Cravo Vermelho

Cravo Vermelho Virgilio Pedro Rigonatti

Resenhas -

Bella :) 21/04/2024

SENSACIONAL & NACIONAL!!!!
Clássico exemplo de livro bom que não tem o reconhecimento merecido.
não julgue o livro pela capa e se deixe levar por um romance envolvente com pano de fundo do período ditatorial brasileiro.

acompanhamos pedrina, desde o início da sua vida escolar nos anos 60 até a faculdade no auge de 68.
tais anos foram ímpares na história do Brasil, por sofrerem influência direta dos eventos que aconteciam no mundo: o forte antagonismo ideológico.

o ponto chave da história tá no modo quase poético que virgílio aborda uma história que carrega tanto significado, seja de resistência, seja de amor, seja de medo. uma história que pode ser a de muitos brasileiros da época.

- leia cravo vermelho

Carol638 20/04/2024

Romance histórico
Por mais que seja um romance histórico, está muito mais para "histórico" do que para "romance". Tinham página e páginas, até mesmo capítulos inteiros destinados unicamente para uma contextualização sobre o que acontecia, e quase nada de interação entre os personagens no geral, o que deixou a leitura meio parada. A história é contada do ponto de vista de estudantes paulistas durante a Guerra Fria até a Ditadura Militar. Acompanhamos o crescimento dos personagens e suas opiniões bem formadas, além de suas consequências. Achei bem interessante que a história foi escrita pelo ponto de vista da idade dos revolucionários e pudemos ver as diferentes opiniões entre eles mesmos.

Renan.Santos 05/04/2024

Confraria
Cheio de fatos históricos em meio a um caso de amor da década de 60. Esse livro nos traz diversos fatos mundiais que mudaram o mundo nesta época em questão, pós segunda guerra, início guerra fria, ditadura no Brasil. Pedrina e Valério se conhecem desde a infância, ambos sempre foram apaixonados um pelo outro, mas essa revelação só se dá tempos depois na adolescência. Porém, tudo acontece muito rápido, com suas obrigações sob seus papéis familiares, estudantis e sociais. Suas vidas costuradas sob o laço do amor, rasga-se ao enfrentarem os perigos e posicionamentos da época. Mas o amor nunca morre. Ele fortalece em meio a dificuldades, como um CRAVO VERMELHO. Sim, é um livro muito triste, muito mesmo, pois fazemos o paralelo da situação das personagens com as personagens da época a qual sofreram tanto, apenas por lutar por seus diretos de um mundo melhor. Mudar o mundo exige sacrifícios, esse livro é cheio deles. Uma história de amor triste, mas engenhosa na construção do significado de resistência.

Duda Moretti 24/04/2023

O livro não é ruim, porém tem diversos livros muito melhores. O romance não é muito bom, mas a discrição dos acontecimentos do livro são boas. Recomendo vocês lerem para tirar as próprias conclusões.

Eliot.Vincent 22/09/2022minha estante
Me deu spoiler vei ,tô lendo o livro a pouco tempo ,q droga

Branca 22/09/2022minha estante
Foi mal kk

Adriana.Takada 07/01/2023minha estante
Poderia colocar um aviso de spoiler, para não atrapalhar a leitura das outras pessoas.

Chu 28/03/2023minha estante
Poxa, poderia apagar e comentar de novo com aviso de spoiler. Uma parte da minha leitura acabou de ser arruinada.