O Reino de Zália

O Reino de Zália Luiza Trigo

Resenhas - O Reino de Zália

Evelyn 06/01/2024

Livro nacional bom
440 páginas não é uma leitura fácil, mas passou rápido. Senti que no começo a leitura é meio engessada e depois flui.

mafelivros 04/11/2023

Perfeito!
? Zália é a filha mais nova do rei de Galdino e não demonstra nenhum interesse em seguir os passos do pai e se tornar uma rainha. Com seu irmão na regência e morando em um internato longe das burocracias da monarquia, Zália sonha em viajar o mundo fazendo o que ama: Fotografando.

? ?O céu está tão azul que sinto uma vontade louca de tirar uma foto.?

? Mas nem tudo é perfeito. Victor, seu irmão, sofre um atentado armado pela resistência e acaba fa1ecend0. De repente, a jovem Zália se vê lidando com o lut0 pela m0rt3 de seu irmão e se tornando responsável pela regência de Galdino. Tudo de uma vez!

? ?Finalmente entendo que é importante se permitir sentir. Só assim podemos superar nossos traumas e crescer. Transformar os obstáculos em lições, e não em fantasmas.?

? Ao assumir o cargo de regente, Zália começa a questionar os motivos da resistência em atacar a monarquia. As respostas que ela recebe acabam levando a futura rainha a se interessar pelo que esses grupos têm a dizer e se comprometer a investigar as corrupções que andam acontecendo em todo território de Galdino. Decisão apoiada pela rainha e abominada pelo rei.

? Para além das responsabilidades de regente, no âmbito amoroso, Zália ainda nutre sentimentos por seu primeiro amor, Enzo, um amigo de seu irmão e que "partiu" seu coração no passado. Agora ele será seu segurança. Essa convivência diária tem tudo para ser complicada. Mas Zália começa a se apaixonar por outra pessoa. Ela será realmente capaz de esquecer Enzo?

? Essa história transcorreu-se de forma bem tranquila, até chegar perto do final... eu surtei tanto! ? Foram fortes emoções, diversas revelações e acontecimentos caóticos. Eu já estava morrendo de dó da Zália por ter de passar por tanta coisa antes dos seus 18 anos... ? O desfecho é absurdamente lindo! Fiquei apaixonada por essa história e pela escrita da Luly Trigo. A literatura brasileira é fantástica,  não canso de me apaixonar por nossos livros nacionais! Fiquei feliz em ler O Reino de Zália e recomendo muito para quem gosta de romances envolvendo a realeza.

Andre.Alves 23/09/2023

Um livro surpreendente, mas que poderia ser mais
Este livro tem pontos positivos e negativos muito bem demarcados. De positivo, a forma como a “burocracia estatal” é tratada de maneira palpável e detalhista passa uma sensação de realidade que eu não esperava. A política do livro é um ponto muito positivo, ainda mais pra um livro infanto-juvenil.

A ambientação também é outro aspecto positivo. Comecei a ler o livro imaginando um reino medieval, mas quando vi que na prática o livro era uma espécie de américa latina moderna “ficcionalizada”, fiquei contente. As locações têm personalidade e é fácil visualizá-las ao longo da leitura. Terminei o livro querendo mais desse universo. Eu visitaria fácil as praias presentes na história.

A ideia de trabalhar a questão da militância e resistência política também é positiva, mas é aqui onde a controvérsia começa. Mostrar que a política existe para além da institucionalidade e que a organização do povo em movimento político é um tema muito importante. Diria que, para a realidade brasileira, é um dos temas mais centrais a se debater em literatura e mídia em geral. De certa forma, o livro se propõe a levar politização para um público jovem, e eu gosto muito da proposta. Porém, questiono a execução.

A trama se inicia quando um príncipe filho de um rei despótico é morto em um atentado (amo). Tal príncipe tinha tudo para seguir com a mesma política do pai, e sua morte joga sua irmã na linha de sucessão. Por ter crescido mais próxima do povo, ela possui uma visão menos encastelada e se preocupa de fato com as questões do povo. Só que, ao mesmo tempo que ela passa a gostar de exercer essa função, de melhorar o seu país, ela também repudia a forma como seu irmão foi morto. Um bom drama, diga-se. Só que isso é o que a personagem sente. Não necessariamente o livro teria que ter essa mesma tese.

Todas as mudanças feitas pela protagonista só foram possíveis graças a morte do príncipe. Se o que ela fez é bom, a morte dele há de ter sido boa. Mas o livro se acovarda. Trata com vilania os responsáveis e igualar a violência de um povo contra seus carrascos com a violência dos carrascos. Isso gera situações estúpidas como um “núcleo malvado” dentro da “aliança rebelde” da vez, com doses cavalares de moralismo e caricatura. Pra um livro que trata de questões de organização revolucionária, a mensagem final flerta com um reformismo conciliatório dos mais bobos que já vi.

