O Reino de Zália Luiza Trigo

Resenhas - O Reino de Zália

Vanessa Dias 04/01/2023

O Reino de Zália
Infantojuvenil. Gostei muito da história, da trama e do desenvolvimento dos personagens. Um excelente livro para introduzir o jovem no universo das questões políticas, facilita o entendimento de como funciona o sistema politico-social e seus problemas. Gostaria que tivesse uma continuação.
Quem gostou da série A Seleção certamente gostará deste livro.

Karine 30/12/2022

Nunca li nada assim, adorei!
Uma princesa de 17 anos que de repente se vê na posição de regente do reino; essa sinopse poderia gerar uma história cheia de clichês e mais do mesmo, mas não é o que acontece aqui. Uma trama focada especialmente em política, intrigas, assassinato, dramas, corrupção e um toquezinho de romance. Adorei a história, os plot twists e o combate à corrupção (que jamais rolaria na vida real, mas ler isso no livro foi encantador demais). Só o romance que já se via de longe tudo o que ia rolar, mas dou um desconto pela protagonista ter 17 anos (se eu fosse ela teria tido 10 crises de ansiedade e de pânico durante o livro aliás).
Enfim, leitura muito fluída, cheia de drama e reflexões sobre política. Recomendo demais!
NanoJaq 06/01/2023minha estante
Ler o seu resumo da leitura me fez querer ler o livro!

Jhess 10/09/2022

Não prometeu nada e deu tudo!
Perfeitooo! Amei cada detalhe: político e leve sem deixar de conscientizar sobre nosso atual cenário político. Precisamos de mais Zália's em nossa sociedade.

Lalá 02/08/2022

#timeenzo #Záliarainhaeorestonadinha
Pra falar a verdade, eu não estava nem um pouco afim de escrever uma resenha. Porém por algum motivo divino cá estou eu.

O Reino de Zália é o tipo de leitura que quando eu tinha 12 anos faria todo sentido. Não que agora não faça, mas desencantou sabe... Posso ter colocado muitas expectativas? Talvez. Entretando isso não tira o fato da minha opinião ser válida. Ele é realmente incrível e ler nacionais tem um sabor especial, mas acho que nessa leitura isso não foi o bastante pra eu dar 4 estrelas. Ele fala sobre monarquia, princesas, reis, soldados, civis, revolucionários, corrupção, palácios de tirar o fôlego, amadurecimento, liberdade, enfim... Foi tudo muito bem trabalhado pela autora, entretanto achei que poderia ter sido melhor desenvolvido os pontos de vistas dos personagens secundários. Eu não acho que Zália é tão insuportável assim, mas me vi muitas vezes surtando com ela por decisões mesquinhas sendo tomadas. Além disso, a opinião de outras personagens poderia agregar um olhar mais cativo e curioso para o livro. No final, fiquei imensamente ressentida pela falta de desenvolvimento de alguns personagens que poderiam ter sido explorados melhor. Vou concluindo por aqui, apesar das críticas, essa foi uma boa leitura e acredito que evoluí bastante desde a primeira página. Ah! MDS. Já ia esquecer. Esse é um ótimo livro para usar de repertório sócio - cultural em redação viu... No fundo, eu criei um apego pelos personagens e tenho certeza que se derem uma chance também irão se apaixonar

Ps: indignada que ainda não tem vídeo no YouTube dos casais literários (Enzo casa comigo cofcof...)

Ps2: eu critiquei bastante, mas eu juro que o livro é bom gente. Às vezes, é o livro certo na hora errada.

raquel 05/06/2022

Zália<3
esse livro é realmente ótimo! me fez sentir tantas coisas e isso me deixa tão feliz e anestesiada ao mesmo tempo..
Zália me lembrou coisas importantes as quais sempre serão lembradas e me trouxe o sentimento de conforto; conforto por poder me sentir inclusa na história mas também por poder me ver em boas partes dela.
Resumindo.. o livro é sensacional me tirou de uma ressaca literária e agora vai deixar saudade

Sophi 14/05/2022

Apesar do começo não ter me prendido muito, gostei bastante de como a história se desenvolveu. Amei a relação da Zalia com os amigos.

Fernanda 12/04/2022

Resenha disponível no blog:

O Reino de Zália

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/04/resenha-o-reino-de-zalia-luly-trigo.html

bykarla 09/04/2022

O Reino de Zália - Luly Trigo
Iniciado: 04/04/2022
Finalizado: 08/04/2022
Nota: ?????/5

Imagina que seu irmão morre por um atentado, e agora é você que tem que assumir a regência da Coroa, foi isso o que aconteceu com Zália.
Eu gostei muito do livro, a história é fluída, a escrita da Luly é maravilhosa, os personagens são cativantes demais.
A Zália é uma personagem maravilhosa que acredita que o povo merece a verdade, e depois de tudo o que ela fez merece ainda mais o reconhecimento do povo de Galdino.
As revelações finais do livro foram doloridas, mas o livro tem um final perfeito.
O livro foi simplesmente incrível de ler, virou um queridinho com toda a certeza!
Victor225 07/03/2023minha estante
Para mim também com certeza!

malu 09/03/2022

o reino de zália
Meu deus, eu realmente estou sem palavras.
Uma história incrível, devo confessar que achei ela um pouco enrolada de início, mas depois de ler o final mudei total minha opinião!!
Eu adorei o livro, achei ele na mesma vibe do filme "diário da princesa".
Luly tá de parabéns, e que escrita maravilhosa !! Super fluida e gostosa !!
A história não estava me prendendo de início, depois um pouco do meio do livro foi que ficou mais interessante, na minha opinião, mas independente disso eu lia e nem percebia de tão fluida é a escrita.
Muito bom !!

