A Queda de Gondolin

A Queda de Gondolin J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Gondolin

Ivonete 09/10/2023

Mais um livro grandioso do Tolkien, e que trabalho maravilhoso do Christopher em reunir todos os escritos de seu pai sobre Tuor e a Queda de Gondolin!

Gabriel M 13/11/2023

Mais um conto Tolkeniano
Um pequeno conto, ambientado no início da Terra Média, sobre Túor e sua saga para escapar do mal inevitável.

É bom, tem uma escrita mais elegante que busca dar ares de épico bíblico ao conto. No entanto, ao mesmo tempo, carece certa profundidade nos personagens principais e no desenvolvimento da trama. Tudo soa meio distante, seco, sem carisma. Como se fosse realmente uma história antiga, que chegou até nós carecendo de todos os detalhes.

Recomendo para os fãs que Tolkien que buscam ler sua bibliografia, mas aviso que nem de longe é um livro com o apelo dos maiores do autor.

Rafael Grudka 23/12/2023

Inconsistências nos contos
O editor Christopher Tolkien apresenta os contos que relatam a queda de Gondolin.
Os contos são muito bem escritos. O J.R.R Tolkien descreve muito bem os locais, os eventos e as pessoas que participaram desde a construção da cidade até a destruição pelas tropas do Morgoth. O personagem principal é o Tuor e as decisões tomadas por ele.
A leitura dos capítulos é um pouco cansativo e, muitas vezes, me deixou com muita raiva de alguns personagens que tomaram decisões durante a batalha.
Recomendo muito a leitura para quem já gostou do "O senhor dos Anéis". Não aconselho para quem está começando na literatura pois é um livro muito denso em descrições.

Liliana 29/01/2024

"Tuor estão curvou-se em reverência, pois lhe parecia que contemplava um poderoso rei. Ele usava uma alta coroa como de prata , qual caíam seus longos cabelos como espuma brilhante no ocaso, e, quando lançou para trás o manto cinzento que pendia sobre ele como uma névoa, eis que trajava uma cota reluzente, justa como as escamas de um peixe enorme, e uma túnica de verde escuro que brilhava e tremeluzia com o fogo do mar, à medida que ele caminhava devagar em direção à terra. Dessa maneira o Habitante das Profundezas, quem os Noldor chamam de Ulmo, Senhor das Águas, mostrou-se a Tuor, filho de Huor, da Casa de Hador, abaixo de Vinyamar."

Shiro 31/01/2024

Mais um conto aprofundado e fantástico!
Nesse livro nos aprofundamos em como ocorreu a queda de Gondolin, vemos a jornada de Tuor até a chegada da grande cidade e como tudo aconteceu, de um jeito mais detalhado e bem explicado, com toda certeza um dos melhores contos já feitos!

Larissa.Lima 11/02/2024

J.R.R. Tolkien!
O que falar desse escritor? Cada linha é cheio de detalhes, umas história que vai e volta e quanto mais se lê, mais tem coisas a descobrir, a saber e tudo estar interligado, nada fica sem resposta. Perfeito! Não é fácil a leitura, mas é muito gratificante quando vemos e entendemos que tudo está conectado!

Adalberto 25/02/2024

Último dos Grandes Contos.
Tolkien tem o pendor de transformar uma narrativa de tragédia num evento épico. Continua trágico, contudo com beleza e pompa.

Erasmo.Souza 02/03/2024

Consegui ler
A Terra Média é o lugar onde gosto de estar nas minhas leituras e fazia um tempo que eu desejava ler sobre a queda de Gondolin sem ser pelo Silmarillion.
Gosto muito da história, mas pelo fato de ser um livro com muitas versões uma hora me cansou, mas isso não quer dizer que as histórias sejam ruins, pelo contrário, são muito boas , porém é preciso ter uma certa paciência com o autor (quem sou eu pra falar mal do Tolkien) com relação às diversas versões e explicações por partes do Christopher que ao final você se sente meio perdido e não sabe mais qual a versão final da história.

Posso apenas eu ter tido essa reação , mas isso não experiência.

Cassio67 21/03/2024

É Assim Cai a Última Fortaleza
Em A Queda de Gondolin, temos o relato da jornada de Tuor, um homem mortal que recebeu uma missão dada por Ulmo, senhor das profundezas, a entregar uma mensagem a Turgon, rei de Gondolin para que se preparasse para a guerra contra Morgoth.

Houve muitas alterações na história desde o primeiro lançamento, mas que manteve a essência, que a esperança dos elfos e homens viria dele, no caso seu filho, Earendel. Ao entregar a mensagem para Turgon, o rei não quis escutar Ulmo por ter um grande amor por Gondolin e não queria sair a guerra, foi dito que Gondolin seria a maior das fortalezas e que só cairia se fosse por traição de dentro de suas portas, o que foi que aconteceu, Maeglin, sobrinho de Turgon, odiava Tuor por se casar com Idril, a filha do rei de quem tanto amava. Um dia ele foi capturado e levado a Morgoth onde revelou a localização da cidade oculta.

Assim, Morgoth reuniu seu exército e caiu sobre Gondolin, Tuor e Idril conseguiram escapar com seu filho Earendel e alguns remanescentes de Gondolin, mas muitos morreram nessa batalha. À vitória de Morgoth estava completa ao destruir a última fortaleza.

Vinicius 28/05/2024

A Queda de Gondolin
Comecei a ler o livro pensando "porque ler as tantas versões de uma mesma história? Não seria repetitivo?" Mas conforme fui lendo, percebi como é impressionante ver a habilidade do Tolkien de escrever a mesma história resumidamente, detalhada, com anos e anos de diferença entre as escritas! E com as explicações de seu filho, só fica mais incrível a leitura, e meu desejo é que Tolkien tivesse tido mais tempo para aprofundar ainda mais suas histórias, pois poderíamos ter muitas outras histórias incríveis contadas por ele!
Se vocês gostam do universo da Terra-Média, leiam esse livro! Assim como Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin.

Julia.Nayme 07/06/2024

Esse livro segue a mesma pegada de Beren e Lúthien, o conto nos é apresentado, e então, são feitas análises das variações do conto nos trechos que são retirados de outras obras do autor. Assim como o outro, é uma pena que Tolkien não tenha finalizado em sua totalidade esse conto; eles se baseiam no que há escrito, mas também em várias cartas, trechos de outros livros, mas não em uma ideia concreta, pq nem sempre o conceito bate 100% um com o outro, não é concreto. Mas é interessante pq você consegue perceber a essência do que está sendo contado ali, e muito dele se repete. Ainda assim, não está entre os meus favoritos.

Maria19642 12/06/2024

"Grande é a queda de Gondolin"
O conto "A queda de gondolin" continua tendo o selo Tolkien de qualidade e eu gostei particularmente da relação entre Tuor - Idril - Maeglin (principalmente quando o Tuor quebra a cara daquele feio) e das interferências do Ulmo que é o único valar que ainda se importa com os Eldar.
O problema do livro é que ele é muito mais uma análise feita pelo Chris do que realmente o "contar" de uma história, o que me decepcionou muito. Em algum outro momento, quando eu recomeçar a estudar, e não apenas ler (pelo amor de Deus, eu preciso de um descanso depois de 4 períodos na faculdade), talvez eu mude a resenha e a classificação, mas a história do conto não chega aos pés de Filhos de Húrin (mesmo que eu a tenha amado).