Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Marlonbsan 14/07/2020

Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz?
Alexandre Magno Abrão, mais conhecido pelos fãs como Chorão (ou Alê por Graziela Gonçalves), tido como um dos maiores ícones do Rock Nacional, influenciou uma geração com suas músicas, letras marcantes e intensidade no agir, era um líder nato no palco e fazia todo mundo entrar em sintonia. E no livro podemos conhecer mais um pouco sobre a história de vida e amor que Grazi teve com ele.

O livro é narrado em primeira pessoa de forma documental e autobiográfica por Grazi, a linguagem é bem simples e o livro é extremamente fluído, a ordem cronológica tem algumas idas e vindas que demanda uma atenção a mais para nos situar.

É impossível não se emocionar durante a leitura, desde o encontro de almas semelhantes (como dito por Grazi), do início do relacionamento, das batalhas juntos, todo o companheirismo, os altos e baixos, das inspirações, as demonstrações de afeto, carinho e amor, os ensinamentos, das dificuldades, nem tudo era perfeito, até chegar na fase mais difícil entre eles. Todas as fotos e bilhetes presentes no livro tem um toque de intimidade que nos faz aproximar do que é contado e por sabermos como a história termina, gera uma angústia do início ao fim, só que a intenção desse livro e o que precisava ser exposto era o meio dessa história.

Aqui temos um relato real de como muitos dos fatos ocorreram na trajetória de vida deles pela percepção da Grazi. Chorão, artista da música que era, fez com que minha mente lesse suas falas com sua voz. Em sua trajetória, o Alê tentava manter o controle de tudo e o medo de mudanças contribuiu muito para o seu estado nos últimos anos de vida. Esse livro com certeza foi, além de mostrar a história de amor entre eles, uma forma de desabafo por parte da Grazi, que teve um papel fundamental para que a banda desse certo, só que foi muito criticada por fãs (entre aspas) e parentes do Alexandre, mas as pessoas esquecem que nas profundezas da mente humana há muito mais do que nos é mostrado. Apenas Grazi e Alê eram capazes de saber esse lado de cada um e olhe lá...

A primeira música que ouvi do Charlie Brown Jr. foi Zóio de Lua, numa época em que não era tão simples ter acesso às músicas, sendo dependente de rádio, comprar ou alugar CD. E foi muito nostálgico ler sobre outras bandas e pessoas que escutava ou ouvia falar daquele tempo, como é o caso da Legião Urbana, Planet Hemp e Raimundos, além de conhecer a origem e um pouco mais sobre as inspirações para cada música citada.

A música sempre foi importante na minha vida e com certeza o CBJr. foi uma das bandas que marcaram minha adolescência e os acompanhei até o fim. Letras que nos tocam de alguma forma, o ritmo contagiante, a energia transmitida, tudo isso nos aproximam dessas pessoas, nunca vi ou cheguei perto do Chorão, mas quando ele se foi, senti como se um conhecido tivesse partido. E acho que esse é o poder que a música tem e que esses artistas proporcionam, de nos aproximar, interligando as pessoas.

Foi uma experiência muito boa conhecer um pouco mais sobre a história de amor que inspirou tantas músicas, além de perceber o lado mais humano que há por trás de um ídolo, não é fácil lidar com toda a pressão que o mundo coloca sobre eles, muito menos a pressão que eles mesmos colocam sobre si. E pude conhecer um pouco mais sobre a grandiosidade da mulher que havia ao lado do Chorão durante a sua caminhada, a Grazi foi uma peça fundamental para que toda essa história e a banda existissem e viesse a ser o que foi, ela fez seus sacrifícios para que as coisas dessem certo, mas ela não podia arrumar tudo e cada pessoa é responsável por sua individualidade.

No mais, uma leitura essencial para os fãs, que podem conhecer um pouco mais sobre os seres humanos que haviam ali, tanto na banda, toda a equipe de produção, os que trabalham fora do palco e possuem um papel muito importante, além do próprio Alexandre e da Graziela que possuem qualidades e defeitos e tiveram a oportunidade de se encontrarem e viverem sua história de amor.

E como disse Rappin’ Hood em parceria na música Cada Cabeça Falante Tem Sua Tromba de Elefante do álbum Imunidade Musical:
- Chorão, skatista sangue bom
Tamo junto, é mó satisfação
Assim que é a casa tá de pé
A batalha continua, parceiro, vai na fé... -

Obrigado @graziela_goncalves por ter compartilhado essas histórias com a gente. E obrigado Chorão, por ter feito parte desse mundo e ter salvado tantas pessoas com suas músicas.

