Quãm

Quãm Tadeu Loppara

Resenhas - Quãm

Wagner RMS 21/09/2021

Quãm, Uma Jornada da Qual Você Precisa Participar!
Entrelaçar magia e ciência é uma tônica da ficção científica nacional, às vezes tornando a obra difícil de classificar. O livro Quãm, excelente exemplo da atual FC nacional, faz melhor, aplicando o recurso que o aclamado autor Ted Chiang usa em seu conto “Setenta e Duas Letras”: incluir o que no mundo real entendemos como misticismo dentro do que vemos como ciência.

Em “Quãm e Os Indícios Mortais”, o carismático autor Tadeu Loppara constrói um rico universo onde projeções astrais e mesmo a alma dualista são fatos cientificamente comprováveis. Aparelhagens lá existentes são capazes, por exemplo, de rastrear forças aderentes ao conceito de Akáshiko ocultista, derivado do termo Vedānta hinduísta que significa a essência de todas as coisas no mundo.

Inicia-se a leitura em clima nostálgico no melhor sentido, pois o texto tem um quê das grandes produções cinematográficas dos EUA de sci-fi dos anos 80/90, quando a ficção científica dos blockbusters ousava mais. Quãm, com seus segredos alienígenas e ação incessante, nos faz voar por panoramas marcianos vertiginosos, mostra civilizações de néon vibrantes, para em seguida nos mergulhar em um planeta Terra decadente onde a miséria só encontra alívio na fé.

Acreditamos que a descrição inicial do livro poderia ser diluída nas cenas posteriores, mas essa exposição não compromete a qualidade e potencialidade da obra, onde nos conectamos com o protagonista e sua busca por completude espiritual e relacionamentos significativos, e com sua jornada caçando um monstro libertado de uma prisão milenar por razões conspiratórias, prenunciando um embate final épico!

Ler Quãm, junto com outros livros brasileiros atuais, é estar participando e fazendo acontecer esse momento fascinante da nossa cultura: quando deixamos de apenas consumir e passamos a protagonizar o futuro e o fantástico. Não perca a chance de viver isso.

_____
Resenha por Wagner RMS & Bianca Matos.

site: https://fraternidadedeescritores.com/book/quam-e-os-indicios-mortais/

Sil 04/09/2021

Você já refletiu sobre seu Quãm?
Ficção científica, suspense e uma generosa pitada de aventura são os ingredientes contidos na Obra. O autor se usa de um mundo futurístico, em Marte, onde as tecnologias já comandam a vida dos seres humanos. O policial Lao Venner, é designado a investigar, a princípio, o desaparecimento de um corpo, mas o caso vai além e nos é apresentado um clone. Deste ponto em diante, vamos mergulhar em muita aventura com uma super descrição feita pelo autor, tornando a leitura surpreendente e um final inesperado, como pano de fundo, percebe-se o leitor é instigado a refletir sobre seu Quãm - Qual sua missão e como atingi-la. Diferente de tudo que já li.

@escritadecabeceira_ 04/09/2021

Quãm e os Indícios Mortais, um livro de ação e aventura, que nos possibilita a imersão entre planetas!

Em Marte, acompanhamos o policial, Lao Vemmer em uma investigação de assassinato de um clone! Um caso extremamente difícil que o conduz a sua verdadeira missão!

Relacionado a acontecimentos terrestres, vemos Lao passar por diversas experiências, em campo profissional e pessoal, para alcançar aquilo que de fato o espera.

Com medo, surpreso e sem saber o que o espera, Lao precisa lidar com perdas e superar obstáculos!

Ele precisa alcançar o seu equilíbrio, que de fato é que Quãm significa, um estado de espírito de perfeição!

Que se é alcançado quando se conclui a mais importante missão de sua vida, e mesmo que Lao ainda não saiba ou não entenda a sua, terá companheiros essenciais nesta jornada.

Conquistando novos amigos e novos amores, ainda não sabe os perigos que precisará enfrentar!

site: Instagram.com/escritadecabeceira_

Joelcida 03/09/2021

Você vai torcer Lao!
?Quãm é um estado de espírito de perfeição, quando concluímos a ?Missão? mais importante das nossas vidas, o nosso ser é tomado por esse sentimento. É exatamente isso que nosso protagonista, Lao Venner, busca ao longo da história.

