Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos Italo Marsili

Resenhas - Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

José Guilherme Skobar 07/02/2020

Fonte de informação
Eis um tema da antiga sabedoria grega. Sendo mais preciso, Hippocrates, sec VI A.C. É evidente que muitas abordagens já foram feitas entorno desse conceito. Com a ascensão da psicanálise, esse tema passou a ser escasso no universo literário - nacional, pelo menos.

Italo Marsili, trás uma abordagem além da cartilha que se encontra em qualquer artigo de internet. Gosto da sua abordagem, pois ele trata em sua narrativa elementos da simbologia (arquétipos) antiga e contextualizações reais do cotidiano moderno.

Vejo este livro, como necessário, por justamente tratar de um tema escasso: educação nos filhos. Talvez não exista na literatura algo tão específico quanto aos 4 temperamentos na EDUCAÇÃO dos filhos quanto este livro. Você claramente se enxerga na leitura, se vê na infância, enxerga teus pais, irmãos, amigos... É o típico livro que pode ser classificado como "livro de cabeçeira". Um livro para de fato aprender, principalmente para os pais - e se vc ainda não é pai, melhor ainda!

Diana Helena 10/12/2020

Simples, prático e útil
Eu tinha bastante resistência com o tema ?temperamentos?. Achava que seria mais uma tese como ?signos? ou ?mapa astral? que te engessam de forma que todos acham que te conhecem (ao saber seu signo e ascendente) ou que a gente usa como justificativa para não mudar.
Acredito que há sim quem encare dessa forma. A essas pessoas só posso dizer: que pena que pensam assim e não veem a beleza e a ferramenta que temos nas mãos ao conhecermos os temperamentos.

O Ítalo aborda o tema com foco em educação dos filhos, mas na prática, ele agrega muito no quesito ?aprimoramento pessoal e autoconhecimento?.

Esse foi o livro que me abriu os olhos para esse universo lindo dos temperamentos que já me fez me relacionar melhor com as pessoas com quem convivo e até observar melhor a mim mesma para me aperfeiçoar e servir melhor aos meus amigos e familiares.

Raquel.Furlaneto 01/05/2021

Comecei amando o livro, depois ñ, depois voltei a gostar. Super necessário pra quem tem filhos.

Lucas Félix 02/05/2021

Ferramenta poderosa
Uma ferramenta pela qual podemos canalizar nossos esforços na educação dos filhos a fim de obter maior êxito, desenvolvendo as potencialidades e atuando nas dificuldades que sobressaem em cada temperamento.

Mariana.Lima 23/06/2021

Livro pra se ler mais de uma vez, em diferentes momentos da vida. Complexo e que exige muita atenção, amadurecimento e pesquisa. Um livro bem filosófico, que amplia nosso modo de enxergar o outro e a si mesmo. Com certeza,leitura recomendada para pais e todo aquele indivíduo que tem sede de conhecimento.

Larissa 07/03/2020

Agregou bastante ao estudo dos temperamentos que venho fazendo, recomendo a leitura tanto pelo enfoque relacional entre pais e filhos, quanto pela maneira leve e respeitosa que abordou o tema religiosidade/espiritualidade.

Polyana.Sousa 05/07/2020

Necessário
Livro prático e necessário. Me fez identificar o meu temperamento e o dos que convivo. Me ajudou a entender o pq eles agirem (ou nao agirem) como agem!

lysa.erica 31/08/2020

De conteúdo rico e denso, o livro tem linguagem é clara e acessível. O estudo do tema dos quatro temperamentos humanos é um divisor de águas no processo de autoconhecimento, e entendimento do outro. Embora o título do livro fale sobre educação dos filhos, seu conteúdo é perfeitamente aplicável a toda e qualquer relação humana, sendo de uma preciosidade ainda mais particular para as relações cotidianas. Recomendo veementemente a leitura!!!!

