A Última Noite do Mundo

A Última Noite do Mundo C. S. Lewis

Resenhas -

Lívia 04/04/2020

Incrível e complexo
Livro com assuntos essenciais. Contém assuntos como: política, religião, sociedade, cultura, democracia, apocalipse, extraterrestre, socialismo, etc..
A escrita dele é um pouco complicada, mas recomendo!

Cristiane 08/05/2022

A última noite do mundo
São vários sermos de Lewis sobre temas diversos que são atuais, tendo como pano de fundo o último sermão que fala sobre a última noite do mundo, aquela onde rasgando este céu Jesus aparecerá em todo o Seu esplendor e glória para pegar os Seus.
Até que ponto nós preparamos para isso?
Are que ponto vivemos de maneira responsável sabendo que no fim tudo passará e que rezemos que prestar contas de nossos atos, palavras e de nossa vida?
Esta é uma resposta muito pessoal e particular.
Pensemos nisso.

Viih Macêdo 24/05/2023

Muito bom! ???? 4/5
Mente brilhante, bem posicionado.
Leitura densa, vou ler novamente depois.
Abordando vários temas como oração, política, religião, ciência, educação, vida em outros planetas...
Críticas bem construídas, com humor e argumentos, cheios de classe.
Eu amei, foi minha primeira leitura de C.S Lewis fora do mundo da fantasia.

Rafael1548 12/04/2024

Exposição Apologética Viva e Eficaz
Eu diria que esse livro é um manual prático de apologética viva e eficaz: levanta a temática, apresenta as objeções ou possíveis embates e apresenta a sua posição.

O livro é estruturado em sete artigos onde Lewis discorre sobre temas desde a eficácia da oração, cultura, boas obras e a boa obra e a volta de Cristo.

A Bíblia Sagrada afirma sem exitar 1Pedro 3:15: "antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,"

O mundo exige resposta. Não somente isto, mas Deus expôs um holofote sobre a Sua Igreja e ela é o alva dessa inquietação mundial.

O mundo inquirirá a Santa igreja e este exigirá um firme alicerce. Ninguém quer saber das experiências particulares, mas necessitam de algo inabalável. É papel do apologeta apresentar.
Tairones Oliveira 12/04/2024minha estante
Muito interessante! Fiquei curioso para ler.

Alexsandro.Soares 06/03/2021

A Última Noite do Mundo
O importante não é que devemos sempre temer o fim, mas que devemos sempre nos lembrar dele, sempre levá-lo em conta.

E se a presente fosse a última noite do mundo?

Vitória 23/04/2021

E se a presente fosse a última noite do mundo?
Mais um de Lewis concluído. São sete ensaios magníficos e enriquecedores. Gosto muito do estilo de escrita de Lewis e de como ele explicita suas ideias. Acho incrível o fato que as ideias contidas em seus livros de ficção como As Crônicas de Narnia e na Trilogia Cósmica são apresentadas mais claramente em ensaios sobre o tema, como a questão da possibilidade da vida em outros planetas e o que isso significaria para o evangelho, assim como a volta de Cristo, no ensaio que dá nome ao livro. Cada vez que leio, vejo mais ainda como toda a obra de Lewis é coerente, e isso me motiva a ler muito mais.

Citações favoritas

A oração só pode ser uma de duas coisas: ou uma ilusão completa, ou um contato pessoal entre pessoas embrionárias e incompletas (nós mesmos) e a Pessoa totalmente concreta. (Pág. 16)

Não é realmente mais estranho, nem menos estranho, que minhas orações devam afetar o curso dos acontecimentos do que minhas outras ações devam fazê-lo. Elas não aconselharam ou mudaram a mente de Deus - isto é, seu propósito total. Mas esse propósito será realizado de diferentes maneiras, de acordo com as ações, incluindo as orações de suas criaturas. (Pág. 17)

Amar envolve confiar no amado além da evidência, mesmo contra muitas evidências. (Pág. 35)

Quanto mais altas as pretensões do poder, mais intrometido, desumano e opressivo ele será. Teocracia é o pior de todos os governos possíveis. (Pág. 53)

