Mentes que Amam Demais

Mentes que Amam Demais Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas -

Andressa 18/04/2024

O livro é incrivelmente revelador, sendo didático e de fácil entendimento.
Os livros da Ana deviam ser leituras obrigatórias de tão necessários que são.

Thata 23/03/2024

Não e fácil ser border
Queria muito não ser esse livro narra a mente pé a vida perturbada por um trastorno que não temos controle e que não entendemos

comamorjoyce 16/03/2024

?somos um universo inteiro, e que nesse

universo "do eu" existem todos os

ingredientes para construirmos uma

personalidade que de conta de viver e ser
feliz..?

Eu gostei do livro, tem muitas coisas interessantes de se aprender se você gosta da mente humana mas achei que só falou dos extremos de alguém border e pelas coisas que já ouvi a própria Ana Beatriz fale em podcasts, fico confusa massss foi um livro bom no fim de tudo.

Marcos Dhonatha 16/03/2024

Já assisti inúmeros podcasts dessa autora, que considero uma referência em questões como TOC, ansiedade e TDAH.

Uma coisa que gostei foi a simplicidade da leitura deste livro, mesmo abordando um tema complexo. Ele é direcionado para leigos na área da psicologia e a leitura é bastante fluída.

No entanto, tenho algumas críticas sobre a forma como a autora aborda o transtorno borderline. Parece que ela o demoniza sem considerar os leitores diagnosticados com ele. Talvez não devesse ser recomendado para essas pessoas. Porém, para aqueles que convivem com indivíduos com esse transtorno, é muito informativo, pois nos ajuda a compreender a mente dessas pessoas e a lidar com a situação.

O último capítulo, especialmente as últimas páginas, me encantaram. A autora aborda a poderosa transformação do amor e como ele pode impactar as pessoas e o mundo. Foi nessas páginas que encontrei algo verdadeiramente bonito.

Estou curioso para ler outros livros dela, especialmente aquele que trata do TDAH. Se o semestre e os desafios da vida adulta me permitirem, com certeza farei isso.

Keylla_023 14/03/2024

O primeiro livro que li desta escritora, e virei fã.
Um livro q vem informativo, mas não é difícil de ler.
Pronta pro próximo.

Hanna 12/03/2024

Mentes que amam demais: O jeito borderline de ser
Como estudante de psicologia, tudo que a Dra. Ana Beatriz produz e de uma riqueza de conhecimento, ela sabe transmitir o aprendizado em palavras simples para todos, assim como seus podcasts que são maravilhosos, os livros são de um brilhantismo, ela consegue deixar o leitor imerso na leitura, e ainda ouvindo a voz dela enquanto lê.
O transtorno de personalidade borderline é extremamente difícil de diagnosticar e super complicado e frustrante para quem vive e para as pessoas ao redor dos portadores de borderline.

Carlinha 02/03/2024

Intensidade
Um livro muito bom! Voltado para "leigos" e profissionais que desejam conhecer um pouco sobre o TPB com linguagem menos técnica e descomplicada, execeto em partes específicas (medicamentos, e funcionamento cerebral). A dra traz diversos exemplos, cita figuras públicas que tem características parecidas com o transtorno, tipos de medicamentos como eles funcionam no cérebro do portador, além do exemplo de mães bordes e interferência nas relações, infância e adolescência de um border através de Histórias reais. Por fim, fala-se sobre os tipos de amor/relacionamentos afetivos e como os bordes se comportam com esse sentimento, a maneira que eles lidam com a intensidade das suas emoções...
Por fim, eu gostei da leitura por conta da narrativa fácil de entender com exemplos reais e pespectivas diferentes diante de cada caso, inclusive das figuras públicas, pois, consegui ter maior clareza sobre como se manifesta o sintomas do TPB no dia a dia. Uma leitura ideal, para profissionais, familiares e portadores do transtorno, em caráter de psicoeducação e ampliação do conhecimento, vale a pena a leitura! Em dúvida sobre ter ou não o transtorno procure um profissional da área da saúde mental para melhor avaliação do seu caso, autodisgnotico não é o ideal, somente um profissional especializado poderá te auxiliar de maneira correta nessa jornada. Boa leitura!

