As narrativas dos ventos #1

As narrativas dos ventos #1 Carlos Fernando Mello Junior

Resenhas -

Quennick 12/03/2021

Blog Eureka Mundo
Adentrando essa história, iremos embarcar na Era Antiga onde pouco se sabe sobre esse tempo mas que permitiu que um povo sofresse bastante. As informações que nos são repassadas são de que na Primeira Era os conflitos entre nações foi o seu marco e na Segunda Era o domínio era dos Guerreiros da Horda. Mas, agora na Terceira Era - a mais atual de todas- a paz reina com a ascensão ao poder de Trascius I, personagem já temos de primeiro contato.

Algumas paginas se passam e depois da introdução da história, iremos nos deparar com o reinado do neto de Trancius I, Rei Crion. Há dez anos no governo, Crion assumiu o reino com o maior índice de rejeição da coroa e também insatisfeito com a "paz" criada sobre os erros de seu pai e antecessor do trono. Em um cenário de constantes problemas eclodindo em todos os lados devido a corrupção causada pelas decisões que seu pai tomou, o rei ainda precisa se preocupar com uma profecia antiga de um mal que atingiria o continente. Para pior de vez toda a história, os sacerdotes afirmam ao rei que um dos três sinais que previa a chegada desse mal e o cumprimento da profecia acaba de acontecer e agora o medo e o caos estão instalados.

Uma história repleta de ação, conflitos políticos, corrupção na corte real, casamentos sem amor, guerras, mortes, aventura e disputas pelo poder são os carros-chefes dessa obra tão bem escrita. Já adianto que esse livro não é para amadores, pois ele irá te prender do inicio ao fim. Um trama muito bem desenvolvida em um estilo medieval e até me traz inspirações de RPG, somos transportados à história a cada página lida! Sim, por ser rico em detalhes e informações sobre a história, sentimos na pele as emoções a cada descoberta feita e um personagem apresentado. O melhor é que não é um livro único, já que ele deixa um gostinho de quero mais. Vale muito a pena conhecer essa obra!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/03/as-narrativas-dos-ventos-livro-i-o-jogo.html

Keh 02/08/2020

No começo do livro vc fica um pouco perdido, o autor conseguiu inserir 60 personagens logo de cara.
Então eu fiquei um pouco perdida.
Mas depois que eu continuei lendo, eu fui me aprofundando ainda mais naquele assunto, e só percebi quando eu acabei.
Queria ter o livro dois para continuar a trilogia.
Mas o autor só me enviou o livro 1 e o 3.
Então eu vou pular direto para o 3°
Bjoos

Naraiane.Martins 01/08/2020

RESENHA - As narrativas dos ventos 1 | @aquarelandosonhos
A segunda era, após séculos de grandes guerras, barbáries e torturas é enfim celebrado um acordo de paz, entre a Horda e os lordes das demais casas de Wingaard. Após quatro décadas de todos esses acontecimentos, quem está no poder é Críon, um rei que governa sem o poio do povo em uma capital que sofre com graves problemas, decorrentes a corrupção instituída no reinado de seu pai. Se já não bastasse tudo isso, o rei ainda precisa se preocupar com a chegada de um antiga profecia, que descreve a vinda de um grande mal que assolará todo o continente.

Por esse ser o primeiro da trilogia, senti que a história foi um pouco mais introdutória. O autor faz questão de apresentar cada detalhe do universo e todos os personagens, que inclusive são muitos. Mas, tudo isso é descrito de uma maneira leve, o que não torna a leitura maçante.

Apesar do livro ter 465 páginas, sempre tem algum acontecimento para prender nossa atenção. Sejam as guerras, os jogos de inverno as reuniões do conselho e os diálogos que despertam nossa curiosidade.

Todo o universo do livro foi muito bem construído, e o final deixou um super gancho para o segundo volume. Que inclusive, já estou doida para começar. ??

Jéssica 26/07/2019

Uma história com uma boa trama, mas também com suas falhas!
Um dos meus tipos favoritos de fantasia é a medieval, que mistura reinos, magia, batalhas e intrigas políticas. E isso tem de sobra nesse livro! Eu adorei o universo que o autor criou; todos divididos em clãs e reinos, com suas características próprias mas que se conectam; tudo isso foi muito bem desenvolvido!

Porém, alguns pontos me incomodaram durante a leitura, o que acabou prejudicando um pouco a experiência para mim. Primeiro ponto: os personagens. A meu ver, eles não foram bem desenvolvidos, assim como os relacionamentos. Creio que o autor estava mais focado em apresentar seu universo e acabou deixando de lado os personagens e suas relações, tornando-as um tanto superficiais.

Segundo ponto: o excesso de cenas sensuais. Em geral, isso não me incomoda porém, nessa história, achei que foi desnecessário. Uma ou outra não tem problema, mas acho que há muito mais a ser explorado nessa narrativa.