Todo e qualquer ditador, ou mesmo um demagogo - quase toda estrela de cinema ou cantor romântico - é capaz de arrastar dezenas de milhares de ovelhas humanas consigo. (Pág 72)

Capture o flautista mágico e todos os ratos o seguirão. (Pág 72)

A reivindicação de igualdade, fora do campo estritamente político, é feita apenas por aqueles que se sentem, de uma forma ou de outra, inferiores. (Pág 77)

Ressente-se de qualquer tipo de superioridade nos outros; passar caluniá-la e a desejar o seu aniquilamento. Na verdade, suspeita que a mera diferença seja uma reivindicação de superioridade. (Pág. 77)

Os que estavam conscientes de sentir inveja tinham vergonha disso; aqueles que tinham a consciência dela não a perdoavam nos outros. A novidade prazerosa da situação presente é que vocês podem sancioná-la - torná-la  respeitável ou até louvável - pelo uso encantatório da palavra mágica democrático. (Pág. 78)

Pois a suspeita muitas vezes gera a coisa suspeitada. (Pág. 79)

Não admita que ninguém entre os seus súditos se destaque, não deixe sobreviver ninguém que seja mais sábio, melhor, mais fabuloso ou até mesmo mais bonito que a massa. Passe a régua em todos para ficarem no mesmo nível; todos escravos, todos os números, todos zé-ninguém. Todos iguais. Assim os tiranos podem, em certo sentido, praticar a "democracia". Mas agora a "democracia" é capaz de fazer o mesmo trabalho sem qualquer outra tirania que não seja a sua própria. Ninguém agora necessita passar pelo campo com uma foice. As hastes menores vão agora passar a cortar fora as pontas das mais altas. As grandes começarão a cortar as suas próprias pontas pelo desejo de serem como todo mundo. (Pág. 79 - 80)

Os grandes pecadores parecem uma presa mais fácil de capturar. Mas acontece que eles são imprevisíveis. Mesmo depois de vocês os manipularem por setenta anos, o Inimigo poderá muito bem arrancá-los das suas garras no ano seguinte. Vejam bem, eles são capazes de um arrependimento verdadeiro. Eles têm uma consciência da culpa verdadeira. Se as coisas tomarem o rumo errado, estarão tão prontos a desafiar as pressões sociais em nome do Inimigo quanto estavam para desafiá-las em nosso nome. (Pág. 80)

Pois a "democracia" ou o "espirito democrático" (no sentido diabólico) produz uma nação desprovida de grandes homens, uma nação composta essencialmente de analfabetos, seres moralmente frouxos pela falta de disciplina na juventude, cheios de autoconfiança que as bajulações criaram em cima da ignorância, e molengas em virtude de toda uma vida de mimos. E é nisso que o Inferno deseja que todas as pessoas democráticas se tornem. (Pág. 84)

A fina flor do profano só pode crescer na vizinhança íntima do sagrado. Em nenhum lugar a nossa tentação é tão bem-sucedida quanto precisamente aos pés do altar. (Pág. 87)

Em um mundo racional, as coisas seriam feitas por serem desejadas; no mundo real, os desejos precisam ser criados para que as pessoas recebam dinheiro para fazer as coisas. (Pág. 94)

Cristãos e seus oponentes repetidamente esperam que alguma nova descoberta transforme questões de fé em questões de conhecimento ou as reduza a notórios absurdos. Mas isso nunca aconteceu. O que cremos sempre permanece intelectualmente possível; nunca se torna intelectualmente compulsivo. Eu imagino que, quando isso deixar de ser assim, o mundo estará acabando. Fomos avisados de que quase todas as evidências conclusivas contra o cristianismo, evidências que enganariam (se fosse possível) os próprios eleitos, apare- cerão com o Anticristo. E, depois disso, haverá evidências totalmente conclusivas do outro lado. Mas não, eu imagino, até lá, de ambos os lados. (Pág. 110 - 111)

Os evangelistas têm a primeira grande característica de testemunhas honestas: eles mencionam fatos que são, à primeira vista, prejudiciais a sua principal alegação. (Pág. 118)

Uma geração que aceitou a curvatura do espaço não precisa se incomodar com impossibilidade de imaginar a consciência do Deus encarnando. (Pág. 119)