?Esse livro é uma distopia futurista com muita ficção cientifica ( ficou confuso? Kkkk). Calma que não é ??

?Vamos simplificar: Lao é um policial " intergalactico" em crise no trabalho, pois sente não estar perto de alcançar seu quãm, e recém divorciado depois de uma traição.

?Então ao investigar o que parecia ser um caso simples de assassinato por um clone, ele sente pela primeiras vez que está no caminho certo e que o caso esconde muito mais.

?Você vai acompanhar as investigações, armadilhas e intrigas ao mesmo tempo que viajamos por Marte, Terra e a Lua.

?Amei o fato de que o autor ter se dado ao trabalho de criar girias marcianas, claro que explicando seus significados, o que passou uma veracidade nos diálogos.

?Confesso que enquanto lia o livro senti referências com alguns filmes que adoro como: Blade Runner e O Quinto Elemento.

?Gostei muito de me sentir investigando junto a Lao e Corine, sua parceira improvável por um tempo. Uma personagem feminina que me conquistou com sua leveza e língua afiada, além de saber bem o que quer.

?Personagens que me conquistaram Electra e Willy. Nosso protagonista, Lao, também nos conquista conforme conhecemos suas motivações e um pouco de seu passado.

?O livro é denso e em alguns momentos cheguei a me perder kkkk. Porém quando entrei na história e já estava acostumada com os termos usados, sobre armas e carros voadores, foi fácil me entregar a leitura.

Ps: Sei que o foco é sobre Lao e sua jornada, mas teria gostado de ver mais sobre a força feminina também.

Gosta de ficção? De ação e aventura? Então esse livro é para você.

Me conta: Acha que Lao encontrou seu Quãm? Ou algo ainda maior?

Camila | @abismos.literarios 24/05/2021

(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)
Lao Venner é um policial de uma cidade marciana chama mega Ghibae I, e acabou sendo designado para investigar um misterioso e incomum caso: há um clone assassino lá. No decorrer da investigação, a situação se torna cada vez mais complexa e complicada. O clone se transforma numa criatura misteriosa e medonha, que se alimenta da alma de sua vítima e fica cada vez mais indestrutível. Assim, a investigação se torna uma perseguição que vai de Marte para a Lua e, depois, para a Terra. Será possível resolver a situação?

Quãm é um livro que mistura ficção científica, investigação policial, aventura e romance, se passa num futuro distante no qual já se é possível contar com diversas evoluções tecnológicas, além da própria evolução humana e espiritual. Afinal, a Terra quase viu o seu fim, e muitos terráqueos migraram para outros locais.

Junto a todo esse caos policial, há também uma questão pessoal na vida de Lao: ele está tentando descobrir seu Quãm, ou seja, a sua missão de vida, o seu estado de espírito perfeito. Mas como lidar com tudo isso ao mesmo tempo, já que ainda há outra grande questão na sua vida amorosa?

O livro é narrado intercalando entre os acontecimentos entre Marte, Terra e Lua. Com toda a ação que é presente no livro, você é preenchido por uma leitura frenética e insaciável, você quer loucamente descobrir como essa história vai se resolver. O autor nos apresenta vários termos marcianos, e no decorrer da história você já está quase fluente na língua haha, eu adoro livros que possuem glossário e linguagem própria. Além disso, o final do livro foi uma enorme surpresa.

"Você fez o que achava certo. Aceite a realidade e a compreenda. Não lute com o que já está feito. Lute com o que está por vir. A sua dor não vai mudar os fatos."

site: https://www.instagram.com/p/CPRemnjDWAo/

Karol 23/03/2021

? No futuro muita coisa mudou, um mundo tecnológico do qual jamais imaginamos. Um Marciano Lao Vanner policial classe 1 e sua parceira Corine Vass, investigam um desaparecimento de um corpo de um clone, assim eles descobrem que a situação está muito além do que imaginam. O corpo do clone ,seria usado para despertar uma entidade misteriosa e muito poderosa. Uma onda de assassinatos surge derrepente , eles terão que combater essa força do além.
? Em busca do equilibrio, Lao terá que lidar com mortes, solidão , um amor não correspondido e um vilão super poderoso que tira a energia vital de suas vitimas.