Foto e resenha no meu IG, @marlonbsan
Thaíse 14/07/2020minha estante
Resenha incrível ?? com certeza é um livro que vale a pena ser lido!

Roberta 04/08/2023minha estante
Que coisa linda! ??

Marlonbsan 05/08/2023minha estante
Ahh obrigado ?

H.vytorya 28/11/2023minha estante
Melhor livro que eu já li. Para o pessoal que curte cbjr é uma boa leitura

Marlonbsan 29/11/2023minha estante
Siim, muito bom mesmo ?

breepassos 09/01/2024minha estante
se eu era fã do alê antes desse livro, depois dele eu sou mil vezes mais! mesmo com os fatos trágicos, foi história linda de amor e de carreira, sou grata demais por ter vivido no mesmo plano que este cara.

Marlonbsan 12/01/2024minha estante
Siim, mostra muito sobre ele e sua vida, então é uma experiência muito boa ?

Rosangela Max 13/04/2023

Nostalgia e tristeza por sabemos como acaba.
Eu fui e continuo sendo fã da banda Charlie Brown Jr. e, principalmente, do Chorão. Vira e mexe eu assisto no YouTube o especial que eles gravaram da MTV e sempre fico com uma tristeza no coração.
Vinha adiando a leitura desse livro até que chegou o momento de lê-lo. Gostei muito!
Tinha receio que, de alguma forma, a leitura mudasse a imagem que eu tinha dele, mas era besteira minha.
A autora contou a história deles, como casal , de um jeito simples e cativante. Ao mesmo tempo que é contada a trajetória da banda, porque uma coisa estava intimamente ligada a outra. Mostrou os perrengues e os momentos felizes e o lado ?difícil?, mas também amoroso do Chorão.
Foi respeitosa ao falar sobre os outros integrantes e sobre outras pessoas relacionadas a eles.
Em alguns momentos estranhei a atitude de ressaltar o papel dela no desenvolvimento da banda e a participação como ?musa inspiradora?, mas depois entendi o motivo. Afinal, se essa foi a forma como as coisas realmente aconteceram, não teria o por quê ela não contar no livro.
Recomendo a leitura.
CPF1964 13/04/2023minha estante
Moro 100 metros da antiga pista de Skate do Chorão.

CPF1964 13/04/2023minha estante
Já li este livro também.

CPF1964 13/04/2023minha estante
Porém não era fã dele. Não curto este tipo de música.

CPF1964 13/04/2023minha estante
Nada contra a pessoa dele e sim o estilo musical.

ana liz 19/12/2022

o amor :(:
sinceramente esse é o primeiro livro que me deu uma vontade real de fazer uma resenha, sei que vou apagar depois mas quero registrar meus pensamentos e sensações quanto a ele.
nos últimos meses eu li muita fantasia, ficção e romances bobos mas nada que se compare com essa história. não tem personagens perfeitos, narrativas clichês ou historinhas rasas? são pessoas reais isso tudo bem mais intenso.
confesso que já gostava das músicas do cbjr antes de ler o livro (o que até me motivou comprar), mas entender a história, o momento e principalmente a inspiração de cada música me trouxe novas experiências, escutei cada uma com uma perspectiva diferente. ?
os momentos mais marcantes para mim no livro foram:
- ele pedindo a mão dela para o pai.
- a fé deles na banda.
- o significado da tatuagem de estrela.
- o significado do pôr-do-sol.
- quando eles se encontraram na estrada, pensando um no outro.
- os recados.
- o sonho que ela teve
Gleriane0 19/12/2022minha estante
Esse livro é incrível ??????????

ana liz 19/12/2022minha estante
muitoo, tô apaixonada :)

ana liz 19/12/2022minha estante
acabei de ver que cortou?.
continuação:
tenho certeza que ainda tenho muitas reflexões a fazer sobre esse livro, mas com certeza já é o meu favorito da vida. a simplicidade do ser humano, ser falho, ser ele mesmo, é algo interessante.
independente de tal acontecimento, tenho certeza de que ele morreu amando ela com o amor mais puro do mundo. e ela? ela vive amando ele ainda.

