Quãm

Quãm Tadeu Loppara

Resenhas - Quãm

Menezes Torres 30/01/2023

Muito boa história nacional de ficção científica. Além disso, é recheada de muito suspense policial.

@fasdelivros2020 30/12/2022

Incrível!
Gostei muito de ler o livro Quãm e os Indícios Mortais , pois ele é um livro de ficção científica, romance e distopia incrível!

O autor Tadeu Loppara tem uma escrita muito desenvolvida e conseguiu detalhar muito bem o universo e o novo vocabulário do Lao Venner, um policial de Titã que está vivendo em uma cidade Marciana.

Lao Venner acaba de ser traído por sua mulher com um Clone e além disso, consequentemente, quase é assasinado por uma mulher Morfa. Mas mesmo assim, ele não se deixa abalar e tenta ser o mais forte possível.

Com o passar do tempo Lao investe em uma missão que o é concedida e ele percebe que através dessa missão, com muitas aventuras, casos e novas "amizades" ele poderá também alcançar o seu Quãm (estado de espírito de perfeição).

Através desse livro consegui viajar para um planeta Terra futurista, para a Lua e para Marte. E além disso, consegui relacionar muitas coisas fictícias com a realidade, em uma parte da história o autor cita um Vírus que veio para "matar" algumas pessoas e "modificar" outras e isso nos faz refletir muito, sobre a nossa atualidade pós pandemia.

Indico esse livro para todos que assim como eu amam se aventurar em novas histórias e mundos distópicos!

@sakuraobrien 11/12/2022

Um livro genial
Uma história extraordinária, genial e impressionante que nos faz pensar no futuro. Os personagens são bem construídos e, aos poucos, nos encantam cada vez mais.
Quando terminei, me senti desolada por não acompanhar mais aquele universo inusitado.

Indico a quem, assim como eu, procura sempre por uma boa distopia.

eu 24/04/2022

Ação e Originalidade
A história é uma ficção científica, bem escrita e a leitura fluiu muito bem e apesar de não ser muito o meu estilo rsrs, não conseguia desgrudar do livro, e olha que ele é longo rsrs. Mas todos os detalhes que o autor coloca, te levam a um rico universo futurista criado por ele, você realmente tem uma imersão e se sente vivendo no futuro junto como os personagens e até falando as gírias novas criadas por ele.

O personagem principal, o policial Lao Venner, da cidade marciana mega Ghibae I, investiga o caso de um clone assassino, um caso simples que se torna a cada momento mais complicado e difícil. No meio de aventuras, ação, sexo, temos uma reflexão sobre os caminhos da humanidade, os seus avanços tecnológicos e espirituais, e uma busca do personagem Lao pelo equilíbrio e sua verdadeira missão: Quãm. Um estado de espírito de perfeição, quando concluímos a “Missão” mais importante das nossas vidas.

O autor nos leva numa odisseia por Marte, Lua e Terra. Com um final surpreendente e digno de uma grande história. Vale muito a pena ler, para todos os amantes de uma boa ficção com ação e suspense, o livro é intenso e original.

site: www.livroquam.com.br

Priscílla 19/01/2022

Sai da minha zona de conforto, mas amei!
Não tenho lido muitos livros de ficção científica, distopia ou policial, livros nesse sentido.
Comecei a ler esse e me encantei demais, tanto pela escrita do autor (que eu tive o prazer de conhecer ele), tanto pela história em si.
Um mundo muito fantástico, que nos faz parar para pensar em diversas coisas.
Um livro que eu terminei e pensei, pqp ainda bem que eu li, e outras pessoas tambem precisam ler!

Carlinha.Santiago 26/12/2021

Intenso!
O livro é uma ficção científica somado a um "q" de distopia, cheio de suspense e aventura, riquíssimo em temáticas, que vão desde questões sociais e políticas a questões ambientais e de consciência de uso de recursos e as consequências de seu abuso desenfreado. Traz ainda questões ligadas a subjetividade humana e seus desafios, levantando um questionamento profundo "Qual nossa real missão?". ?

Wagner RMS 21/09/2021

Quãm, Uma Jornada da Qual Você Precisa Participar!
Entrelaçar magia e ciência é uma tônica da ficção científica nacional, às vezes tornando a obra difícil de classificar. O livro Quãm, excelente exemplo da atual FC nacional, faz melhor, aplicando o recurso que o aclamado autor Ted Chiang usa em seu conto “Setenta e Duas Letras”: incluir o que no mundo real entendemos como misticismo dentro do que vemos como ciência.