A ideia que aqui exclui a Segunda Vinda de nossa mente, a ideia de que o mundo amadurece lentamente até a perfeição, é um mito, não uma generalização a partir da experiência. E é um mito que nos distrai de nossos deveres reais e de nosso real interesse. É nossa tentativa de adivinhar o enredo de um drama em que somos os personagens. Mas como os personagens de uma peça podem adivinhar o enredo? Nós não somos o dramaturgo, não somos o produtor, nem mesmo a plateia. Estamos no palco. Para atuar bem, os trechos em que estamos "em cena" interessam muito sou mais do que adivinhar as cenas que se seguem. (Pág. 125)

A doutrina da Segunda Vinda terá fracassado, no que nos diz respeito, se não nos fizer perceber que a cada momento de cada ano em nossa vida a pergunta de Donne "E se a presente fosse a última noite do mundo?"- é igualmente relevante. (Pág. 130)

O importante não é que devemos sempre ter-me (ou esperar) o Fim, mas que devemos sempre nos lembrar dele, sempre levá-lo em conta. (Pág. 131)

Mariana 04/01/2023

O fim
Eu amo Lewis, acho sua escrita tão profunda que é como se a cada frase eu fosse senso destrinchada de dentro pra fora.

Esse livro foi ótimo, mas eu esperava algo diferente, pelo título achei que fosse algo similar a última batalha.

O que me ateve foram as colocações dele, sobre como devemos viver não esperando o último dia para não sermos pegos de surpresa, mas vivermos em dignidade, conforme o Criador, espera que vivamos.

Com sua dose densa de ensino, Lewis nos leva há muitas reflexões intensas e plausíveis de quem cre em uma 2° vinda de Jesus..
almeidalewis 11/01/2023minha estante
? ????????

Daniel 10/08/2022

A ultima noite do mundo?
Editora muito boa, capa belíssima, capa dura, mas na minha opinião os ensaios são bem desinteressantes e chatos, parece que o autor pegou um final de semana sem nada pra fazer e escreveu algo não muito produtivo, só pra vender, é só enrolação.
Respeito quem gosta, mas pra mim não rolou, esperava bem mais e foi muito decepcionante.

Cass 23/02/2023

?E se a presente fosse a última noite do mundo??
O livro é uma coletânea de ensaios de Lewis publicados em épocas e locais diferentes.
Ele fala sobre oração, patriotismo, sobre o desejo e o consumo, mas o que mais me chamou atenção são os dois últimos ensaios, sendo o último o título do livro.

Peregrina 18/02/2020

"E se a presente fosse a última noite do mundo?"
Se eu não ler mais nada este ano, 2020 já terá valido a pena por causa desta leitura incrível que eu fiz neste mês de fevereiro. A última noite do mundo é um livro inédito do C.S. Lewis no Brasil, publicado pela Editora Thomas Nelson e é composto por sete ensaios que abordam temas recorrentes na obra do autor como oração e fé e outros mais incomuns como vida em outros planetas.

O primeiro ensaio tratou da oração. Nossas orações são atendidas? Como temos certeza de que Deus nos ouve? Ou melhor, como temos certeza de que determinado acontecimento ocorreu em virtude da intervenção divina? São questionamentos respondidos por Lewis, tendo como pano de fundo um fato corriqueiro de sua vida: sua ida ao barbeiro.

Já o segundo ensaio abordou a crença e as nuances do verbo inglês "believe", com seus possíveis sentidos de "crer" e "acreditar" no português e as implicações de cada um desses significados. Por que confiamos em Deus? A nossa fé é imune aos questionamentos? Faz sentido acreditar em algo que não podemos ver e do qual não temos qualquer evidência? São indagações discutidas com muita maestria pelo autor. Este e o primeiro ensaio foram os meus favoritos, mas os outros também são fantásticos.

O terceiro ensaio talvez possua o título mais marcante: "Lírios que apodrecem", e diz respeito ao ambiente hostil e hipócrita que os chamados cultos e literatos da época de Lewis criaram em relação ao simples e prosaico. O autor tece duras críticas esses autodenominados intelectuais por terem transformado a cultura em palanque, esvaziando-a do que ela verdadeiramente é. Fenomenal!