Julia.Caroline 24/12/2020

Marsili arrasou na escrita desse livro. Muito fácil de entender e aborda o tema de uma forma bem profunda

Aliny 31/03/2020

Perda de tempo
Começando por um autor que se intitula doutor tendo apenas mestrado, o livro traz uma abordagem bem duvidosa da tal "ciência dos temperamentos". Digo duvidosa porque um livro que propõe apresentar resultados de estudos e não traz NENHUMA referência bibliográfica é, no mínimo, de se suspeitar. Inclusive, sabe-se que o autor foi aluno de um dos maiores fascistas da contemporaneidade e a teoria que apresenta no livro é desse professor, o Olavo de Carvalho. O qual não é mencionado nem como inspiração para a apresentação das informações ali contidas.
Além disso, o autor se utiliza de termos bastante desrespeitosos em relação à criança (rebelde, doce, boa, má, teimosa, chata, malcriada, difíceis, intrometidas, frivola, fútil, dentre outros) rotulando-a sempre e fazendo afirmações contundentes sobre o futuro delas a depender de seu temperamento (será infeliz ou não, vai ter sucesso ou não, precisa de uma empresa pra gerir, precisa de religião...).
Por fim, o livro apresenta aspectos da espiritualidade em relação a cada um dos temperamentos. Não há problema nisso, desde que a proposta inicial seja essa. O que não acontece com esse escrito. O livro se propõe a falar de educação, a se dirigir a pais e professores e termina falando do desenvolvimento das 12 camadas da personalidade que culminam no encontro com Deus!?
Quem conhece minimamente de desenvolvimento infantil, de primeira infância, de autonomia, de educação libertadora e de educador como guia, entende o que estou dizendo. Nossas crianças não merecem ser tratadas como quer ensinar esse autor!
Não recomendo a leitura!
Camila 19/04/2021minha estante
Que comentário mais burro e invejoso. kkkkkk

Fabi 14/05/2021minha estante
Oi! Recebi indicação pela mh pós, desse livro... Mas n to acreditando. Queria entender a base científica dele.. tem algo?

Luc Candelore 05/02/2021

Impressionante
Nesse livro somos introduzidos aos temperamentos humanos, sua combinações e correlações com vida social e a espiritualidade.
O foco é a vida relacional entre pais e filhos, entretanto o livro acaba por permitir que qualquer pessoa avalie a si mesma e entenda qual seu temperamento.
Vale a leitura e a releitura.
Samseipsp 07/02/2021minha estante
Eu conheço esse autor

Lu 08/07/2021minha estante
Exato! ''Os dois últimos capítulos são extraordinários, na minha opinião são a cereja do bolo.
Vale a leitura e a releitura.''

kkmoreno 17/09/2020

Interessante pra conhecer o porquê dos comportamentos
Muito interessante, não só para entender como as crianças se comportam, mas também como os adultos reagem a esses comportamentos. Muitas vezes algumas atitudes são da natureza da pessoa, e saber disso pode nos ajudar a encontrar um melhor caminho para educá-las.

Cristine 18/04/2020

Muito interessante e esclarecedor.
Esse livro trás conceitos muito interessantes sobre o comportamento das pessoas. É possível nos identificarmos durante a leitura, e muitas coisas do dia a dia passam a fazer sentido. Eu recomendo a leitura.

beatlesisland 30/12/2020

Eu amo esse livro! Direto ao ponto

Gab 05/03/2021

4 Temperamentos
Nesse livro o Dr. Italo Marsili nos apresenta com profundidade os 4 temperamentos humanos: sanguíneo; colérico; fleumático; e melancólico - relacionados às sensações de Quente, Frio, Seco e Úmido.

Se trata de um livro bem teórico que servirá de guia para entendermos como as diversas personalidades humanas interagem com os outros segundo seus temperamentos.

??A ideia é saber quais qualidades pertencem a quais temperamentos relacionando-os também aos princípios cosmológicos fundamentais. O que apresentaremos aqui é uma espécie de chave para reconhecer para qual dos quatro quadrantes, naquela cruz formada pelos quatro elementos primordiais, aponta o comportamento de um indivíduo.?