Rai 18/02/2024

Ana Beatriz não decepciona
Muito bom o livro, leitura fácil de compreender, linguagem acessível, a escrita da Ana é muito boa. Gostei demais. Pretendo ler mais livros dela.

JuLopes 17/02/2024

Livro um pouco cansativo. Bem técnico, achei mais voltado para profissionais da área. Também achei que abordou apenas o espectro mais grave, e não achei interessante a forma como "diagnosticou" famosos que nem estão mais vivos, com base em características expostas pela mídia.

VictoriaConsani 06/02/2024

Jeito Borderline de ser
A autora, que também é médica psiquiatra, aborda com maestria e excelência o que é VIVER com o distúrbio, o que você sente quando faz mal às pessoas que você ama, mesmo que sem querer, o que é viver uma vida inteira de raiva, tristeza, e medos. Apesar de ela também trazer o papel por trás das pessoas que vivem com pessoas com esse transtorno, não senti que ela culpabilizou o Borderline por nada, muito pelo contrário. Ela mostrou a raiz do problema, que muitas vezes vem da nossa infância.
Iniciei esse livro para me entender melhor e o porque de eu ser desse jeito, e me caiu muito bem. Consegui entender e explicar para pessoas que eu me importo e quero manter comigo, busquei ajuda e melhoria contínua.
Acho um livro bom para que possamos ENTENDER o transtorno e não estudá-lo, compreensão fácil e leitura fluída.

milena.hernandes 05/02/2024

Para a eu do futuro
Amei muito o livro, devorei em 3 dias. Os livros da Ana Beatriz são sempre muito interessantes e com linguagem muito fácil. Queria saber mais sobre o transtorno borderline, e ela fala sobre ele, sobre personalidades famosas que possuíam traços e características do transtorno e fala sobre algumas formas de lidar com essas pessoas ou com esses hiper sentimentos.

Ingrid145 17/01/2024

Primeiramente, comente aqui se você gosta de ler não-ficção e qual tema deste gênero você gosta mais! ?

Em "Mentes que amam demais", a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva mostra o que é o transtorno de personalidade borderline em suas diferentes facetas.

A leitura é fácil de compreender, e ela dedica um capítulo somente para uma linguagem mais técnica, explicando o que acontece no cérebro de uma pessoa com TPB.

Não sou psicóloga nem psiquiatra, mas sou professora, então o livro me ajudou a ajudar possíveis alunos que sofram do transtorno.

Em breve, pretendo entrevistar uma psicóloga para que ela possa nos dar uma visão de especialista no assunto. Legal, né? ??

A leitura vale super a pena para o público leigo e o livro é curto, com menos de 300 páginas.

Estrelinhas: ????

@gatoselivros23

Felipe.Oliveira 05/01/2024

Nesse livro a autora, psiquiatra, se debruça sobre a personalidade borderline, falando sobre como a pessoa com esse transtorno pensa, sente e se relaciona. Ela se aprofunda nesse quesito relacional, falando sobre a mãe borderline, o filho borderline e o parceiro/a borderline, oferecendo inclusive conselhos de como lidar com pessoas com esse funcionamento.
Em alguns momentos o desejo de tornar a linguagem acessível e o livro comercializável leva a uma espetacularização do transtorno, o que pode chatear pessoas assim ou pintar uma imagem estereotipada pra quem não conhece. Observo isso em algumas descrições dos comportamentos border e no "cherry picking" dos casos clínicos expostos. Porém nada muito grave que anulem o valor do livro.
Recomendaria principalmente para quem convive com pessoas borderline e ainda não entendem bem o transtorno.
Para futuros psicólogos ou psiquiatras (o meu caso), acho o livro é válido principalmente por somar com experiências reais da autora.
Para pessoas com o transtorno, talvez não seja a melhor opção