Falcão Mulheres e o Tráfico

Falcão Mulheres e o Tráfico Celso Athayde...

Resenhas - Falcão Mulheres e o Tráfico

Simone de Cássia 06/06/2021

Escolhi ler e nem sei bem porque... normalmente esse tipo de livro vem cheio de mi mi mi e se volta totalmente pra vitimizar os personagens. Morro de preguiça disso!!!! Esse, no caso, não tomou esse caminho . Mostra bem naturalmente o lado dos retratados que são descritos como são na realidade, com motivos justos ou não, toscos às vezes, frios sempre, mas sem a maquiagem do " sou incompreendido e ninguém me deu oportunidade". Valeu a leitura.

Robertah 21/01/2009

Perfeito...
A cada página que eu lia tinha a sensação de está lá... lado a lado com MV Bil e Celso Athayde...
Sofri... dei muitas risadas... me revoltei e aprendi que independente da opção de cada um antes de criticar tenho que pelo entender o que levou a pessoa a tal decisão...
Ninguém é igual a ninguém e nem tem as mesmas oportunidades e vontades de criá-las.
Vale a pena ler

Dharana 04/07/2012

Falcão Mulheres e o Tráfico
Esse livro conta a história das mulheres, mães, irmãs, namoradas, amigas, que tinham contato com o tráfico, direta ou indiretamente. Mulheres que viam seus filhos, irmãos, namorados morrendo por causa da droga. Meninos de 12, 13 anos, agindo na boca como adultos.
História de mulheres que comandavam as bocas das favelas e que eram respeitadas pelos caras. O livro conta com entrevistas das mulheres, no estilo pergunta e resposta mesmo, contam como é viver nessa vida, sobre o medo, as drogas, e sobre o futuro, que a maioria delas, não acredita haver outro senão o tráfico mesmo. É dele que elas tiram o sustento da família.

O que mais me emocionou foi a entrevista com uma mãe que perdeu o filho há poucos dias quando a entrevista foi feita. O menino tinha 17 anos, e a mãe contando de tudo que ele gostava de fazer, de vestir. Infelizmente, todos sabemos o porque da morte, mas como mãe, ela acreditava na recuperação do filho.

Como o MV Bill mesmo fala no livro, que todos estamos inseridos na vida das favelas. O livro é emocionante, devastador, frustrante, que te faz pensar se há mesmo alguma solução para isso. Uma das entrevistadas diz que se acabar o tráfico, acaba a polícia. E lá no fundo, todos nós concordamos com ela.

Enfim, fazer uma resenha desse livro é extremamente difícil. Eu adoro livros brasileiros. A linguagem usada é aquela com que já estamos acostumados, e no caso desse livro, ela é ainda mais interessante, por ter a linguagem do pessoal do tráfico, que infelizmente, também já estamos familiarizados.

Recomendo a leitura demais. Mas fique preparado para se revoltar e para se emocionar com os relatos.

André Goeldner 19/11/2009

Revelador e mal escrito
Hugo 08/07/2010minha estante
Concordo.

Ana Verzola 17/01/2013

A realidade delas, por elas
O livro do rapper MV Bill e seu produtor, Celso Athayde, é um verdadeiro tour não somente pelo ambiente da favela – amplamente exposto na televisão como um lugar regado à violência e tráfico de drogas. Mas quem são essas pessoas que conduzem a estrada do tráfico? Há muito que postos de liderança nos morros não são dominados exclusivamente por homens. Muitas mulheres são envolvidas, direta ou indiretamente, nesse universo por vezes ignorado por nós, cidadãos – e principalmente pelo governo, segundo Bill.

É basicamente sobre essas mulheres que o livro “Falcão – Mulheres e o Tráfico” (2007) trata. As páginas nos levam para dentro desse (sub) mundo, nos apresenta a diversos personagens intrigantes e reais – que fizeram parte da pesquisa realizada pelos autores durante oito anos em diversos Estados brasileiros. Mães, esposas, prostitutas, adolescentes, donas da boca e donas do morro, que conquistaram espaço e respeito... Na criminalidade. Eu particularmente gosto bastante do formato de entrevista pingue-pongue, então achei de muito bom grado o livro nos apresentar a essas mulheres de modo que elas próprias nos façam ouvir o que têm a dizer e, de quebra, permitir que possamos ouvir suas vozes.

A cada nova entrevista, um novo timbre soava em minha mente, conduzia os sotaques, as gírias e as próprias vivências relatadas por mulheres de diferentes idades. A obra é uma continuação do livro “Falcão – Meninos do Tráfico” (2006), originado a partir das gravações para o documentário de mesmo nome produzido pela dupla. O conteúdo é rico e mostra a realidade da vida precoce – iniciação cedo na droga, no tráfico e, infelizmente, na morte. Em dado momento do livro, MV Bill nos conta que todos nós estamos envolvidos nesse universo – e eu vejo que ignorar também é uma forma de envolvimento.