?se não você quem vai me fazer feliz, tiri?? ?

Alicia 21/05/2021

Leitura interessante.
Trás a história do relacionamento do Chorão, da banda Charlie Brown Jr, e da Graziela Gonçalves. O livro foi escrito por ela e narra de uma forma muito gostosa a sua vida, suas origens e como ela tornou-se a musa inspiradora do Chorão.

Gostei muito dessa leitura, principalmente da perspectiva que ela trás, porque a banda JB fez muito sucesso e passou por situações polêmicas que envolviam principalmente a forma de ser e agir do Alexandre (Chorão).
Ver a perspectiva da Grazi, desde sua vida antes do Chorão, até o encontro dos dois, a forma como o relacionamento deles começou é algo muito bonito. O Chorão explica o porque do apelido, eles vão se envolvendo e a conexão deles é narrada como algo mágico e muito fofo.
O Chorão era louco por ela e isso fica evidente na letra de suas músicas que refletia muito o seu estado emocional em relação aos dois.
O relacionamento deles durou mais ou menos uns 20 anos.
A Grazi esteve presente durante toda a trajetória da banda. Sua participação para que a banda crescesse e explodisse foi fundamental. Ela sempre apoiou muito o Chorão e sempre acreditou muito no sucesso que ele poderia e iria alcançar.
Grazi esteve presente em todos os momentos turbulentos, sempre ajudou a equilibrar as coisas, principalmente no que se referia ao conflito entre os integrantes da banda.
O Chorão era um cara muito emotivo e complicado. Tinha dificuldades em se relacionar e também agia de forma impulsiva, um tanto quanto, machista em relação a ela em alguns momentos. Se arrependia e pedia perdão, às vezes era difícil de entendê-lo.
Com as idas e vindas da banda, com o falatório que os conflitos geravam o Chorão se abatia e sofria muito. Isso, entre outras coisas, fez com que ele não conseguisse lidar com as tudo e ele acabou se afundando nas drogas. A Grazi narra muito bem esse período e o quanto ela tentou estar lá para ele, tentava conver, tentava ajudar, marcava consultas, tentou internar ele o que gerou um conflito sério entre os dois... ela fez tudo o que ela sentiu que podia fazer naquele momento.
Quando ele teve a overdose em 2013 e faleceu eles estava separados. Grazi conta que foi muito criticada e considerada culpada pelos fãs, tanto que se afastou de tudo e demorou muito tempo até se pronunciar em relação a tudo.

Acho que o que fica dessa leitura é que em muitos momentos eu me colocava no lugar dela e pensava: “poxa, saí dessa relação tóxica e complicada...” mas nas últimas páginas do livro, quando ela analisa toda a trajetória ao lado do Chorão a reflexão dela fez com que eu entendesse tudo e percebesse que relacionamentos são complicados e é muito fácil falar: “ahhh... eu no seu lugar faria isso ou aquilo...”.
Com a sua reflexão final eu consegui entender as decisões dela e agora eu acho que ela fez o melhor que ela pôde. Como disse, relacionamentos são complicados, leva tempo para que você consiga entender seu companheiro e saber lidar.
A Grazi tentou e fez tudo o que estava ao seu alcance.
Ela amadureceu e se sentiu pronta para falar e escrever esse livro.
Isso expressa o quanto ela sabe e se sente tranquila hoje sobre tudo, porque se culpar pelo que deixou de fazer só a faria se auto destruir e tá tudo bem, ter a consciência tranquila é o que mais importe.
Ser julgada pelos fãs quanto ninguém sabe toda história é muito fácil, é tudo muito injusto no calor do momento, mas seguir forte e firma tento a consciência em paz é algo que leva tempo e ela demonstra isso muito bem nas últimas páginas desse livro.

Enfim, essa leitura vale muito a pena!!
Camila 22/05/2021minha estante
Suas resenhas são maravilhosas! Quero ler esse há um tempo e agora animei ainda mais, pensando em colocar nas leituras do próximo ano!

Ju * 05/04/2021

Mesmo sabendo o final, doeu...
A história do Chorão é contada por sua esposa, Graziela, de uma forma bem emocionante (às vezes até demais, para mim).
Foi muito interessante conhecer os "bastidores" de um dos cantores que embalou minha geração, sinto muito o final que teve.

