Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

Resenhas - Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

1 | 2 | 3 | 4

José Guilherme Skobar 07/02/2020

Fonte de informação
Eis um tema da antiga sabedoria grega. Sendo mais preciso, Hippocrates, sec VI A.C. É evidente que muitas abordagens já foram feitas entorno desse conceito. Com a ascensão da psicanálise, esse tema passou a ser escasso no universo literário - nacional, pelo menos.

Italo Marsili, trás uma abordagem além da cartilha que se encontra em qualquer artigo de internet. Gosto da sua abordagem, pois ele trata em sua narrativa elementos da simbologia (arquétipos) antiga e contextualizações reais do cotidiano moderno.

Vejo este livro, como necessário, por justamente tratar de um tema escasso: educação nos filhos. Talvez não exista na literatura algo tão específico quanto aos 4 temperamentos na EDUCAÇÃO dos filhos quanto este livro. Você claramente se enxerga na leitura, se vê na infância, enxerga teus pais, irmãos, amigos... É o típico livro que pode ser classificado como "livro de cabeçeira". Um livro para de fato aprender, principalmente para os pais - e se vc ainda não é pai, melhor ainda!

Diana Helena 10/12/2020

Simples, prático e útil
Eu tinha bastante resistência com o tema ?temperamentos?. Achava que seria mais uma tese como ?signos? ou ?mapa astral? que te engessam de forma que todos acham que te conhecem (ao saber seu signo e ascendente) ou que a gente usa como justificativa para não mudar.
Acredito que há sim quem encare dessa forma. A essas pessoas só posso dizer: que pena que pensam assim e não veem a beleza e a ferramenta que temos nas mãos ao conhecermos os temperamentos.

O Ítalo aborda o tema com foco em educação dos filhos, mas na prática, ele agrega muito no quesito ?aprimoramento pessoal e autoconhecimento?.

Esse foi o livro que me abriu os olhos para esse universo lindo dos temperamentos que já me fez me relacionar melhor com as pessoas com quem convivo e até observar melhor a mim mesma para me aperfeiçoar e servir melhor aos meus amigos e familiares.

Raquel.Furlaneto 01/05/2021

Comecei amando o livro, depois ñ, depois voltei a gostar. Super necessário pra quem tem filhos.

Lucas Felix 02/05/2021

Ferramenta poderosa
Uma ferramenta pela qual podemos canalizar nossos esforços na educação dos filhos a fim de obter maior êxito, desenvolvendo as potencialidades e atuando nas dificuldades que sobressaem em cada temperamento.

Mariana.Lima 23/06/2021

Livro pra se ler mais de uma vez, em diferentes momentos da vida. Complexo e que exige muita atenção, amadurecimento e pesquisa. Um livro bem filosófico, que amplia nosso modo de enxergar o outro e a si mesmo. Com certeza,leitura recomendada para pais e todo aquele indivíduo que tem sede de conhecimento.

Larissa 07/03/2020

Agregou bastante ao estudo dos temperamentos que venho fazendo, recomendo a leitura tanto pelo enfoque relacional entre pais e filhos, quanto pela maneira leve e respeitosa que abordou o tema religiosidade/espiritualidade.

Aliny 31/03/2020

Perda de tempo
Começando por um autor que se intitula doutor tendo apenas mestrado, o livro traz uma abordagem bem duvidosa da tal "ciência dos temperamentos". Digo duvidosa porque um livro que propõe apresentar resultados de estudos e não traz NENHUMA referência bibliográfica é, no mínimo, de se suspeitar. Inclusive, sabe-se que o autor foi aluno de um dos maiores fascistas da contemporaneidade e a teoria que apresenta no livro é desse professor, o Olavo de Carvalho. O qual não é mencionado nem como inspiração para a apresentação das informações ali contidas.
Além disso, o autor se utiliza de termos bastante desrespeitosos em relação à criança (rebelde, doce, boa, má, teimosa, chata, malcriada, difíceis, intrometidas, frivola, fútil, dentre outros) rotulando-a sempre e fazendo afirmações contundentes sobre o futuro delas a depender de seu temperamento (será infeliz ou não, vai ter sucesso ou não, precisa de uma empresa pra gerir, precisa de religião...).
Por fim, o livro apresenta aspectos da espiritualidade em relação a cada um dos temperamentos. Não há problema nisso, desde que a proposta inicial seja essa. O que não acontece com esse escrito. O livro se propõe a falar de educação, a se dirigir a pais e professores e termina falando do desenvolvimento das 12 camadas da personalidade que culminam no encontro com Deus!?
Quem conhece minimamente de desenvolvimento infantil, de primeira infância, de autonomia, de educação libertadora e de educador como guia, entende o que estou dizendo. Nossas crianças não merecem ser tratadas como quer ensinar esse autor!
Não recomendo a leitura!
Camila 19/04/2021minha estante
Que comentário mais burro e invejoso. kkkkkk