O quarto ensaio é, na verdade, uma visita ao Maldanado, de "Cartas de um diabo a seu aprendiz". O ambiente é um jantar que reúne diversas personalidades diabólicas, onde é oferecida a oportunidade do diabinho discursar e propor um brinde. A sátira segue o tom mesmo de "Cartas" e não preciso nem dizer que cada comentário do Maldanado é um confronto direto aos nossos péssimos hábitos, não é? Além disso, Lewis propõe um vasto exame acerca do conceito de "democracia" e suas implicações que são profundamente relevantes em tempos de reivindicação de igualdade provenientes de tantos setores e grupos sociais.

Adiante, temos o interessantíssimo "Boa obra e boas obras", que discute o valor (ou a ausência) daquilo que fazemos. Em que pensamos quando fazemos o que fazemos? Qual é o valor daquilo que construímos? Lewis trabalha, aqui, o fato de que antigamente as coisas que o homem fazia duravam mais e possuíam um valor intrínseco que colaborava com o social enquanto que, hoje, a maior parte daquilo que o homem produz não tem valor em si mesmo e representa apenas um objeto direcionado à manutenção da estrutura mercantil vigente.

O sexto ensaio, por sua vez, trouxe uma discussão um tanto diferenciada e instigante. Em "Religião e Foguetes", Lewis reflete acerca da possibilidade de existirem vidas em outros planetas. No contexto do pós-guerra e da corrida espacial, muitos cristãos se perguntavam acerca desta possibilidade e como os seres extraterrestres deviam ser tratados então? Se é que eles realmente existem... Parece um tema fora da nossa realidade, mas à medida em que aprofundamos na leitura, percebemos que muitas das considerações aqui tecidas são perfeitamente aplicáveis aos dias de hoje, entre seres humanos.

Por fim, o brilhante "A última noite do mundo" é um convite a relembrar. Relembrar hoje e todos os dias de que Cristo veio à Terra e um dia Ele irá voltar. Ao tratar o evolucionismo darwiniano como um mito (e explicar o porquê), Lewis se debruça sobre as razões de devermos sempre levar em conta a doutrina da Segunda Vinda, evidenciando que, se há algo que o ser humano não tem feito, desde a Antiguidade, é evoluir.

Enfim, não posso recomendar este livro o suficiente! Para ser sincera, eu não esperava que fosse gostar TANTO quando o peguei para ler (óbvio que imaginava que fosse gostar pelo menos um pouquinho, já que é Lewis), mas já se tornou a das melhor leitura deste ano e uma das melhores da vida!
Peregrina 18/02/2020minha estante
Perdoem os erros em algumas construções frasais. Fiz a resenha "correndo" porque estou atarefada, mas queria escrevê-la antes que as sensações inebriantes da leitura recente se esvaíssem.

Carol 18/02/2020minha estante
do Lewis já li todos os Narnia, Cristianismo Puro e Simples, e no momento to lendo ?Cartas de um diabo?. depois dessa sua resenha, já tá escolhido qual vai ser o próximo Lewis que lerei kkk

Peregrina 18/02/2020minha estante
Hahaha espero que goste tanto quanto eu gostei!!! Lewis é um autor que vale a pena ser lido (e relido)!

Thiago275 19/02/2020minha estante
Sua resenha está maravilhosa! Me deixou com muita vontade de ler esse livro!

Peregrina 19/02/2020minha estante
Obrigada, Thiago. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo em breve e que goste tanto quanto eu!

Leituras e Reflexões 21/09/2021

Ahhh toda vez que termino um livro de Lewis fico assim ?????
São sete artigos lindos a respeito das mais diferentes coisas. Difícil escolher um que eu goste mais.
Vou comentar a respeito de alguns:
O primeiro sobre oração foi demais, lindo, perfeito, mas quando terminou eu fiquei dizendo: não é possível... tem que ter mais rsrs ?
O artigo sobre fé, outro sobre hipocrisia e outro sobre a excelência nos serviços ? uau!!! Muito úteis para nossos dias, no que diz respeito à defesa da nossa fé cristã.
O artigo sobre vida em ?outros mundos? nos faz conjecturar de uma forma tão apaixonada, tão simples, tão leve... nossa cabeça entra ?em órbita? rsrs... muito muito bom!
Também teve um em que ele se vale dos personagens do seu próprio livro CARTAS DE UM DIABO AO SEU APRENDIZ. Que genialidade! Quantas verdades sobre a alma humana, sobre nós, sobre a educação. Atual demais!
Por último, um artigo sobre o ?fim do mundo? que nos faz refletir e clamar mais uma vez: MARANATA! Ora vem, Senhor Jesus.