Terceiro e último ponto, que foi o que mais me incomodou: a ortografia. Eu sou uma pessoa muito chata em relação à gramática, tanto com os livros quanto na vida. E a quantidade de erros que encontrei nesse livro atrapalhou demais a leitura para mim. Lembrando que isso é extremamente pessoal, mas eu acho que é necessário falar sobre, já que é algo que pode ser melhorado nos próximos livros.

Enfim, no geral, é uma boa história, e o autor está de parabéns por ter criado uma história tão rica em detalhes e que tem muito potencial!

@giovanacosmos 20/02/2019

O universo de as narrativas dos ventos é repleto de criatura mágicas das quais
nós, amantes de fantasia já estamos bem acostumados a lidar.
Trata-se de uma fantasia épica, que na minha humilde opinião, teve como maior inspiração, o universo de Game Of Thrones, posso afirmar com muita certeza porque sou fanática por GOT, e pude notar que há características muito parecidas. Não chega a ter a complexidade da narrativa de George Martin, mas os nomes dos personagens, o apêndice do final, as divisões de reinos, de cargos, o fluir da narrativa toda em quebra cabeças, o alto grau de descrição dos cenários, entre outras coisas, me fizeram acreditar nessa tese!

A trama tem inicio 40 anos depois que foi instaurado um sistema de governo para o Reino de Wingaard. Então o povo, desgostoso com os governantes por conta da corrupção, que está deixando tudo em ruínas, começa a se manifestar, e Críon, que é o rei atual, é que fica com a responsabilidade de suprir as necessidades do povo (obviamente kkk). Em contrapartida, ele não consegue focar todas as suas forças nesse assunto por conta de uma profecia amaldiçoada que está para se realizar.

A narrativa é bem fluída, o autor tem muita objetividade ao escrever. Mas confesso que não me prendeu como eu gostaria, eu não consegui ligar os pontinhos chave dessa história. Outra coisa que me incomodou, foram as cenas HOT, e não em si pela quantidade em que se apresentaram, mas por conta dos detalhes meio sórdidos, aqueles detalhes que ninguém gosta muito de saber.

Uma coisa que não pode passar batido, é a edição impecável, os desenhos entre os capitulos, os mapas e tudo mais. Pretendo ler a continuação que eu sei que já está pronta para sair, estou bem curiosa na verdade!

manias_de_leitora 21/01/2019

As Narrativas dos Ventos
|Resenha + Indicação| Narrativas dos Ventos|

Alguém aí é fã de histórias medievais? Daquelas com reis, guerreiros, feiticeiros, criaturas mágicas, conflitos, traições e reinos em disputa? Então esse livro é pra você!

Após a morte suspeita e inesperada do grande mago, as ventanias fortes e constantes e o aparecimento de criaturas nunca mais vistas na terra, acredita-se que uma famosa profecia está mesmo se concretizando!

Mas afinal como um mago tão poderoso perdeu a vida de repente? Será que tem alguém por trás disso? Não posso dizer mais nada sem dar spoilers!!!

Eu adoreeeeei esse livro! Foi uma das parcerias que tive esse ano (2018)e indico para todos!! Fazia tempo que eu não lia nada desse gênero e o livro é realmente muito bom! A escrita do autor é rica e objetiva ao mesmo tempo.

O livro traz ilustrações de mapas no começo, para termos noção da localização dos reinos . Além disso, toda vez que um personagem ou lugar novo aparece, o autor deixa o nome em negrito (muito atencioso).

Avalio como 4,5 ? e estou ansiosa pelos próximos volumes!!! Passem no ig do autor para prestigiar o trabalho

Jéssica @DivaLiteraria 03/12/2018

Minhas impressões
Esse livro é apenas o primeiro dessa saga e já conta com 60 personagens, sem falar os diversos cenários que o autor criou. As descrições das diversas paisagens ambienta o leitor, mas não espere que seja uma leitura que flui normalmente (Como em toda fantasia), pois devido a riqueza de detalhes, leva-se um tempo para seguir com a leitura, principalmente se assim como eu, você gosta de observar os detalhes. Estão presentes criaturas como dragões, flamejantes, trolls, magos e elfos dividindo a mesma terra, Wingaard, com os homens; não necessariamente em harmonia. Para quem é fã de Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos, essa é uma indicação de leitura, e o mais legal, o autor é brasileiro. #ValorizeosNacionais
Uma notícia que eu trouxe da Bienal, ao conversar com o autor, é que o segundo livro já está pronto, teremos ele disponível em breve =). Também ganhei esse pôster de Wingaard.
“Corajoso é aquele que, apesar da dúvida, enfrenta p seu medo para lutar por seu ideal.”

site: https://www.instagram.com/p/Bq8YQ0oAIGL/