Em “Quãm e Os Indícios Mortais”, o carismático autor Tadeu Loppara constrói um rico universo onde projeções astrais e mesmo a alma dualista são fatos cientificamente comprováveis. Aparelhagens lá existentes são capazes, por exemplo, de rastrear forças aderentes ao conceito de Akáshiko ocultista, derivado do termo Vedānta hinduísta que significa a essência de todas as coisas no mundo.

Inicia-se a leitura em clima nostálgico no melhor sentido, pois o texto tem um quê das grandes produções cinematográficas dos EUA de sci-fi dos anos 80/90, quando a ficção científica dos blockbusters ousava mais. Quãm, com seus segredos alienígenas e ação incessante, nos faz voar por panoramas marcianos vertiginosos, mostra civilizações de néon vibrantes, para em seguida nos mergulhar em um planeta Terra decadente onde a miséria só encontra alívio na fé.

Acreditamos que a descrição inicial do livro poderia ser diluída nas cenas posteriores, mas essa exposição não compromete a qualidade e potencialidade da obra, onde nos conectamos com o protagonista e sua busca por completude espiritual e relacionamentos significativos, e com sua jornada caçando um monstro libertado de uma prisão milenar por razões conspiratórias, prenunciando um embate final épico!

Ler Quãm, junto com outros livros brasileiros atuais, é estar participando e fazendo acontecer esse momento fascinante da nossa cultura: quando deixamos de apenas consumir e passamos a protagonizar o futuro e o fantástico. Não perca a chance de viver isso.

_____
Resenha por Wagner RMS & Bianca Matos.

site: https://fraternidadedeescritores.com/book/quam-e-os-indicios-mortais/

Silvia 04/09/2021

Você já refletiu sobre seu Quãm?
Ficção científica, suspense e uma generosa pitada de aventura são os ingredientes contidos na Obra. O autor se usa de um mundo futurístico, em Marte, onde as tecnologias já comandam a vida dos seres humanos. O policial Lao Venner, é designado a investigar, a princípio, o desaparecimento de um corpo, mas o caso vai além e nos é apresentado um clone. Deste ponto em diante, vamos mergulhar em muita aventura com uma super descrição feita pelo autor, tornando a leitura surpreendente e um final inesperado, como pano de fundo, percebe-se o leitor é instigado a refletir sobre seu Quãm - Qual sua missão e como atingi-la. Diferente de tudo que já li.

@escritadecabeceira_ 04/09/2021

Quãm e os Indícios Mortais, um livro de ação e aventura, que nos possibilita a imersão entre planetas!

Em Marte, acompanhamos o policial, Lao Vemmer em uma investigação de assassinato de um clone! Um caso extremamente difícil que o conduz a sua verdadeira missão!

Relacionado a acontecimentos terrestres, vemos Lao passar por diversas experiências, em campo profissional e pessoal, para alcançar aquilo que de fato o espera.

Com medo, surpreso e sem saber o que o espera, Lao precisa lidar com perdas e superar obstáculos!

Ele precisa alcançar o seu equilíbrio, que de fato é que Quãm significa, um estado de espírito de perfeição!

Que se é alcançado quando se conclui a mais importante missão de sua vida, e mesmo que Lao ainda não saiba ou não entenda a sua, terá companheiros essenciais nesta jornada.

Conquistando novos amigos e novos amores, ainda não sabe os perigos que precisará enfrentar!

site: Instagram.com/escritadecabeceira_

Joelcida 03/09/2021

Você vai torcer Lao!
?Quãm é um estado de espírito de perfeição, quando concluímos a ?Missão? mais importante das nossas vidas, o nosso ser é tomado por esse sentimento. É exatamente isso que nosso protagonista, Lao Venner, busca ao longo da história.

?Esse livro é uma distopia futurista com muita ficção cientifica ( ficou confuso? Kkkk). Calma que não é ??

?Vamos simplificar: Lao é um policial " intergalactico" em crise no trabalho, pois sente não estar perto de alcançar seu quãm, e recém divorciado depois de uma traição.

?Então ao investigar o que parecia ser um caso simples de assassinato por um clone, ele sente pela primeiras vez que está no caminho certo e que o caso esconde muito mais.