? Um livro cheio de mistério, assassinatos , investigação e romance. O autor trás uma realidade muito diferente do qual estamos acostumados, um futuro onde humanos vivem com varias raças diferentes de outros planetas, robôs e tecnologias muito avançadas, a narração da história se passa em marte e na terra.
? Eu adorei o livro , a leitura é bem leve e fluida, com varios momentos divertidos, a leitura me prendeu do inicio ao fim.

Dani 24/02/2021

Lucado
Quãm e os Indícios Mortais é uma ficção cientifica com um pezinho no suspense e um "q" de distopia, aqui iremos conhecer Lao Venner um policial que está passando por uma forte crise pessoal, afetando negativamente seu trabalho.

Sem sorte no jogo, no amor, ou na vida, ele e sua parceira novata são realocados para um caso aparentemente ridículo em que um corpo é roubado de um necrotério.

Mas, o corpo misteriosamente ganha vida e sai espalhando o caos por Marte, depois que uma câmara secreta no meio do deserto marciano ser aberta.

E o que era para ser apenas uma investigaçãozinha de punição para Venner, se torna uma caçada através do espaço.

É uma historia instigante e muito elaborada, com um cenário simplesmente genial e digno de explodir nossa cabeça.

Tudo acontece rápido e sem enrolação, o que eu particularmente amo, e a revelação no final é BOMBÁSTICA.
?
Eu so tive uma ressalva em relação a historia que foi: a maioria das personagens femininas não terem um forte destaque até o final do livro e aparecerem na maioria das vezes apenas para cenas de sexo.?

Manu 26/01/2021

Por que esse livro não é famoso?
Vamo simbora q essa resenha vai ser longa:::::

Seguinte, eu conheci esse livro pegando o nome de raspão num vídeo do 1nst4. Achei diferente, pareceu que o livro me chamou, peguei no K.U e comecei a ler.

Esse com certeza é um dos meus livros favoritos DA VIDA se não O FAVORITO. Ele consegue misturar ficção científica, com fatos históricos incríveis, conhecimentos sobre espiritualidade, cristais, aura e energia da maneira mais incrível possível, e eu puxo o saco mesmo!

Nem sei o que dizer dele, ele mixou todos os assuntos que eu mais amo e me fez ficar vidrada do começo ao fim. Tem alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura.

Me peguei vaaaarias vezes stalkando o Tadeu Loppara pra saber "pelo amor de Deus quem é esse homem e como ele não é famoso?????" Acredite de quiser, cacei o email dele na internet e mandei várias perguntas sobre o livro KKKKKKKKK

é sério, esse livro é perfeito, lindo e maravilhoso, leiam e se apaixonem??

26/01/21

@livros_unidos 04/10/2020

? O mundo como o conhecemos já não existe mais e tudo começou quando um vírus foi espalhado pelo mundo com o intuito de somente alguns, os escolhidos, sobreviverem. Houve um antídoto mas este também não foi o suficiente.
? Após a disseminação do vírus, os escolhidos passaram a viver em uma cidade a 1 km do chão na Terra. O restante da população se dividiu entre viver numa cidade subterrânea que foi criada na Terra ou (para aqueles que haviam conseguido o antídoto) passaram a viver em Marte.

