Correspondentes

Correspondentes Vários Autores

Resenhas -

Hester1 14/11/2023

Excelente livro. Recordei alguns correspondentes da Globo, rostos e nomes que nem me lembrava mais. As dificuldades de cada um, as dificuldades da própria emissora. E a evolução dos jornalistas e também da própria Globo.Muito bom!!

Juliano 25/10/2020

Livro sensacional
Que livro incrível! Me fez viajar por diversos lugares do mundo em diferentes momentos da história... esse livro é um relato de 20 profissionais da tv Globo ao redor do mundo, suas experiências para transmitir a notícia para o público brasileiro, as dificuldades da profissão, os benefícios... tudo está aqui dentro desse livro!!!
Leitura essencial e precisa para quem está cursando jornalismo, como é meu caso, esse livro te faz acreditar que para ser um bom jornalista, tem que trabalhar com a ética e a verdade, acima de tudo!
Comprei esse livro por indicação de um professor, não me arrependo de ter comprado e espero lê-lo novamente muito em breve.

Fox 16/05/2023

Interessante que depois que li o livro, vejo com outros olhos (e mais atentos) esses repórteres dos telejornais. Você os vê como rostos comuns já, mas há muita história, desafios e competência por trás disso tudo. Muito legal, vale muito a leitura.
(Pena que não há edições mais recentes com os novos correspondentes, englobando a jornada mais recente)

Ray 02/03/2024

?Meus olhos não se cansam de ver história?
Provavelmente sou muito suspeita para falar desse livro.
Que incrível poder saber os bastidores de algumas das maiores reportagens do jornalismo mundial pelos olhos de jornalistas brasileiros, cada um com sua visão, experiência e vivência e os perrengues de ser correspondente só me deixou mais apaixonada por todo esse mundo que é o jornalismo!

Rafa 10/03/2020

Correspondentes
Correspondentes é uma obra literária que reúne os maiores e mais respeitados jornalistas brasileiros do qual seguiram ao redor do Mundo para trazer os acontecimentos que marcaram história para os telespectadores aqui no Brasil.

O livro foi publicado pela Editora Globo, ou seja, os jornalistas que participaram desse projeto são do Grupo Globo de Comunicações, respectivamente.

Seguindo uma ordem cronológica, o leitor vai acompanhar os primeiros correspondentes que encaram o desconhecido para buscar o primeiro furo jornalístico. São relatos minuciosos dos profissionais da área, mostrando os bastidores da notícia, realidade nada glamorosa e muito das vezes de alto risco.

Um dos registros é do jornalista e apresentador, Pedro Bial. Ele esteve presente no momento exato da queda do Muro de Berlim, fato esse que marcou completamente a sua vida e carreira, outro exemplo é do jornalista Edney Silvestre, sendo o primeiro brasileiro ao chegar no local dos atentados do 11 de Setembro.

O leitor encontra uma leitura fluída e instigante, além de inúmeras fotos do arquivo Globo, essa obra é indicada para pessoas que pretende seguir nessa árdua jornada. Logicamente é válido para o público em geral conhecer ainda mais de perto todo o trabalho de um jornalista e toda sua equipe.

Em suma, Correspondentes cumpre o seu papel ao levar um pouco da história do jornalismo nacional e internacional, além de destacar os maiores acontecimentos ao redor do Mundo.

site: https://www.curvaliteraria.com.br/2020/03/resenha-correspondentes.html

Aline 01/03/2022

Os livros me inspiraram no jornalismo
Eu sou jornalista e admiro essa profissão desde minha adolescência. Eu passava horas na biblioteca procurando livros de jornalistas para conhecer melhor e também porque ficava curiosa sobre a temática. Correspondentes é um livro feito pela Editora Globo com o relato de vários correspondentes da emissora em diversas coberturas importantes.

O que gostei nesse livro foi que cada jornalista tem sua própria visão sobre os acontecimentos, mas eles também entendem a importância de estar ali contando a história. Vários jornalistas que estão no livro são pessoas que sempre me inspirei, como Kovalick, Sonia Bridi e Losekhan. É um livro dinâmico e que pode facilmente ser objeto de leitura para todos os profissionais da área.

Paulo.Ricardo 16/12/2022

Ótimo
Livro muito bom é uma viajem pelo mundo através dos olhares de cada jornalista. Ótimas histórias que foram contadas.

Alexandre.Aranha 05/10/2023

Histórias de tirar o fôlego
Pra quem gosta de conhecer mais sobre os bastidores da televisão esse é um livro e tanto! São histórias de repórteres muito competentes que cobriram os principais eventos do mundo nos últimos 40/50 anos.

Fiz a leitura pelo celular e isso tornou a experiência um pouco cansativa, recomendo ler no livro físico.

Alexandre 26/07/2020

Boas histórias de coberturas internacionais
"Correspondentes" é um livro muito interessante para quem se interessa pela história internacional. Por meio do relato de cada jornalista, voltamos no tempo e acompanhamos momentos tensos, emocionantes e desafiadores desses profissionais.

