Defy the Fates

Defy the Fates Claudia Gray

Resenhas - Defy the Fates

Lauraa Machado 23/01/2020

O mais fraco da trilogia
Tem pouca coisa que eu preciso falar desse livro. Se você leu o segundo, esse é uma continuação mais ou menos no mesmo nível. Os problemas do anterior continuam aqui, mas eu já esperava, então não fiquei surpresa. Essa talvez seja a parte mais decepcionante, em compensação. Queria ter sido surpreendida, como fui com o primeiro livro da trilogia.

Não me arrependo nem um pouco de ter dado uma chance para essa história, apesar de tudo. Realmente amei o primeiro e os outros dois livros são válidos e não chegam nunca a ficar entediantes. Mas ainda queria ter tido aquele momento de animação que me conquistou no primeiro. A autora tentou aumentar o nível dos problemas e da ação cada vez mais, e isso é bem do tipo de coisa que sai do controle e perde credibilidade.

É esse o verdadeiro problema de um enredo super movimentado em que tudo muda muito rápido e que tem ação demais. As reviravoltas perderam peso e pararam de importar, porque eu sabia que tudo ia mudar em mais algumas páginas. Não tinha como eu me investir em nenhuma "missão" deles quando sabia que seria resolvida rápido ou que ia mudar a ponto de nem ter qualquer efeito significativo. Essa desconexão com a história é um defeito fatal, infelizmente.

Os personagens perderam também nessa, porque o Abel se tornou para mim um cara chato demais, sem qualquer carisma, e a Noemi mal teve tempo de pensar a ponto de se desenvolver direito, apesar de ser a personagem que mais tinha potencial para isso. A química dos dois foi outra coisa que veio se desgastando desde o primeiro livro. No começo, eles eram incríveis, se provocando e se odiando/amando. Nesse final, eles só são okay mesmo.

Tem outras coisas que poderiam ter sido melhores, como todo o questionamento do que é certo ou errado, dos Inheritors, do que é ser humano e mech, o que define um humano, por exemplo, mas isso tudo foi completamente ofuscado pela 'alma' do Abel e tudo que envolveu isso na história. Não vou dar mais detalhes para não dar spoilers, mas eu achei bizarro e forçado.

No final das contas, é um livro okay, sem grandes problemas, mas nada que impressione ou conquiste. Ainda recomendo a trilogia, primeiro porque nem todo mundo é tão crítico quanto eu, mas também porque o primeiro livro é realmente apaixonante e vale pelo resto da história!