Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos Italo Marsili

Resenhas - Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

1 | 2 | 3 | 4

kkmoreno 17/09/2020

Interessante pra conhecer o porquê dos comportamentos
Muito interessante, não só para entender como as crianças se comportam, mas também como os adultos reagem a esses comportamentos. Muitas vezes algumas atitudes são da natureza da pessoa, e saber disso pode nos ajudar a encontrar um melhor caminho para educá-las.

beatlesisland 30/12/2020

Eu amo esse livro! Direto ao ponto

Mari 03/05/2022

A princípio é uma leitura interessante, o autor deixa claro que não existe uma vasta bibliografia a respeito da temática. O pensamento de diversos filósofos antigos, os quatro elementos: ar, terra, fogo e ar e a gênese dos temperamentos estão intimamente ligados. Mais a frente mostra as características dos coléricos, sanguíneos, fleumáticos e melancólicos e as suas combinações ; pontos a serem observados nos pais e nos filhos, sem dúvidas, podem nos ajudar numa educação pautada no amor e respeito. No entanto, no final do livro fica um tanto confuso, principalmente quando fala sobre as doze camadas da personalidade.??

Lis 23/08/2023

Misericórdia, q livro chato
O livro começa categorizando os temperamentos em 4: ar (fleumático), água (sanguíneo), fogo (colérico) e terra (melancólico). Talles de Mileto curtiu isso e pensou: "nada se cria, tudo se copia". Até aí parece o tipo de monografia que eu faria para a faculdade: se basear nos 4 elementos pra tentar encaixar padrões de comportamento e procurar generalizar.

Daí em diante o livro se confunde e se enrola totalmente. Começa a ter fleumático com aporte seco, com aporte quente, uma zona do caramba. Ficaria muito melhor se esse capítulo fosse completamente obliterado e resumido em: pode haver sobreposição de temperamentos. Mas, se fosse assim, não daria pra concluir a tese da monografia, já que não teríamos as 4 caixinhas de temperamento bem delimitadas. Bom, o importante aqui é apenas concluir a tese para a monografia, é reunir os aspectos que reforcem a teoria desejada e não foque nas falhas (contém ironia).

Além disso, as frases são muito repetitivas. Em um parágrafo, as palavras se repetem demais, tornando a leitura maçante e sem agregar muito conteúdo em relação ao que já havia sido dito até então.

A parte em que o autor propõe métodos de convivência entre filhos de temperamento X e pais de temperamento Y é a melhor. Porém a gente já está tão cansado que não aproveita bem. Acho que até por isso mesmo que o autor é breve neste capítulo, nem ele está aguentando mais.

Por fim, entra a religião e joga pro alto todo o caráter pseudo-cientifico até então.

Nota 2 para o livro, em observância às dicas de convivência entre temperamentos distintos e só.

Gab 05/03/2021

4 Temperamentos
Nesse livro o Dr. Italo Marsili nos apresenta com profundidade os 4 temperamentos humanos: sanguíneo; colérico; fleumático; e melancólico - relacionados às sensações de Quente, Frio, Seco e Úmido.

Se trata de um livro bem teórico que servirá de guia para entendermos como as diversas personalidades humanas interagem com os outros segundo seus temperamentos.

??A ideia é saber quais qualidades pertencem a quais temperamentos relacionando-os também aos princípios cosmológicos fundamentais. O que apresentaremos aqui é uma espécie de chave para reconhecer para qual dos quatro quadrantes, naquela cruz formada pelos quatro elementos primordiais, aponta o comportamento de um indivíduo.?

mariaeugeniaantello 02/08/2021

Leitura fácil e dinâmica, ótimo pra quem quer começar a entender sobre temperamentos e também para melhorar relacionamentos entre pais e filhos

Cristine 18/04/2020

Muito interessante e esclarecedor.
Esse livro trás conceitos muito interessantes sobre o comportamento das pessoas. É possível nos identificarmos durante a leitura, e muitas coisas do dia a dia passam a fazer sentido. Eu recomendo a leitura.

