O Estilo Startup

O Estilo Startup Eric Ries
Eric Ries

Resenhas -

Carla.Zuqueti 27/07/2019

Sequência do livro ?Startup Enxuta? , o livro ? O Estilo Startup? visa combinar o rigor da administração geral com a natureza altamente iterativa da Startup Enxuta.
??????????????????
Se no livro anterior Eric Ries tinha como foco a Startup, seus conceitos, suas bases e fundamentos, nesse, tem como foco a aplicação dos mesmos conceitos em grandes empresas já estabelecidas e em políticas públicas.
Se antes a base era a inovação contínua, agora é a transformação contínua.
??????????????????
Para isso, o autor defende a criação de diretorias de crescimento, responsáveis por apoiar e permitir a estruturação de startups dentro da empresa, que seriam ilhas de liberdade, com responsabilidade e orçamentos controlados e maior possibilidade de errar sem prejudicar o core business da empresa.
??????????????????
Parte fundamental dessa teoria é a mudança de mentalidade do corpo funcional, desenvolvendo equipes multidisciplinares, gerentes desenvolvedores e funcionários empreendedores.
Livro excelente!
Pontos importantes:
??????????????????
1. Utilize métricas corretas, que permitam rapidez na tomada de decisão.
2. Empreendedorismo como requisito básico de todos os funcionários pq nunca vamos saber de onde virão as ideias surpreendentes.
3. Gestão da mudança requer: habilidades de liderança, experimentação audaciosa, ousadia para investir na mudança e colaboração multidisciplinar.

Vitor.Xavier 05/06/2020

Um livro com insights muito importantes para quem pretende seguir no ramo da inovação. No entanto, senti falta de uma certa fluidez na leitura. Isso fez com que a leitura não fosse tão proveitosa quanto gostaria. Apesar disso, recomendo para quem curte empreendedorismo e quer se aprofundar no assunto.

Lucas1429 10/06/2020

Excelente pra quem está no ramo
O livro apresenta ferramentas e métodos de liderança e estratégias pra quem trabalha no ramo ou já trabalhou, não recomendo pra quem não leu o Startup Enxuta ou nunca teve experiência na área.

BiellBatista 12/10/2020

Uma continuação de "A Startup Enxuta"
O livro descreve todas as práticas e filosofias do livro "A Startup Enxuta" aplicadas em corporações grandes e "tradicionais", e em projetos que não sejam 100% desenvolvimento de software. Como por exemplo, a linha de motores série X da GE que recebeu a aplicação da técnica FastWorks.

O livro, nas palavras do Eric Ries, foi dedicado a ajudar gestores e líderes empresarias a enfrentar os desafios do século XXI. Porém, recomendo para quem curte empreendedorismo e quer se aprofundar no assunto.

Tríssia 06/02/2022

O Estilo Startup
O livro é técnico. Mostra como empresas tradicionais e engessadas podem se torna gigantes startups e inovar retendo o DNA dos especialistas e mantendo o sabor de um bom MVP.

Glauber Rosendo 03/03/2023

Um livro sobre o narcisismo do autor.
Primeiro, por que li este livro? Ele é basicamente uma sequência do livro "Startup Enxuta", de mesma autoria.

Apesar do primeiro livro também conter alguns traços narcisistas do autor (fala mais sobre si mesmo, suas experiências profissionais, que sobre as técnicas que realmente importam), aquele livro me entregou algumas ferramentas úteis que, de certo modo, compensaram os pontos negativos.

Iniciei "O Estilo Startup" buscando uma experiência parecida. Sabia que enfrentaria várias páginas insuportáveis, mas algo de bom tiraria de lá. Ledo engano.

Em tese, a proposta do autor era explicar como empresas tradicionais podem implementar um modelo de inovação contínua, adaptado à dinâmica atual de mercado.

Porém, ele passa tanto tempo falando sobre experiências de outras empresas na qual foi consultor e implementaram os métodos, que pouco se dedica a ser objetivo sobre as metodologias práticas para o leitor aplicar.

A sensação é a de um livro que poderia ter somente 100 páginas (sendo generoso, pois menos que isso seria suficiente), mas entregou 350 de puro tédio e encheção de saco.

Percebo que o autor quis surfar no sucesso do primeiro livro (que realmente foi um best-seller), para ganhar dinheiro com esta segunda publicação.

Em suma, se você está lendo minha resenha procurando uma resposta para se deve ou não ler, recomendo que procure outra coisa. Nada que ele entrega aqui é indispensável. Em verdade, ele não entrega nada.