A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas -

Mari.Brombatti 28/01/2024

Gosto de ler clássicos brasileiros de vez em quando para sair da zona de conforto, me forçar a prestar atenção em cada palavra que eu leio porque o português não é o mesmo de 200 anos atrás. Normalmente acabo lendo muito mais de vagar e me frustro mas com "A Moreninha" não tive muita dificuldade, fora algumas expressões muito específicas e já em desuso.
Logo no começo consegui visualizar a história como um romance atual sobre jovens na faculdade, principalmente pelos diálogos entre o Augusto e os amigos. Agora imagino se tem alguma releitura da obra contando a história como se acontecesse no século XXI

Maria17400 30/12/2022

nhe
A linguagem é um pouquinho complicada, a narração fica confusa as vezes, essa edição tem alguns erros e a fonte é muito, muito pequena.
Achei a história um pouquinho chata, é bem previsível, tem muitas problemáticas, mas achei o final bonitinho!! não tem nada de muito especial, mas eu não diria que é um livro ruim, é bom para entender um pouco os costumes da época!

Carol Passinho 02/09/2022

A Moreninha
Um romance gostosinho de ler, achei uma graça o desenvolvimento do amor dos protagonistas. Augusto e Carolina se tornaram um dos meus casais literários favoritos.

Sasah 29/06/2022

Primeiro passo
Na minha opinião, A moreninha foi o melhor jeito para conhecer o gênio Joaquim Manuel de Macedo. A ideia de escrita dele é leve e a história muito bem amarrada, no final certo ações irão fazer sentido. Sem contar que tu cria uma apreciação pelos personagens, torce para eles ficarem juntos, o autor soube aplicar bem o romance em momentos certo ainda tem a comédia, quando o nosso protagonista entra em apuros. Então aconselhando, para conhecer Joaquim Manuel de Macedo, comece por A moreninha

Sam 01/01/2022

AMEI
Nossa, é muito bom!! É um romance leve e divertido, com toques de humor, descrições muito bem feitas, partes poéticas e uma história de aquecer o coração.

Infelizmente, descobri o plot lendo a sinopse, e isso tirou um pouquinho a emoção do final do livro, mas eu gostei, achei bem criativo.

4,5 ? + ?

Manu 29/11/2021

A moreninha
Podemos dizer que é um clássico.
Por ser mais antigo não botava muita fé no romance de época, mas olha, me surpreendi.
Os personagens principais são incríveis, com personalidades fortes e marcantes.
No final de toda a história você descobre o real sentido do livro e fica com o ?? quentinho.
Realmente uma ótima leitura.

Cazuz0 17/09/2021

Devo ler "A Moreninha"?
Com certeza!! Eu super recomendo o livro principalmente para quem está começando no mundo da literatura brasileira e quer criar um hábito de leitura assim como eu.
Esta obra é um romance do período do Romantismo, e as características deste movimento ficam evidentes ao longo da leitura, como o amor idealizado e a figura do índio como um herói (nacionalismo).
A leitura em si não é difícil. Por mais que a linguagem seja bem "diferente" digamos assim por conta da época em que foi escrito, não é nada impossível de entender.
A história tem certos momentos de caráter cômico, que prendem mais ainda a atenção do leitor.

Enfim, recomendo!

Aline Oliveira 25/08/2021

Que historia boa de se ler...
Augusto que era estudante, aposta com os amigos que não ficaria apaixonado por mais de 15 dias por mulher alguma e que se caso isso acontecesse ele escreveria um romance para esses amigos.
A moreninha é então fruto dessa punição.
Augusto passa uns dias na casa de um amigo e conhece Carolina, e fica então perdidamente apaixonado.
É um livro leve, fluido, e bom de ler. A história dos dois personagens se entrelaça de tal forma, que o final é a coisa mais fofa.
Fiquei encantada com a história que dona Ana conta sobre a jovem tamoia, me fez lembrar minha vó com as histórias dela.

aly ð 09/08/2021

Até a metade do livro acontece muita enrolação mas parece que o final passa até rápido demais. É um romancizinho clichê como a gente já conhece, tirando o fato que o livro é um clássico.
Achei a história fofa e entendo os problemas que acontecem no livro por conta da época de seu surgimento, li ele para a escola e não esperava que fosse gostar tanto.

Biblioteca literal 29/07/2021

Surpreendente e fofo
A moreninha é um clássico, daqueles que nos obrigam a ler na escola! Por isso mesmo sempre tive medo de ler, e agora, posso dizer que fiz certo em esperar.
Pois foi ruim? Não, muito pelo contrário: foi muito bom, e principalmente pois consegui entender o livro! Se tivesse lido a 5 anos atrás, como mandaram, a linguagem e o contexto que eu não possuía iriam me impedir de apreciar a leitura. Li no momento certo.
O livro é extremamente romântico. É piegas de tão fofo, e você se surpreende demais com isso! É bonito, poético e tem uma linguagem gentil e gostosa de se ler. Se já tem costume em ler romance de época, você entende com facilidade, e aproveita muito a leitura.
A história é MUITO original. Nunca tinha lido nada igual! E se tratando de um clássico, isso me surpreende demais! Esperava algo arrastado e clichê, e recebi um livro maravilhoso com um plot gigantesco no final!
Queria poder obrigar tudo mundo a ler, só pra bater palmas pra literatura nacional. Mas como não posso, to aqui escrevendo. Pensa na pessoa lacrimejando de emoção? E olha que eu não sou nada chorona. Vale a pena demais, e foi perfeito pra ressaca literária.
SIM, UM CLÁSSICO.

Brenda// 30/04/2021

RECOMENDO!
No início foi uma leitura meio cansativa por não ter uma linguagem atual, mas depois de alguns dias de leitura me aperfeiçoei ao estilo da escrita e entrei de cabeça dentro da história. Surtei, xinguei, sorri e no fim, amei! Muito linda, prezei muito pelo caráter metalinguístico dele. Seus últimos capítulos me prenderam de tal maneira que não posso explicar. Recomendo muito.

vasilisamorozko 15/12/2020

Uma Releitura Que Não Deu Muito Certo
“A minha inconstância é natural, justa e, sem dúvida, estimável. Eu vejo uma senhora bela, amo-a não porque ela é senhora... mas porque é bela; logo, eu amo a beleza.”

#132 - Eu sempre gostei desde o resumo que minha irmã fez pra mim até o dia em que li e depois de quatro anos apenas só lembrando que gostava da história resolvi reler, e rapaz… esse lance da idade deles não desceu pra mim, não conseguir não pensar em outra coisa ao não ser “hum, ela é quase uma criança não?”… eu sei que a história tem muitos pontos bons mas essa releitura não deu certo.

Tobias 28/11/2020

Fora a encheção de linguiça até a metade do livro e a idealização exagerada (típica do romantismo) é uma leitura gostosinha pra se fazer em um dia de chuva, daquelas que se lê por prazer ??

Milena422 12/10/2020

Razoável
Confesso que esperava mais do livro, apesar de entender pois foi escrito há muit tempo e por isso a linguagem usada é um pouco difícil, confesso que tem muita enrolação e algumas coisas meio que não entendi, mas é um bom romance. Que eu não leria outra vez, é o tipo de estória que não se esquece
bia 08/09/2021minha estante
sim, é um livro que você sabe o que vai acontecer no final, é uma leitura leve. também esperava mais dele, porém gostei da história(mas não leria dnv)

Cris 10/09/2020

Embora eu tenha tido dificuldades em uma ou outra palavra , e que o livro não conseguiu me prender na história de imediato achei válido à leitura dessa obra. recomendo .