Algumas histórias me chamaram mais atenção. Como Sandra Passarinho em 1975 sendo alvo de machismo quando cobria a morte do general Franco na Espanha; a história chocante da guerra civil em El Salvador contada por Lucas Mendes; a forma como Luís Fernando Silva Pinto conheceu sua esposa em meio à cobertura da morte de Indira Gandhi na Índia em 1984 e a detenção dele pela polícia argentina ao reportar o protesto das mães da Praça de Maio, em Buenos Aires; a visita de Ernesto Paglia à avó de Barack Obama no Quênia; Pedro Bial na queda do Muro de Berlim e na Guerra da Bósnia; Ilze Scamparini acompanhando a chegada, em Lampedusa, na Itália, de navio de refugiados da Líbia; os sequestros de Caco Barcellos no Paraguai e na Colômbia e a sangrenta guerra que ele acompanhou em Angola; a cobertura de Sônia Bridi da Operação Chavín de Huántar, no Peru, e a entrevista com Edward Snowden; o encontro de César Tralli com integrantes do Hezbollah e com as mães de Chernobyl... Morri de rir com a história dos "solteiros de Villamiel", na Espanha, uma cidade onde faltava mulher e onde o frenesi com a chegada de vídeos de brasileiras causou alvoroço entre os espanhóis. E me surpreendi com a história da menina do Líbano que chorava lágrimas de vidro, algo até hoje não explicado. Já em relação a Marcos Uchoa, gostei da sinceridade dele quanto aos métodos e discursos do governo americano no conflito com o Iraque; e fiquei chocado com o relato do tsunami na Ásia em 2004. Edney Silvestre conquista o leitor já de início por compartilhar as dificuldades do início do trabalho em televisão. E, claro, o relato da cobertura dos atentados do 11 de Setembro ficam na memória. No depoimento de Jorge Pontual, o que me marcou foi a descrição que ele faz dos republicanos do Tea Party ("Barack Obama é comunista", "Hitler era marxista", "a ONU que tomar nossos campos de golfe") e como senhorinhas fofas viraram feras xingando a imprensa, incitadas por Donald Trump em um discurso de campanha. A vida louca de Marcos Losekann, que chegou a ficar nas mãos do Hezbollah, e a cobertura de Roberto Kovalick sobre o terremoto no Japão em 2011 também se destacam. Com a caça de tornados, o terremoto no Haiti e a morte de Nelson Mandela, Rodrigo Alvarez encerra muito bem o livro.

Chama a atenção o fato de que um tema quase onipresente na história dos correspondentes são os conflitos no Oriente Médio. Muito triste.

E fica muito clara a importância de produtores e, claro, dos cinegrafistas. Em vários casos em que autoridades interessadas em esconder a verdade tentaram confiscar as gravações, esses profissionais atuaram com criatividade e coragem para salvar o material. Merecida a homenagem ao fim do livro, onde se descreve um pouco a vida de cada um.

Matheus.Sanchez 30/12/2020

Aula de cultura
Correspondentes é um livro que indico não somente para colegas de profissão, mas para todos os amantes de boas histórias da vida real.

O que levo de mais importante da obra é entender que o correspondente precisa traduzir o mundo sob a ótica do povo brasileiro. Há sempre a pergunta: A que determinado fato histórico interessa ao povo brasileiro?

Me emocionei com histórias de guerras, de sofrimento, mas também com situações inusitadas vividas pelos mais prestigiados e importantes correspondentes do jornalismo brasileiro pelo mundo.

Na leitura também é possível entender melhor o papel dessa profissão que foge do glamour que vimos pela TV.

Dois pontos também me marcaram muito: A importância das notícias vindas de fora na época da ditadura, como forma de resistência e como o futebol abre portas e conecta os brasileiros pelo mundo.

Eline 19/01/2021

Esse livro conta uma parte da história, de pessoas que eu vi todos os dias, no jornal. Pessoas que eu "conheço" de tanto ver na televisão. Recomendo a todos. É também uma parte da história do Brasil.

Jorge 02/08/2022

Espetacular
Desde criança, eu me apaixono cada vez mais pelo jornalismo e eu sinto que esse livro ajudou em muito a tornar essa paixão ainda mais intensa dentro do meu peito.
Em cada história e em cada relato, você se aprofunda na história de cada jornalista e na história do mundo.
Um livro extremamente gostoso de ler, recomendo demais.

Beta Oliveira 17/04/2019

Eu sou jornalista e este livro só demonstrou o quanto eu ainda tenho para aprender. Ele reúne histórias de vários repórteres que trabalharam como correspondentes no exterior. Eles destacam várias coisas, entre eles que buscam mostrar o país onde estão pelo viés de impacto na rotina do brasileiro. É importante ouvir, saber e conhecer realidades diferentes das nossas. Eles enfrentam guerras, condições adversas, tecnologia deficiente ou ausente, as dificuldades de estar longe de casa. Fazer Jornalismo não é fácil, mas é necessário. Os relatos dos correspondentes comprovam o quanto.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://livroaguacomacucar.blogspot.com/2019/04/cap-1475-correspondentes-memoria-globo.html

Mauro.Costa 04/07/2019

Jornalista de corpo, alma, espírito, vontade....
Um livro no estilo grande almanaque, no sentido positivo. Para quem gosta de boas histórias, de ter um panorama do mundo, ou pelo menos de momentos relevantes e bons flashes dos últimos 40 e poucos anos, e para quem é apaixonado por Jornalismo ou exerce a atividade. E gostei muito da possibilidade de, por meio dos QR Codes, assistir muitas das matérias citadas. Viajei no tempo e me trouxe de volta momentos da minha infância e adolescência.