Até breve, Lewis ?
almeidalewis 21/09/2021minha estante
Fiquei assim principalmente quando li seu livro de cartas...parece que estamos no mesmo cômodo conversando sobre a vida....

Leituras e Reflexões 21/09/2021minha estante
Aiiiiii ?? meu amigo, então vou ter que deixar esse aí bem pra depois oh. Bem por último mesmo ?

Cartas a Malcom, é?

almeidalewis 22/09/2021minha estante
Não. O mais recente da capa vermelha ( Cartas de C.S.LEWIS ) edição desse ano 2021 ????. Amei,tem mais detalhes do que todo meu caminho diante de mim.

Não tenho nenhum dos 2 ?

almeidalewis 22/09/2021minha estante
Para quem aprecia Lewis vai se deliciar com os detalhes e descobertas de pormenores da vida de Lewis. Sua vida cotidiana,rotina,estudos,família, universidade, livros q ele mãos gostou e o público n gostou muito ( até que tenhamos rostos )...O Lewis humano como nós com todas as lutas e preocupações da vida comum... ???

Leituras e Reflexões 22/09/2021minha estante
Pareceu um pouco com o conteúdo da biografia que o ALLISTER MCGRATH escreveu a respeito dele

almeidalewis 22/09/2021minha estante
Não. Tem muito mais detalhes posso dizer isso pq tenho essa biografia de Alister. É mais íntimo? essas cartas ?.

Top. Já preciso ?

vet_leitora 17/06/2022

MUITO bom
** "Uma geração que aceitou a curvatura do espaço não precisa se incomodar com a impossibilidade de imaginar a consciência do Deus encarnado." (p.119) **

RESUMO

Lewis apresenta diferentes ensaios com temas muito variados.

Eles são: "A eficácia da oração", "Sobre a obstinação da crença", "Lírios que apodrecem", "Maldanado propõe um brinde", "Boa Obra e boas obras", "Religião e foguetes" e "A última noite do mundo".

O autor menciona diversos aspectos complexos da vida humana, falando sobre os conceitos sobre Deus, a oração e até a possibilidade de existência de vida em outros planetas.

"A doutrina da Segunda Vinda nos ensina que não sabemos e não podemos saber quando o drama do mundo terminará. A cortina pode descer a qualquer momento: digamos, antes de você terminar de ler este parágrafo." (p.125)

CLASSIFICAÇÃO

Eu AMO a escrita e a linguagem do Lewis. Me apaixonei desde As Crônicas de Nárnia e nunca diminuiu.

O capítulo "Religião e Foguetes" é maravilhoso, e é um livro bem gostoso para quem não é cristão também.

O capítulo "Maldanado propõe um brinde" já me empolgou para ler o livro "Cartas de um diabo para seu aprendiz".

mariabotelhods 15/10/2020

Ótimo!
Segundo livro que leio do Lewis e gostei muito da leitura. Meu primeiro livro foi ?Cristianismo Puro e Simples?. Admito que ?A Última Noite do Mundo? fluiu muito mais que a leitura do outro livro.
Só não dei cinco estrelas porque os setes ensaios (como o livro está dividido), não estão, necessariamente, ligados e entrelaçados com o título que o livro leva.
É uma obra reflexiva, de muito conteúdo, mas que melhor do que isso, gera conteúdo em você, pois te faz pensar sobre variados assuntos.
O último ensaio do livro é ?A última noite do Mundo?, e foi meu ensaio favorito. Vale muito a leitura, é rápida, informativa, e as últimas palavras foram escritas com
maestria. Recomendo muito! :)