Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

Resenhas - Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

1 | 2 | 3 | 4

Bruna.Caroline 28/03/2024

Interessante
O auto utiliza uma linguagem bem simples e explicativa, o que torna o conteúdo de fácil entendimento. Eu estava há tempos querendo ler esse livro e satisfez a minha expectativa. Tem muito conteúdo, e por isso sinto que vou ler e reler esse livro em diversos momentos.

Rafaella413 10/03/2024

Leitura indispensável
Muito esclarecedor e fundamental para quem busca a melhor forma de educar os filhos, observando sua individualidade e a melhor forma de motivar e educar cada um.
Muito além dos filhos, o livro é esclarecedor para todas as relações (pais, filhos e cônjuges), além do auto conhecimento.

@evelynefabri_ 19/02/2024

Conhecimento necessário
Um dos maiores "baques" da minha vida nos últimos tempos tem sido a medicação para TDAH no meu garoto sanguíneo. Dentro do meu pacote de responsabilidades, a ansiedade por provar, especialmente a mim mesma, que estamos bem, dentro do nível de normalidade - quando a sociedade atual gosta mesmo é de uma diversidade tarjada para levantar bandeiras. Eu não me presto a esse papel.
Nos últimos dias eu me dediquei à releitura desse livro que é curtinho, mas traz conceitos tão pontuais, servindo-me com esclarecimento, fazendo-me enxergar o que é natural nos diferentes temperamentos da nossa família.
No calor das emoções, a gente esquece. No turbilhão da rotina, a gente nem se dá conta de que poderia conduzir as relações inteligentemente. Entre afazeres acumulados, a gente sequer percebe que a abordagem está desalinhada e, em se tratando de crianças, qualquer desajuste custa muito caro em termos de frequência e vibração existencial.

Assumo todas as minhas falhas. A culpa é sempre do adulto. Concluo a releitura com o livro, pensamento e alma todos rabiscados, rascunho fortemente gravado de reflexões que precisam ser frequentemente passadas à limpo.

Ainda é cedo. Sempre é tempo para aquilo que me cabe e mais importa.

Priscila 09/02/2024

Um livro razoável, algumas coisas interessantes, porém muitas outras desnecessárias, do tipo q usam pra enrolação

Danda 30/11/2023

Ok
Não é o tipo de livro que costumo ler, então não me pegou tanto.
É interessante de entender como são e se identificar em alguns, apenas.

Lis 23/08/2023

Misericórdia, q livro chato
O livro começa categorizando os temperamentos em 4: ar (fleumático), água (sanguíneo), fogo (colérico) e terra (melancólico). Talles de Mileto curtiu isso e pensou: "nada se cria, tudo se copia". Até aí parece o tipo de monografia que eu faria para a faculdade: se basear nos 4 elementos pra tentar encaixar padrões de comportamento e procurar generalizar.

Daí em diante o livro se confunde e se enrola totalmente. Começa a ter fleumático com aporte seco, com aporte quente, uma zona do caramba. Ficaria muito melhor se esse capítulo fosse completamente obliterado e resumido em: pode haver sobreposição de temperamentos. Mas, se fosse assim, não daria pra concluir a tese da monografia, já que não teríamos as 4 caixinhas de temperamento bem delimitadas. Bom, o importante aqui é apenas concluir a tese para a monografia, é reunir os aspectos que reforcem a teoria desejada e não foque nas falhas (contém ironia).

Além disso, as frases são muito repetitivas. Em um parágrafo, as palavras se repetem demais, tornando a leitura maçante e sem agregar muito conteúdo em relação ao que já havia sido dito até então.

A parte em que o autor propõe métodos de convivência entre filhos de temperamento X e pais de temperamento Y é a melhor. Porém a gente já está tão cansado que não aproveita bem. Acho que até por isso mesmo que o autor é breve neste capítulo, nem ele está aguentando mais.

Por fim, entra a religião e joga pro alto todo o caráter pseudo-cientifico até então.

Nota 2 para o livro, em observância às dicas de convivência entre temperamentos distintos e só.