? A história se passa em Marte no ano terrestre de 4022 D.C. e ano marciano 810 D. W. e inicia contando sobre Lao Venner, um policial que saiu de Titã e passou a morar em Mega Ghibae I, Marte onde passou a buscar seu Quãm (estado de espírito de perfeição).
? Lao é um policial classe I, e foi designado para investigar o desaparecimento do corpo de um clone que tentou cometer um assassinato. Tal crime ?simples? daria início a algo muito maior!
? O livro alterna entre Lao em Marte, e Melzen que é um terráqueo que vive no subsolo, na cidade subterrânea de Kalemon, até que uma tragédia o faz alcançar a energia pura (ou Deus) e a partir de então a absorve e passa a espalhar esperança e cura aos que estão ao seu redor.
? Na investigação de Lao, ele descobre que o clone desaparecido na verdade é somente parte de um plano para que seu corpo seja tomado por uma entidade que é capaz de destruir o mundo.
? E é na missão de localizar o clone e salvar o mundo que Lao inicia a sua verdadeira jornada.
? O livro é uma mistura de ficção científica, aventura e até mesmo romance, e mesmo com um universo altamente vasto e rico o autor escreve de tal modo que faz com que o leitor consiga se situar perfeitamente no mapa da história é também em sua cronologia.
? Este foi o primeiro livro de autoria nacional que li, em parceria com o autor @tadeuloppara, e confesso que me surpreendi muito com a obra, que me fez ?viajar? e me inserir completamente dentro da história.
? O final do livro foi para mim uma grande e agradável surpresa e com certeza lerei outras obras o autor. Quãm, indícios mortais é um excelente livro e com certeza posso indicá-lo à todos que apreciam o gênero!

Alexa 07/08/2020

Fora da minha zona de conforto
Eu confesso que no início foi muito complicado eu me habituar com a história. A escrita é bem descritiva, o que cansou um pouco no começo, mas entendo que pra poder colocar o leitor na história foi preciso, já que tem vários termos complicados de se entender, e o autor foi introduzindo esses significados no decorrer da narrativa. Então decidi não forçar a leitura e deixei de lado, confesso. Mas menina do céu, nem te conto. Ainda bem que voltei com essa leitura. Quando a gente se acostuma com o cenário, e a escrita, as coisas vão fluindo que é uma maravilha.

Depois dos 30% do livro eu não parei enquanto não cheguei ao final da história porquê queria muito saber o que raio esse clone queria e se o Lao ia conseguir capturá-lo.

Esse livro tem qestões importantes sobre nossas escolhas. Nos faz questionar coisas como: o que estamos fazendo com esse planeta? O que nossas atitudes podem causar e como vamos lidar quando não tivermos mais o essencial aqui? Além de querer saber mais sobre o desenvolvimento dos personagens, ele nos faz refletir sobre nossas atitudes no decorrer da história.

E O FINAL? MEU DEUS DO CÉU! Não esperava. Na verdade eu não sabia o que esperar dessa história porque a cada capítulo acontecia uma coisa e eu já estava enlouquecida e querendo mais. Pra quem quer começar uma aventura totalmente diferente do que está acostumado, é uma ótima ideia ler esse livro.

"Quem dirá o que o futuro nos reserva? Os sonhos não podem morrer, pelo menos não antes das coisas reais"

"Devemos buscar a nossa ?Tranquilidade?, a nossa felicidade por mais difícil que ela nos pareça. O universo está cheio de desafios e no íntimo, eles são do tamanho que você acredita que eles sejam. Bom ou mau, fácil ou difícil, tudo isso é relativo. Temos que procurar nos harmonizar com o destino, procurando o melhor caminho, tentando amenizar a dor de viver"

Kevin.Augusto 03/08/2020

Ficção científica empolgante!!!
A leitura fluiu muito bem com o autor me vi inserindo na história com personagens cativantes e cenários bem construídos. Abordando temas futuristas , existenciais e até espirituais. Na minha opinião na medida certa, num clima de aventura, suspense e até romance. A história do policial Lao Venner que investiga um caso de um clone assassino é pano de fundo para algo muito maior. Merece um filme!!! Cenários bem detalhados e realistas em Marte, Lua e numa Terra totalmente transformada. Recomendo!!!

flavinhalendo 25/09/2019

Café e Resenha
A construção da história, do enredo, envolvendo o elemento futurístico é impressionante e palpável. É comum nesse tipo de criação O livro reteu minha atenção exatamente por mostrar uma realidade futura que parece ser realmente possível, com elementos que já são estudados e questionados nos dias de hoje.

Com a missão de passar por Marte, pela Lua e, é claro, pela Terra, o policial marciano Lao Venner irá se surpreender com o que vai encontrar.
Além da investigaçao Lao terá encontrar seu quam, assim descobrindo qual sua missãoe como realizar com sucesso.