Roberta 29/07/2021

Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Gostei muito de ler esse livro. Grazon, como era chamada por Chorão, contou a história deles de forma leve e descontraída, exceto o final que infelizmente foi bastante triste, como alguns de nós já sabíamos.

Jessica Schinaider 11/03/2020

Leitura nostálgica
Título: Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Autor(a): Graziela Gonçalves
Editora: Paralela
Ano: 2018
Páginas: 262
Ilustrado: Sim
Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Ela achou meu cabelo engraçado,
Proibida pra mim no way” 🎶
Quem cantou esse e outros sucesso do Charlie Brown Jr. levanta a mão! 🙋🏼‍♀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro “Se não eu, quem vai fazer você feliz?” narra a história de amor entre o cantor Chorão, líder de uma das bandas de rock mais aclamadas do Brasil, e a Graziela Gonçalves, mais conhecida como Grazon, a musa inspiradora da música que dá nome ao livro e de tantas outras canções marcantes do #CBJR!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu passei a adolescência ouvindo as letras do Chorão, mas não conhecia nem metade das histórias por traz de cada melodia e de cada composição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E a Grazi presenteou os fãs com um livro simplesmente lindo, que reúne fotos de momentos marcantes da vida dela com o Chorão e da carreira astronômica do Charlie Brown Jr.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Infelizmente, como muitos sabem, o fim da banda e de seus integrantes mais icônicos não foi nada feliz, mas a autora teve muita delicadeza para abordar os altos e baixos de uma história que marcou gerações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recomendo muito para quem é fã e mais ainda para quem ainda não é, pois depois dessa leitura, vai passar a ser!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora me contem, qual música do Charlie Brown te marcou? Uma das minhas preferidas é:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Eu descobri que é azul a cor da parede da casa de Deus
E não há mais ninguém como você e eu”. 💙🤘
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#resenha #resenhaliteraria #resenhadelivros #livros #livroseleitura #books #bookstagram #booklovers #leituras #instagramliterario #igliterario #parcerialiteraria #chuvaliteraria #charliebrownjr #rock #rocknacional #musica #music #cbjr

site: https://www.instagram.com/p/B7QnqD4jyo2/
Titania.Paula 11/03/2020minha estante
Não estou conseguindo ler nenhum livro??...cm eu faço ?

Jessica Schinaider 11/03/2020minha estante
Oi, tudo bem? Por que não está conseguindo? Me explica melhor para eu poder te ajudar! :)

Juliana Santos 17/03/2020minha estante
Acabei de ler hoje. É muito emocionante.

Jessica Schinaider 31/03/2020minha estante
Que bom, Juliana! Eu me emocionei demais também! Se não me engano, saiu um filme no final do ano passado, "Marginal alado", já viu?

Juliana Santos 31/03/2020minha estante
Ainda não assisti, mas pretendo.

Jessica Schinaider 31/03/2020minha estante
Pretendo também! Em breve! Depois vamos trocar nossas impressões, combinado? ?

Juliana Santos 31/03/2020minha estante
Combinado ?

??

Carolina.Luz 02/06/2020minha estante
Alguém sabe onde baixo ele?

Thaina252 09/07/2020minha estante
Comecei há alguns dias a leitura e já me sinto imersa no ambiente que se passa o livro. Dá um aconchego maior ainda por gostar muito da banda.

Jessica Schinaider 26/07/2020minha estante
Sem dúvidas, Thainá! Eu também gosto muito da banda, e as músicas marcaram minha adolescência! :D

gracireis 18/01/2021

Nostalgia pura!
Uma experiência nostálgica para aqueles que tiveram alguma fase da vida marcada pelas músicas do Charlie Brown Jr. e pela voz marcante do Chorão.

O livro é focado na história de amor entre a Grazon e o Chorão e tudo contado da perspectiva dela. Muito bom e muito fluido o livro, com um final de partir o coração.

