Círculos

Círculos L.A. Tecau

Resenhas - Círculos

Ju Oliveira 17/10/2018

Cada vez mais me surpreendo com a destreza e fluidez nos textos dos nossos queridos autores nacionais. Desta vez não foi diferente. L.A Tecau envolve o leitor com sua trama original, personagens críveis e situações que irão expor o pior lado do ser humano em situações de pressão. Gui é um personagem inocente e inseguro, mas que vai amadurecendo no decorrer da trama e acaba percebendo o quanto o ser humano pode ser cruel e ganancioso.
Corrupção, preconceito racial, abuso sexual infantil e uma roleta muito assustadora são alguns dos elementos presentes nessa fantástica trama, situada na pequena Caramuru, cidadezinha do litoral de Santa Catarina.
Vale muito a pena conhecer a narrativa do autor!

Amanda Azevedo 21/12/2018

História de mistério, com doses certas de humor e reflexões necessárias.
Você se orgulha de todas as atitudes que teve ao longo da vida? Creio que não. É fato que aprendemos com nossas escolhas — com os erros e acertos que vem com elas —, mas acredito que todos convivemos com certas ações que gostaríamos de esquecer que tivemos ou, pelo menos, gostaríamos que ninguém, além de nós, soubesse. Em Círculos alguns personagens não tem essa opção, pois as suas piores atitudes são reveladas a outras pessoas em um grande espetáculo — ou melhor, em um show de horrores — sem que eles tenham qualquer controle sobre isso.

Círculos é uma novela de suspense ambientada na pequena cidade de Caramuru, Santa Catarina. Nosso protagonista é o Guilherme — ou Guy como é mais conhecido. Guy é cadeirante, perdeu, de um dia para o outro, o movimento das pernas e os médicos nunca souberam explicar o motivo.

Guy tem uma irmã, Catarina, que trabalha em um jornal que divulga notícias não muito convencionais. Atualmente está escrevendo uma reportagem sobre os círculos misteriosos que apareceram em sua cidade natal, Caramuru — não é a primeira vez que se tem notícia da aparição deles na cidade. Catarina não mora mais lá, mas Guy sim. Uma vez por mês Catarina vai a Caramuru visitar o seu irmão e, dessa vez, vai aproveitar a viagem para fotografar o lugar onde os círculos misteriosos apareceram para deixar sua reportagem mais completa.

O que os moradores da pacata cidadezinha não esperavam é que a aparição desses círculos misteriosos trouxesse à tona acontecimentos um tanto inusitados e traumáticos, pois segredos de alguns moradores são revelados e, com isso, conhecemos várias atitudes nada nobres dos habitantes da cidade.

Mesmo com uma história curta o autor consegue surpreender o leitor ao longo da história. Além de introduzir várias reflexões sobre questões pertinentes como racismo, corrupção, pedofilia. E mostrar como, muitas vezes, somos coniventes com essas atitudes. Meu capítulo favorito é intitulado de "Desumanidades" onde o autor consegue, em vários momentos, expor a hipocrisia do ser humano.

"Profissionais brilhantes são discriminados pela gordura localizada na cintura. Humanos, os ditadores da aparência. [...] Mulheres dando beijos carinhosos em seus filhos limpos e saudáveis, antes de entrar na linha de produção de bombas que, mais tarde, despencariam na cabeça de seus semelhantes, sujos e não tão saudáveis quanto seus amados, mas tão humanos quanto. [...] Gente sendo espancada por usar um tipo de alucinógeno proibido. Um homem matando vários de seus semelhantes por estar sob efeito de uma substância também entorpecente, mas permitida pela lei. Uma versão resumida dos piores momentos da humanidade."

Leitura instigante, fluida e interessante. É fácil e gratificante passar por essas páginas, pois somos presenteados com uma história de mistério, com doses certas de humor e reflexões necessárias. E como nos disse Palahniuk, "tem um monte de coisas que não queremos saber sobre as pessoas que amamos"; e a leitura de Círculos nos comprova isso.