?Você vai acompanhar as investigações, armadilhas e intrigas ao mesmo tempo que viajamos por Marte, Terra e a Lua.

?Amei o fato de que o autor ter se dado ao trabalho de criar girias marcianas, claro que explicando seus significados, o que passou uma veracidade nos diálogos.

?Confesso que enquanto lia o livro senti referências com alguns filmes que adoro como: Blade Runner e O Quinto Elemento.

?Gostei muito de me sentir investigando junto a Lao e Corine, sua parceira improvável por um tempo. Uma personagem feminina que me conquistou com sua leveza e língua afiada, além de saber bem o que quer.

?Personagens que me conquistaram Electra e Willy. Nosso protagonista, Lao, também nos conquista conforme conhecemos suas motivações e um pouco de seu passado.

?O livro é denso e em alguns momentos cheguei a me perder kkkk. Porém quando entrei na história e já estava acostumada com os termos usados, sobre armas e carros voadores, foi fácil me entregar a leitura.

Ps: Sei que o foco é sobre Lao e sua jornada, mas teria gostado de ver mais sobre a força feminina também.

Gosta de ficção? De ação e aventura? Então esse livro é para você.

Me conta: Acha que Lao encontrou seu Quãm? Ou algo ainda maior?

Camila | @abismos.literarios 24/05/2021

(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)
Lao Venner é um policial de uma cidade marciana chama mega Ghibae I, e acabou sendo designado para investigar um misterioso e incomum caso: há um clone assassino lá. No decorrer da investigação, a situação se torna cada vez mais complexa e complicada. O clone se transforma numa criatura misteriosa e medonha, que se alimenta da alma de sua vítima e fica cada vez mais indestrutível. Assim, a investigação se torna uma perseguição que vai de Marte para a Lua e, depois, para a Terra. Será possível resolver a situação?

Quãm é um livro que mistura ficção científica, investigação policial, aventura e romance, se passa num futuro distante no qual já se é possível contar com diversas evoluções tecnológicas, além da própria evolução humana e espiritual. Afinal, a Terra quase viu o seu fim, e muitos terráqueos migraram para outros locais.

Junto a todo esse caos policial, há também uma questão pessoal na vida de Lao: ele está tentando descobrir seu Quãm, ou seja, a sua missão de vida, o seu estado de espírito perfeito. Mas como lidar com tudo isso ao mesmo tempo, já que ainda há outra grande questão na sua vida amorosa?

O livro é narrado intercalando entre os acontecimentos entre Marte, Terra e Lua. Com toda a ação que é presente no livro, você é preenchido por uma leitura frenética e insaciável, você quer loucamente descobrir como essa história vai se resolver. O autor nos apresenta vários termos marcianos, e no decorrer da história você já está quase fluente na língua haha, eu adoro livros que possuem glossário e linguagem própria. Além disso, o final do livro foi uma enorme surpresa.

"Você fez o que achava certo. Aceite a realidade e a compreenda. Não lute com o que já está feito. Lute com o que está por vir. A sua dor não vai mudar os fatos."

site: https://www.instagram.com/p/CPRemnjDWAo/

Karol 23/03/2021

? No futuro muita coisa mudou, um mundo tecnológico do qual jamais imaginamos. Um Marciano Lao Vanner policial classe 1 e sua parceira Corine Vass, investigam um desaparecimento de um corpo de um clone, assim eles descobrem que a situação está muito além do que imaginam. O corpo do clone ,seria usado para despertar uma entidade misteriosa e muito poderosa. Uma onda de assassinatos surge derrepente , eles terão que combater essa força do além.
? Em busca do equilibrio, Lao terá que lidar com mortes, solidão , um amor não correspondido e um vilão super poderoso que tira a energia vital de suas vitimas.

? Um livro cheio de mistério, assassinatos , investigação e romance. O autor trás uma realidade muito diferente do qual estamos acostumados, um futuro onde humanos vivem com varias raças diferentes de outros planetas, robôs e tecnologias muito avançadas, a narração da história se passa em marte e na terra.
? Eu adorei o livro , a leitura é bem leve e fluida, com varios momentos divertidos, a leitura me prendeu do inicio ao fim.

Dani 24/02/2021

Lucado
Quãm e os Indícios Mortais é uma ficção cientifica com um pezinho no suspense e um "q" de distopia, aqui iremos conhecer Lao Venner um policial que está passando por uma forte crise pessoal, afetando negativamente seu trabalho.