Lary Nunes 07/03/2022

O Reino de Zália
Esse foi a primeira vez que li algo da Luly Trigo e foi uma experiência bem legal, até porquê, eu amo histórias nesse estilo.
Nesse livro temos uma história leve e cheia de mistérios, contando a vida de Zália e como ela acaba sendo a herdeira do trono, após a morte de seu irmão mais velho, mas também ao decorrer da história temos muitos assuntos que são necessários na vida dos jovens; acho que para o público infanto-juvenil é maravilhoso para abordar muitas coisas que acontecem em nossa realidade.
Foi uma grande surpresa esse livro pra mim, ele veio naquele pior momento da pandemia, mas eu demorei um pouco para finalmente descobri-lo, e confesso que com muitas leituras no meio, foi bem lendo a conclusão, porém é um livro que gostei muito, além disso, é nacional.
Eu não favoritei devido a pensar que ficou uns pontos em aberto, mas os personagens são legais e até que bem desenvolvidos (exceto Bianca que deu uma sumida), eu adorei a Zália, mesmo ela sendo burrinha sobre o Antônio, e achei muito idiota o **** pedir demissão no final.
Com todo o enredo, em minha opinião, pareceu que ficou vaga demais o verdadeiro assassino e seu motivo, e claro, acho que poderia ter espaço para uma continuação.
Gostei do discurso final da Zália. Foi bem falado e bem pensado. Só não sei se é uma boa ideia a parte dos escolhidos pelo povo, pois vemos muita coisa errada até em nossa realidade. Mas seria bom se tudo ficasse bem pelo menos na ficção né; enfim, uma leitura que vale a pena para quem gosta desse estilo princesas e realeza.

biblioteca_das_twins 25/02/2022

• resenha: O Reino de Zália •
📚| Autor: Luly Trigo ( @lulytrigo ).
👑| Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐+💙

- Sinopse:
No primeiro livro de fantasia de Luly Trigo, uma princesa se vê obrigada a assumir o governo do país em meio a revoltas populares, intrigas políticas, conflitos familiares e romances arrebatadores.
Por ser a segunda filha, a princesa Zália sempre esteve afastada dos conflitos da monarquia de Galdino, um arquipélago tropical. Desde pequena ela estuda em um colégio interno, onde conheceu seus três melhores amigos, e sonha em seguir sua paixão pela fotografia.
Tudo muda quando Victor, o príncipe herdeiro, sofre um atentado. Zália retorna ao palácio e, antes que possa superar a perda do irmão, precisa assumir o posto de regente e dar continuidade ao governo do pai. Porém, quanto mais se aproxima do povo, mais ela começa a questionar as decisões do rei e a dar ouvidos à Resistência, um grupo que lidera revoltas por todo o país.

🪐| minha opinião:
Eu tive que favoritar esse livro! Ele é simplesmente perfeito, a escrita da autora é impecável, a história, tudo. Mas eu vou logo avisando que esse livro tem um plost twist gigantesco, viu?
Zália é um exemplo de rainha e mulher, muito corajosa e inteligente. Eu mesma tive muitos surtos com esse livro, principalmente com as reviravoltas bem chocantes...
Em nenhum momento é cansativo ler esse livro, super interessante e nem dá de parar de ler! Esse foi o primeiro livro nacional que eu li 🤧, e a experiência foi incrível. A princesa governa um país em pleno século 21, e realmente vc consegue perceber isso ao decorrer do livro. ARRASOU LULY!

site: https://www.instagram.com/biblioteca_das_twins/

Iza.Guariento 09/02/2022

Zália Superando minhas expectativas
Confesso q n estava colocando fé nenhuma pra esse livro, achei q seria algo bem bobo msm, porém, é uma história extremamente interessante e com um clímax mt bom, adorei, real. E oq mais achei diferente, foi o posicionamento da personagem, q aq ela é uma princesa regente, como uma presidente né, e é mt difícil vc ver livros com esse tipo de enredo envolvendo mulheres nesse cargo, gostei mt de ver isso. Outro ponto fortíssimo nesse livro e a quantidade de plots twists, olha cr, mt coisa msm, tu fica até meio perdido de tanta informação, mas digo isso no melhor dos sentidos. Se prepara pra passar raiva, acontecem muitas coisinhas com a nossa mocinha q vc sabe q ela n merecia. Escrita mt leve, nd cansativa, n tenho mt a reclamar, vale mt a pena ler esse livro, de vdd. Mas msm sendo um ótimo livro temos um detalhe aq, são capítulos mt grandes, coisa de no mínimo 15 ou 20 páginas, e dependendo da pessoa pode se tornar cansativo. Temos por aq narrador personagem, ent nossa mocinha é mt bem trabalhada psicologicamente.