Ana 26/10/2018

Círculos
Nesse livro, conta um misterio junto com os personagens Guy e Catarina em Camamuru, no litoral em Santa Catarina.
Lá naquela cidade tem um certo milharal, que é meio estranho, que acontece coisas estranhas. Em um certo show de Jerry, acontece que ele conta os piores segredos daquelas pessoas que moram em Camamuru, aí começa meio que as coisas estranhas, alucinações, misterio. Recomendo bastante esse livro! Gostei muito!

historiadoraliteraria 22/02/2019

A história se passa na pequena cidade de Caramuru, onde Guy mora sozinho depois de sua mãe falecer. Ele é cadeirante e circula pela cidade com a Harley, nome que deu carinhosamente à sua cadeira.
Tudo ocorria bem, até que em uma manhã, quando sai para comprar pães, não vê ninguém pelas ruas, as padarias fechadas, um silêncio desconfortável.
Algo faz com que Guy perca o controle de sua cadeira, e logo ele está inconsciente.
Quando acorda, está em um milharal, no qual tinha um grande círculo no chão. Ele não sabe o que houve, perde a consciência e acorda novamente algumas vezes.
Surge então uma casa, na qual ele entra e passa por algumas situações estranhas, mas que nos passam várias mensagens.
Temos várias críticas sociais e assuntos que já acompanham nossas vidas a muito tempo.
A situação central da história nos mostra o que nós, seres humanos, nos tornamos. A ganância, a inveja, nos tornando pessoas cada vez mais ignorantes ao que realmente importa, e isso fica claro neste livro.
O autor conseguiu passar uma mensagem criando uma situação inspirada em outra, de forma fácil de ser compreendida. Eu adorei e recomendo pra vocês!

Scariot 13/01/2020

Ótima obra para refletir
Círculos - L.A Tecau
Na pequena cidade de Caramuru em Santa Catarina ocorrem certos fenômenos estranhos desde muito tempo atrás: círculos aparecem nas plantações.
A história gira em torno de dois personagens, dois irmãos. Guilherme, ou Guy, um cadeirante que sempre sofreu muito preconceito com isso e pelo fato de ser negro, e sua irmã, Catarina, que ao contrário dele, era branca feito a neve e sempre foi zoada por isso também.
Guy nunca deixou Caramuru, já sua irmã era repórter de um jornal sensacionalista da capital, mas sempre que pode volta para visitar seu irmão, e em uma dessas voltas ela resolve investigar os estranhos círculos.
A história é muito bem desenvolvida, cada capítulo é em torno de um dos dois personagens principais. O autor usa de uma boa dose de sarcasmo para nos fazer refletir sobre temas muito importantes como racismo, fanatismo tanto religioso como político (eu não gosto muito desse fanatismo e nem acho que religião e política devam andar juntos, sempre da merda), e o livro também nos faz refletir sobre nossas escolhas.
Ou seja, além de uma boa obra de terror com tons de sarcasmo, ela também é uma ótima obra para reflexão.
Nunca tinha lido nada de Tecau antes, mas ele acabou de ganhar um fã aqui.

Debora Gimenes 06/02/2020

Gostei muito
O autor tem uma escrita fluída que te prende do começou ao fim. A trama faz com que reflitamos sobre assuntos muito atuais que ocorre pelo mundo todo. A ganancia da raça humana. Mais no meu vlog

site: www.youtube.com/debbylenon

Valeria.Alves 11/06/2022

Simplesmente perfeita!
Uma trama que envolve mistério, preconceitos, crimes sexuais, corrupção. Vai do real ao fictício. Uma leitura que te prende do início ao fim. Adorei!!!

Maíra 15/10/2023

Dei 5 estrelas porque é um conto extremamente doido, adorei. No começo você acha que o conto vai ser de um jeito, aí do nada muda completamente.