Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos Italo Marsili

Resenhas - Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

1 | 2 | 3 | 4

Kelly.Christinne 12/11/2022

Para quem ama saber e conhecer sobre temperamentos, esse é o livro!
Fala sobre os quatro temperamentos, suas características, como são as combinações de pais e filhos, sobre como cada temperamento se destaca com a religião.

Déa 30/08/2022

Traz explicações sobre os temperamentos, como identifica-los. Mas creio que deixou a desejar na questão da educação dos filhos, muito breve nesse ponto.

Mauricélia 14/05/2022

Esclarecedor
O livro é bem didático e esclarecedor em todos os aspectos que aborda. É muito interessante entender como os temperamentos modam as pessoas, além de explicar por que filhos criados pelos mesmos pais podem ser tão diferentes.

É destacado também que temperamento é diferente de personalidade e que nós podemos ter características de mais de um temperamento.

Senti ainda dificuldade em definir o meu temperamento e o dos meus filhos. A leitura vale a pena.

Mari 03/05/2022

A princípio é uma leitura interessante, o autor deixa claro que não existe uma vasta bibliografia a respeito da temática. O pensamento de diversos filósofos antigos, os quatro elementos: ar, terra, fogo e ar e a gênese dos temperamentos estão intimamente ligados. Mais a frente mostra as características dos coléricos, sanguíneos, fleumáticos e melancólicos e as suas combinações ; pontos a serem observados nos pais e nos filhos, sem dúvidas, podem nos ajudar numa educação pautada no amor e respeito. No entanto, no final do livro fica um tanto confuso, principalmente quando fala sobre as doze camadas da personalidade.??

Vinícius 21/03/2022

Os Temperamentos
O livro do psiquiatra Italo Masili aborda de forma concisa e objetiva os 4 temperamentos presentes na sociedade, com enfoque ainda na infância e como os pais podem identifica-los em si e em seus filhos, fazendo inclusive, todas as interações e variações possíveis dos: melancólicos, coléricos, fleumáticos e sanguíneos. Finaliza com chave de ouro descrevendo as 12 camadas da personalidade.

Rafael.Assumpcao 19/02/2022

Abordagem interessante, porém não muito profunda do tema.
De forma geral, este livro se mostra bem interessante e útil, principalmente para a proposta de auxiliar na educação dos filhos.

O modelo de classificação e qualificação dos temperamentos nos permite acessar um conjunto de ferramentas que tem o potencial de auxiliar bastante na compreensão da estrutura comportamental de nossos filhos (e também de nós mesmos) e das necessidades que dela derivam.

No entanto, os primeiros capítulos não são muito organizados em termos didáticos, e as informações ficam um tanto espalhadas ao longo dos capítulos 2 a 4. Mas um pequeno esforço permite que tudo seja bem compreendido.

Os pontos fortes do livro são os capítulos 5 e 7.
No capítulo 5, são abordadas as formas de motivação para cada temperamento, mostrando estratégias para lidar com nossos filhos em cada caso.
Ocapítulo 7 trata de como os temperamentos modulam a experiência espiritual e religiosa, e de como cada temperamento pode tirar melhor proveito das ditas "tecnologias espirituais".

Uma coisa que me incomodou foi o fato do Ítalo, no último capítulo, se apropriar do modelo das 12 camadas da personalidade, de autoria do Prof Olavo de Carvalho, sem citá-lo.

Não é um livro sensacional, e acredito até que o Ítalo poderia lançar uma nova edição ampliada, quem sabe até com algum tipo de teste ou autoavaliação para auxiliar na identificação dos temperamentos de forma mais precisa e segura.

Mas para quem se preocupa em garantir uma educação individualizada para seus filhos, esse livro deve fazer parte da sua lista.

Lêka 01/02/2022

Leitura muito boa, explica claramente as características dos 4 temperamentos e a relação dos pais com os filhos com seus temperamentos comuns e diferentes.
Ótimo para orientação de pais e ajuda bastante para educação dos filhos, mais também promove o auto conhecimento.

Juliana Amaro 27/01/2022

Bom livro
Agregou bastante ao estudo dos temperamentos que venho fazendo, recomendo a leitura tanto pelo enfoque relacional entre pais e filhos, quanto pela maneira leve e respeitosa que abordou o tema religiosidade/espiritualidade.