Márcia Régia 06/08/2023

Os 4 temperamento
Um livro bem interessante. Como já , existem quatro temperamentos: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo.
Colérico:
O temperamento colérico é caracterizado por pessoas enérgicas, assertivas e determinadas
Melancólico:
O temperamento melancólico se associa a pessoas profundamente reflexivas, sensíveis e criativas.
Fleumático:
O temperamento fleumático caracteriza-se por pessoas calmas, equilibradas e pacíficas.
Sanguíneo:
O temperamento sanguíneo é associado a pessoas extrovertidas, sociáveis e cheias de energia.

Daniele.Thiengo 27/04/2023

O autor nos apresenta os 4 temperamentos com uma linguagem bem fluida. E, apesar do tamanho, o livro é muito informativo. Recomendo a leitura!

Clayton 23/02/2023

Fraco
Ele da uma perspectiva geral mas superficial alguns pontos são bons mas não aprofunda em nada não dá para se ter uma clareza nos temperamentos ele ajuda a conhecer os filhos mas achei muito raso podia dar uma visão mais profunda dos temperamentos para depois ir na educação

Andrecruz.psi 11/02/2023

A base da vida
Um livro incrível para quem deseja conhecer porque irmãos que são criados pelos mesmos pais, sobre as mesmas "regras" tendem a agir de forma diferente diante de determinadas ações da vida.

O estudo sobre os temperamentos ajuda a compreender esse fato e aquela máxima de que ninguém é igual a ninguém.

Um livro que ajuda os pais a não ficarem angustiados por não saberem como agir com os filhos em determinadas situações.

Não se pode tratar da mesma forma uma pessoa, melancólica, fleumática, sanguínea e colérica.

Para cada uma diante da mesma situação há uma forma de agir diferente.

Esse livro é uma joia rara para aqueles que desejam conhecer um pouca mais sobre a pessoa humana.

Valeu Doc...

Karinna.Zarro 12/01/2023

Um livro que não só dá dicas para educação dos filhos mas traz uma compreensão ampla sobre nós mesmos e as pessoas com quem convivemos.

ecilacunha 11/01/2023

Os 4 temperamentos na educação dos filhos
O livro te fornece uma base sobre os 4 temperamentos e suas relações. Gostei muito, tem linguagem fácil, rápido de ler. Queria que tivesse sido um pouco mais prático na questão da educação, citando exemplos e tal. Ainda assim um ótimo livro.

Gabi.Maia 25/12/2022

Para entender filhos com outro olhar
Com um olhar antroposófico, o autor apresenta os 4 tipos de temperamentos humanos e ajuda na identificação do seu e do seu filho ou filha. A partir daí muit coisa fica clara.
Sabe quando vc não entende ou não concorda com algum comportamento recorrente do seu filho? Então, muita coisa é explicação tanto pelo seu temperamento quanto pelo dele.
A leitura vai rápida mas tem uma parte final de extras que achei mais complexa e chata.

Clarice.Queiroz 08/12/2022

Sensacional
Uma leitura objetiva e que descreve muitos dos temperamentos dos filhos e na criação de cada temperamento dos pais. Pra quem já tem uma base de conhecimento visagista melhor ainda. Recomendo para todos os pais que gostariam de entender mais seus filhos e seus comportamentos.

Mandy Nerújo 01/12/2022

Muito útil para pais e professores
Desde que ouvi falar sobre essa teoria dos temperamentos a achei bobeira, parecia como dizem, o signo de crente kkkk Mas depois que me aprofundei no assunto, realmente é interessante saber o porquê algumas pessoas gostam de fazer certas coisas e outras não, exemplo: ser representante de classe ou orador da turma. Não acho que nada nesse mundo seja preto no branco, não tem regras para enquadrar 8 bilhões de pessoas, mas dá sim para separar certos grupos de outros. Lendo esse livro você também tem um norte do como se relacionar com pessoas desse ou daquele grupo de forma mais eficiente. Recomendo para aqueles que não conhecem nada sobre a teoria ou que gostaria de aplicar isso a criação de filhos ou a grupos, como alunos por exemplo.

site: https://suspeitaparafalar.wordpress.com/

1 | 2 | 3 | 4