Nunca estive em uma favela, soa até hipócrita dizer que eu gostei de ler o livro. Mas acredito que o propósito dos autores era esse mesmo: apresentar ao Brasil um problema crônico presente no próprio País. Outro lado da moeda que não conhecemos. Imaginar por todos os lugares que eles passaram, todas as pessoas que conversaram, conheceram, conviveram – até mesmo as histórias que não entraram no livro – me fascina. E não apenas pela vida que cada um compartilha e pelo puro prazer de ouvir histórias, mas pela mudança que Athayde e Bill acreditam e lutam para que ocorra. Onde o simples fato de compartilhar isso com pessoas que eles nem sabem quem são talvez modifique a realidade de pelo menos uma comunidade.

As 270 páginas conduzem à reflexão e ao entendimento de como funciona uma rotina atrelada ao universo da drogadição e ao tráfico. É compreensível o motivo de tantos jovens abdicarem da própria vida por R$ 200 por semana na venda de entorpecentes? Status, falta de oportunidade, vício, dinheiro? São tantas as justificativas que fica difícil classificar o problema em uma única resposta. Mais revoltante que o próprio universo do tráfico, que ceifa a vida de milhões de pessoas no País, é ver como a ação dos policiais na favela enoja e nos faz desacreditar em resultados. Existe o lado certo quando ambos são corrompidos?

Diagramação
A diagramação é agradável, a fonte com serifa permite linearidade à leitura – a utilizada, salvo engano, foi a Times New Roman. Achei interessante que a cada novo capítulo há uma ilustração feita pelo Núcleo feminino de Grafite da CUFA (Central Única das Favelas) que remete à história que será abordada nas próximas páginas. A capa lembra a do primeiro livro “Falcão – Meninos do Tráfico”, onde um garoto tem o rosto quadriculado e com uma tarja preta sobre os olhos. Na obra em questão, há uma mulher negra com o rosto não identificado da mesma forma.

Erika 04/10/2010

Achei muito interessante. Não teve, ao menos para mim, o mesmo impacto de "Falcão - Meninos do Tráfico", mas os autores mostram a realidade das favelas, do tráfico de forma muito crua, muito verdadeira. Vale a pena a leitura.
Pariz 25/06/2012minha estante
foi tipo uma continuação... o impacto mesmo foi nos meninos do tráfico anterior a esse... mesmo assim, o fato de ver mulheres, namoradas, mães no meio de tudo, torna mto mto triste imaginar como é a realidade de milhares de familias em nosso país... e nao é um problema localizado(RJ/SP/MG) é de todo o nosso país! =/

Wallace17 14/01/2021

Primeiro livro do ano é sempre significativo. Então, já começo 2020 lendo uma pesquisa, que pode ser também uma crônica social pesadíssima. Falcão: Mulheres e o tráfico é fruto de uma extensa pesquisa do MV Bill e Celso Athayde sobre como as mulheres se inserem no mundo do tráfico. Os autores entrevistam dezenas de mulheres nas favelas do Brasil. Histórias densas, marcadas por violências, abandonos paternais, descaso do poder público, machismos, falta de oportunidades no mercado de trabalho, sexismos, autoritarismos e muitas outras atenuantes. Uma leitura triste, por muitas vezes tive que fechar o livro pra pode assimilar tantas injustiças, tanta violência. Um trampo corajoso, porque sem dúvidas deve ter sido dificílimo conviver com tanta barbárie. Foda que é tudo orquestrado por quem tá no poder, aquela velha história, quando o Estado não cumpre o seu papel, o tráfico toma conta. As coisas não mudam porque tem gente ganhando muito dinheiro com isso. O estado precisa do tráfico pra sobreviver. Por isso se insisti na guerra de combate à drogas. Vidas destruídas, presídios super lotados, facções poderosas e muito dinheiro rolando. É um livro excelente pra se pensar em políticas públicas de segurança e políticas sociais. Apesar dos pesares (e são muitos) é um livro excelente. As histórias de injustiças precisam serem reveladas. Por que o povo pobre continua sendo exterminado nas quebradas deste país desigual. E se patriarcado já é um câncer nas "esferas legais" imaginem no "submundo"?! Livro bom é assim, chega pra quebrar tudo.

site: https://www.instagram.com/p/B6_WvsKnOd_/

Marja 17/02/2021

Incrível!
Um livro que me fez despertar até mesmo uma vontade de me aprofundar academicamente nas pesquisas sobre segurança pública. A realidade é desnudada, não tem meias palavras e nem formas brandas de explicar as atividades e sentimentos de cada uma dessas mulheres ligadas de alguma forma ao tráfico. Chorei em diversos momentos, me choquei com minha ignorância e ingenuidade em diversos temas, fiquei desesperançosa, porém ainda assim com vontade de fazer desse país um lugar melhor pra esses jovens. Livro forte e necessário!

