A casa das belas adormecidas

A casa das belas adormecidas Yasunari Kawabata

Resenhas - A casa das belas adormecidas

Letícia Lemos 27/03/2023

Maravilhosamente perturbador
É inegável a maestria do autor deste livro na construção de sua obra. Não à toa, Yasunari Kawabata foi o primeiro japonês a receber um Nobel em Literatura. A obra é riquíssima em detalhes e metáforas belíssimas, mas possui uma atmosfera assustadora, que reverbera em mim principalmente por eu ser uma mulher. Recomendo a leitura para quando se estiver em um momento tranquilo na vida, pois é preciso ter estômago.

Suzi 03/11/2019

Impressionante!
Impressionante como um livro pode, ao mesmo tempo, fazer você sentir empatia e repulsa pelo personagem e pela situação apresentada.

A escrita é incrível, a descrição dos ambientes e das meninas são poéticas, mas as situações vivida pelo protagonista e alguns dos pensamentos que lhe veem à tona quando visita essa casa são muito estranhas, incômodas e, mesmo assim, não conseguimos parar de ler!!! No livro temos o protagonista que fica acanhado, se sente incomodado com a casa, mas não consegue ficar afastado e retorna várias vezes.

Elaine Messias 27/06/2022

Literatura Oriental
O livro já inspirou filmes que, por óbvio, não mantiveram a delicadeza do texto oriental original. Quem leu Garcia Marques, Memórias de Minhas Putas Tristes, encontrará momentos e pensamentos parecidos. Não importa onde, o humano é humano.
A história refere-se a uma casa em que se passa a noite ao lado de jovens adormecidas, inteiramente nuas. Os pensamentos da personagem principal são as reflexões sobre a vida, honra e o humano.

Renan 11/02/2024

Então foi daqui que o Gabo se inspirou...
Já no início de Memórias de minhas p*tas tristes, Gabriel Garcia Marquez diz que se inspirou nesse livro pra criar o dele.

A premissa é a mesma, mas diferente do livro do Gabo, aqui a mortalidade do protagonista Eguchi, um velho de 67 anos, não é encarada como o ponto catalisador da obra.

Eguchi é velho e faz aquilo por pura curiosidade, por se achar melhor que os outros velhos decrépitos que frequentam a "Casa das Belas Adormecidas". Só no último ato do livro, ele passa a encarar a morte como algo análogo ao seu ato, porque todas as suas companheiras de cama se assemelham a mortos-vivas.

Assim como na obra do Gabo, não é fácil ler um livro desse tipo. Mas que sentido tem em consumir a literatura, se ela não tem um fim de nos fazer refletir?

oerickaguiar 25/04/2024

Resenha
Uma casa em que homens mais velhos vão para se deitar com jovens, parece comum? Mas não, é literalmente onde vão para dormir ao lado das jovens, uma bela reflexão sobre os desejos e condições humanas.