O Estigma das Estrelas

O Estigma das Estrelas Vini Birkheuer

Resenhas - O Estigma das Estrelas

Julia Andrade 30/04/2019

Tem sentimentos que são difíceis de colocar em palavras.

Ana ;) LivrosE+ 28/04/2019

Não é sobre o suicídio. É sobre o que acontece depois dele.
O livro traz a quem o lê uma maior profundidade conforme o ato comportamental de quem utiliza tudo o que têm, seja nivelado por meio material, físico ou mental, para pôr fim a própria vida, assim como daquele que desce ao fundo do poço em decorrência de erros quais não são tão fáceis de serem redimidos, após um certo tempo até, quase que impossíveis.
Acerta quando evidencia que cada um de nós estamos propensos a depressão, reagindo a condições diversas que findam em um estado geral, desordenado e indiferenciado.
Todos os personagens têm uma histórica sólida, dando a impressão de que foram mais aproveitados e explorados do que realmente foram. Todavia, isso não descaracteriza a sensatez e quilates com as quais o enredo tomou como suporte ao longo de onze capítulos.
Peca pela supervalorização de uma personagem palerma com um plot que serviu apenas como mais um mero encaixe, no entanto, sem nenhuma ligação realmente importante com o distúrbio depressivo maior.
Aro e Oro se complementam durante todo o livro, invertendo-se e alternando-se em seus papéis, muitas vezes para reiterar que um suicida pode servir de modelo para que um outro indivíduo, próximo ou não, desenvolva a mesma patologia, afetando-se muitas vezes pelo pior dos estigmas do DDM que é a desagregação social.

site: https://www.vittude.com/

LEO GOMES 28/04/2019

RESPIRE FUNDO ANTES DE LER ESSE LIVRO
foi a minha primeira leitura do ano 2019, comecei o ano pegando pesado, e um livro chocante, verdadeiro, cru. Em nenhum momento escondeu o lado feio e sujo da história. e um livro forte, não foi uma leitura fácil, a história realmente me chocou. mas ao mesmo tempo é sensível e poético

lu fialio 28/04/2019

O Estigma do Suicídio
Sabe quando um livro te tira o sono, te leva à insanidade e te faz se esquecer do tempo?
Os personagens são inteligentemente criados. É como se o perfil de cada um, em seus mínimos detalhes, tivessem sido até estudados. Em falar em estudos... Também chega a ser evidente, quase até mesmo tocável, a maneira como o autor visivelmente estudou para formular a obra. É indiscutível o preparo e cuidado que ele teve com cada um dos detalhes. Porque mais do que um simples mistério a ser solucionado, o livro é repleto de particularidades que, sem dúvida, foram minuciosamente planejadas. Isso porque encontra-se uma série de detalhes que enriquecem o enredo, sem deixá-lo cansativo. Sinceramente?

Emily.fonseca 08/12/2018

De tirar o fôlego
O estigma das estrelas é um livro forte, com protagonistas e assuntos que nos deixam com o coração na mão, o autor aborda com maestria conteúdos como sexualidade e suicídio, que deixam o leitor em diversas vezes com os olhos emaranhados...

?"Se precisassem escolher entre serem amados ou temidos, que sejam temidos."?

Logo no prólogo conhecemos Aro e Oro que são irmãos gêmeos, eles vivem com os pais B2 e Odara, a família das duas crianças era um tanto conturbada, sua mãe Odara fugiu de casa quando mais nova, para viver uma vida de "hippie" com o pai dos meninos, estes ficaram anos sem aparecer, porém certo dia Odara bate a porta da casa de sua irmã Cassandra com a intenção de deixar os filhos com ela, pois está doente e precisa fazer tratamentos, depois dessa dia, nunca mais foram vistos..

"?"Das prisões que não me libertei, o mundo tem sido a pior."?

Aro e Oro cresceram em um lar sem amor, os gêmeos eram negligenciados por seus tios, Wagner era o mais duro com os meninos, achava que sua mulher tinha sido ingênua ao aceitar cuidar de duas crianças, pois eles nunca seriam bons pais, e de fato não foram.
Wagner é membro da Harpia uma facção criminosa do alto escalão, ele começou a trabalhar lá por indicação de B2, o pais dos gêmeos, porém Wagner sempre foi um picareta "mor", procurando o jeito mais fácil e rápido de se dar bem na vida..

?"Ele não sentia mais emoções. Estava vazio. Completando-se da destruição que causava aos outros e a si mesmo "?

Os meninos foram crescendo e suas personalidades se tornando mais distintas, aos 16 anos enquanto Aro assumia sua homossexualidade, lidando com os diversos preconceitos, e procurava ser alguém do bem, Oro começou a se prostituir, era um dinheiro considerado "fácil' para ele, assim aceitando qualquer coia e qualquer pessoa, porém um dia algo misterioso ocorreu, e devido isso, Oro foi totalmente desfigurado.
Aro virou professor de francês, sonhava com o dia que o irmão se recuperasse e que ambos pudessem ter uma vida digna longe de seus tios, já Oro só pensava em maneiras de como acabar com sua terrível vida, o jovem se isolou em seu próprio mundo, não falava uma palavra se quer depois do ocorrido, e vivia embriagado para suportar a dor, e esta, quando estava muito grande levava-o a pensar em cometer suicídio..