Além disso, o livro parece não saber lidar bem com as dores da protagonista. Toda vez que ela é confrontada com algo que não sabe lidar, o que se sucede é ela ir ao quarto e dormir. Parece até que ela sofre de narcolepsia. E isso se repete tanto ao ponto de ficar cômico. Esses eram os momentos em que os conflitos da protagonista tinham que ser acirrados. Ou, se fosse o caso, eram momentos para uma narrativa mais dinâmica, menos focada no dia-a-dia.

Mas o pior do livro sem dúvida é o romance. Há um triângulo amoroso cuja química da protagonista com ambos os pretendentes é terrível. Um deles, um “traidor” infiltrado, me parecia até ser muito mais velho pela forma como era descrito. Tive que reler parte do livro para perceber que ele também era jovem, e isso foi no mínimo esquisito. A virada do personagem é telegrafada, e a dinâmica poderia ser melhor se não houvesse esse elemento romance. Ele poderia ser um mentor, um confidente. Amizades também dão brechas para traição, e para o bem desse livro, creio que isso fosse melhor. Mas essa é minha opinião apenas.

A outra alternativa romântica também é ruim. Tão telegrafado quanto, a resolução do casal é óbvia, e a dinâmica entre ambos é brega e se arrasta. Toda vez que esse romance virava foco, a leitura travava. Torci genuinamente para a protagonista terminar solteira. Ela merece mais. No geral, uma leitura muito curiosa, com boas surpresas, outras nem tanto. Uma leitura válida, ainda mais para discutir politização com o público mais jovem. E definitivamente não era o que eu esperava quando comecei a ler esse livro.

Déa 17/07/2023

Uma bela surpresa essa leitura, a capa é linda e a trama é leve, divertida e cheia de lições e pontos que nos fazem refletir sobre pontos muito importantes. Que bom poder ter obras tão boas e de autores brasileiros, eu amei demais, fiquei muito feliz e um tanto nostálgica com essa leitura.
Leiam!

Gabi 12/06/2023

Ok
É um livro bom pra passar o tempo, mas não é nada uau
Plots previsíveis e algumas explicações corridas.
Pareceu uma proposta de intervenção da redação Enem, pega uma protagonista jovem pra resolver em 1 parágrafo problemas sociais complexos que ninguém mais conseguiu

Felipe1297 02/06/2023

O sol realmente brilha para todos?
Terminei de ler O reino de Zalia recentemente, estava em uma ressaca literária e realmente me caiu muito bem essa leitura. É um livro simples e bem calmo então recomendo esperar ter vontade de ler algo nesse estilo para realmente pegar nesse livro.

Esse livro tem muita personalidade, eu consegui me projetar como cidadão de Galdino e pensar junto da Zalia oque era o melhor para o povo, e a conclusão mesmo que simples é muito satisfatória.

Já no romance tem sim suas falhas, é um triângulo amoroso meio clichê, mas que não te deixa ter sua escolha do melhor pretendente, a escolha é óbvia e o livro de convence que realmente não tem outra opção.

Agora outras opiniões
(Com Spoilers)

O livro realmente me agradou mas eu não posso deixar de falar a completa desfeita que o livro faz com certos personagens, o Enzo é uma pedra, a Júlia é um saco de pancadas, a Suelen simplesmente do nada vira uma personagem relevante enquanto a Bianca (eu acho que é esse o nome dela) tá em toda parte e não faz nada. Este livro tem sim muitos personagens bons como a Zalia, Gil, o Rei e a Rainha, o Antônio que querendo ou não é sim muito carismático, mas o descaso com os outros personagens chega a ser triste.

Na parte política do filme o final me agradou muito, novamente dizendo, foi uma resolução simples mas muito satisfatória, mas a única coisa que eu acho que poderia ter mudado nesse caso foi o fim que levou a mãe de Zalia, achei que faltou coragem da parte da autora de deixá-la presa e eu acho que seria o certo a se fazer, no final com toda a revelação da corrupção do pai e o envolvimento com a resistência da mãe, eu acho justo que os dois se responsabilizem pelas suas ações e Zalia, que é a união das duas partes, tomasse totalmente as rédeas do país.

Já no romance eu devo dizer que faltou muito mesmo, o relacionamento de Zalia com Antônio mesmo que nitidamente que tem algo acontecendo por trás das cortinas, é mil vezes mais interessante do que com o Enzo, como eu disse o Enzo é uma pedra sem personalidade e sem nada dentro, os dois no início parecem ser opções ruins (e no fim realmente são), eu sei que não é a proposta real do livro focar no romance mas foi uma falta muito grande pra não salientar.

Por fim eu achei um bom livro, tem seus problema e eles são bem claros, mas mesmo assim o livro é sim bom e eu o recomendo
4/5 ?

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
No primeiro livro de fantasia de Luly Trigo, uma princesa se vê obrigada a assumir o governo do país em meio a revoltas populares, intrigas políticas, conflitos familiares e romances arrebatadores.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

A.Maia 15/03/2023

O Reino de Zália
Zália é a filha mais nova do rei e vive em um internato, afastada de todas as etiquetas que acompanham a monarquia. Mas, quando seu irmão está prestes a começar seu reinado, um acidente o leva, fazendo de Zália a regente. Mesmo diante de todas as obrigações, a jovem ainda procura espaço para seus amigos e alguém para aquecer seu coração.