Sem sorte no jogo, no amor, ou na vida, ele e sua parceira novata são realocados para um caso aparentemente ridículo em que um corpo é roubado de um necrotério.

Mas, o corpo misteriosamente ganha vida e sai espalhando o caos por Marte, depois que uma câmara secreta no meio do deserto marciano ser aberta.

E o que era para ser apenas uma investigaçãozinha de punição para Venner, se torna uma caçada através do espaço.

É uma historia instigante e muito elaborada, com um cenário simplesmente genial e digno de explodir nossa cabeça.

Tudo acontece rápido e sem enrolação, o que eu particularmente amo, e a revelação no final é BOMBÁSTICA.
Eu so tive uma ressalva em relação a historia que foi: a maioria das personagens femininas não terem um forte destaque até o final do livro e aparecerem na maioria das vezes apenas para cenas de sexo.?

Manu 26/01/2021

Por que esse livro não é famoso?
Vamo simbora q essa resenha vai ser longa:::::

Seguinte, eu conheci esse livro pegando o nome de raspão num vídeo do 1nst4. Achei diferente, pareceu que o livro me chamou, peguei no K.U e comecei a ler.

Esse com certeza é um dos meus livros favoritos DA VIDA se não O FAVORITO. Ele consegue misturar ficção científica, com fatos históricos incríveis, conhecimentos sobre espiritualidade, cristais, aura e energia da maneira mais incrível possível, e eu puxo o saco mesmo!

Nem sei o que dizer dele, ele mixou todos os assuntos que eu mais amo e me fez ficar vidrada do começo ao fim. Tem alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura.

Me peguei vaaaarias vezes stalkando o Tadeu Loppara pra saber "pelo amor de Deus quem é esse homem e como ele não é famoso?????" Acredite de quiser, cacei o email dele na internet e mandei várias perguntas sobre o livro KKKKKKKKK

é sério, esse livro é perfeito, lindo e maravilhoso, leiam e se apaixonem??

26/01/21

Andressa Kunzler 04/10/2020

? O mundo como o conhecemos já não existe mais e tudo começou quando um vírus foi espalhado pelo mundo com o intuito de somente alguns, os escolhidos, sobreviverem. Houve um antídoto mas este também não foi o suficiente.
? Após a disseminação do vírus, os escolhidos passaram a viver em uma cidade a 1 km do chão na Terra. O restante da população se dividiu entre viver numa cidade subterrânea que foi criada na Terra ou (para aqueles que haviam conseguido o antídoto) passaram a viver em Marte.

? A história se passa em Marte no ano terrestre de 4022 D.C. e ano marciano 810 D. W. e inicia contando sobre Lao Venner, um policial que saiu de Titã e passou a morar em Mega Ghibae I, Marte onde passou a buscar seu Quãm (estado de espírito de perfeição).
? Lao é um policial classe I, e foi designado para investigar o desaparecimento do corpo de um clone que tentou cometer um assassinato. Tal crime ?simples? daria início a algo muito maior!
? O livro alterna entre Lao em Marte, e Melzen que é um terráqueo que vive no subsolo, na cidade subterrânea de Kalemon, até que uma tragédia o faz alcançar a energia pura (ou Deus) e a partir de então a absorve e passa a espalhar esperança e cura aos que estão ao seu redor.
? Na investigação de Lao, ele descobre que o clone desaparecido na verdade é somente parte de um plano para que seu corpo seja tomado por uma entidade que é capaz de destruir o mundo.
? E é na missão de localizar o clone e salvar o mundo que Lao inicia a sua verdadeira jornada.
? O livro é uma mistura de ficção científica, aventura e até mesmo romance, e mesmo com um universo altamente vasto e rico o autor escreve de tal modo que faz com que o leitor consiga se situar perfeitamente no mapa da história é também em sua cronologia.
? Este foi o primeiro livro de autoria nacional que li, em parceria com o autor @tadeuloppara, e confesso que me surpreendi muito com a obra, que me fez ?viajar? e me inserir completamente dentro da história.
? O final do livro foi para mim uma grande e agradável surpresa e com certeza lerei outras obras o autor. Quãm, indícios mortais é um excelente livro e com certeza posso indicá-lo à todos que apreciam o gênero!