Quãm

Quãm Tadeu Loppara

Resenhas - Quãm

Jéssica 18/01/2019

Lao Venner é um policial da cidade marciana mega Ghibae I. Devido a uma desilusão amorosa, acabará se envolvendo em uma enrascada e logo após fora mandado para investigar um caso de um clone assassino. Um caso em que alguns não davam a mínima importância e que parecia algo simples, ele(Lao) vê que aquilo tudo é muito mais complexo. Toda a investigação se estende por Marte, Lua e também a terra e então ele acaba descobrindo um ser enigmático que quanto mais mata, mais forte fica, denominado Guinox.
Nesse livro também conhecemos Melzen que vive na Terra e que o destino de Lao está ligado a ele.
Será que em meio a tudo isso Lao encontraria seu Quãm?

"Quãm(estado de espírito de perfeição)".
Eu estou impressionada com esse livro e a criatividade do autor, até glossário tem no final haha, por causa do tanto de palavras diferentes que ele usa. É incrível, fora tudo bem descrito e explicado, sem deixar a leitura ficar chata, fica parecendo que estamos dentro do livro, e ainda é perfeito para quem gosta de ficção científica e romance policial. Mas assim, se você ler, tente não se apegar muito aos personagens porque o autor é assassino também.
O livro é grande mas é tão bom de ler que a gente nem percebe e é impossível largar o livro sem terminar

Jenifer Tertuliano 27/02/2019

AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA, INVESTIGAÇÃO POLICIAL E ROMANCE...
Se você está em dúvida em começar a leitura de uma fantasia, uma ficção cientifica, uma investigação policial ou um romance... PARE!!!! E comece agora mesmo a leitura de Quãm, esse livro vai te aventurar pelos locais mais inusitados e criativos, cidades futurísticas, ciber espaço, cidades subterrâneas arrepiantes e muito mais!!!

Num primeiro momento somos levados a conhecer Marte, que há muito anos foi colonizada pelos humanos em uma tentativa de fugir da devastação terrestre e de um governo que segrega seu povo. Lao Venner é um policial que vive em Mega Ghibae I, e é através dele que vamos conhecendo as ruas, bares e cidadãos marcianos.

Também somos apresentados as pessoas que ainda vivem na terra, ou melhor, que ainda sobrevivem nesta, Melzen é um desses sobreviventes, morador da parte subterrânea e abandonada da cidade de Kalemom, ele é um sensitivo que em uma noite de muito sofrimento conseguiu alcançar uma energia muito especial, que aumentou seus ?poderes?.

Lao é destinado a resolver um caso de assassinato, que fica cada vez mais sobrenatural, e durante os acontecimentos vamos vivenciando os dias em Marte e na Terra, apresentados por Lao e Melzen, respectivamente. Mas esse caso se torna algo tão grande e tão importante que Lao acaba sendo enviado para a Lua e depois para a Terra, até a resolução desse mistério que desencadeia em uma revelação que me deixou boquiaberta.

flavinhalendo 25/09/2019

Café e Resenha
A construção da história, do enredo, envolvendo o elemento futurístico é impressionante e palpável. É comum nesse tipo de criação O livro reteu minha atenção exatamente por mostrar uma realidade futura que parece ser realmente possível, com elementos que já são estudados e questionados nos dias de hoje.

Com a missão de passar por Marte, pela Lua e, é claro, pela Terra, o policial marciano Lao Venner irá se surpreender com o que vai encontrar.
Além da investigaçao Lao terá encontrar seu quam, assim descobrindo qual sua missãoe como realizar com sucesso.

Sem contar que tem sua parte romantica, não só ação , mas também de sexo e a busca pelo amor. Lao se envolve em situações onde ocorrem perdas irreparaveis que o obrigam a busca por equilíbrio e por seu Quãm.

Greice Kelly 06/12/2018

Quãm é um livro que tem uma proposta muito interessante, os temas abordados instigam a reflexão com relação a nossas ações principalmente com relação ao mundo em que vivemos, trata também de temas espirituais religiosos e sentimentais de maneira simples e compreensível. Infelizmente a ficção narrada em volto desses temas foi muito morna, o livro é muito cansativo, e não trás nenhum tipo de surpresa ou algo que deixe o leitor curioso ou até mesmo com vontade de chegar ao fim.