Sophia 23/03/2024

Livro incrível! amei demaisss
a história de amor deles foi tão pura e mágica, que nem parece real. amo vocês Alê e Grazi ???
Bia Calixto 23/03/2024minha estante
Amei esse livro e conhecer mais sobre os dois ??

tatathais 25/03/2023

No fim, quem chorou fui eu...
Não consigo por em palavras a delicadeza, o sentimento, o empenho, os detalhes e a maestria que foi escrito esse livro, uma historia real de amor, com altos e baixos, com problemas, com muita superação e por fim com muito amor. Graziela mostra o seu intimo, o seu profundo e seus sentimentos, seu relacionamento de 20 anos com o Alexandre Abraão (chorão) ou como ela costuma chamar, Alê. Os detalhes de cada momento em que ela escreve, eu consegui sentir a emoção, o peso e a dor. Não tenho como definir esse livro, mas a minha maior conclusão é que precisamos ler obras como essa, precisamos estar atentos na forma que enxergamos o outro, a quem julgamos. Graziela, um exemplo de força, um exemplo de mulher. Terminei o livro chorando, muito emocionantes, é linda a escrita, impossível não se emocionar. Leiam essa obra, é tocante, profunda, REAL e extremamente emocionante.

Anna Carolina 27/02/2024

O primeiro álbum da banda Charlie Brown Jr. lançou antes mesmo de eu nascer. Cresci ouvindo as músicas da banda e até hoje elas fazem parte das minhas playlists. Eu já sabia do fim trágico da história do Chorão, mas sinceramente, nunca cheguei a pesquisar sobre sua história de vida. Conheci o livro "Se não eu, quem vai fazer você feliz?" esse ano, através de uma conhecida que postou que estava lendo e me despertou o interesse imediatamente. Li o livro em 3 dias, não conseguia parar enquanto não chegava ao final. Que história, que escrita, que livro. O que mais mexeu comigo é que temos uma relação tão distante de pessoas "famosas" e acabamos esquecendo de que são pessoas. Esse livro é uma história real de pessoas reais com problemas reais; apresenta uma maneira diferente de ver as coisas, de ver a vida. Fiquei muito emocionada ao longo do livro e, apesar de todos os pesares, a Grazon conseguiu trazer cada ponto dessa tragédia de maneira leve e, ao mesmo tempo, muito intensa. Fiquei admirada a maneira como assuntos tão importantes foram abordados com tanta delicadeza e clareza. Amei esse livro com todo meu coração. Obrigada por inspirar pessoas e compartilhar sua história, Grazi, sua história e garra são admiráveis!!!

Maria.Farnochi 26/09/2023

Ela achou meu cabelo engraçado?
História comovente, que força a da Grazi e que amor chorão e ela viveram. No decorrer da história é impossível não torcer para que o final pudesse ser diferente, mas as coisas são o que tem que ser e cabe a nós somente aceitar e entender. Não esperava nada diferente em relação ao Alexandre, ele sempre foi aquilo que as suas letras diziam.

maria19286 18/01/2024

Hmmm, livro bom e narrativa boa poremmmm me decepcionei c o conteudo dentro dele. Achei que seria mais detalhado nas partes em q ele estava mal de drogas

salivrando 01/05/2022

Uma história de amor real
Fiquei demorando um tempo para ler, porque sou muito fã de Charlie Brown Jr. e assim como vários fãs fiquei triste demais quando o Chorão se foi...
Só que resolvi ver o outro lado da história, descobrir como aconteceu e sério, eu tô até agora impactada.
É uma história de amor real, Chorão não era um cara perfeito e a Graziela, gente, que mulher forte, sério.
Acho que não teria a força de passar pelo que ela passou, entender o quanto o amor às vezes nos transforma e faz lutar até o fim!
Sei que ouvir algumas músicas do Charlie Brown Jr. será uma experiencia diferente para mim, agora! ??
É um livro incrível!
Vida longa ao Chorão!
Força para nós como a da Grazon ??

Gabi 11/01/2023

Eterno!
O livro em si te conecta com os dois, a história dos dois, o romance era real das duas partes, mas infelizmente não teve um felizes para sempre.
Na minha concepção foi bom não ter tido, pois o livro mostra o quão sofrido pode ser a vida de alguém tão famoso como chorão era, e eu sendo tão fã como sou dele, reconheço q ele foi alguém foda e ngm nunca poderá substituir quem ele era.
Você será lembrado pra sempre em meu coração Chorão e Champs??
maria 11/01/2023minha estante
eu sou apaixonada nesse livro

Thiago.Koch 11/01/2023minha estante
Sou doido pra ler esse livro, espero ler esse ano. Como sinto falta do CBJR

Gabi 11/01/2023minha estante
A história dos dois é apaixonante e triste ao mesmo tempo

Thiago.Koch 11/01/2023minha estante
Sim, só pelas músicas e entrevistas que a "Grazon" já deu, dá pra ter uma noção.