Kessia.Santos 09/01/2022

Um tempero diferente
Conhecer o nosso temperamento ajuda a dosar nossas atitudes e conhecer o que temos de potencial e aprimorar. A identificar nossos vícios nada saudáveis e trabalhar a nosso favor modelando o nosso comportamento. Deixando fluir aquilo de bom para mim e para o outro, e trabalhando aqueles comportamentos que fere a mim e a sociedade onde estou.
No livro Os 4 temperamentos o Dr. Italo Marsili esmiúça esses temperos diferentes que eu tenho e que você também. Rs
Em 141 páginas o autor te dar ferramentas para trabalhar você e toda sua família. Trazendo uma melhor aceitação de quem você é no mundo e das pessoas que fazem parte da sua vida.
Não é um manual, mas uma fonte de pesquisa riquíssima para pais, professores, psicólogos, e pessoas em geral.
Super indico, é um livro de cabeceira ?

Lêka 01/02/2022

Leitura muito boa, explica claramente as características dos 4 temperamentos e a relação dos pais com os filhos com seus temperamentos comuns e diferentes.
Ótimo para orientação de pais e ajuda bastante para educação dos filhos, mais também promove o auto conhecimento.

Vits 11/02/2021

Curto e necessário.
Este é o tipo de livro que todos deveriam ler, mas quase ninguem conhece ou se interessa.

A leitura desse livro precisa estar na sua lista de leitura, pois ele funciona como um manual de instruçoes para voce entender qual seu temperamento e como isso pode afetar sua vida. E, consequantemente quais devem ser suas atitudes para remedir ou melhor se preparar pro desafios da vida.

@evelynefabri_ 19/02/2024

Conhecimento necessário
Um dos maiores "baques" da minha vida nos últimos tempos tem sido a medicação para TDAH no meu garoto sanguíneo. Dentro do meu pacote de responsabilidades, a ansiedade por provar, especialmente a mim mesma, que estamos bem, dentro do nível de normalidade - quando a sociedade atual gosta mesmo é de uma diversidade tarjada para levantar bandeiras. Eu não me presto a esse papel.
Nos últimos dias eu me dediquei à releitura desse livro que é curtinho, mas traz conceitos tão pontuais, servindo-me com esclarecimento, fazendo-me enxergar o que é natural nos diferentes temperamentos da nossa família.
No calor das emoções, a gente esquece. No turbilhão da rotina, a gente nem se dá conta de que poderia conduzir as relações inteligentemente. Entre afazeres acumulados, a gente sequer percebe que a abordagem está desalinhada e, em se tratando de crianças, qualquer desajuste custa muito caro em termos de frequência e vibração existencial.

Assumo todas as minhas falhas. A culpa é sempre do adulto. Concluo a releitura com o livro, pensamento e alma todos rabiscados, rascunho fortemente gravado de reflexões que precisam ser frequentemente passadas à limpo.

Ainda é cedo. Sempre é tempo para aquilo que me cabe e mais importa.

Clayton 23/02/2023

Fraco
Ele da uma perspectiva geral mas superficial alguns pontos são bons mas não aprofunda em nada não dá para se ter uma clareza nos temperamentos ele ajuda a conhecer os filhos mas achei muito raso podia dar uma visão mais profunda dos temperamentos para depois ir na educação

Juliana Amaro 27/01/2022

Bom livro
Agregou bastante ao estudo dos temperamentos que venho fazendo, recomendo a leitura tanto pelo enfoque relacional entre pais e filhos, quanto pela maneira leve e respeitosa que abordou o tema religiosidade/espiritualidade.

Lanny 08/02/2020

Os temperamentos e seus elementos
O livro aborda sobre os 4 temperamentos do ser, são eles: Sanguíneo, Melancólico, Colérico e Fleumático, que são combinados pelos 4 elementos, quente e frio, úmido e seco.
As definições descritas no livros nos faz enxergar as pessoas como indivíduos, com mais eficiência e precisão.
O temperamento não é só uma realidade corporal, nem afetiva, nem psíquica. Ele é o chão onde se apoiam as nossas faculdades; é a marca que temos.

1 | 2 | 3 | 4