@sakuraobrien 11/12/2022

Um livro genial
Uma história extraordinária, genial e impressionante que nos faz pensar no futuro. Os personagens são bem construídos e, aos poucos, nos encantam cada vez mais.
Quando terminei, me senti desolada por não acompanhar mais aquele universo inusitado.

Indico a quem, assim como eu, procura sempre por uma boa distopia.

eu 24/04/2022

Ação e Originalidade
A história é uma ficção científica, bem escrita e a leitura fluiu muito bem e apesar de não ser muito o meu estilo rsrs, não conseguia desgrudar do livro, e olha que ele é longo rsrs. Mas todos os detalhes que o autor coloca, te levam a um rico universo futurista criado por ele, você realmente tem uma imersão e se sente vivendo no futuro junto como os personagens e até falando as gírias novas criadas por ele.

O personagem principal, o policial Lao Venner, da cidade marciana mega Ghibae I, investiga o caso de um clone assassino, um caso simples que se torna a cada momento mais complicado e difícil. No meio de aventuras, ação, sexo, temos uma reflexão sobre os caminhos da humanidade, os seus avanços tecnológicos e espirituais, e uma busca do personagem Lao pelo equilíbrio e sua verdadeira missão: Quãm. Um estado de espírito de perfeição, quando concluímos a “Missão” mais importante das nossas vidas.

O autor nos leva numa odisseia por Marte, Lua e Terra. Com um final surpreendente e digno de uma grande história. Vale muito a pena ler, para todos os amantes de uma boa ficção com ação e suspense, o livro é intenso e original.

site: www.livroquam.com.br

Wagner RMS 21/09/2021

Quãm, Uma Jornada da Qual Você Precisa Participar!
Entrelaçar magia e ciência é uma tônica da ficção científica nacional, às vezes tornando a obra difícil de classificar. O livro Quãm, excelente exemplo da atual FC nacional, faz melhor, aplicando o recurso que o aclamado autor Ted Chiang usa em seu conto “Setenta e Duas Letras”: incluir o que no mundo real entendemos como misticismo dentro do que vemos como ciência.

Em “Quãm e Os Indícios Mortais”, o carismático autor Tadeu Loppara constrói um rico universo onde projeções astrais e mesmo a alma dualista são fatos cientificamente comprováveis. Aparelhagens lá existentes são capazes, por exemplo, de rastrear forças aderentes ao conceito de Akáshiko ocultista, derivado do termo Vedānta hinduísta que significa a essência de todas as coisas no mundo.

Inicia-se a leitura em clima nostálgico no melhor sentido, pois o texto tem um quê das grandes produções cinematográficas dos EUA de sci-fi dos anos 80/90, quando a ficção científica dos blockbusters ousava mais. Quãm, com seus segredos alienígenas e ação incessante, nos faz voar por panoramas marcianos vertiginosos, mostra civilizações de néon vibrantes, para em seguida nos mergulhar em um planeta Terra decadente onde a miséria só encontra alívio na fé.

Acreditamos que a descrição inicial do livro poderia ser diluída nas cenas posteriores, mas essa exposição não compromete a qualidade e potencialidade da obra, onde nos conectamos com o protagonista e sua busca por completude espiritual e relacionamentos significativos, e com sua jornada caçando um monstro libertado de uma prisão milenar por razões conspiratórias, prenunciando um embate final épico!

Ler Quãm, junto com outros livros brasileiros atuais, é estar participando e fazendo acontecer esse momento fascinante da nossa cultura: quando deixamos de apenas consumir e passamos a protagonizar o futuro e o fantástico. Não perca a chance de viver isso.

_____
Resenha por Wagner RMS & Bianca Matos.

site: https://fraternidadedeescritores.com/book/quam-e-os-indicios-mortais/

Joelcida 03/09/2021

Você vai torcer Lao!
?Quãm é um estado de espírito de perfeição, quando concluímos a ?Missão? mais importante das nossas vidas, o nosso ser é tomado por esse sentimento. É exatamente isso que nosso protagonista, Lao Venner, busca ao longo da história.

?Esse livro é uma distopia futurista com muita ficção cientifica ( ficou confuso? Kkkk). Calma que não é ??

?Vamos simplificar: Lao é um policial " intergalactico" em crise no trabalho, pois sente não estar perto de alcançar seu quãm, e recém divorciado depois de uma traição.

