 versões do mesmo conto, e diversas explicações da evolução da mitologia Tolkeniana através das décadas e inumeráveis revisões do autor.

Se recomendo? apenas para os apaixonados por Tolkien. Talvez para os demais pareça sem sentido ou cansativo.

Jackson240784 28/05/2023

A Queda de Gondolin narra a trajetória de Tuor, filho de Huor parente de Turin, um homem de uma casa outrora nobre, que agora tenta fugir da escravidão para buscar uma mítica e secreta cidade, da qual conhece apenas rumores. A cidade é Gondolin, o último grande refúgio élfico que ainda resiste ao domínio de Morgoth. Deixando para atrás a servidão e sua terra natal, Tuor sente em seu íntimo que, de alguma forma, não está vagando no ermo, mas que é guiado pelos caminhos que se abrem à sua frente. Em companhia de seu amigo elfico, ele encontra a cidade e é recebido após dizer as palavras do grande Deus Ulmo, o senhor dos mares. A queda de Gondolin é um dos três maiores contos da primeira era junto com Beren e Luthien, e com os Filhos de Hurin.
GiSB 28/05/2023minha estante
Tudo muito bem explicado no resumo. Valeu.

Marcos Wlrich 23/03/2021

O fim da primeira Era
Esse livro talvez só seja agradável para quem é muito fã de Tolkien. O livro repete o mesmo conto algumas vezes, o motivo é, para apresentar as primeiras versões até a última e a revolução da história conforme os muitos anos que se passam. O livro apresenta o grande trabalho e dedicação do Christopher Tolkien em unir todos esses textos, cartas, rascunhos de seu pai e transmitir a época e contextos da criação do conto, além de muitas notas dele próprio a respeito.

Sabrina382 26/04/2022

A Queda de Gondolin
A queda de Gondolin nos apresenta uma história fantástica. Com Tuor sendo o personagem principal, temos muitas aventuras, fantasia, emoção, guerra e muito de mundo Tolkien.

Como nos livros anteriores, temos (pelo menos nessa versão), algumas referências do filho do Tolkien sobre a história e também a relação dela com outros livros.

É uma leitura sensacional, com bastante detalhe e peculiaridades, mas que entrega tudo o que o leitor busca.

Davyd 20/03/2021

Mais um pilar
E assim a Terra-Media toma forma e descobrimos mais sobre os primórdios de sua criação e os acontecimentos anteriores a guerra do anel.
As versões sobre a queda de Gondolin mostradas neste livro, que diferem umas das outras em pequenos trechos, frases ou parágrafos inteiros, se completam e só nos mostram o quão grandioso se tornou esse universo imaginado por Tolkien.
Realmente magnífica a descrição da batalha que culminou com a destruição da cidade e a fuga dos Noldor ( só por ela já vale a pena a aquisição do livro ).
O único ponto negativo é justamente ter que ler algumas partes realmente iguais em vários pontos . No entanto, o Christopher Tolkien organizou muito melhor esse livro em relação à alguns outros e ele se tornou, ao meu ver, uma obra prima, graças também as ilustrações do Alan Lee que enriqueceram muito os textos e a edição.

Sergio.Vianna 16/07/2020

A Queda do Último Refúgio dos Elfos
O último dos três grandes contos escritos por Tolkien, passados na Primera Era, é um dos mais importantes, que precede a queda de Morgoth e o fim da Silmarills.
Embora o meu favorito dos três seja O Conto dos Filhos de Húrin, não tem como negar que A Queda de Gondolin tem um forte encanto pelas belas descrições do imenso reino de Turgon. Além de todo o belo trajeto em meio à natureza percorrida por Tuor.

Além dos grandes feitos durante a fuga dos noldor, a luta contra as serpes e os Balrogs, e a queda de grandes heróis como Glorfindel. A imaginação de Tolkien continua me surpreendendo.