Correspondentes

Correspondentes Vários Autores

Resenhas -

Ray 02/03/2024

?Meus olhos não se cansam de ver história?
Provavelmente sou muito suspeita para falar desse livro.
Que incrível poder saber os bastidores de algumas das maiores reportagens do jornalismo mundial pelos olhos de jornalistas brasileiros, cada um com sua visão, experiência e vivência e os perrengues de ser correspondente só me deixou mais apaixonada por todo esse mundo que é o jornalismo!

Hester1 14/11/2023

Excelente livro. Recordei alguns correspondentes da Globo, rostos e nomes que nem me lembrava mais. As dificuldades de cada um, as dificuldades da própria emissora. E a evolução dos jornalistas e também da própria Globo.Muito bom!!

Alexandre.Aranha 05/10/2023

Histórias de tirar o fôlego
Pra quem gosta de conhecer mais sobre os bastidores da televisão esse é um livro e tanto! São histórias de repórteres muito competentes que cobriram os principais eventos do mundo nos últimos 40/50 anos.

Fiz a leitura pelo celular e isso tornou a experiência um pouco cansativa, recomendo ler no livro físico.

julia 07/06/2023

Que acervo!
Realmente uma aula de jornalismo internacional, de guerra e curiosidades. recomendo pra todos os estudantes de jornalismo e curiosos sobre a cobertura de eventos extremos pra globo

Fox 16/05/2023

Interessante que depois que li o livro, vejo com outros olhos (e mais atentos) esses repórteres dos telejornais. Você os vê como rostos comuns já, mas há muita história, desafios e competência por trás disso tudo. Muito legal, vale muito a leitura.
(Pena que não há edições mais recentes com os novos correspondentes, englobando a jornada mais recente)

Julia.Miquelini 09/04/2023

Correspondentes
Relatos de vários jornalista e cinegrafistas da Globo durante todos esses anos cobrindo as principais notícias do mundo! Estórias incríveis, e momentos marcantes. Vale a leitura.

visreading 31/12/2022

"Se o repórter usa colete, e a pessoa que ele está entrevistando não tem essa mesma proteção, o que fica subentendido? Que a minha vida vale mais do que a sua. Então, há uma barreira entre nós. Já tenho mais que vocês, sou ocidental, do lado que tem dinheiro e poder, sou branco num mundo em que se valoriza esse tom de pele. Se eu, ainda por cima, uso um colete, não vou conseguir desse entrevistado um sentimento de proximidade, pelo menos não o mesmo que eu obteria se estivesse vestido como ele."

Paulo.Ricardo 16/12/2022

Ótimo
Livro muito bom é uma viajem pelo mundo através dos olhares de cada jornalista. Ótimas histórias que foram contadas.

André 07/08/2022

Tirando o partidarismo?
O livro é bom. Chega a ser um resumo dos grandes acontecimentos das últimas 5 décadas, pelo olhar de quem tá por trás da notícia. Peca apenas pela falta de imparcialidade de alguns jornalistas.

Jorge 02/08/2022

Espetacular
Desde criança, eu me apaixono cada vez mais pelo jornalismo e eu sinto que esse livro ajudou em muito a tornar essa paixão ainda mais intensa dentro do meu peito.
Em cada história e em cada relato, você se aprofunda na história de cada jornalista e na história do mundo.
Um livro extremamente gostoso de ler, recomendo demais.

Aline 01/03/2022

Os livros me inspiraram no jornalismo
Eu sou jornalista e admiro essa profissão desde minha adolescência. Eu passava horas na biblioteca procurando livros de jornalistas para conhecer melhor e também porque ficava curiosa sobre a temática. Correspondentes é um livro feito pela Editora Globo com o relato de vários correspondentes da emissora em diversas coberturas importantes.

O que gostei nesse livro foi que cada jornalista tem sua própria visão sobre os acontecimentos, mas eles também entendem a importância de estar ali contando a história. Vários jornalistas que estão no livro são pessoas que sempre me inspirei, como Kovalick, Sonia Bridi e Losekhan. É um livro dinâmico e que pode facilmente ser objeto de leitura para todos os profissionais da área.

Eline 19/01/2021

Esse livro conta uma parte da história, de pessoas que eu vi todos os dias, no jornal. Pessoas que eu "conheço" de tanto ver na televisão. Recomendo a todos. É também uma parte da história do Brasil.

Matheus.Sanchez 30/12/2020

Aula de cultura
Correspondentes é um livro que indico não somente para colegas de profissão, mas para todos os amantes de boas histórias da vida real.

O que levo de mais importante da obra é entender que o correspondente precisa traduzir o mundo sob a ótica do povo brasileiro. Há sempre a pergunta: A que determinado fato histórico interessa ao povo brasileiro?

Me emocionei com histórias de guerras, de sofrimento, mas também com situações inusitadas vividas pelos mais prestigiados e importantes correspondentes do jornalismo brasileiro pelo mundo.

Na leitura também é possível entender melhor o papel dessa profissão que foge do glamour que vimos pela TV.

Dois pontos também me marcaram muito: A importância das notícias vindas de fora na época da ditadura, como forma de resistência e como o futebol abre portas e conecta os brasileiros pelo mundo.

Juliano 25/10/2020

Livro sensacional
Que livro incrível! Me fez viajar por diversos lugares do mundo em diferentes momentos da história... esse livro é um relato de 20 profissionais da tv Globo ao redor do mundo, suas experiências para transmitir a notícia para o público brasileiro, as dificuldades da profissão, os benefícios... tudo está aqui dentro desse livro!!!
Leitura essencial e precisa para quem está cursando jornalismo, como é meu caso, esse livro te faz acreditar que para ser um bom jornalista, tem que trabalhar com a ética e a verdade, acima de tudo!
Comprei esse livro por indicação de um professor, não me arrependo de ter comprado e espero lê-lo novamente muito em breve.