Fabi 14/05/2021minha estante
Oi! Recebi indicação pela mh pós, desse livro... Mas n to acreditando. Queria entender a base científica dele.. tem algo?

Vanessa.Caroline 25/07/2023minha estante
Que pena que você não entendeu o que leu. Provavelmente a tua formação deixou seu coração repleto de preconceito e de ódio. Mas não desista de buscar a VERDADE, Ela está bem na sua frente e uma hora você vê! A base científica do livro é Hipócrates, é só o pai da Medicina... mas aí seria interessante ler Platão, Aristóteles... não sei se você tem tempo?!

Vinícius 21/03/2022

Os Temperamentos
O livro do psiquiatra Italo Masili aborda de forma concisa e objetiva os 4 temperamentos presentes na sociedade, com enfoque ainda na infância e como os pais podem identifica-los em si e em seus filhos, fazendo inclusive, todas as interações e variações possíveis dos: melancólicos, coléricos, fleumáticos e sanguíneos. Finaliza com chave de ouro descrevendo as 12 camadas da personalidade.

Márcia Régia 06/08/2023

Os 4 temperamento
Um livro bem interessante. Como já , existem quatro temperamentos: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo.
Colérico:
O temperamento colérico é caracterizado por pessoas enérgicas, assertivas e determinadas
Melancólico:
O temperamento melancólico se associa a pessoas profundamente reflexivas, sensíveis e criativas.
Fleumático:
O temperamento fleumático caracteriza-se por pessoas calmas, equilibradas e pacíficas.
Sanguíneo:
O temperamento sanguíneo é associado a pessoas extrovertidas, sociáveis e cheias de energia.

Carlos_e_Bianca 28/12/2021

Gostei e quero me aprofundar!
Recebi a obra como indicação para o primo contato com o tema dos temperamentos. De fácil leitura, o autor vai apresentando os temperamentos e como estes se estabelecem no relacionamento entre pais e filhos, na vida dos esposos e no dia a dia da família em geral.

Gostei e vale outra leitura para poder gravar as características dos temperamentos kkkk

Clarice.Queiroz 08/12/2022

Sensacional
Uma leitura objetiva e que descreve muitos dos temperamentos dos filhos e na criação de cada temperamento dos pais. Pra quem já tem uma base de conhecimento visagista melhor ainda. Recomendo para todos os pais que gostariam de entender mais seus filhos e seus comportamentos.

Polyana.Sousa 05/07/2020

Necessário
Livro prático e necessário. Me fez identificar o meu temperamento e o dos que convivo. Me ajudou a entender o pq eles agirem (ou nao agirem) como agem!

Luc Candelore 05/02/2021

Impressionante
Nesse livro somos introduzidos aos temperamentos humanos, sua combinações e correlações com vida social e a espiritualidade.
O foco é a vida relacional entre pais e filhos, entretanto o livro acaba por permitir que qualquer pessoa avalie a si mesma e entenda qual seu temperamento.
Vale a leitura e a releitura.
Samseipsp 07/02/2021minha estante
Eu conheço esse autor

Lu 08/07/2021minha estante
Exato! ''Os dois últimos capítulos são extraordinários, na minha opinião são a cereja do bolo.
Vale a leitura e a releitura.''

lysa.erica 31/08/2020

De conteúdo rico e denso, o livro tem linguagem é clara e acessível. O estudo do tema dos quatro temperamentos humanos é um divisor de águas no processo de autoconhecimento, e entendimento do outro. Embora o título do livro fale sobre educação dos filhos, seu conteúdo é perfeitamente aplicável a toda e qualquer relação humana, sendo de uma preciosidade ainda mais particular para as relações cotidianas. Recomendo veementemente a leitura!!!!

Júlia Braz 24/12/2020

Marsili arrasou na escrita desse livro. Muito fácil de entender e aborda o tema de uma forma bem profunda

1 | 2 | 3 | 4