Um amor incômodo

Um amor incômodo Elena Ferrante

Resenhas -

Renata Almeida 30/03/2021

"Intenso."
No dia do aniversário de Délia, Amália, sua mãe, morre.
As brigas constantes entre a mãe e o pai, por ciúmes, um suposto relacionamento amoroso entre Amália e Caserta, amigo da família, faz com que Délia relembre situações tristes e traumatizantes na época da infância, e tenta entender o porquê da morte trágica de Amália, qual a ligação entre o passado e o presente, e este homem que conheceu quando criança, e que se faz presente, lembranças reais ou apenas imaginação infantil?
E que apesar das diferenças entre mãe e filha, Délia vai entender e descobrir serem muito parecidas e que sempre existiu uma ligação muito mais profunda do que ela podia imaginar entre ambas.

Tatu 18/06/2021

Incômodos
Imagina perder sua mãe no dia de seu aniversário? A relação mãe e filha nem sempre parece comercial de manteiga, por vezes há conflitos. Esse livro fala de amores e suas facetas, e seus incômodos também.
A trama fala de ciúme, de posse, de abuso. Tem triângulo amoroso, tem amor de pai e mãe, tem amor de filho, e muito mais. Livro incômodo, e por isso mesmo muito bom.

Kelly.Jesus 28/02/2022

A escrita é maravilhosa, embora não tenha gostado muito da história! Délia perde a mãe de maneira trágica e tenta nas lembranças que tem, decifrar sua morte!

Paulinha 28/08/2023

Incômodo
Um amor incômodo, um livro incômodo...
Te tira do conforto, leitura pesada, faz pensar e tem um suspense associado.
Gosto bastante da abordagem dessa relação mãe e filha tão difícil, permeada por amor e ódio, raras são as vezes que essa relação é abordada tão real, todo mundo queria ter uma relação de comercial de Margarina feliz com a mãe sem traumas, poucas pessoa tem e é bom ver isso assim retrato.
Aborda o machismo e o patriarcado escancarado, violência domiciliar, traumas, luto, emoções em alta e como as crianças encaram os abusos e que quando elas não são escutadas com atenção certas coisas podem ser ignoradas, perdidas ou crescerem e se tornaram o que não são.
Elena ferrante sempre vale a leitura

Clara 10/08/2022

Realmente incomodo...
A história embora incomada em muitos aspectos, é muito boa e todo final de capítulo dá aquela vontade de ir para o próximo. Mostra bem como a relação extremamente abusiva do pai e da mãe causou muitos traumas e uma relação doentia com a mãe. É o primeiro livro que leio da Elena Ferrante e realmente ela é uma ótima escritora.

Mylenarg 27/10/2022

Uma leitura incomoda
Esse livro para mim não funcionou tanto por própria culpando minha.
Eu fantasiei uma história que não tinha nada haver com essa leitura, pois geralmente leio um pouco só da sinopse para não ?pegar spoiler? e ser surpreendida.
Então honestamente, eu achei que seria um livro de suspense ou triller, não sei bem o que esperava.

Porém, lendo o livro, me deparei com uma história um pouco pesada, com fatos assustadoramente reais vividos por muitas famílias. Uma trama envolvendo violência doméstica, machismo, insegurança e afins.. a mensagem que o livro passa é bem interessante, além de ter um cenário bem explorado, algumas cenas me causaram repulsa real e de imaginar que é um drama vivido por pessoas reais me deixou muito angustiada.

Não vou dizer que não gostei, eu sim.. gostei da leitura, tanto da história, quanto da escrita, o problema é que fui ler esperando uma coisa totalmente diferente do que retratava, fui surpreendida?! Sim! E isso até foi bom, porém, acabei ficando incomodada pois queria respostas do que aconteceu exatamente com Amália e acabei não captando a proposta da autora.

Enfim, acredito que com uma releitura eu consiga realmente captar o que o livro propõe aos leitores, que acredito ser de extrema importância!

lauramathias 04/09/2023

Dúbio
O que mais amei neste livro é o conflito. Em uma narrativa densa, os sentimentos dúbios que a personagem nutre pelo mundo a sua volta, em especial em relação a mãe e pessoas e episódios ligados a ela, tornam a humanidade de Delia incômoda.

A Ferrante tem essa assinatura de fazer você entender como é possível amar e sentir repulsa por uma mesma pessoa.

Eitalizandra 22/09/2023

Literalmente incômodo
Nunca vi um título de livro ser tão coerente com a emoção que a história me causou. A história é sobre um amor incômodo da filha pela mãe. Tudo que aconteceu dentro do relacionamento delas até a morte da mãe.
É um livro incômodo, me fez não sentir vontade de ler a história porque eu sabia que ia me sentir extremamente incomodada enquanto fazia a leitura. Mas é extremamente verdadeiro e tem uma escrita belíssima. Realmente Elena ferrante a senhora é foda.

Lyla 02/02/2024

Não curti tanto quanto outros na autora! Mas a escrita é impecável e a crueza das palavras sempre serão uma característica da Helena!

Dani 21/07/2022

Profundo
Um livro a se pensar, mostra como a falta de respeito mexe com as personalidades. Abusos destroem vidas.

Jadgy 21/01/2023

Difícil escrever essa resenha, os conflitos comma mãe, o amor e ódio, admiração e raiva, apego e ciúmes torna toda a narrativa realmente incomoda, os flashbacks da personagem se misturando ao que é real e lembrança confusas torna a leitura um pouco "atordoada", mas os temas como machismo e a passividade das mulheres é atual a qualquer uma.

Gi Gutierrez 15/02/2023

Um amor incômodo
Amália está morta e sob condições muito suspeitas: afogou-se no mar vestida apenas de finas lingerie, nada comum a uma mulher que passou remendado suas calcinhas. Intrigante como tudo que Ferrante escreve!

indieprincesz 05/11/2023

Não sei se gostei...
foi o primeiro livro dela que eu li, e eu confesso que esperava mais
ainda darei chance a outros, mas esse não me pegou...