Sem muito preparo para suceder seu pai, a personagem não demora a perceber que qualquer gesto pode ser interpretado de diferentes formas pelo povo. O lado político e as corrupções são bem evidentes na narrativa, de maneira estruturada e interessante. Zália vai atrás de justiça e percebe o seu povo vivendo de maneira precária, enquanto a monarquia vive regada de luxos.

É muito bonito perceber o envolvimento da protagonista com seu povo e a sua real preocupação. O quanto ela ganha amadurecimento no decorrer das páginas, se torna mais forte e mais preparada para ser uma incrível rainha! Zália é uma inspiração, uma jovem lutando pelos direitos e justiças! Um livro extremamente envolvente e emocionante em seu desfecho!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Victor225 07/03/2023

Excelente!
Achei que o livro não me surpreenderia, mas me enganei. O livro é perfeito, maravilhoso e sem críticas, o enredo da história e maravilhoso também.

No início da história e nos primeiros capítulos, eu tinha imaginado que a história seria daqueeeeele jeeeeeito (negativo)...

Tenho um carinho muito especial com o livro, pois além de me tirar da ressaca literária (Não sentir ou ter vontade NENHUMA de ler QUALQUER tipo de livro), ele apresenta uma história bem leve e para todas as idades e os gostos. Maravilha de Livro.

E é isso, obrigado!

zize 07/01/2023

O sol brilhará para todos?
- tem spoiler -

o livro se encaixa bem na faixa etária indicada: juvenil. é uma história simples, de fácil entendimento e ótima pra quem tá começando a ler, e ainda chama atenção pra assuntos políticos. no livro é tratado de maneira muito descomplicada e isso facilita o entendimento, além de instigar os leitores a buscarem e pesquisarem sobre esse assunto.

confesso que pela sinopse não achei que o livro seria como foi, pra ser sincera eu pensei que estaria muito mais focado no romance e nas escolhas dela de realmente querer ser rainha ou seguir o sonho da fotografia e não sobre descobrir e denunciar corrupção e um suspense sobre quem matou o irmão dela (o que não achei ruim) mas saiu de um clichê e foi pra outro, pois ela é a típica personagem salvadora da pátria (mas não que isso seja ruim, achei importante ela quebrar o ciclo de corrupção e desonestidade da família dela) mas não sei, algo nessa personagem me incomodou, queria muito ter gostado dela, massss a achei bem chata em muitos momentos. não sei se é por ser da realeza e mesmo que ela tenha crescido longe disso ela ainda tem um ar meio sabe. aí não sei explicar.

os personagens que achei mais interessantes foram a Júlia e o Enzo que, infelizmente, não tiverem muito espaço na trama. principalmente o Enzo que achei que teria bem mais "tempo de tela" e a Júlia, coitada, parece que a Zália mais odeia ela do que gosta, toda hora briga com a menina, olha torto, fica decepcionada, fala que o que ela sente é bobagem... acho que a cena que mais me irritou sobre esse comportamento foi quando a Júlia chamou a atenção sobre um homem adulto estar se engraçando com uma adolescente e a Zália simplesmente ficou puta (cada cena da Zália e do Antônio era uma virada de olho tão forte que era capaz de nem voltar pro lugar. ridículo o quanto ela foi iludida, boba e burra nessa situação. tava tão óbvio sabe, ela ouviu ele falando mal dela e o que ela fez foi basicamente ignorar ao invés de achar no mínimo suspeito) e a outra cena foi quando a Júlia falou que ficou com ciúmes da mãe e Zália tipo "nossa que bobeira" deu vontade de dar um murro na cara dela nessa hora. a Júlia a única pessoa da idade dela que é pé no chão e sensata, porque os outros amigos também não são lé com cré, enfim. em realmente muitos momentos achei ela chata e vitimista pra c4r4lho, sem falar que ela é muito lesa. os fatos na cara dela e a assim ???

o livro demora a ficar envolvente e o início é bem arrastado... achei algumas coisas superficiais (principalmente quando chega o final, que parece que deram uma doida e falaram "vamos resumir") além de estereotipadas (mas tudo bem, estereótipo faz parte) no geral achei os plots bons, apesar de completamente previsíveis, mas acho que está bom para o público alvo que está destinado. a história termina com coisinhas em aberto, e com uma declaração pública dela que eu achei ótima. muito boas as ideia de mudanças que ela vai fazer na estrutura política de galdino (que se assemelham ao nosso sistema político) na vida real nunca que isso que ela fez iria acontecer que a gente sabe, mas a ficção é um mar de portas e achei interessante toda essa coisa.

a escrita da Luly é boa e levinha, tem uma linguagem atual e bem simples. não usa de palavras difíceis que você tem que parar de ler pra pesquisar o que são e tudo mais. ponto muito positivo :)

não desgostei, mas não sei se recomendaria :/ sei lá, acho que só pra quem realmente tá dentro da faixa indicada. ele é bonzinho, mas com certeza podeira ser melhor. vamos dizer que cumpre o que promete e pra quem promete.