Orgulho de ser

Orgulho de ser Thati Machado
Camila Marciano

Resenhas - Orgulho de ser

Flora 26/11/2020

Representatividade e muita criatividade!
Gostei muito dessa leitura. Contos leves, gostosos e fluidos de ler. Temas importantes retratados de uma forma cuidadosa e muito criativa! Adorei as premissas dos contos e alguns eu gostaria que fossem até mais longos para desenvolver mais a história e os personagens. Uma leitura importante e representativa que vale muito a pena!

Lai Rocha 13/05/2020

É válido pela representatividade
Um livro que contém bons contos e outros nem tanto, ainda assim vale pela representatividade e por nos apresentar novas realidades.
Valeria 13/05/2020minha estante
Vou buscar.....em mobi. Alias temos uma pasta Lgbt!

ShirleyStortLeite 31/12/2021

???????
Última leitura do ano pra terminar com chave de ouro e coração quentinho.
Só quem tem um filho Trans sabe o que significa essa representatividade na literatura.
Um mundinho só deles, pra se identificarem e compartilhar as experiências vividas.
Infelizmente ainda numa sociedade completamente obscura quanto ao preconceito, vivemos muitos dramas desnecessários. Mas com a ajuda de algumas almas boas, o mundo vai ficando mais colorido e ganhando novos valores.
É só isso que o livro conta em suas diversas histórias.
Sobre ser, e ter orgulho disso.
Leitura em homenagem ao meu filho Gabriel.

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

queria tanto gostar!!!
esse livro foi um grande problema para mim, queria muito ter gostado dele, mas achei a maioria dos contos com a sensação de ser "forçado" e o ebook precisa de uma revisão urgente, gostei de uns dois contos, mas o resto foi triste.

Junior.Archanjo 18/02/2021

Literatura nova
Eu achei bem interessante como nos contos vencedores e escolhidos para esse livro, temos histórias inspiradas por estilos ou formatos já conhecidos, porém o foco principal delas é apresentar personagens reais e o mais diverso dentro da sigla LGBTQIA+

Tem aqui ficção científica, romance YA, infanto-juvenil e elas trazem a diversidade dos personagens como uma característica da história, não permitindo que apenas essa seja a história principal.

JP 11/01/2022

Poderia ser melhor. Leiam e tirem suas próprias conclusões.
Dificilmente uma antologia de contos consegue trazer profundidade o suficiente para que nos conectamos com as histórias. Gostei de poucos dos contos contidos nessa antologia, alguns me incomodaram em pontos muitos específicos e pessoais.

O livro em si não é ruim, mas a disparidade entre os contos torna a leitura desequilibrada. De maneira geral da pra passar um tempo, tem um teor alto de representatividade, mas não senti que o tom dela foi correto.

Mas isso também é questão de gosto pessoal, pode ser que pra outras pessoas eles sejam incríveis, e tá tudo bem, só não faz meu tipo.

romancejunkie 06/02/2023

Lindo
É com livros assim que eu lembro do amor que eu tenho por contos, histórias muito bonitas e tocantes.

Rayssa 06/07/2020

Muito bom!
Adorei os contos e conhecer todos esses autores. Meus favoritos foram, Banho de lua da Mariana Jati e 3 versões de mim de Leonardo Antan.

iamcoito 26/08/2020

Podia ser incrível, mas simplesmente não trouxe contos que parecem estar no mesmo nível de qualidade. Uns bons e outros nem tanto.

Sofia 09/12/2020

Adorei!
"Orgulho de ser" é uma antologia de contos escrita por 8 autores.
Cada conto trás uma história bem diferente da outra, essa variedade é um ponto muito bom!
Cada um deles têm universos e aborda questões de uma maneira diferente.
Meu favorito foi #Multicor, por ter um ótimo desenvolvimento e um final bem diferente do que eu imaginei.
É uma leitura rápida e com reflexões atuais!
Recomendo!!!

Sareka 30/08/2020

Bem bacana, um compilado de histórias engraçadas e emocionantes. Você realmente não espera pelos enredos que vai encontrar.

Norberto 20/01/2019

Dos oito contos, avaliados separadamente, achei que dois deles se destacaram muito além dos outros - O outro Vicente e 3 versões de mim. São contos muito bons e que não soam muito forçados em comparação a alguns dos outros 6. Claro que nem todos são assim, mas a coletânea por si só não basta, como se faltasse naturalidade - apesar de muitas ideias divertidas e que poderiam ser bem desenvolvidas! Achei que ficou na média, um livro regular mas que tem o plus da representatividade, sempre importante.
Fernanda1943 23/09/2019minha estante
Eu preciso dizer que concordo com essa resenha totalmente. O Outro Vicente é de loooonge o melhor. O conto que abre o livro é uma versão LGBT do X-Men. Outra coisa interessante foi que não havia um consenso sobre a sigla LBGT. De fato, os contos não pareciam naturais.

