Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social

Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social Silvana Mara de Morais Dos Santos...

Resenhas -

Flá 08/01/2021

Fundamental para assistentes sociais e ativistas!
Esta obra integra a coleção Biblioteca Básica de Serviço Social, sendo o volume 8. Nele Cisne e Santos abordam o feminismo, a diversidade sexual e a raça/etnia com base no método materialista histórico-dialético, relacionando a temática com projeto ético-político do Serviço Social.
Nesta perspectiva, no primeiro capítulo, as autoras situam teoricamente o (a) leitor (a) sobre o conceito de trabalho, indivíduo, patriarcado, relações sociais de sexo/sexualidade e divisão sexual e racial do trabalho, para uma melhor compreensão da abordagem adotada.
Devidamente apropriado (a) quanto aos conceitos chave, o (a) leitor (a) encontra no segundo capítulo um recorte da formação socioeconômica nacional e sua herança heteropatriarcal racista que resulta nas atuais expressões da questão social enfrentadas pela categoria mulher e população LGBT.
No terceiro capítulo é abordo o processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, bem como seus embates e a contribuição das entidades nacionais da categoria profissional para a inclusão das pautas feministas e LGBT na agenda polícia da profissão.
As autoras fecham a obra com uma reflexão importante no que se refere ao Serviço Social e o desafio da renovação profissional.
Além disso, ao final de cada capítulo, há atividades complementares e dicas culturais que reforçam a reflexão crítica do (a) leitor (a).
As idéias expostas são claras, conexas e bem desenvolvidas. A desconstrução das visões simplistas relacionadas ao marxismo, assim como a desconstrução da visão interseccional do feminismo é brilhante e possibilita a compreensão da temática em uma perspectiva materialista e de totalidade.
Leitura obrigatória para o embasamento teórico de assistentes sociais e ativistas.

Nathalye 10/07/2020

Temáticas atuais e necessárias
Reconhecer que vivemos num sistema heteropatriarcal-racista-capitalista é necessário para tentarmos sua superação.
"A diversidade em toda sua densidade e expressões exige relações sociais fundadas na igualdade e liberdade substantiva".
Que livro, minha gente!!!
Flá 03/01/2021minha estante
Concordo... " que livro, minha gente!!!" ??????

Nai 06/06/2020

RESENHA: Feminismo, diversidade sexual e Serviço Social
Mirla Cisne, Silvana Mara. - São Paulo: Cortez, 2018. - (Biblioteca básica de serviço social; v. 8)

O mais novo livro da biblioteca básica do Serviço Social vem nos falar sobre as diferenças de classe e raça na profissão, trazendo os fundamentos do heteropatriarcado cujo é responsável o capitalismo.
As autoras fazem questão de enfatizar o quanto o sistema vigente explora e aprofunda de maneiras diferenciadas a classe trabalhadora. Esta é heterogênea e isso significa dizer que o capitalismo se aproveita dessas diferenças desde a sua fundação.

Talvez seja esdrúxulo para alguns a associação entre sistema capitalista, patriarcado, racismo, sexismo, porém, é preciso analisar a conjuntura histórica da sociedade de maneira aprofundada, só assim teremos uma costura e compreensão aproximada da realidade em que vivemos.

Além dos pontos listados, cabe a importância do feminismo neste momento, principalmente para a profissão.
Buscamos a luta intransigente dos direitos humanos e uma atuação sem preconceitos de qualquer espécie. Para isso: feminismo. Entender o feminismo de um ponto de vista marxista significa lutar por igualdade.

Algo um pouco distante da realidade, eu sei. Mas a luta continua. A luta começa com atitudes minhas, suas. São esses pontos que o leitor encontrará na obra. Pontos que reiteram as expressões do patriarcado cultural que gera violência de toda natureza contra mulheres, gays, lésbicas, homens negros e brancos, etc.

Para aqueles que defendem pontos diferentes, respeito. Aqui não cabe falta de respeito. Não cabe apologia a absolutamente nada. Cabe o entendimento de que somos seres ímpares e que cada um deve ser respeitado em seus direitos à dignidade, à vida, à cidadania. Espero que tenham a oportunidade de ler e de principalmente compreender.

Mais que indicada, imprescindível!

Biblioteca Álvaro Guerra 29/09/2022

Este livro aborda as relações sociais de sexo, raça e classe desvelando contradições e antagonismos que contribuem para decifrar as complexas tramas que estruturam o sistema heteropatriarcal-racista-capitalista, sob a perspectiva do feminismo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788524926389

Maria Isabel Barros 08/06/2020

SeSo lado a lado com os movimentos libertadores e emancipatórios
No decorrer da história o Serviço Social sempre esteve ao lados dos movimentos sociais em busca de liberdade, e direitos sociais... Não poderia então ser diferente agora! Andando lado a lado em busca dos direitos para diversidade sexual e do feminismo, o SeSo vem para agregar, fazendo juz ao seu Código de Ética e a Lei que prevê a profissão.
Orgulho dessa profissão que escolhi, e devemos sempre colocar em pauta esse assunto para ser discutidos!