A Preparação do Escritor

A Preparação do Escritor Raimundo Carrero
Raimundo Carrero

Resenhas - A preparação do escritor

Raimundo.Sales 17/08/2021minha estante
Atualmente sou aluno da Oficina Literária do Escritor Raimundo Carrero. Esta obra nos ensina verdadeiramente a entender uma obra de ficção.

Carvalho 28/05/2021

Dicas e tarefas
O livro é ótimo, com diversos ensaios, dicas e exercícios práticos para quem quer se arriscar a escrever. Recomendo a todos, mesmo que não queriam escrever.

Martony.Demes 17/06/2022

Um livro recomendável para quem quer imiscuir no mundo da escrita literária.
O livro de Raimundo Carrero é uma espécie de batepapo entre o escritor e o seu leitor. A maneira como ele escreve e argumento deixa-nos fixado no livro! Parece que está ali do seu lado lhe contando as tarefas, dicas e segredos.

Entre os pontos interessantes do livro, destaco:
1. Ele separa os capitulos em aulas e vai aos poucos explicando como construir uma história, como fez no capítulo 1 em que ele explica sobre o narrado e apresenta o exemplo de Clarice em A hora da estrela.

2. Em outra aula, ele fala sobre a construção dos personagens, depois ele sobre como montar o texto, ter uma referência em quem se espelhar (como Joyce) com uso de símile e metáforas.

3. Ele apresenta técnica para evitar o travamento narrativo, depois os diálogos e como montar cenas e cenários dos episódios de uma história

4. Ele fala da importância do foco narrativo e do ponto de vista e muito mais.

Há várias aprendizagens! Quando ele fala repetidamente: escreva, escreva, escreva! Ele reforça que independente de inspiração ou motivação, escreva, exponha, ponha no papel ou no computador!

Ivanildo16 10/01/2022

A cartilha para um escritor
O livro é muito bom. Aborda várias técnicas, temáticas e aspectos textuais para quem deseja escrever. O autor traz vários exemplos e recomendações de leituras, fazendo o leitor praticar sua escrita através dos exercícios propostos pelo mesmo.

Wellington Ferreira 10/09/2010

O Verdadeiro Guia do Escritor!
Considero este livro o melhor para quem quer se tornar um escritor. Raimundo Carrero nos mostra com muita habilidade e clareza, os detalhes, bastidores e técnicas que permeiam uma boa narrativa.
Se você tem vontade de escrever um livro, faça de "A Preparação do Escritor" seu livro de cabeceira; se você já é escritor, faça dele uma ferramenta para o seu aprimoramento.

Fica a dica.

Um abraço a todos e boas leituras!
Didio 02/08/2015minha estante
O livro "Os segredos da ficção" do mesmo autor também é muito bom, recomendo!

Noerbeck 15/06/2021

É chato. Mas?
O livro em questão é muito enfadonho, arrastado e dependente de ter lido diversas obras, apesar de colocar exemplos, acredito que uma leitura das obras citadas venha a fazer diferença. Já marquei todas para uma leitura futura. De qualquer maneira, é possível extrair muita coisa boa de suas páginas, para aplicar em meus escritos.

jonatas 05/03/2023

O livro tem boas ideias e orientações, mas às vezes se torna desnecessariamente longo e chato. Talvez valha muito para quem está querendo começar a escrever, mas, mesmo assim, é preciso ter cuidado para não seguir à risca as orientações dadas pelo autor e, assim, perder liberdade criativa.

Dandara 28/09/2018

Essencial para quem pretende escrever
O livro de Raimundo Carrero é completo para quem pretende ser escritor. Análise de obras literárias, inclusive clássicos e poemas, que não imprescindíveis para a elaboração de narrativas ficcionais. Os capítulos são separados por aulas e ao final de cada uma tem um exercício. A minha única crítica é que por vezes Raimundo se torna repetitivo.

Angie 12/08/2020

Um livro com muitas dicas e exemplos bem didáticos. Ótimo para quem quer aprimorar a escrita.

Frankcimarks 21/11/2017

Escola para escritores
Esse livro abriu meus olhos. Aprendi a ler melhor, a escrever melhor. Gerou em mim uma vontade de me aperfeiçoar na arte de escrever. Também ajudou a consolidar essa identidade louca de escritor sem publicação.

Rubens.Ribeiro 24/04/2019

Uma leitura imprescindível
Antes de lê-lo, imaginei que seria mais um livro "ditador de regras", - o que de fato eu esperava - mas para minha surpresa, encontrei um diálogo aberto e franco. Um pouco estranho e difícil de pegar o ritmo no início, confesso; com inúmeras citações e repetições intermináveis mas que, após algumas lições, compreende-se os motivos pelo qual o autor seguiu esse caminho e a leitura torna-se prazerosa. Ao término, já de posse do conteúdo, fica fácil utilizar o índice para um estudo mais aprofundado.

Leandro 06/11/2021

Ótimo livro com dicas e exercícios práticos para treinar a escrita, além de explicar bem o que compõe uma narrativa.