?Então ao investigar o que parecia ser um caso simples de assassinato por um clone, ele sente pela primeiras vez que está no caminho certo e que o caso esconde muito mais.

?Você vai acompanhar as investigações, armadilhas e intrigas ao mesmo tempo que viajamos por Marte, Terra e a Lua.

?Amei o fato de que o autor ter se dado ao trabalho de criar girias marcianas, claro que explicando seus significados, o que passou uma veracidade nos diálogos.

?Confesso que enquanto lia o livro senti referências com alguns filmes que adoro como: Blade Runner e O Quinto Elemento.

?Gostei muito de me sentir investigando junto a Lao e Corine, sua parceira improvável por um tempo. Uma personagem feminina que me conquistou com sua leveza e língua afiada, além de saber bem o que quer.

?Personagens que me conquistaram Electra e Willy. Nosso protagonista, Lao, também nos conquista conforme conhecemos suas motivações e um pouco de seu passado.

?O livro é denso e em alguns momentos cheguei a me perder kkkk. Porém quando entrei na história e já estava acostumada com os termos usados, sobre armas e carros voadores, foi fácil me entregar a leitura.

Ps: Sei que o foco é sobre Lao e sua jornada, mas teria gostado de ver mais sobre a força feminina também.

Gosta de ficção? De ação e aventura? Então esse livro é para você.

Me conta: Acha que Lao encontrou seu Quãm? Ou algo ainda maior?

Dani 24/02/2021

Lucado
Quãm e os Indícios Mortais é uma ficção cientifica com um pezinho no suspense e um "q" de distopia, aqui iremos conhecer Lao Venner um policial que está passando por uma forte crise pessoal, afetando negativamente seu trabalho.

Sem sorte no jogo, no amor, ou na vida, ele e sua parceira novata são realocados para um caso aparentemente ridículo em que um corpo é roubado de um necrotério.

Mas, o corpo misteriosamente ganha vida e sai espalhando o caos por Marte, depois que uma câmara secreta no meio do deserto marciano ser aberta.

E o que era para ser apenas uma investigaçãozinha de punição para Venner, se torna uma caçada através do espaço.

É uma historia instigante e muito elaborada, com um cenário simplesmente genial e digno de explodir nossa cabeça.

Tudo acontece rápido e sem enrolação, o que eu particularmente amo, e a revelação no final é BOMBÁSTICA.
Eu so tive uma ressalva em relação a historia que foi: a maioria das personagens femininas não terem um forte destaque até o final do livro e aparecerem na maioria das vezes apenas para cenas de sexo.?

Kevin.Augusto 03/08/2020

Ficção científica empolgante!!!
A leitura fluiu muito bem com o autor me vi inserindo na história com personagens cativantes e cenários bem construídos. Abordando temas futuristas , existenciais e até espirituais. Na minha opinião na medida certa, num clima de aventura, suspense e até romance. A história do policial Lao Venner que investiga um caso de um clone assassino é pano de fundo para algo muito maior. Merece um filme!!! Cenários bem detalhados e realistas em Marte, Lua e numa Terra totalmente transformada. Recomendo!!!

Karol 23/03/2021

? No futuro muita coisa mudou, um mundo tecnológico do qual jamais imaginamos. Um Marciano Lao Vanner policial classe 1 e sua parceira Corine Vass, investigam um desaparecimento de um corpo de um clone, assim eles descobrem que a situação está muito além do que imaginam. O corpo do clone ,seria usado para despertar uma entidade misteriosa e muito poderosa. Uma onda de assassinatos surge derrepente , eles terão que combater essa força do além.
? Em busca do equilibrio, Lao terá que lidar com mortes, solidão , um amor não correspondido e um vilão super poderoso que tira a energia vital de suas vitimas.

? Um livro cheio de mistério, assassinatos , investigação e romance. O autor trás uma realidade muito diferente do qual estamos acostumados, um futuro onde humanos vivem com varias raças diferentes de outros planetas, robôs e tecnologias muito avançadas, a narração da história se passa em marte e na terra.
? Eu adorei o livro , a leitura é bem leve e fluida, com varios momentos divertidos, a leitura me prendeu do inicio ao fim.

Menezes Torres 30/01/2023

Muito boa história nacional de ficção científica. Além disso, é recheada de muito suspense policial.