1924 - O Ano Que Criou Hitler

1924 - O Ano Que Criou Hitler Peter Ross Range

Resenhas - 1924 - O Ano Que Criou Hitler

Livrismo_ | Por Natacha Agata 30/09/2020

Essencial
?Uma quase biografia cri?tica? talvez seja a melhor forma de definir esse livro. ?Quase? porque o livro se propo?e a falar de um peri?odo pouco comentado da vida dele, que foi um dos maiores monstros que a humanidade ja? conheceu.?
Comec?ando na infa?ncia e terminando na conquista do poder, a obra realmente mostra uma parte da histo?ria que e? pouco estudada. Isso porque costumamos conhecer sua jornada a partir do Terceiro Reich, negligenciando o ini?cio de sua jornada.?
Aqui, o autor mostra como foram desenvolvidas suas inclinac?o?es nazistas e antissemitas, e tambe?m os momentos em que ele quase foi morto/deportado antes de chegar ao poder (o que poderia ter mudado completamente os rumos da histo?ria).?
A linguagem e? bem fluida e, em va?rios momentos, me senti transportada pela narrativa. Apesar de saber o desfecho, me peguei torcendo pra que os planos de para?-lo tivessem tido sucesso. ?
Se voce? e? aficionado por segunda guerra (assim como eu) e quer saber de um lado pouco conhecido dessa figura desprezi?vel, leia esse livro. Voce? vai gostar!?
P.S.: uma boa experie?ncia e? ler esse livro e, logo em seguida (ou simultaneamente), ler ?Como as democracias morrem?, de Levitsky & Ziblatt. Isso nos da? uma visa?o mais completa da histo?ria.

Para mais conteúdos como este, me siga no Instagram: @livrismo_

Gregori Pavan 22/05/2021

Por treze meses, entre 1923 e 1924, Adolf Hitler ficou preso após um “golpe de Estado” fracassado. O julgamento e o período recluso tinham tudo para ser o fim político desta figura até então nem tão conhecida, mas acabou sendo um período de muita exposição e consolidação desta mente doentia. Foi quando, inclusive, ele escreveu o livro Mein Kampf.
Apesar do título instigante, o livro demonstra de maneira clara que não foi um ano ou uma situação e sim a sucessão de estímulos, situações, pessoas que culminaram em uma das maiores atrocidades que o mundo já sofreu.
Uma leitura muito interessante, com um texto fácil e estimulante. Senti falta de ilustrações, mas posso imaginar o porquê dessa escolha do autor.

Rafael 08/03/2022

O ano que criou o Monstro
Durante o ano de 1924, no qual Hitler passa na prisão em Landsberg, após o Putsch, que mesmo fracassada, foi um sucesso, pela visibilidade que ganhou, foi também o ano no qual Hitler difundiu suas ideias e escreveu o seu livro, o Mein Kampf, escrito durante a prisão em Landsberg, por estas circunstâncias que esse pode ter sido um dos períodos mais importantes para Hitler, durante o seu poder.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "1924 - O Ano Que Criou Hitler" de Peter Ross Range apresenta um relato minucioso do ano em que Adolf Hitler consolidou seu poder e influência na Alemanha. O autor apresenta um retrato vívido do ambiente político e social da época, bem como do papel desempenhado por Hitler nesse contexto.

A obra aborda desde a ascensão de Hitler como líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), passando pela publicação do seu livro "Mein Kampf", até a sua prisão após o fracasso do Putsch da Cervejaria. Além disso, o livro apresenta detalhes sobre as estratégias de propaganda e manipulação de massa utilizadas por Hitler e seu partido para consolidar o poder.

O autor também examina a influência de outros líderes políticos e ideológicos na Alemanha da década de 1920, incluindo figuras como Heinrich Himmler, Ernst Röhm e Gregor Strasser. Além disso, Range traça paralelos entre a situação política da Alemanha em 1924 e a atualidade, argumentando que os eventos daquela época contêm lições importantes para o mundo de hoje.

O livro é baseado em uma vasta pesquisa de fontes primárias e secundárias, incluindo diários, cartas, relatos de testemunhas e jornais da época.

Principais ideias:

O livro descreve o ano de 1924 como um ponto de virada na carreira política de Adolf Hitler, no qual ele consolidou seu poder e influência na Alemanha.
O autor apresenta detalhes sobre as estratégias de propaganda e manipulação de massa utilizadas por Hitler e seu partido para consolidar o poder.
Além de Hitler, o livro examina a influência de outros líderes políticos e ideológicos na Alemanha da década de 1920, incluindo figuras como Heinrich Himmler, Ernst Röhm e Gregor Strasser.
O autor traça paralelos entre a situação política da Alemanha em 1924 e a atualidade, argumentando que os eventos daquela época contêm lições importantes para o mundo de hoje.
Contribuição para a área:

O livro "1924 - O Ano Que Criou Hitler" de Peter Ross Range contribui para a compreensão da ascensão do nazismo e da figura de Adolf Hitler na Alemanha. A obra apresenta uma análise detalhada dos acontecimentos políticos e sociais que permitiram a Hitler consolidar seu poder, bem como das estratégias de propaganda e manipulação de massa utilizadas pelo partido nazista.
Além disso, o livro traça paralelos entre a situação política da Alemanha em 1924 e a atualidade, argumentando que os eventos daquela época contêm lições importantes para o mundo de hoje.
Por: Romeu Felix Menin Junior.