Antonio Maluco 04/04/2024

Bandidos
O livro conta várias histórias de mulheres que tem parentes homens no mundo do crime brasileiro e esse livro daria um ótimo documentário nacional.

BelaBelli 21/03/2010

Acho que o MV Bill e o Celso conseguiram repassar muito bem as histórias vivenciadas por eles e contadas a eles.

Uma realidade difícil que talvez se as pessoas tivessem noção, não entrariam nessa vida.

"Conviver com o crime sem se tornar escravo dele é nosso desafio, ter voz na favela sem se tornar a voz do crime é outro. E vamos levando..." MV Bill.

kmilabk 26/03/2010

Bom demais. Nunca pensei que leria um livro sobre esse assunto, muito menos que acharia ele mais do que bom.
Eu recomendo a leitura, é um livro chocante de certa forma, e que infelizmente mostra a realidade do Brasil.
Lendo esses relatos podemos entender ou talvez chegar perto de um entendimento do que se passa na cabeça de quem se envolve com o crime.
Não que eu seja a favor de quem entrou para essa vida, ou que eu ache certo, mas como eles mesmos colocaram, se existissem mais oportunidades eles não escolheriam essa vida.

É duro, mas é a realidade.

Ótimo livro!

Bárbara 12/04/2010

Apenas críticas não basta,entenda também o contexto social.
Não tenho palavras pra descrever a importância dessa obra pra sociedade brasileira. Desmascara o mundo do tráfico por um viés até então não interpretado, coloca a perspectiva daqueles sujeitos em cheque e então ocasiona uma reviravolta no que entendíamos pelo mundo do tráfico. Fiquei abismada com a forte presença da mulher brasileira nesse mundo, é impressionante, muito marcante. Os relatos deixados são chocantes, cheguei a me emocionar diversas vezes. Vale muito ler Falcão, mulheres e o tráfico. Deixamos de simplismente criticar aquelas pessoas, aquelas mulheres que vivem do tráfico e passamos a entendê-las. Entendemos seu contexto, o que não siguinifica dizer que passamos a aceitar. O livro mostra muito bom como a falta de oportunidades leva o cidadão facilmente a esse mundo mascarado do tráfico.É incrivel, é emocionante. Um dos melhores da minha vida. Quizera todas as pessoas terem essa oportunidade de ler tamanha obra, que embora não seja das mais cultas, das mais bem elaborada gramaticalmente, é sem dúvidas uma das maiores críticas sociais no que diz respeito ao tráfico de drogas! Ao MV BILL, meus imensos parabéns pois para construí-la deve ter sido muito complicado, não só pelo perigo que corriam, mas pelo desequilibrio emocional que essas histórias de vida deviam causar. Ao nossos governantes, pedimos mais atenção a esses jovens, a essas mulheres que só encontram no tráfico a saída, como é triste o desrespeito e a falta de políticas públicas eficazes para sociedade.

Hugo 13/07/2010

Impactante demais, porém muito mal escrito.

Paola 27/10/2010

Aprendizado
Como boa jornalista e por gostar muito de investigação, li o livro Falcão Mulheres e o Tráfico. O livro despertou a minha atenção depois que vi a reportagem especial no Fantástico, Falcão Meninos do Tráfico.
Para quem se interessa sobre o assunto de tráfico, investigação e como vivem as pessoas com baixa renda social, o livro é ótimo.
O livro nos ensina como a vida dessas mulheres são sofridas. Muito sofrimento, muita dor, muita lição de vida.
As histórias dessas mulheres me fez pensar em muitos pontos da minha vida que reclamava e que hoje vejo com outros olhos. Que se eu achava que sofria, o sofrimento delas era muito maior.
A emoção com que elas contam sua vida é algo impressionate. Senti a dor de cada uma ao relatar o motivo de entrarem nas drogas, a perda de filhos e maridos a perda de sua vida para o tráfico.
Vale a pena ler e tirar várias lições desse livro!

Josias.Lopes 09/01/2017

Um pouco da realidade das comunidades
Como um trecho alternativo ao documentário fala da realidade das mulheres envolvidas direta ou indiretamente com o tráfico, a marginalização e o cotidiano real dessas comunidades, leitura esclarecedora e obrigatória!