Maria Clara

Maria Clara Virgilio Pedro Rigonatti

Resenhas - Maria Clara

Libera 01/01/2020

O livro que é sequencia de "Maria Clara, A Filha do Coronel" conta a história de Maria Clara ao sair de Itamogi, após seu casamento.
Filha "bastarda" do coronel da cidade, Maria Clara foi criada pela mãe, sempre se esforçou nos estudos, e se tornou uma ótima modista, mas achava que na pequena cidade não teria chances, queria viver em uma grande cidade.
" O coronel Lucas, embora tivesse admitido a paternidade, não me assumiu, mantendo distancia de um envolvimento emocional e presencial, alias, o que fazia com os outros filhos na mesma condição."
Em um baile na cidade ela conhece Virgílio se casa após um breve namoro, e acredita que finalmente realizara seu sonho: ter seu próprio atelier. Mas logo após chegar com seu marido em São Paulo percebeu que não seria tão fácil, nunca perdeu a esperança, mas a chegada dos filhos e os problemas financeiros que o marido enfrentava no trabalho, tornou a vida de Maria muito sofrida.
Mesmo assim Maria conseguiu seu atelier e como era uma ótima costureira nunca ficava sem clientela. O casamento não era exatamente o que havia sonhado e com o tempo o amor se desgastou e Maria se viu sozinha com os filhos, sempre lutando por uma vida digna.
" O homem, nessa época, impunha seu machismo não só determinando que o cuidar e educar os filhos eram coisas de mulher, bem como procriando uma prole imensa como prova de virilidade."
Comecei a ler este livro por ter me apaixonado pela capa, e por ser modelista quis ler sobre esta mulher que tinha o sonho de costurar. Só posso dizer que tive a chance de saber mais sobre um exemplo de mulher e mãe. Cada batalha vencida por ela me encheu de orgulho. Ao ver o sofrimento dela ao tentar dar o melhor para os filhos mesmo na miséria em que chegou a viver, sofri com ela, e torci muito enquanto lia, pois uma mulher forte como Maria Clara merecia o melhor, e sim ela lutou contra o machismo, a pobreza, ela enfrentou todas as adversidades com muita forca.
" Era extenuante toda essa lida de costura,cuidar de crianças dentro de uma pequena sala me locomover com todos eles diariamente da casa ao trabalho e vice-versa.
Mas se já era extremamente trabalhoso, acentuou-se quando descobri que, mais uma vez, estava gravida."
O livro foi muito bem escrito, com detalhes que nos levam de volta a antiga São Paulo e o começo de seu desenvolvimento, com seu rios limpos, seus bondinhos e a elegância das damas.
Se você gosta de ouvir histórias contadas por seus pais ou seus avós, garanto que irá adorar essa linda história.

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2019/05/resenha-maria-clara-conquista-de-um.html