Paty 22/12/2019

Assim como diz a sinopse, temos 8 contos curtinhos e de fácil leitura cuja a central deles é a comunidade LGBTQIA+. Vale lembrar que os contos não são conectados, portanto a ordem de leitura não interfere na interpretação do outro, o que para mim foi um ponto muito positivo. Quando cansava demais de uma história, eu poderia parar e no dia seguinte começar outra, não me obrigando a ficar naquilo até o fim.
Apenas três ou dois me prenderam de verdade e me deixaram com aquele gostinho de quero mais. Os demais contos pareceram forçar o tema, não encaixaram muito bem, acredito que tivera histórias melhores para entrar na antologia. Pensei que seriam histórias empoderadas, já que o tema é Orgulho de ser, mas não achei que foram de fato.
Pela divulgação que o livro teve, esperava muito mais dele, mas é um livro ok para ler em dias de resseca literária: curtinho, contos independentes e sem mistério nenhum para lê-los.

site: https://shinybubbles.blogspot.com

Carous 25/11/2020

Multicor
História curtinha (óbvio!), bem escrita, coesa, envolvente. A autora soube conduzir bem os desdobramentos e a apresentação dos personagens. Não deu um passo maior que as pernas.
Achei interessante essa Instituição que detecta pessoas LGBTQIA+ em situação de risco, resgata e dá abrigo e carinho. É uma espécie de Casa Nem com muitos recursos e um patrono milionário.
Não entendi porque Thalia era referida como "garota latina". Se isso era para dar alguma pista de como a personagem era fisicamente, eu continuei no escuro. Pessoas latinas são muito diversas.
Esse conto tem muitos gatilhos.

A garota no bar
Não entendi bulhufas. Acho que o gênero deste conto é ficção científica e se passa numa cidade alternativa ou futurista.
Não sei se a personagem é não-binária, lésbica ou bissexual. Não faz diferença na história, mas é para mostrar a dimensão das informações vagas.
Tem um início de romance aqui que eu shippei e achei fofo.
Apesar desses problemas, gostei da escrita do autor. E é um conto curtinho, então dá pra sobreviver apesar da minha confusão.

Monocromático
Gostei bastante.
Tem umas frases meio cafonas e discurso militante batido, mas tudo bem (não julgo porque eu também utilizo esses discursos às vezes).
Adorei a história de amizade e amor entre Luiz e Paulo

O outro Vicente
Gostei da história, de como os personagens se comportaram e de como o conto foi escrito bem e com delicadeza. É o tipo de texto que me atrai. Teve um bom desenvolvimento.
Só acho que não entendi as duas últimas frases?

Corações tortos
Gostei da escrita do autor, mas achei que o desenvolvimento ficou a desejar. Estava interessada na história, mas ela acabou abruptamente. Quase parece que o autor não sabia como finalizar então simplesmente parou de escrever.

Banho de lua
Achei muito fofinha a história e, devo dizer, foi um dos poucos contos cujo final não pareceu apressado ou aberto simplesmente porque quem escreveu não conseguiu pensar num desfecho melhor.
Excelente.

3 Versões de mim
Fiquei meio confusa com as três versões do protagonista, mas gostei da ideia do conto e a execução foi boa.

Flores para Ellen
Não entendi o objetivo desse conto, muito menos o que pensar do final.
Uma pena porque estava caminhando para algo interessante, mas acho que acabou o tempo

Veredicto final: Essa antologia tem seus altos e baixos. Uns contos deixaram a desejar após um começo promissor, outros foram muito bem pensados e colocados no papel.
Espero que esse trabalho funcione para que esses autores aperfeiçoem sua escrita e compreendam como se sentem mais confortáveis para escrever.
É importante que histórias com personagens LGBTQs sejam escritas, mas é importante que não fiquem só nisso.

Camelo's 20/04/2020

Mais ou menos
Eu comprei esse livro por causa do conto da Camila Marciano que eu gosto muito. Mas foi interessante ver as outras histórias, o conto da Camila com certeza não decepcionou, apesar de não gostar muito de alguns outros que existem na história e isso por vários motivos. As vezes parecia que você estava chegando no meio de uma história que já havia sido contada em outro lugar e alguns outros simplesmente têm uma escrita simplória.
Apesar de tudo é um livro muito bom. Os temas abordados são super interessantes e importantes.