?Zália: com o maior coração possível, totalmente diferente da fml, cof cof
?Julia: o braço direito de Zália, mais perspicaz do conselho
?Gil: vítima da sociedade, mais fofinho impossível
?Bianca: gente boa, mas pouco trabalhada na história, podia ter se destacado mais
?Enzo: tímido e lerdo(lendo vc entende o pq disso)
?Mariah: Prft sem defeitos, senhora justiça
?Humberto: devia ter pensado mais na fml, conservador egocêntrico
?Rosangela: vc n dá moral nenhuma pra ela, pensa ser alguém sem voz ativa, pós cap. 19 ela vira a mais braba de tds
?Antônio: bom bj e péssimo sujeito

Laura 02/01/2022

Fofo e Leve
A leitura é leve e super fluída, devorei o livro em um dia. Achei muito interessante a ambientação de uma monarquia num país tropical e em tempos atuais. A Zália é maravilhosa e a dinâmica dela com os amigos é muito fofa, o Gil é meu favorito.
Só acho que Zália poderia ser a governante do Brasil.
Victor225 07/03/2023minha estante
Concordo em todas as palavras, mas a minha personagem favorita é a Zália.

leitoraleticia 02/01/2022

Frio e raso
Escrevi esta resenha pouco depois de ler os agradecimentos da autora, e meu coração se partiu numa mistura de culpa e arrependimento pelo julgamento que fiz durante a leitura. Nas últimas páginas, Luly fala sobre a insegurança, que, inclusive vivo constantemente em relação aos meus poucos escritos, sentidas no processo de criação do livro, sobre ele tê-la ajudado a superar a depressão e sobre o carinho que ela tem por essa história. Eu me conectei com a Luly Trigo ao ler os agradecimentos, sabendo como era sentir o que ela sentia e me imaginando com um livro físico em mãos. Um livro escrito por mim. Mas a verdade é que não me conectei nem um pouco com Zália.

A protagonista é a segunda na linha de sucessão real, sendo o seu irmão mais velho, Victor, o príncipe regente enquanto o rei, debilitado após o AVC, não pode assumir as responsabilidades da coroa. No entanto, após a morte inesperada do herdeiro em um atentado, a princesa apaixonada por fotografia vê sua vida mudar completamente, se tornando algo que ela nunca imaginava viver: o reino está em suas mãos e o peso do mundo, sobre suas costas.

Na trajetória da adolescente como governante, acompanhamos de perto seus relacionamentos, sentimentos, descobertas... Mas a forma como tudo isso é exposto ao leitor simplesmente não me prendeu. As descrições feitas ao longo do livro eram breves e muito vagas, deixando um trabalho confuso e cansativo para a imaginação do leitor terminar. Ou faltavam detalhes concretos, ou faltava a visão subjetiva de Zália sobre a coisa a ser descrita e suas observações, suas emoções, suas lembranças. Eu vivi 435 páginas ao lado da princesa regente, mas ainda não sei quem ela é.

Algo, porém, fica muito claro: Zália é uma garota confusa. Não de uma forma natural para uma adolescente que acabou de perder um ente querido e terá que governar todo um país sem fazer ideia de como começar. Não, para resolver isso ela precisa de menos de três meses. Ela é incrivelmente boa no que faz na política, apesar de estar constantemente se diminuindo e dizendo ser incapaz. Sua confusão se revela mesmo é quando ela tem que resolver problemas adolescentes como dois belos rapazes pelos quais se sente atraída. Um amor do passado insuperável e um homem do presente irresistível, mesmo que um tanto suspeito.

Como o relacionamento dela terminaria em ambos os casos, eu previ nos primeiros capítulos da história (assim como previ outras coisas mais) ?a ideia do triângulo amoroso não colou. Senti que eu devia ter ficado surpresa no final, quando tudo começa a acontecer e a se revelar, mas não havia nada de surpreendente. Esse é outro ponto negativo do livro: sabemos como tudo vai terminar, mas é uma eternidade até chegarmos nas últimas páginas. Mas quando finalmente chegamos, tudo acontece rápido demais, de forma corrida.

Apesar dos pontos negativos, nem tudo é um "mar de espinhos". Ficou muito nítido o país que estava por trás da fictícia Galdino. A lei da aposentadoria, a Resistência, os professores sem salário e diversas outras semelhanças propositais relacionando o reino ao Brasil. Ver como Zália conseguiu resolver tantos problemas em tão pouco tempo nos dá uma esperança e uma vontade de lutar como ela por um país melhor. Nos desperta algo que esteve por muito tempo adormecido: a certeza de que é possível e a vontade de tornar real.