Sem contar que tem sua parte romantica, não só ação , mas também de sexo e a busca pelo amor. Lao se envolve em situações onde ocorrem perdas irreparaveis que o obrigam a busca por equilíbrio e por seu Quãm.

Cristine 27/08/2019

Quãm e os índicios mortais
Olá meus amores tudo bem com vocês??
O policial Lao Venner foi designado para desvendar o misterioso caso do desaparecimento do corpo de um clone por um zeta. Parecia um caso simples, mas é beem maior do que ele e sua parceira Corine imaginavam.
O livro Quãm e os índicios mortais conta a história de Lao que está à procura do seu Quãm (estado de perfeição ) o que será que tem há vê o caso com a busca de Lao??
Leia e descubra!!!
Ameiii essa distopia!!!
O que está por trás desse clone assassino ???
Venha desvendar esse super mistério em marte,na lua e na terra !!!
Um livro cheio de reviravoltas e muito mistério e um pouco místico!!!
Estão curiosos?
Super recomendo !!! Está livro promete !!! Deixando leitor cada vez mas vidrado nessa linda história!!

? A grande força está dentro de nós mesmos, assim como os problemas e as soluções. A "energia pura" não colocaria um pouco dela em casa um dos seres vivos (a alma), se não quisesse que nos mesmos realizassemos os nossos próprios milagres.

? O "equilíbrio " não é uma coisa complexa, na verdade ele está mas ligado a simplicidade das coisas. É um estado de perfeição, onde todas as energias comutam harmoniosamente, é o estado de tranquilidade.

? A cada morte ele se torna mais forte.

? Baul dizia que todos têm uma "missão", Às vezes a encontramos sem ao menos tornarmos consciência dela.

Já leu?? me conte o que achou!!
Ainda não ?? Leia você vai amar !!!

Espero que tenham gostado super beijão
Kah?

Maníaca Literária 24/06/2019

Resenha Quãm E os Indícios Mortais

Página: 506 Autor: @tadeuloppara

" Você fez o que achava certo. Aceite a realidade e a compreenda. Não lute com o que já está feito. Lute com o que está por vir. A sua dor não vai mudar os fatos."

Lao Venner saiu da sua terra natal Titã para morar em Marte, onde é policial da cidade mega Ghibae l.

Ele não tem muita sorte quando se trata de amor, a mulher que tanto amava o traiu, com isso ele sentia que nunca iria se recuperar e nunca mais iria amar.

Envolto a crise pessoal também tem o peso da busca do seu Quãm (estado de espírito de perfeição), assim focado no trabalho é designado a investigar um grande mistério sobre o desaparecimento de um clone, mas Lao não imaginava que essa investigação iria se tornar algo grandioso e complexo ao ponto de iniciar uma grande aventura onde irá mudar a sua vida e do mundo inteiro.
Com uma narrativa fluida, Tadeu me surpreendeu com sua criatividade e o desenrolar de forma simples e fácil de entender o mundo novo que o autor apresenta.

Os personagens são bem construídos na minha opinião, e o autor da espaço para os personagens secundários assim como os principais destacando bastante os sentimentos e suas dúvidas o Lao em especial, a todo tempo ele se perde nos seus próprios pensamentos e dúvidas deixando o leitor também cheio de dúvidas e perguntas.

As cenas de confronto são bem construídas e detalhadas, mas nada cansativo pelo contrário queria ler mais e mais a cada confronto e juntar cada pista.

Mesmo sendo um livro de 506 páginas a cada capítulo não ficava maçante, para mim a única coisa que me incomodou foi a repetição de algumas coisas como a paixão que o Lao sente do nada, e ficar sempre pensando até nos piores momentos.

Quãm é uma história rica em detalhes além da cultura, leis e etc .
E um ponto que não posso esquecer é o vilão que não tem um pingo de humanidade, ele é frio só pensa em ter mais poder e a todo momento que ele aparecia ficava revoltada com seu jeito cruel.

Aja coração o Tadeu não tem pena do leitor rsrs pode se esperar várias reviravoltas ( como matar alguns personagens ) e surpresas de deixar o leitor sem reação.
Super indico!!