?"Eu não tenho nada, mas, às vezes , algo me vem a mente e me mostra que eu tenho tudo. E esse tudo está dentro de mim. Não sei como. Só sei que é por isso que eles nunca conseguiram mudar o que sou. Nunca apagariam as coisas que senti."?

Mesmo sendo impossível piorar, a vida dos rapazes sofre uma reviravolta quando Wagner comete um erro dentro da Harpia, e os gangsteres não deixariam passar barato.
Matteo, é o filho adotivo de Callibean Damakko, ele namora com Téa uma jovem e linda moça, mas que por ironia do destino não pode lhe dar um filho. Callibean é um grande empresário, porém mantem negócios e segredos obscuros por trás da fachada de sua empresa, segredos esses que arrastam Matteo para o caos e uma vida errada que o garoto jamais quis.
No meio de toda a turbulência, a vida dos três jovens só tende a piorar com a traição de Wagner, pois a Harpia vai atrás do homem e todos que forem próximos dele pagarão..

"?Passei meses tentando reconstruir minha vida e, por essa razão, renunciei me entregar a outra pessoa. O amor que um dia dediquei foi jogado na calçada, a mercê de pisos, cusparadas. Isso nunca iria me acontecer de novo."?

Segredos, preconceitos, dores, crimes e sonhos, tudo isso está em o estigma das estrelas, nele conhecemos protagonistas com bagagens emocionais muito grandes e de difícil carregamento, choramos em diversas situações e torcemos para que tudo de certo no final, e o final... Minha gente que final.
A trama é narrado em terceira pessoa, vamos acompanhar a vida de diversos personagens, porém a trama sempre vai girar em torno dos gêmeos, mas é incrível como o autor interliga tudo e no final deixa um não, mas dois plots que ninguém espera..

?"Contudo, passar todo esse tempo sem evoluir, sem amadurecer, usando desse luto como desculpa para cometer erros e mais erros, fazia dele a pessoa mais triste do mundo."?

Posso dizer que amei Aro desde o começo, senti muita empatia por ele e por sua vida, o quanto ele teve de ser forte desde pequeno para sobreviver, e o quanto ele tem que ser forte pelo irmão que já não consegue mais sozinho, apesar de todas as coisas ruins que Oro faz, Aro não desiste dele, eu também não desisti, torcia muito que tudo desse certo no final, e teve uma cena dos dois no fim que fez eu desabar.
Marco Birkheuer coloca uma classificarão indicativa para maiores de 18 anos devido essa bagagem emocional que a narrativa trás, o que pode se tornar pesado para algumas pessoas e servir de gatilhos para outras, e eu posso dizer que foi toda essa emoção que me fez amar o livro..

"?Todos têm o direito de desistir, mas desistir sem ao menos tentar é viver sem razão."?

A edição do livro é linda, possui ilustrações (compartilhei algumas no instagram) belíssimas, a diagramação e fonte são super confortáveis e as páginas são pretas, sim, pretas, achei que isto me incomodaria durante a leitura, mas não, e deu um toque lindo ao livro.
Enfim, no meio de toda essa carga emocional pode existir algumas brechas para o amor entrar, e eu torci muito por um casal antes mesmo de eles pensarem em ser um casal..

?"A morte certamente lhe entenderia. Ela reconheceria que aquele menino tinha o natural direito de querer não mais respirar, de querer inexistir."?

O final foi doído, a ultima cena me fez prender o ar e só solta-lo com a ultima frase lida, juro que já esperava uma escolha de Oro, mas o que Aro fez foi "MINHA NOSSA".
Vou falar pra vocês que quero saber mais dessa história, o que aconteceu depois de tudo isso, eu preciso!!!
Portanto, O estigma das Estrelas é um livro lindo, poético e que todos na face da terra deveriam ler, super recomendo!

Pedro 04/11/2018

Até quanto e quando é possível suportar tantas dores e humilhações? Como aguentar tudo isso e seguir uma vida normal? Seria possível seguir em frente?

Os gêmeos Aro e Oro Haus nasceram em um 'berço' turbulento. Odara, a mãe dos rapazes, tinha ido embora da casa dos pais. Havia se tornado hippie e sumiu por 2 anos com um rapaz. Quando retornou, surgiu com duas crianças: eram Aro e Oro. Ela foi atrás da irmã Cassandra e suplicou-lhe que aceitasse cuidar dos gêmeos por dois dias, pois Odara estava muito doente e precisava urgente ir ao hospital. Mesmo apreensiva, Cassandra aceitou.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS no link abaixo! (Blog do Pedro Gabriel)

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2018/11/resenha-o-estigma-das-estrelas-de-marco.html

Licia 19/08/2018

Sensacional
Pô, confesso que pela capa esperava um livro de fantasia. Comprei na pré-venda por causa do Clube do Livro. Não esperava gostar e me impactar tanto, mas foi um livro muito bom. Me surpreendeu de forma positiva.
Anamara 19/08/2018minha estante
vdd

Anamara 19/08/2018minha estante
aguardo o proximo

Lucas 20/08/2018minha estante
e um festival de insultos em francês aushaushaus'