Kessia.Santos 09/01/2022

Um tempero diferente
Conhecer o nosso temperamento ajuda a dosar nossas atitudes e conhecer o que temos de potencial e aprimorar. A identificar nossos vícios nada saudáveis e trabalhar a nosso favor modelando o nosso comportamento. Deixando fluir aquilo de bom para mim e para o outro, e trabalhando aqueles comportamentos que fere a mim e a sociedade onde estou.
No livro Os 4 temperamentos o Dr. Italo Marsili esmiúça esses temperos diferentes que eu tenho e que você também. Rs
Em 141 páginas o autor te dar ferramentas para trabalhar você e toda sua família. Trazendo uma melhor aceitação de quem você é no mundo e das pessoas que fazem parte da sua vida.
Não é um manual, mas uma fonte de pesquisa riquíssima para pais, professores, psicólogos, e pessoas em geral.
Super indico, é um livro de cabeceira ?

Carlos_e_Bianca 28/12/2021

Gostei e quero me aprofundar!
Recebi a obra como indicação para o primo contato com o tema dos temperamentos. De fácil leitura, o autor vai apresentando os temperamentos e como estes se estabelecem no relacionamento entre pais e filhos, na vida dos esposos e no dia a dia da família em geral.

Gostei e vale outra leitura para poder gravar as características dos temperamentos kkkk

Josiane PADIAR Zoch 22/11/2021

FOGO: quente e seco: pessoas expansivas e não se envolvem. Tomam decisões não para agradar os outros, mas para perseguirem seus objetivos e seus ideais. COLÉRICOS. Verão.
AR: quente e úmido: pessoas extrovertidas. Elabora melhor os pensamentos com a fala do que com o pensamento somente. SANGUÍNEO. Primavera.
ÁGUA: frio e úmido. Não se incomodam em não falar. São concentradas. São pessoas introspectivas mas tem a capacidade de envolver os demais. São tolerantes, organizadas e calma. FLEUMÁTICO. Inverno.
TERRA: frio e seco: São rígidos e tensos. Lidam bem com rotina e organização. Pensam antes de falar. MELANCÓLICOS. Outono.

Pri 13/11/2021

Os 4 temperamentos
Adorei a indicação feita por uma prima minha. Dr. Ítalo Marsili é médico psiquiatra e tem um trabalho bem conhecido nas mídias sociais para quem quiser acompanhar mais.
O livro mostra um pouquinho de nossa base, nossa estrutura mineral psicológica. Achei bem interessante porque trabalhei alguns anos como professora e tenho três filhos, entretanto arrisco em dizer que o livro te ajuda além da educação de crianças e seus filhos. Ele mostra um norte sobre nossos temperamentos : melancólico, sanguíneo, colérico e fleumático e suas vertentes. Te possibilita a entender determinados padrões de comportamentos e pensamentos, além de determinadas dificuldades e até alguns possíveis futuros bloqueios que podemos criar dependendo da forma como agimos e reagimos às coisas, sentimentos e ações das pessoas a nossa volta.
Te ajuda no relacionamento com as crianças e pessoas de um modo gera e te abre a visão para suas próprias dificuldades e aptidões. Todos podemos trabalhar os 4 comportamentos em nós
mesmos! Leitura extremamente importante. Super indico!

mariaeugeniaantello 02/08/2021

Leitura fácil e dinâmica, ótimo pra quem quer começar a entender sobre temperamentos e também para melhorar relacionamentos entre pais e filhos

Lu 08/07/2021

Um dos melhores livros que li este ano
Sem dúvidas um livro para reler a cada ano.
Embora o foco seja os temperamentos na educação dos filhos, podemos utilizar o conhecimento em outras relações também.
A leitura permite compreender facilmente como funciona a estrutura de cada temperamento.
Os dois últimos capítulos são incríveis! O autor explica a diferença entre temperamentos e personalidade, permitindo assim uma autoanalise profunda, que sinceramente me deixou estarrecida.
Sensacional!

Mariana.Lima 23/06/2021

Livro pra se ler mais de uma vez, em diferentes momentos da vida. Complexo e que exige muita atenção, amadurecimento e pesquisa. Um livro bem filosófico, que amplia nosso modo de enxergar o outro e a si mesmo. Com certeza,leitura recomendada para pais e todo aquele indivíduo que tem sede de conhecimento.

1 | 2 | 3 | 4